A jornalista Kardelícia Mourão Lopes, 65 anos, morreu neste sábado (29). Segundo o Sindicato do Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), ela lutava contra um câncer e nos últimos dias “apresentou um quadro severo de reações ao tratamento, após as cirurgias para retirar parte do intestino, bexiga e útero no final do ano passado, informou o Sinjorba. Kardé foi presidente da entidade de 2004 a 2010. Integrou diversas diretorias do Sinjorba e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) como uma militante dedicada à defesa da categoria.
Em publicação nas redes sociais, neste domingo (30), o secretário interino de Comunicação do Estado da Bahia, Luciano Suedde, lamentou a morte da jornalista.
“Kardé, como era carinhosamente chamada, foi uma grande e querida amiga. Ela deixa um legado de coragem, ética e compromisso com a democracia e a liberdade de imprensa. À sua família, amigos e colegas de profissão, expresso minha solidariedade e respeito. Sua ausência será sentida, mas sua trajetória seguirá como inspiração para as novas gerações de comunicadores”, destacou Suedde.
O secretário lembrou da atuação de Kardé à frente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que presidiu por dois mandatos, e na diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). “Sua atuação sempre foi marcada pela defesa intransigente da valorização profissional e pela luta permanente por condições dignas de trabalho e respeito à legislação trabalhista”.
Ainda na publicação, Luciano elogiou a jornalista na conduta diária no exercício da profissão. “Profissional de referência no jornalismo baiano, reconhecida por sua integridade, dedicação à verdade e empenho constante em qualificar a prática jornalística. Por onde passou, imprimiu uma comunicação comprometida com as lutas sociais e os direitos dos trabalhadores”.