Infraestrutura
Estado vai implantar e ampliar sistemas de esgotamento sanitário em municípios baianos
Para realizar as obras em Amargosa, Ribeira do Pombal e Senhor do Bonfim, o Governo da Bahia firmou contrato com o Banco do Nordeste

O Governo do Estado firmou, nesta quinta-feira (3), em Salvador, um contrato de financiamento com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que garante a ampliação e implantação de sistemas de esgotamento sanitário em Amargosa, Ribeira do Pombal e Senhor do Bonfim. O ato de assinatura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Larissa Moraes, e do diretor financeiro e de crédito do BNB, Wanger Rocha, além de prefeitos e autoridades dos municípios beneficiados. Com um investimento total de aproximadamente R$ 437 milhões — dos quais R$ 349,4 milhões serão financiados pelo BNB.
Em Amargosa, será implantado um sistema de esgotamento sanitário com recursos da ordem de cerca de R$ 179 milhões. Já em Ribeira do Pombal, o valor destinado à implantação do sistema é de R$ 157,2 milhões. Em Senhor do Bonfim, as obras correspondem à segunda fase da ampliação do sistema já existente, com investimento estimado em R$ 101 milhões.
Durante o evento, realizado no Parque da Bolandeira, na sede da Embasa, o governador destacou a importância do investimento para população do interior. “Três municípios importantes que não contam praticamente com nenhum esgotamento sanitário. E com isso estamos tratando de um investimento estruturante, que vai transformar a realidade de milhares de famílias, gerar emprego, bem-estar das pessoas e levar água de qualidade para a população”, afirmou Jerônimo.
As intervenções fazem parte de uma iniciativa voltada para a melhoria das condições sanitárias e de saúde pública nas regiões contempladas, contribuindo também para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população. A iniciativa será executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com o objetivo de ampliar a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, beneficiando mais de 130 mil pessoas.
As obras, que serão iniciadas ainda em 2025, estão alinhadas com as metas do novo marco legal do saneamento básico, que prevê a universalização dos serviços até 2033. As obras serão executadas após o cumprimento das condicionantes legais e ambientais, com cronograma de licitação e ordem de serviço previsto para ser concluído ainda em 2025.
A secretária Larissa Moraes ressaltou que os recursos obtidos via financiamento bancário refletem o compromisso do Governo do Estado com a universalização do saneamento básico. “Um dos nossos maiores desafios é implantar esgotamento sanitário nos municípios. Esse investimento mostra que o Governo do Estado está cada vez mais correndo atrás do prejuízo, porque a gente tem sim um marco de saneamento para chegar. É um passo essencial para garantir mais dignidade e melhores condições sanitárias aos baianos”, pontuou.
Segundo Wanger Rocha, “a missão do Banco do Nordeste é tratar do desenvolvimento econômico e social da região. Essa é uma obra importantíssima e o Banco do Nordeste se sente honrado em participar. Este financiamento reafirma o papel do BNB como agente de transformação social, especialmente nas regiões onde há maior necessidade de investimentos em saneamento”, disse.
Para o prefeito de Amargosa, Getúlio Sampaio, “esse investimento que o Governo do Estado está realizando neste momento em Amargosa é de fundamental importância. Trata-se de um marco na história do município. É um investimento em infraestrutura que vai muito além da execução do serviço de saneamento básico, ele representa um avanço significativo para a cidade e para a população. Além de fortalecer o sistema de esgotamento sanitário, essa iniciativa contribui diretamente para a melhoria da saúde pública.”
“Vai ficar na história de Ribeira do Pombal. Uma obra de mais de 90% que vai trazer mais qualidade de vida e saúde para o nosso município”, declarou o prefeito, Eriksson Silva. Já o prefeito de Senhor do Bonfim, Laercio Júnior, destacou que “mais de R$50 mi foram investidos na nossa primeira etapa e essa segunda etapa que será ampliada, nos traz muita alegria. Obrigada a Embasa e ao governador por mais esse investimento”.
Infraestrutura
Ponte São João passa por revitalização para passagem do VLT
O serviço é mais uma etapa essencial para o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos

A histórica Ponte São João que liga os bairros do Lobato e Plataforma, no Subúrbio de Salvador, está passando por um processo de elevação e restauração da sua estrutura. O serviço é mais uma etapa essencial para o avanço das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).
Construída originalmente em 1860 e reconstruída em 1952, a Ponte São João já passou por reformas ao longo das décadas, incluindo uma grande intervenção em 2009. Agora, para a passagem do VLT, o projeto prevê a correção de desgastes e o reforço da fundação, já que, com a proximidade do mar, os pontos de oxidação avançaram substancialmente.
A intervenção, conhecida como “macaqueamento”, está sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador e, consiste em elevar, temporariamente, a ponte para reforços estruturais, garantindo segurança e durabilidade para o novo sistema de transporte, como explicou o engenheiro de produção, Danilo Carvalho. “A parte de concreto já foi recuperada e agora estamos dando start à etapa da recuperação da ponte metálica, com a substituição dos aparelhos de apoio, dispositivos nos quais a ponte se apoia na estrutura de concreto”.
Processo de elevação
Com 468 metros de extensão e 9,52 metros de largura, a ponte possui uma superestrutura metálica formada por 15 treliças do tipo Warren, cada uma pesando cerca de 110 toneladas.
Para o serviço de elevação estão sendo utilizados quatro macacos hidráulicos de 60 toneladas, bombas hidráulicas, calços metálicos e instrumentos de medição para monitorar milimetricamente os deslocamentos. A elevação é feita de forma gradual, em ciclos de 1 a 2 milímetros, até atingir cerca de 10 a 15 centímetros, possibilitando a troca dos apoios metálicos e a realização de ajustes estruturais.
A expectativa é que essa fase de elevação e reforço da Ponte São João seja concluída em meados de 2026, permitindo a continuidade do cronograma do VLT, que promete modernizar a mobilidade e integrar o Subúrbio Ferroviário ao restante da cidade.
Avanço do VLT
As obras do VLT estão divididas em três trechos. No primeiro, que liga a Ilha de São João à Calçada, já foi concluída a concretagem dos trilhos, além de serviços de terraplanagem, drenagem e testes elétricos. O Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, concentra trabalhos na duplicação da Estrada do Derba e na fundação do viaduto de Águas Claras. Já o Trecho 3, de Águas Claras até Piatã, vai integrar o sistema ao metrô no Bairro da Paz.
O projeto do VLT prevê, ainda, obras complementares, como a duplicação de 7,5 quilômetros da BA-528, a implantação de uma via alimentadora no Parque São Bartolomeu e a requalificação do prédio histórico da antiga Fábrica São Braz, que será transformado em centro de atividades culturais e comerciais.
Infraestrutura
Obras de requalificação são iniciadas na Estrada do Derba (BA-526)
As ações realizadas pela Seinfra, através do programa Bahia em Movimento, terão o investimento de R$ 2,6 milhões

Importante ligação para quem vêm da BR-324 com destino ao Porto de Aratu, a BA-526 já está passando por serviços de melhoramento e recuperação no trecho saindo da Rótula do CIA, no acesso à Mapele, em direção ao entroncamento da BA-528, na Vila Naval da Barragem, no bairro de Paripe, em Salvador. As ações em 5 km de extensão estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), por meio do programa Bahia em Movimento, e têm o investimento de R$ 2,6 milhões. Iniciada na última terça-feira (5), a previsão de conclusão da obra é no mês de novembro.
O trecho da BA-526 onde está sendo executado o serviço de requalificação estava sob a responsabilidade da Concessionária Via Bahia. Com o fim do contrato de concessão no último mês de maio, a rodovia voltou a estar a cargo da Seinfra. Em inspeções no local, a equipe técnica do órgão identificou diversos problemas, como desgaste acentuado do pavimento, presença de buracos, sistema de drenagem obstruído e ausência de manutenção regular, que são fatores que impactam diretamente na trafegabilidade e segurança dos usuários. Para dar condições de trafegabilidade, o trabalho de conservação foi feito no período do final de maio até a primeira quinzena de julho. Agora, começará os trabalhos com o melhoramento e a recuperação da via.
BA-528 (Estrada do Derba)
Na BA-528, na ligação da Base Naval de Aratu com o entroncamento da BA-526, que também estava sob a responsabilidade da Concessionária Via Bahia, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia vem realizando a manutenção rotineira desde maio. No início deste mês de agosto, os reparos profundos foram feitos na região do Moinho. Em outro ponto da BA-528, entre os entroncamentos da BR-324 e da BA-526, que já pertencia à malha rodoviária da Seinfra, a conservação rotineira é realizada pela equipe técnica do órgão.
Infraestrutura
Implantação de PAPI reforçará segurança no aeroporto de Bom Jesus da Lapa
O investimento nos equipamentos de auxílio à navegação aérea no Aeroporto Eva Ribeiro é de R$ 1 milhão

As operações de pouso e decolagem no Aeroporto Eva Ribeiro, em Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, terão um reforço na segurança com a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) nas duas cabeceiras da pista. Com investimento de R$ 1 milhão, os equipamentos de auxílio à navegação aérea serão implantados pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). O processo licitatório da ação já está em andamento após a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (2).
“Em um aeroporto, como Bom Jesus da Lapa, que tem capacidade de receber aeronaves com capacidade para até 70 passageiros, o PAPI pode contribuir para aumentar o interesse de companhias aéreas em operar voos no local. São ações realizadas pelo Governo da Bahia e que contribuem para o desenvolvimento da aviação regional”, destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura acrescentando que a próxima etapa da licitação ocorrerá em 20 de agosto com a abertura das propostas. As instalações dos PAPIs atendem a uma determinação da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), que exige a obrigatoriedade do equipamento em aeroportos que estão aptos a operar com voos regulares a partir do mês de outubro.
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