Cultura
Governador acompanha avanço das obras do Teatro Castro Alves
Com entrega prevista para o primeiro semestre de 2026, obra do Novo TCA representa investimento de R$ 260 milhões na cultura baiana

Em visita às obras do Teatro Castro Alves nesta segunda-feira (5), o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou os avanços da reforma de um dos mais importantes palcos da cultura baiana. Com investimento de R$ 260 milhões e previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026, a obra, executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), avança em uma nova etapa que permite ao público acompanhar de perto essa transformação por meio do Programa Visitas Educativas. O anúncio foi feito pelo governador, que também detalhou sobre os investimentos e os eixos da reforma.
“Nós teremos um período de visitas limitadas, para não atrasar a obra, mas queremos que pesquisadores, estudantes, das áreas de engenharia, de cultura, façam parte dessa obra e, depois de inaugurada, essa visitação continuará. E voltaremos aqui ano que vem, em 2026, para fazer essa entrega com um grande show. O Brasil e o mundo, não é só a Bahia, vai receber um equipamento de muita qualidade”, disse Jerônimo Rodrigues.
O Programa Visitas Educativas permite aproximar a população desse patrimônio da cultura baiana, mostrando em detalhes as intervenções que modernizam o TCA sem perder sua essência histórica. O público será acompanhado por uma equipe formada por profissionais de três áreas: educação, arquitetura e segurança do trabalho. Em cada visita, será possível entender a dimensão do projeto que torna o TCA uma referência nacional.
O secretário da Cultura, Bruno Monteiro, explicou que durante as obras foram descobertas fundações da década de 1940 e que os registros históricos do prédio estão sendo documentados e organizados.
“As visitas cumprem também esse papel de preservar a memória e acompanhar um processo de restauro de um ícone da arquitetura moderna brasileira, um patrimônio tombado. É fundamental garantir a transparência nesse processo. As visitas são voltadas, principalmente, para estudantes, arquitetos, engenheiros, artistas, produtores culturais, mas também para o público em geral”, detalhou o titular da Secult-BA.
Os grupos no Programa Visitas Educativas serão formados por, no máximo, 10 pessoas. Os encontros acontecem às sextas-feiras, a partir de 16 de maio, e duram cerca de 90 minutos. Para participar, os interessados devem retirar gratuitamente os ingressos na plataforma Sympla sempre dois dias antes da visita.
O programa reforça o compromisso do Governo do Estado com a transparência e a aproximação da população desse patrimônio da cultura, permitindo que os baianos vejam de perto como o teatro se prepara para o futuro. O objetivo é garantir uma experiência completa com conhecimento técnico, histórico e artístico.
Durante a visita às obras, Jerônimo Rodrigues conversou com trabalhadores, visitou a Sala Principal e outros espaços em reforma no complexo. Ele aproveitou a oportunidade para verificar como está o andamento dos cinco eixos do Novo TCA: Acessibilidade, Restauro, Modernização, Atualização tecnológica e Sustentabilidade. Além da Sala Principal e do Foyer, a obra vai requalificar o Jardim Suspenso, ampliar as estruturas do Centro Técnico e melhorar as dependências dos corpos artísticos residentes: a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA).
O projeto inclui R$ 148 milhões em obras civis, R$ 28 milhões em iluminação cênica e R$ 13 milhões em sistemas de áudio e vídeo, além de valores investidos no restauro das poltronas, vestimentas cênicas, mobiliário e outras ações. Enquanto as obras seguem no prédio central, a Sala do Coro e a Concha Acústica permanecem em funcionamento, assim como as atividades da Osba e do BTCA em outros espaços culturais – Solar Boa Vista e Espaço Xisto Bahia, respectivamente.
O Teatro Castro Alves, tombado pelo Iphan em 2014 como patrimônio cultural do Brasil, passa por sua terceira e mais abrangente etapa de reformas, um projeto que representa a consolidação do Novo TCA. Resultado de um concurso público de arquitetura realizado em 2010, o projeto teve duas etapas concluídas: a primeira, em 2016, com a entrega da Concha Acústica e do Edifício Garagem, com investimento de R$ 110 milhões; e a segunda, em 2018, revitalizando a Sala do Coro, com custo de R$ 9 milhões.
Com essa transformação através das três etapas do projeto do Novo TCA, o Teatro Castro Alves se consolida como espaço moderno, seguro e acessível, pronto para receber as próximas gerações de artistas e público, mantendo viva sua história como um dos palcos mais importantes da cultura brasileira.
O presidente da Conder, José Trindade, destacou que, a partir da reforma, o equipamento estará preparado para receber grandes atrações nacionais e internacionais. “Está sendo equipado para que possamos receber as melhores projeções de shows”, pontuou.
A visita ainda contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da cultura, Bruno Monteiro, de representantes do Teatro Castro Alves e deputados estaduais.
São João 2025
Festejos no Pelourinho ressalta tradição com cultura e segurança
A festa preserva a essência das festas juninas em um ambiente familiar, onde moradores e turistas curtem com tranquilidade

O Pelourinho, coração do Centro Histórico de Salvador, se transforma em palco do São João mais tradicional da cidade, com uma programação que une forró pé-de-serra, decoração típica e a magia das ruas coloridas. Com patrocínio do Governo do Estado, o evento preserva a essência das festas juninas em um ambiente familiar, onde moradores e turistas podem curtir com segurança e conforto.
As ruas de paralelepípedo, enfeitadas com bandeirolas, criam um cenário que remete às raízes, enquanto os shows de forró e as barracas de comidas típicas completam a atmosfera da festa.
A escolha pelo Pelourinho como destino do São João não é por acaso. Turistas como Nathann Zini, engenheiro de software de Timóteo, cidade de Minas Gerais, que já esteve no Pelourinho antes, mas se surpreendeu com toda a preparação que envolve a festa no centro histórico. “Eu estou achando incrível! Está tudo muito lindo e estou ansioso pelos shows”, afirmou.
Moradores de Salvador também curtem o São João no Pelourinho todos os anos, como a atendente Eliene Costa. “Esse ano está ainda melhor do que o ano passado, tem mais coisa pra gente ver, tem mais locais com forró, está muito bom”.
Segurança reforçada
O feriado prolongado e as festas juninas em Salvador contam com um esquema especial de segurança da Polícia Militar da Bahia (PMBA). O Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur) atua com patrulhas ostensivas, câmeras de monitoramento e equipes em pontos estratégicos, como Terreiro de Jesus e Elevador Lacerda.
A operação combina abordagens preventivas e postos fixos para garantir a segurança de turistas e moradores durante os festejos. Com efetivo ampliado, a PMBA assegura atendimento rápido e qualificado em todo o Centro Histórico, permitindo que o público curta o São João com tranquilidade.
São João 2025
Ecofolia promove sustentabilidade e transforma realidade de catadores
Iniciativa garante inclusão, dignidade e renda para mais de 3,5 mil catadores em 14 municípios baianos

Durante os festejos juninos na Bahia, a coleta seletiva ganha destaque por meio do projeto Ecofolia Solidária, uma ação do Governo do Estado coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A iniciativa estrutura pontos de apoio à coleta de resíduos recicláveis em 14 municípios, beneficiando 3.566 catadores e catadoras com melhores condições de trabalho e geração de renda.
As Centrais de Apoio ao Catador são organizadas pelas redes e cooperativas e funcionam como espaços de comercialização direta dos materiais coletados, sem a presença de atravessadores. Com isso, os trabalhadores recebem preços justos, ganham equipamentos de proteção individual (EPIs), como fardamento completo, luvas, calçados, protetor auricular, capa de chuva e mochilas.
De acordo com Júlio Santana, coordenador de Inovação e Fomento para Economia Solidária da Setre, o projeto envolve um investimento de R$ 2 milhões em apoio a associações e cooperativas. “A Ecofolia Solidária apoia 14 cooperativas em Salvador, com quatro centrais instaladas no Pelourinho, Parque de Exposições e em Paripe. Cerca de 650 catadores e catadoras, entre cooperados e autônomos, são beneficiados só na capital. Eles têm acesso a EPIs, fardamento e comercializam o material com preços justos, garantindo renda para si e suas famílias”, explicou.
Para os catadores, o impacto vai além da renda. Genivaldo Ribeiro, da Coperguari, ressalta a dignidade e visibilidade proporcionadas pelo projeto: “O Governo do Estado tem sido um diferencial desde 2022. Em Paripe, os catadores podem trabalhar no próprio bairro, e isso é economia circular: o dinheiro que eles ganham aqui é gasto aqui. A gente presta um serviço público de qualidade, mas só conseguimos isso com apoio. Esse projeto tem um viés ambiental, social e econômico”, afirmou.
Antônia da Silva Lima, 61 anos, catadora autônoma e vendedora ambulante, reforça como o uso dos EPIs trouxe mais segurança à sua rotina: “Agora com o uniforme, o calçado e as luvas, a gente não se machuca. Isso foi muito importante. As pessoas passam e olham com mais respeito. Foi um projeto que pensou na gente e eu gostei muito”.
Além de promover a valorização do trabalho dos catadores, o projeto contribui com a preservação ambiental e reforça o compromisso com a inclusão social e produtiva dessa categoria historicamente invisibilizada. Os catadores cadastrados também são acolhidos com suporte para documentação civil e atendimento às suas famílias, quando necessário.
São João 2025
Solange Almeida agita Paripe e celebra festejos juninos na comunidade
Nem a chuva afastou o público, que cantou do início ao fim e mostrou que, quando o forró é bom, ninguém arreda o pé.

Com um repertório de respeito, Solange Almeida fez um dos shows mais marcantes do São João de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na noite deste sábado (21). Nem a chuva afastou o público, que cantou do início ao fim e mostrou que, quando o forró é bom, ninguém arreda o pé.
No palco, a cantora relembrou sucessos que marcaram sua trajetória junto ao Aviões do Forró e também na carreira solo, como “Deita na BR”, “Novo Namorado”, “Estando Com Ela e Pensando em Ti” e “Me Faça o Favor”. Durante o show, Solange levou ao palco um convidado mais que especial: o filho, Rafael Almeida. A artista tem chamado o jovem cantor de “O herdeiro” e fez questão de apresentá-lo aos fãs de Paripe.
Solange também destacou a importância de levar o São João para dentro das comunidades, como o Governo do Estado da Bahia tem feito em Paripe. “A descentralização do São João é muito importante. Nem todo mundo tem condição de pegar um transporte pra ir [até o Parque de Exposições], e com essa possibilidade de estender o São João, de abrir esse leque de opções, é incrível. Todo mundo pode curtir na porta de casa, tomar seu licor maravilhoso de jenipapo, que pra mim é o melhor, e aproveitar muito”, revelou a artista.
Moradoras da região do Subúrbio, as irmãs Raquel Lima, 45, professora, e Regina Lima, 42, analista de processos de qualidade, curtiram o São João de Paripe pela primeira vez e ficaram encantadas com a estrutura e a energia da festa. “Minha expectativa era viajar, mas quando vi a movimentação, as atrações, decidi ficar e passar o São João na comunidade onde moro. Estou apaixonada”, contou Raquel. Regina chegou pouco antes do show de Solange e não escondeu a empolgação para curtir sua atração favorita do dia: “A estrutura está perfeita, bem-organizada. Não perco mais! Tô na expectativa para ver Solange, porque eu gosto muito das músicas antigas e até das novas”.
E por falar em fãs, DJ Pretin, 32, que acompanha a artista por onde ela for. “Primeira vez que tô aqui em Paripe. Vim por causa de Solange. Ainda vou ver ela no Parque também. Se eu pudesse, eu viajava mais, porque eu adoro Solange. E eu tô amando, inclusive, a festa de Paripe. Não conhecia, moro no centro, mas tô encantado”, garantiu.
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