Política
Governador entrega medalhas da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia
O reconhecimento é feito pela destacada atuação dos homenageados em prol da liberdade, da democracia e da promoção dos direitos do povo baiano
Símbolo máximo de reconhecimento a quem atua em defesa da liberdade e dos direitos do povo baiano, a entrega de medalhas da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, na noite desta quinta-feira (31), durante cerimônia no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), em Salvador. Personalidades e instituições foram agraciadas com a condecoração.
“É uma honra celebrar a história do nosso povo reconhecendo aqueles e aquelas que, com coragem, dedicação e compromisso, continuam a lutar por liberdade, democracia e justiça social. A Ordem 2 de Julho carrega um simbolismo profundo da resistência baiana e da construção do nosso país”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado pela primeira-dama, Tatiana Velloso.
A honraria remonta à memória da luta pela Independência da Bahia, consolidada em 2 de julho de 1823, quando as tropas brasileiras venceram os portugueses e garantiram a separação definitiva do Brasil do domínio colonial. A primeira condecoração da Ordem foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010.
Instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, a Ordem 2 de Julho é dividida em três graus: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. A entrega das medalhas integra a programação comemorativa pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrada no último dia 2 de julho.
Dentre os contemplados com a honraria de Comendador neste ano, está o jornalista e ex-deputado federal Emiliano José, que tem uma trajetória ligada ao combate à Ditadura Militar. “É uma homenagem que me toca o coração pela grandiosidade do seu significado. Agradeço profundamente ao povo da Bahia, que me acolheu, lugar onde cheguei clandestino, vindo de São Paulo e lutando contra a ditadura no ano de 1970, quando fui preso. Passei quatro anos na prisão e continuei a luta. Estou aqui, com os mesmos sonhos, os mesmos ideais de luta pela liberdade, pela democracia e pelo socialismo”, disse emocionado.
O cantor Adelmário Coelho, grande divulgador da cultura nordestina foi um dos homenageados. “Como baiano, me sinto prestigiado, honrado com essa medalha pela representatividade, pelo alcance, pelo valor simbólico que ela tem. São 31 anos na militância pela cultura popular nordestina do forró, levando para todos os cantos do país, e fora do Brasil. Então me sinto assim muito feliz e agraciado ao governo do estado por me fazer essa deferencia mesmo com a medalha tão importante”, disse o cantor.
Carregando a honraria de Cavaleira, a educadora, política e defensora dos direitos das mulheres e da educação desde a Constituinte, Amabília Almeida relatou as suas principais conquistas. “Fui presidente da primeira Associação Feminina da Bahia, que lutava já naquela época pela defesa da paz, da prosperidade; lutei muito em defesa dos direitos dos professores, uma categoria dominada exclusivamente por mulheres; fui vereadora de Salvador, defendendo a luta em defesa dos direitos da mulher e da educação para todos, laica, gratuita”, contou a homenageada que foi também deputada Constituinte, a única mulher dentre 63 homens; e relatora na Constituinte do capítulo da educação, ciência e tecnologia. Amabília disse ainda ter criado um capítulo específico sobre os direitos das mulheres.
A medalha também foi entregue à Rádio Sociedade, primeira da Bahia, referência em jornalismo e programação popular há mais de 100 anos. O diretor executivo, Francisco Costa, falou sobre a importância desse destaque. “São 101 anos dessa rádio que já fez parte da história de tantas pessoas e hoje, tem a inovação como ponto fundamental. Uma jovem senhora que agora é digital também. É com muita alegria que pudemos trazer isso para as pessoas que tanto ouvem, como assistem. Temos procurado sempre trabalhar com essa filosofia de credibilidade e esse é o DNA carregado ao longo de todos esses anos”, destacou.
Confira a lista dos demais homenageados:
COMENDADOR/A:
- Bule Bule (Antônio Ribeiro da Conceição) – Cantor e compositor, referência na cultura popular e nas tradições musicais do Recôncavo Baiano.
- Ilê Axé Opô Afonjá – também conhecido como Casa de Xangô, é um terreiro de candomblé localizado em Salvador, considerado patrimônio nacional, que foi comandado pela líder religiosa, escritora e defensora da cultura afro-brasileira, Mãe Stella de Oxóssi.
- Ricardo Alban – Engenheiro e empresário, atual presidente da CNI e ex-presidente da FIEB, com forte atuação na indústria nacional.
- Edvaldo Brito – Jurista e professor emérito da UFBA, com destaque na elaboração do novo Código Civil e na produção acadêmica.
- Mário Kertész – Comunicador de destaque, com trajetória marcante no rádio, na TV e na política baiana.
- Daniela Mercury – Cantora e produtora, ícone do Axé e ativista pelos direitos humanos e pela cultura afro-brasileira.
- Maria Bethânia – Cantora com mais de 50 álbuns, símbolo da cultura baiana e das tradições do Recôncavo.
CAVALEIRO/A
- Raimundo Paraná Ferreira Filho – Médico e professor da UFBA, especialista em hepatologia, com relevante produção científica.
- Mãe Juvani do Kaonge – Líder quilombola e religiosa, fundadora de escola tradicional no quilombo Kaonge, em Cachoeira (BA).
- Marli Aparecida Carrara – Educadora e militante por moradia digna, com atuação voltada à população em vulnerabilidade.
- José Medrado – Líder espírita, mestre em família, fundador da Cidade da Luz e referência em espiritualidade e ação social.
- Dom Itamar Navildo Vian – Primeiro arcebispo de Feira de Santana, defensor da justiça social e da formação comunitária.
- Comandante Eudélio Carlos Dourado – Oficial da Polícia Militar da Bahia, destaque na aviação policial e na Casa Militar do Governador.
- Apóstolo Ivan Pitzer – Líder da Primeira Igreja Batista do Brasil em Salvador, com atuação espiritual desde 1979.
Política
Governo discute impacto da queda do cacau e define encaminhamentos em reunião com prefeitos e produtores
Encontro em Gandu reuniu lideranças políticas e representantes da cadeia produtiva para traçar ações emergenciais e estruturantes
O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta sexta-feira (30), em Gandu, com prefeitos, lideranças políticas e representantes de produtores rurais para discutir os impactos da queda no preço do cacau. Na ocasião, o grupo também articulou encaminhamentos voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva e ao desenvolvimento regional.
O encontro contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de representantes do Governo Federal, que receberam um documento elaborado por produtores e gestores locais com reivindicações relacionadas ao apoio ao setor cacaueiro, além de solicitações de investimentos em infraestrutura.
“Vivemos um momento de queda no preço do cacau que afeta diretamente a renda do produtor. Ouvimos as demandas, recebemos um documento com pontos importantes e já definimos encaminhamentos. Vamos nos reunir novamente até o fim da próxima semana, no meu gabinete, para aprofundar essas decisões com o governo federal, o Estado e os municípios”, afirmou o governador.
Durante a reunião, Jerônimo Rodrigues também autorizou ações na área de infraestrutura viária, incluindo a pavimentação de uma estrada pelo consórcio regional, medida voltada ao escoamento da produção e ao transporte de insumos. O governador destacou ainda a importância do diálogo institucional entre gestores públicos e representantes dos produtores para a construção de soluções conjuntas.
Política
Governo da Bahia autoriza construção do novo campus da UFSB e da Arena Brasil em Jequié
Investimentos do Novo PAC somam mais de R$ 35 milhões e fortalecem educação, esporte, saúde e mobilidade no município
A construção do novo campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Jequié, avançou com a assinatura da ordem de serviço realizada nesta sexta-feira (30) pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa. A solenidade contou com a presença do prefeito Zé Cocá e do senador Jaques Wagner. Na mesma ocasião, também foi autorizada a construção do centro comunitário esportivo Arena Brasil no município.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, os investimentos integram ações estratégicas para o desenvolvimento social da região. “São duas ordens de serviço: uma para a construção da Universidade Federal do Sul da Bahia e outra para um complexo esportivo. Educação e esporte juntos para ampliar oportunidades, fortalecer a cidadania e construir um futuro melhor para Jequié e para o sul da Bahia”, afirmou.
A implantação do campus da UFSB em Jequié amplia o acesso ao ensino superior público, fortalece a formação de jovens do interior e contribui para o desenvolvimento socioeducacional do Médio Rio de Contas. Estão previstos seis cursos de graduação. O investimento total é de R$ 34,3 milhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Para o ministro Rui Costa, a chegada da universidade federal consolida o papel de Jequié como polo regional. “A educação transforma vidas. Jequié, além de polo de saúde, fortalece-se como polo educacional, somando a UNEB, a UESB e agora a Universidade Federal, ampliando oportunidades para toda a região”, destacou.
O novo campus contará com 39 salas de aula, 16 salas multiuso, 24 gabinetes para docentes, dois laboratórios de informática, três salas de estudo, cinco salas administrativas e três salas de tecnologia da informação. A estrutura inclui ainda auditório, biblioteca, enfermaria, salas de psicologia e assistência social, cantina, copa, área de descanso e almoxarifado. A previsão é de que a obra seja concluída em 2028.
Esporte e lazer
Também foi assinada a ordem de serviço para a construção da Arena Brasil, por meio do Ministério do Esporte. O equipamento será implantado no bairro Jequiezinho, com o objetivo de incentivar a prática esportiva, o lazer e a convivência comunitária. O espaço contará com campo de futebol society, quadra de basquete, pista de caminhada, parquinho infantil e iluminação moderna. O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 milhão, com recursos do Novo PAC.
“É uma pauta importante e um sonho antigo que começa a se tornar realidade. Além da universidade, a Arena Esportiva avança e segue estruturando Jequié, com investimentos que fortalecem a cidade e ampliam oportunidades para a população”, afirmou o prefeito Zé Cocá.
Saúde e mobilidade
O Novo PAC também contempla outras intervenções em Jequié, como a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo II no bairro Sol Nascente, com investimento estimado em R$ 2,2 milhões. A unidade contará com recepção, espaço lúdico, salas de espera, curativos, vacinação, amamentação, medicação, práticas coletivas, acolhimento, banheiros masculino, feminino e infantil, fraldário, farmácia, consultórios médicos e odontológicos, escovódromo, sala de gestão e sala de esterilização.
Durante o ato, o governador Jerônimo Rodrigues também autorizou a requalificação asfáltica do entorno do Aeroporto Vicente Grilo, ampliando as ações de mobilidade urbana no município.
Política
Juazeiro recebe nova Orla, ambulância e obras de infraestrutura com investimentos estaduais e federais
Governador Jerônimo Rodrigues autoriza obras do Novo PAC e entrega equipamentos que reforçam saúde, mobilidade e inclusão social no município
A cidade de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, recebeu nesta quinta-feira (29) uma ambulância e outros dois grandes investimentos do governo estadual. O governador Jerônimo Rodrigues assinou a ordem de serviço para a construção da nova Orla do município, obra incluída no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), com recursos de R$ 35 milhões. Na ocasião, também foi autorizada a construção do Centro Comunitário pela Vida (Convive).
“Estou feliz por estar em Juazeiro para duas autorizações importantes: a construção da nova Orla, que vai levar a cidade a um novo patamar, e o Centro Comunitário Convive, destinado à população vulnerável, que sofre, mas que terá um novo espaço de inclusão com diversas atividades. É uma parceria do governo Lula, do Governo do Estado e da prefeitura”, destacou Jerônimo.
A Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), será responsável pela obra da nova Orla, que deve modernizar as áreas da Orla I, Orla II e Orla Fluvial, às margens do Rio São Francisco. A intervenção será realizada em convênio com a prefeitura.
“Mais do que uma obra, o projeto representa um conceito de transformação da cidade, viabilizado pela parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Uma união que mostra que este é o caminho para Juazeiro seguir avançando”, afirmou o prefeito Andrei da Caixa.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) também entregou uma ambulância ao município, reforçando o transporte de pacientes. Além disso, foi assinada ordem de serviço para o calçamento de 11 ruas, com início imediato. A ação, realizada em parceria com a Codevasf, representa um investimento de R$ 1,4 milhão.
Convive
A construção do Convive — o primeiro do interior do estado — é fruto de parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e a prefeitura. O equipamento terá capacidade para atender até 650 pessoas e oferecerá atividades culturais, esportivas e socioassistenciais, além de serviços como atendimento médico, odontológico, psicológico, apoio às mulheres, mediação de conflitos e ações voltadas à juventude.
Com investimento de R$ 16,3 milhões, o Convive integra iniciativas dos programas Bahia pela Paz e Bahia sem Fome, promovendo cultura de paz, inclusão social e enfrentamento às desigualdades.
-
Serviçoshá 3 horasBahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
-
Cidadehá 3 diasPrimeira viagem-teste do VLT mobiliza moradores e marca nova fase da mobilidade em Salvador
-
Cidadehá 3 diasJerônimo Rodrigues acompanha avanços das obras de drenagem na Cidade Baixa
-
Saúdehá 2 diasSesab amplia testagem rápida durante Carnaval de Juazeiro e identifica casos positivos de ISTs

