SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Social

Ex-presidente do Sinjorba, Kardé Mourão, morreu neste sábado (29)

A jornalista faleceu aos 65 anos, após batalha contra o câncer

Publicado

em

reações ao tratamento, após as cirurgias para retirar parte do intestino, bexiga e útero no final do ano passado, informou o Sinjorba. Kardé 
Foto: Reprodução Instagram

A jornalista Kardelícia Mourão Lopes, 65 anos, morreu neste sábado (29). Segundo o Sindicato do Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), ela lutava contra um câncer e nos últimos dias “apresentou um quadro severo de reações ao tratamento, após as cirurgias para retirar parte do intestino, bexiga e útero no final do ano passado, informou o Sinjorba. Kardé foi presidente da entidade de 2004 a 2010. Integrou diversas diretorias do Sinjorba e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) como uma militante dedicada à defesa da categoria.

Em publicação nas redes sociais, neste domingo (30), o secretário interino de Comunicação do Estado da Bahia, Luciano Suedde, lamentou a morte da jornalista.

“Kardé, como era carinhosamente chamada, foi uma grande e querida amiga. Ela deixa um legado de coragem, ética e compromisso com a democracia e a liberdade de imprensa. À sua família, amigos e colegas de profissão, expresso minha solidariedade e respeito. Sua ausência será sentida, mas sua trajetória seguirá como inspiração para as novas gerações de comunicadores”, destacou Suedde.

O secretário lembrou da atuação de Kardé à frente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que presidiu por dois mandatos, e na diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). “Sua atuação sempre foi marcada pela defesa intransigente da valorização profissional e pela luta permanente por condições dignas de trabalho e respeito à legislação trabalhista”.

Ainda na publicação, Luciano elogiou a jornalista na conduta diária no exercício da profissão. “Profissional de referência no jornalismo baiano, reconhecida por sua integridade, dedicação à verdade e empenho constante em qualificar a prática jornalística. Por onde passou, imprimiu uma comunicação comprometida com as lutas sociais e os direitos dos trabalhadores”.

ANÚNCIO
Anúncios

Cultura

Bispos da Bahia e Sergipe celebram jubileu do mundo da política

A celebração acontece na Paróquia Ascensão do Senhor, nesta segunda (18), às 18h, e marcará um momento de oração e reflexão com políticos

Publicado

em

O Regional Nordeste 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que abrange os estados da Bahia e Sergipe,
Foto: Arley Prates

O Regional Nordeste 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que abrange os estados da Bahia e Sergipe, convida todos os políticos, como prefeitos, senadores, deputados e vereadores, para um momento de oração no dia 18 de agosto, às 18h, na Paróquia Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Os 26 Bispos dos dois estados farão a abertura da Assembleia Pastoral do Regional com a missa que celebra o Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco. É uma comemoração pelos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo. Um momento de fé e união entre a igreja e os políticos, que são responsáveis por representar os interesses de toda a população.

Serviço
  • Missa Jubileu do mundo da política
  • 18 de agosto, às 18h
  • Paróquia Ascensão do Senhor, no CAB
  • Contato (71) 99999-0098 Padre Manoel de Oliveira Filho
Continue Lendo

Social

Relatório da ONU diz que Brasil saiu do Mapa da Fome

O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente

Publicado

em

Relatório apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Relatório apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia, revela que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

Os dados constam do estudo O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), produzido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

O Mapa da Fome é um indicador global da FAO que identifica países em que mais de 2,5% da população sofre de subalimentação grave (insegurança alimentar crônica).

Estar no Mapa da Fome significa que uma parcela significativa da população do país não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável. O relatório SOFI divulga esse indicador sempre na forma de médias trienais, considerando as informações dos últimos três anos.

O Brasil alcançou esse patamar em 2014, mas tinha retornado ao Mapa da Fome no triênio 2018/2020. Agora, no triênio 2022/2024, voltou a ficar abaixo de 2,5%.

ANÚNCIO
Anúncios

Nota divulgada, em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destaca que “a conquista foi alcançada em apenas dois anos, tendo em vista que 2022 foi um período considerado crítico para a fome no Brasil”.

“A saída do Brasil do Mapa da Fome é resultado de decisões políticas do governo brasileiro que priorizaram a redução da pobreza, o estímulo à geração de emprego e renda, o apoio à agricultura familiar, o fortalecimento da alimentação escolar e o acesso à alimentação saudável”, explica a nota.

Como é calculado o Mapa da Fome

A FAO adota alguns indicadores para monitorar a situação alimentar nos países. O principal deles é a Prevalência de Subnutrição (Prevalence of undernourishment – PoU), utilizado na construção do Mapa da Fome. Esse indicador identifica, em cada país, o percentual da população em risco de subnutrição.

O PoU é calculado a partir de três variáveis: quantidade de alimentos disponíveis no país, considerando produção interna, importação e exportação; o consumo de alimentos pela população, considerando as diferenças de capacidade de aquisição (a renda) e a quantidade adequada de calorias/dia, definida para um indivíduo médio representativo da população.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Social

“Periferia de Direitos” incentiva o empreendedorismo jovem nas escolas

A iniciativa oferece uma ampla oferta de serviços essenciais, além de atividades culturais e de lazer para as comunidades da cidade

Publicado

em

Colégio Estadual Alípio Franca, Júlia Reis Nascimento, para a 2ª edição do projeto "Periferia de Direitos", realizado
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Oportunidade para o empreendedorismo jovem, essa foi a definição da estudante de 17 anos, do Colégio Estadual Alípio Franca, Júlia Reis Nascimento, para a 2ª edição do projeto “Periferia de Direitos”, realizado na quinta e sexta-feira (10 e 11), na Cidade Baixa, em Salvador, pelo Governo do Estado, por meio da Coordenação de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

A iniciativa, que oferece uma ampla oferta de serviços essenciais, além de atividades culturais e de lazer para as comunidades da cidade, proporcionou aos estudantes do terceiro ano, a possibilidade de arrecadar fundos para a formatura, através de um bazar de roupas, acessórios e calçados, coordenado pela jovem Júlia, com o apoio da Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), vinculada à Serin.

“É a primeira vez que estamos fazendo algo empreendedor, então é perfeito. O nosso bazar está funcionando nesses dois dias de evento e já arrecadamos mais de 50% da quantia que precisamos para realizar a nossa formatura. A escola nunca teve um momento como esse ao longo dos anos e será especial”, comentou a estudante que reuniu peças de outros alunos e familiares para comercializar no bazar.

Aberto ao público, das 8h às 17h, e com o envolvimento de diversas secretarias estaduais e instituições parceiras, a ação reforça o compromisso da gestão estadual em ampliar o acesso a direitos e estar mais perto das comunidades. Como foi o caso de Antônio Jorge, 67, aposentado, morador de Caminho de Areia. “Vim realizar o serviço de mudança de titularidade na Embasa e achei essa oportunidade maravilhosa, pertinho de casa”, pontuou.

De acordo com Silvio Lacerda, assessor de articulação social da Serin, o número de atendimentos já ultrapassou dois mil até o início da manhã desta sexta-feira (11), somando as duas unidades escolares: Colégio Estadual Alípio Franca e Colégio da Polícia Militar (CPM). “A nossa primeira edição foi no Bairro da Paz, onde conseguimos atender quase cinco mil pessoas e agora estamos fazendo aqui na Cidade Baixa. A expectativa é que consigamos dobrar esse número hoje, com a oferta de serviços de saúde no CPM. Tem muita gente chegando para realizar exames laboratoriais”, avaliou Lacerda.

ANÚNCIO
Anúncios
Serviços e cidadania

No Colégio Estadual Alípio Franca, os moradores da região ainda podem contar, através da Coordenação de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos (CPCDH), com emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento, de Casamento e de Óbito;  Rodas de Conversa com estudantes sobre os temas da Coordenação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, Combate ao Trabalho Escravo e Política de Migração, Refúgio e Apatridia (CETP); já o Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) vai disponibilizar atendimento para registro de reclamações, orientações sobre direitos do consumidor e para renegociação de dívidas, contribuindo para o alívio financeiro de famílias endividadas. Ainda há cadastro no CREDIAFRO, atendimento com o programa Corra pro Abraço, atendimento de demandas jurídicas e emissão do ID Jovem.

Exames gratuitos

No CPM, estão sendo ofertados exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, mamografia e laboratório de coleta. A Feira Saúde Mais Perto funciona até as 16h desta sexta (11), com todos os serviços gratuitos de saúde para a população. Para ser atendido, basta levar: RG, CPF, Cartão do SUS e solicitação médica (para exames de imagem e laboratoriais).

O aposentado de 72 anos, Alban José Pacheco, veio do bairro do Uruguai para fazer um check-up e aprovou o atendimento. “Eu vim aqui em busca de todos. Até agora já fiz laboratório, ultrassom do abdômen e exame de próstata. Estou aguardando o eletrocardiograma. É um prazer fazer tudo em um só lugar, com atendimento rápido e muito organizado. Show de bola!”, descreveu.

A próxima edição do “Periferia de Direitos” deverá ser realizada no bairro Pirajá ou no Subúrbio Ferroviário.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas