Segurança
Governador inaugura nova sede da Deltur e modelo SAC na 14ª DT da Barra
Qualificação do atendimento pretende garantir mais agilidade no serviço oferecido a baianos e turistas
Nesta sexta-feira (14), a Rua Augusto Frederico Schmidt, no Chame-Chame, passou a sediar a nova Delegacia de Atendimento ao Turista (Deltur), além do modelo de atendimento SAC na 14ª Delegacia Territorial da Barra. As inaugurações, realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, acompanhados da delegada-geral da PC, Heloísa Brito e o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, marcaram a conclusão de reformas e adequações nas unidades.
A Deltur oferece um atendimento humanizado e acolhedor ao turista, com uma estrutura moderna e eficiente para garantir a melhor experiência ao cidadão. A unidade, situada no mesmo prédio da 14ª Delegacia Territorial, conta com modelo de atendimento SAC, sala de espera centralizada no térreo com três cabines de atendimento (equipada com recursos necessários ao gerenciamento do fluxo através do Sistema Atende), sala para depoimento especial, espaço para investigação e consultas, além de uma sala de plantão equipada com intérprete virtual, possibilitando assistência remota ao turista em qualquer localidade do estado.
Também dispõe de um espaço dedicado ao atendimento internacional, oferecendo suporte consular para turistas que necessitem de apoio especializado. O efetivo é composto por três delegados, três escrivães e 19 investigadores, todos treinados para proporcionar um atendimento de qualidade e agilidade nas demandas do turismo.
“Hoje, com a inauguração da 14ª Delegacia aqui da Barra, no Chame-Chame, estamos abrindo mais uma porta para garantir que o turista seja bem atendido e acolhido. Temos três delegacias integradas a esse esforço, uma no aeroporto, um ponto de apoio no porto de Salvador, além da unidade principal no Pelourinho e agora esta aqui. Fora esses pontos, temos diversas outras equipes preparadas para atender os turistas que precisarem de assistência. Essa é uma agenda de compromissos para assegurar que, no Carnaval, todos aqueles que já estão chegando ou que ainda irão chegar à Bahia, saibam que estarão em um estado seguro. Para quem está em dúvida, aproveite para fazer as malas e venha, pois garantimos a segurança pública não só em Salvador, mas em todo o interior da Bahia”, concluiu o governador, Jerônimo Rodrigues.
Já a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, acrescentou, “nós sabemos que principalmente durante o verão, aqui a Barra é o local mais procurado pelos turistas, pelo próprio apelo que tem. E aí nós tivemos essa ideia de trazer um posto avançado da Deltur. Além dessa, nós temos a unidade original que fica no Pelourinho, que continua funcionando lá, inclusive com parte da equipe agora também para os festejos do Carnaval, mas a gente traz o que eu estou chamando que é mais um serviço, com um posto avançado da Deltur aqui na Barra, com essa possibilidade de atendimento também para esse fluxo turístico que atende toda essa região”.
Aqui Tem SAC
A 14ª Delegacia Territorial da Barra conta agora com o projeto “Aqui Tem SAC”, uma parceria estratégica entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Civil (PCBA) e a Secretaria de Administração (Saeb) e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), focado na reestruturação do atendimento em unidades-chave da Polícia Civil. Ao chegar na unidade, o cidadão passará por triagem na recepção e será direcionado para atendimento do serviço específico. Os profissionais do SAC serão responsáveis pelo primeiro atendimento ao cidadão, além de registro de ocorrências e agendamento de audiências com supervisão de um policial. O superintendente do SAC, Flávio Barbosa, destaca a parceria com a Polícia Civil e o atendimento na unidade, “através do fluxo vamos otimizar o atendimento ao cidadão, pra facilitar que ele chegue aqui na delegacia e estejamos preparados para atendê-los”, completa Flávio.
Entre os principais benefícios estão a melhoria na agilidade e organização do atendimento, a maior eficiência operacional, que libera policiais para ações investigativas, e o fortalecimento da transparência e controle por meio do monitoramento digital do fluxo de atendimento. O projeto também garante um atendimento especializado, uma área para atendimento internacional. Policiais bilíngues também garantem a recepção especializada durante o processo de atendimento e acesso remoto via videoconferência. O modelo, que adota o padrão SAC de qualidade, prioriza a humanização e acessibilidade no serviço policial.
O projeto prevê a implementação em 32 unidades da PCBA, com cinco já em funcionamento e uma em obra. A inauguração da nova sede da Deltur e a implantação do modelo de atendimento SAC na 14ª Delegacia Territorial da Barra representam um marco na modernização da Polícia Civil da Bahia. O projeto não apenas fortalece a qualidade do serviço prestado ao cidadão, mas também aprimora a gestão dos recursos da segurança pública, consolidando um atendimento eficiente, humanizado e inovador.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que a parceria com o modelo SAC moderniza o atendimento. “Com isso, liberamos os policiais para atuação na investigação e em ações de inteligência, ampliando a proteção aos turistas”, completou. A nova estrutura e os recursos implementados devem ocasionar um impacto positivo para os moradores dos bairros da Barra, Graça e Vitória, além da comunidade turística atendida pela Deltur em todo o estado da Bahia. Os cônsules da França, Argentina e EUA, Bernard Greck, Juan Sebasti e Aaron Fetherolf, respectivamente, além de servidores da PC e representantes do turismo também participaram da inauguração.
Segurança
Carga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis
Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam, na manhã de sábado (25), cerca de 450kg de carvão vegetal que estavam sendo comercializados irregularmente na Ceasa, em Salvador.
A ação ocorreu durante fiscalização ambiental no centro, com o objetivo de coibir crimes relacionados à extração, ao transporte e ao comércio de produtos de origem florestal.
Durante a abordagem, foi constatado que o proprietário do material não possuía nota fiscal, nem o documento de origem florestal (DOF) obrigatório para o transporte e comercialização de carvão vegetal, conforme legislação ambiental vigente. A ausência de tais documentos impede a rastreabilidade do produto e pode indicar origem ilegal da madeira utilizada na produção.
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis. O responsável foi conduzido a Central de Flagrantes para o registro da ocorrência.
Segurança
SSP e Detran realizam ‘Operação Desmonte’ em Feira de Santana
A ação educativa visa à legalização das lojas de comércio de peças veiculares com o Detran
Em operação conjunta com o objetivo de fiscalizar, orientar e instruir comerciantes de peças veiculares, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a ‘Operação Desmonte’ na manhã desta quinta-feira (23), em Feira de Santana.
As equipes visitaram os estabelecimentos e enfatizaram a importância da atuação dos comerciantes se credenciarem no Detran para evitarem autuações, sanções e interdições das lojas.
Sem o credenciamento, os locais podem ser responsabilizados por receptação ou comercialização ilegal de peças. A medida também assegura a diminuição de roubos de veículos, pois garante a circulação de apenas peças legais no mercado.
As ações também foram realizadas em Salvador durante a semana, na região da Suburbana. Palestras e seminários serão ofertados pelo Detran para os empresários do ramo.
Segurança
Operação Primus desarticula rede criminosa e revela esquema bilionário
Ação coordenada pela Polícia Civil da Bahia expõe sofisticado esquema de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro na Bahia
A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma das maiores operações já realizadas no estado contra o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com atuação simultânea em oito municípios baianos — incluindo Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas e Morro do Chapéu — além de ações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Durante a operação, foram cumpridas 74 medidas judiciais, sendo 62 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, que resultaram em nove pessoas presas, além da apreensão de armas de fogo, munições, veículos de luxo e equipamentos utilizados por criminosos. A Justiça autorizou o bloqueio e sequestro de mais de R$ 6,5 bilhões em bens, revelando a dimensão financeira do esquema criminoso, que teve como ponto de partida a adulteração de combustíveis.
A investigação, que durou cerca de um ano e meio, revelou uma rede complexa e sofisticada de lavagem de capitais, com ramificações em pelo menos três estados brasileiros. Cerca de 200 postos de combustíveis estão sob investigação por possível envolvimento no esquema.
O principal articulador da organização criminosa foi preso em um hotel no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Outras prisões ocorreram em Conceição de Feira, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em pronunciamento oficial, o governador Jerônimo Rodrigues destacou os resultados da operação e a capacidade da Polícia Civil da Bahia em enfrentar o crime organizado. “Estamos desmontando as ações financeiras do crime organizado e enfraquecendo as suas estruturas. Mostramos a capacidade que a Polícia da Bahia tem de buscar informações por meio da Inteligência, com profissionais capacitados e equipamentos adquiridos através de investimentos do Governo do Estado. A Bahia não dará espaço ao crime organizado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
A Operação Primus segue em andamento, com novas diligências previstas e busca ativa pelos foragidos. Uma coletiva de imprensa está marcada para esta sexta-feira (17), às 11h30, na Sala Bahia pela Paz, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de autoridades envolvidas na força-tarefa.
-
Geralhá 2 diasSanta Inês celebra 101 anos com pacote de obras e investimentos de R$ 11 milhões
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (28)
-
Segurançahá 2 diasCarga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
-
Economiahá 22 horasBahia lidera produção de energia eólica no Brasil

