SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Meio Ambiente

Feriado da Consciência Negra terá tempo instável na Bahia

As precipitações já devem começar na noite de quarta-feira (19), avançando durante a madrugada e se estendendo ao longo da quinta-feira (20)

Publicado

em

A quinta-feira, 20 de novembro, feriado nacional do Dia da Consciência Negra, deve ser marcada por condições de tempo instável
Foto: Yandra Barros | Ascom Inema 

A quinta-feira, 20 de novembro, feriado nacional do Dia da Consciência Negra, deve ser marcada por condições de tempo instável em grande parte da Bahia. Segundo a análise meteorológica do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), há previsão de aumento significativo das instabilidades, sobretudo no Litoral Sul e no centro-leste do estado, onde os acumulados de chuva tendem a ser mais elevados ao longo do dia. 

As precipitações já devem começar na noite de quarta-feira (19), avançando durante a madrugada e se estendendo ao longo do feriado, como explicou a meteorologista do Inema, Cláudia Valéria.  

“Entre hoje e amanhã a gente continua com o sol atuando em todas as regiões do estado, temperaturas elevadas, inclusive ultrapassando 40 graus, especialmente no oeste Vale do São Francisco. Mas a partir da quarta-feira vamos ter uma mudança nessas condições do tempo. Então, no decorrer do feriado, vamos ter chuvas voltando em grande parte das regiões do estado, principalmente no oeste e no centro-sul, onde essas chuvas terão, inclusive, os acumulados mais significativos”, destacou. 

Além disso, prevê-se para as regiões Oeste e Centro-Oeste da Bahia elevação gradual das temperaturas.

Meio Ambiente

Alerta do Inema mantém risco de chuvas e transtornos no litoral baiano até sexta (5)

Previsão indica persistência de instabilidades, com possibilidade de alagamentos, ventos e elevação de rios em diversas regiões 

Publicado

em

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Sala de Situação de Monitoramento Ambiental,
Foto: Matheus Santana/ASCOM

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Sala de Situação de Monitoramento Ambiental, emitiu nesta quarta-feira (03) um novo alerta meteorológico válido até a próxima sexta-feira (05), mantendo o estado de atenção para Salvador e áreas do litoral baiano. 

O aviso abrange as regiões do Baixo Sul, Recôncavo e Litoral Norte, onde a previsão indica continuidade das chuvas, céu encoberto e ocorrência de rajadas de vento ao longo dos próximos dias. 

De acordo com o alerta, áreas de instabilidade seguem atuando sobre a faixa litorânea da Bahia, favorecendo a ocorrência de acumulados significativos de chuva no período. Em razão desse cenário, persistem condições favoráveis para transtornos como alagamentos pontuais, elevação dos níveis de pequenos córregos e riachos, possíveis transbordamentos em áreas vulneráveis e movimentos de massa em locais suscetíveis. 

Segundo o meteorologista Henrique Mendonça, a atuação do escoamento de umidade associado a um sistema de alta pressão sobre o oceano continuará influenciando as condições do tempo nos próximos dias. 

“Esse cenário favorece a manutenção da nebulosidade e da ocorrência de chuvas, principalmente na faixa litorânea, enquanto o interior do estado permanece sob condições mais estáveis. Embora as instabilidades apresentem tendência de enfraquecimento gradual ao longo do período, ainda há previsão de precipitações em áreas do litoral baiano”, explica. 

ANÚNCIO

Nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva monitorados pelo Inema foram registrados em Salvador (60,9 mm), São Félix (32,8 mm), Simões Filho (32,8 mm), Iaçu (29,6 mm), Itororó (24,6 mm), Cachoeira (24,2 mm) e Ilhéus (23,4 mm). Os volumes observados reforçam a necessidade de atenção em áreas urbanas sujeitas a alagamentos e em localidades vulneráveis à saturação do solo. 

Além do acompanhamento meteorológico, a Sala de Situação do Inema monitora continuamente os níveis dos rios baianos. Na manhã desta quarta-feira, o Rio das Almas, no município de Nilo Peçanha, registrou cota de 218 centímetros, valor acima da referência para estado de atenção, estabelecida em 211 centímetros. O monitoramento indica que, diante da previsão de continuidade das chuvas, o nível do rio pode apresentar nova elevação nas próximas horas. 

Previsão para os próximos dias 

Nesta quarta-feira (03), o tempo permanece instável ao longo do litoral baiano. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo, a previsão indica céu com muita nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia. A predominância de ventos do quadrante sul favorece a entrada de ar mais frio, contribuindo para a redução gradual das temperaturas. Na capital, os termômetros variam entre 22°C e 27°C. 

Na quinta-feira (04), feriado de Corpus Christi, as condições meteorológicas apresentam poucas alterações. A previsão mantém a ocorrência de chuvas ao longo do litoral, incluindo Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo. Nas demais regiões do estado, predominam condições estáveis, com sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva. Em Salvador, as temperaturas seguem entre 22°C e 27°C. 

Já na sexta-feira (05), as instabilidades continuam atuando sobre o litoral baiano, porém com tendência de enfraquecimento gradual. Ainda assim, há previsão de chuvas isoladas, intercaladas por períodos de melhoria nas condições do tempo. As temperaturas permanecem variando entre 22°C e 27°C na capital. 

ANÚNCIO

No sábado (06), o enfraquecimento das instabilidades torna-se mais evidente. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo, a previsão indica variação de nebulosidade e ocorrência de chuvas isoladas, alternadas com períodos de abertura de sol. A máxima pode chegar a 30°C na capital. 

Para o domingo (07), as áreas de instabilidade seguem em processo de dissipação ao longo da faixa litorânea. O dia deve ser marcado pela alternância entre períodos de céu encoberto e momentos de sol, com possibilidade de precipitações pontuais. Em Salvador, as temperaturas variam entre 22°C e 30°C. 

A tendência para a segunda-feira (08) é de continuidade do enfraquecimento das instabilidades sobre o litoral baiano. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo, o céu deve variar entre parcialmente nublado e nublado, com possibilidade de chuvas isoladas em setores pontuais da região. 

A Sala de Situação de Monitoramento Ambiental segue acompanhando continuamente as condições meteorológicas e hidrológicas em todo o estado e poderá emitir novos boletins caso haja alterações no cenário observado. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Meio Ambiente

Inema divulga boletim de balneabilidade das praias baianas para o fim de semana 

Levantamento aponta 26 trechos próprios para banho em Salvador e orienta população sobre condições do litoral em todo o estado

Publicado

em

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou, nesta sexta-feira (29), o mais recente boletim de balneabilidade
Foto: Matheus Lemos/ASCOM

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou, nesta sexta-feira (29), o mais recente boletim de balneabilidade das praias baianas. O monitoramento avalia a qualidade da água destinada à recreação de contato primário e orienta banhistas sobre as condições de banho em diferentes trechos do litoral do estado neste fim de semana. 

O acompanhamento da balneabilidade é realizado regularmente pelo instituto, por meio da Coordenação de Monitoramento (Comon), com base nos critérios estabelecidos pela Resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As análises consideram a presença de bactérias indicadoras de contaminação, como a Escherichia coli (E. coli), a partir de amostras coletadas semanalmente. 

Salvador 

Neste fim de semana, Salvador registra 26 trechos da orla considerados adequados para banho de mar e outras atividades recreativas. São eles: Pedra Furada, Boa Viagem, Roma, Cantagalo, Contorno, Porto da Barra, Forte de Santa Maria, Farol da Barra (em dois trechos), Ondina (em dois trechos), Rio Vermelho (em dois trechos), Buracão, Amaralina (em dois trechos), Pituba (em dois trechos), Piatã, Placaford, Itapuã (em dois trechos), Farol de Itapuã, Stella Maris e Praia do Flamengo (em dois trechos). 

Por outro lado, os pontos classificados como impróprios para banho são: São Tomé de Paripe, Tubarão, Periperi, Penha, Bogari, Bonfim, Armação, Boca do Rio, Corsário e Patamares. 

Litoral Norte 

No Litoral Norte do estado, apenas os trechos de Vilas do Atlântico, Buraquinho e Busca Vida foram considerados impróprios para banho de mar. As demais praias monitoradas apresentam condições adequadas, incluindo destinos bastante frequentados por baianos e turistas, como Praia do Forte, Guarajuba, Itacimirim, Imbassaí, Porto de Sauípe e Subaúma. 

ANÚNCIO
Baía de Todos-os-Santos 

Na região da Baía de Todos-os-Santos, os pontos impróprios identificados no boletim são Madre de Deus (em três trechos), Nossa Senhora, Mutá, Cações e Mar Grande. As outras 22 praias monitoradas apresentam condições adequadas para recreação, entre elas Bom Jesus dos Pobres, Cabuçu, Salinas das Margaridas, Berlinque, Itaparica, Barra do Gil e Ponta de Areia. 

Costa do Dendê 

Na Costa do Dendê, apenas a 1ª Praia de Morro de São Paulo foi classificada como imprópria. Os demais sete pontos avaliados na região permanecem próprios para banho. 

Costa do Cacau 

No Sul da Bahia, na Costa do Cacau, 12 dos 18 trechos monitorados apresentaram condições adequadas. São eles: Pé de Serra, Ponta da Tulha, Barra de São Miguel, Sul, Opaba, Ceplus Montante, Ceplus Jusante, Milionários, Corurupe, Costa de Canavieiras, Itacaré e Lençóis. 

Já os seis trechos considerados impróprios são: Concha, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo e Olivença, em Ilhéus. 

Costa do Descobrimento 

Na Costa do Descobrimento, todos os nove trechos monitorados pelo Inema estão próprios para banho, incluindo locais como Araçaípe, Nativos, Mucugê, Taperapuã, Coroa Vermelha e Lençóis. 

ANÚNCIO
Cuidados 

O Inema recomenda que a população evite o banho de mar em períodos chuvosos, em áreas próximas à saída de galerias pluviais, canais de drenagem, córregos, rios urbanos e locais com manchas de coloração suspeita na água. Essas condições podem indicar contaminação e aumentar o risco de doenças. 

Os boletins completos de balneabilidade podem ser consultados no site oficial do Inema e por meio do aplicativo “Vai dar Praia”, disponível para Android e iOS. 

Continue Lendo

Meio Ambiente

Maioria das praias do litoral baiano está própria para banho neste fim de semana

Boletim de balneabilidade indica boas condições na maior parte da costa, mas há pontos impróprios em Salvador e em áreas próximas a rios urbanos

Publicado

em

A maioria das praias monitoradas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ao longo do litoral baiano
Foto: Matheus Lemos/ASCOM

A maioria das praias monitoradas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ao longo do litoral baiano está em condições adequadas para banho neste fim de semana, conforme o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (22) pelo órgão, por meio da Coordenação de Monitoramento de Recursos Ambientais e Hídricos (Comon).

O levantamento abrange seis regiões costeiras e é produzido com base na concentração de Escherichia coli (E. coli) nas amostras de água, seguindo os critérios estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Pontos impróprios em Salvador exigem atenção

Na capital, a maior parte das praias analisadas apresenta condições próprias para banho. Entre os 24 trechos adequados à recreação de contato primário — que inclui atividades como natação, mergulho e surfe — estão Pedra Furada, Boa Viagem, Roma, Cantagalo, Contorno, Forte de Santa Maria, Farol da Barra (dois trechos), Ondina (dois trechos), Rio Vermelho (dois trechos), Buracão, Amaralina (dois trechos), Pituba (dois trechos), Piatã, Placaford, Itapuã (em frente à Rua Sargento Waldir Xavier), Farol de Itapuã, Stella Maris e Praia do Flamengo (dois trechos).

Por outro lado, 12 trechos da capital foram classificados como impróprios, entre eles São Tomé de Paripe, Tubarão, Periperi, Penha, Bogari, Bonfim, Porto da Barra, Armação, Boca do Rio, Corsário, Patamares e o trecho da orla de Itapuã em frente ao monumento da Sereia.

Litoral Sul apresenta cenário favorável

Nas regiões de maior apelo turístico do sul do estado, o cenário é amplamente positivo. Na Costa do Descobrimento, todos os nove pontos monitorados — incluindo Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Taperapuã e Coroa Vermelha — foram considerados próprios para banho. O mesmo ocorreu na Costa das Baleias, no Extremo Sul, que abrange municípios como Mucuri, Caravelas, Prado, Nova Viçosa e Cumuruxatiba.

ANÚNCIO

Na Costa do Cacau, quatro pontos em Ilhéus (Marciano, Malhado, Avenida e Cristo) foram classificados como impróprios. Os demais locais da região, como Itacaré, Olivença, Canavieiras e Corurupe, apresentaram condições adequadas.

Morro de São Paulo e Baía de Todos-os-Santos

Na Costa do Dendê, Morro de São Paulo apresentou classificação mista: a primeira e a segunda praias foram consideradas impróprias, enquanto a terceira e a quarta são próprias para banho. Outras localidades da região, como Gamboa, Guaibim, Cachoeira de Pancada Grande e Pratigi, tiveram avaliação positiva.

Na Baía de Todos-os-Santos, a maior parte dos pontos monitorados também foi classificada como própria. As exceções incluem dois trechos em Madre de Deus (em frente à Igreja e à Câmara Municipal), além de Nossa Senhora e Mar Grande.

Litoral Norte e recomendações

Na Costa dos Coqueiros, que se estende de Lauro de Freitas ao Litoral Norte, predominam condições favoráveis. No entanto, foram considerados impróprios trechos de Vilas do Atlântico, Buraquinho e Busca Vida, áreas com maior influência de rios urbanos.

O Inema recomenda cautela mesmo em locais classificados como próprios, especialmente durante períodos de chuvas intensas, nas proximidades de saídas de esgoto, canais de drenagem e desembocaduras de rios urbanos, ou diante da presença de manchas na água.

ANÚNCIO

A população pode acompanhar as atualizações do boletim no site do órgão e também por meio do aplicativo “Vai Dar Praia”, disponível para dispositivos Android e iOS.

Continue Lendo

Mais Lidas