Segurança
Desaparecido é localizado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da SSP
A pasta instituiu protocolo estratégico de localização de pessoas desaparecidas com emprego da ferramenta

Um homem de 51 anos, que estava desaparecido há quase 20 dias, foi localizado no município de Serrinha, no Nordeste do estado, com o apoio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública. A pasta instituiu, em dezembro do ano passado, um processo estratégico de localização de pessoas desaparecidas com uso da ferramenta.
O homem desapareceu no dia 15 de janeiro, após sair da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, passou pelo município de Candeias, na Região Metropolitana, onde deixou o veículo, e foi visto em diversos pontos da capital baiana. Dias depois foi abordado pelas equipes policiais em Serrinha.
De acordo com a delegada Ana Cristina de Carvalho, titular da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), a família registrou o desaparecimento em Salvador e apresentou laudo indicando transtornos mentais.
O protocolo
Qualquer pessoa desaparecida pode ser inserida no Banco para localização através do Sistema de Reconhecimento Facial, conforme explica o major Moisés Travessa, superintendente de Telecomunicações da Secretaria da Segurança Pública. “Basta que a família procure a unidade da Polícia Civil e registre uma ocorrência apresentando documentos, laudos e imagens para inserção no sistema e auxílio do trabalho das equipes na rua”, enfatizou.
Na capital e Região Metropolitana, o registro deve ser realizado na DPP. Já no interior, o desaparecimento pode ser informado em qualquer Delegacia Territorial. A solicitação para inserção no sistema é realizada pela unidade policial.
Quando o sistema capta o desaparecido, ele emite um alerta e as equipes policiais realizam a abordagem e condução para a delegacia. Após localização, a família deve voltar a unidade policial para o fechamento da ocorrência.
Segurança
Mais de 50 aves silvestres são resgatadas em ações da Coppa
As espécies apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)

No último fim de semana, dias 14 e 15 de junho, mais de 50 aves silvestres foram resgatados durante ações realizadas por policiais militares da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), em Feira de Santana e Salvador. As aves estavam sendo comercializadas ilegalmente na chamada Feira do Rolo, em Feira de Santana, um dos principais pontos de comércio clandestino da região.
As espécies apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), equipamento administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), onde passam por avaliação clínica.
O veterinário do Inema, Caio Vinícius, explicou que cada ave passa por uma avaliação individual. “Elas precisam de um tempo para se recuperar, tanto física quanto comportamentalmente. Após esse período, são encaminhadas para viveiros de ambientação e, quando consideradas aptas, são devolvidas ao seu habitat natural, sempre em locais seguros e com monitoramento adequado”.
Entre as aves resgatadas estavam espécies como papagaios, tuins, canários-da-terra, azulões, sanhaçus-de-coqueiro, chupins, trinca-ferros, golinhos, papa-capins (incluindo o de costa cinza), curiós, bigodinhos, sabiás-barranco, sabiás-laranjeira, cardeais-do-nordeste, tico-ticos, tico-tico-rei, guriatãs e pássaros-pretos.
Disque Resgate
Encontrou animal silvestre ferido, longe de seu habitat natural, ou pretende fazer uma entrega voluntária? Solicite imediatamente o resgate através do WhatsApp do CETAS (71) 99661-3998.
Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, garantindo que estejam aptos para a reintegração ao meio ambiente.
Segurança
PM resgata 51 aves silvestres em Feira de Santana
Os pássaros estavam prestes a serem comercializadas na Feira do Rolo, na manhã deste sábado (14)

Policiais militares da Companhia de Polícia e Proteção Ambiental (Coppa) resgataram 51 aves silvestres que estavam prestes a serem comercializadas na Feira do Rolo do município de Feira de Santana, na manhã deste sábado (14).
Durante intensificação das ações de fiscalização ambiental, os militares, durante diligências na região, visualizaram indivíduos em uma feira local que, ao perceberem a aproximação policial, fugiram abandonando diversas gaiolas e armadilhas de caça ilegal.
De acordo com o artigo 3º da lei nº 5.197/67, é proibido o comércio de espécimes da fauna silvestre e de produtos e objetos que impliquem na sua caça, perseguição, destruição ou apanha.
Ao todo, 51 aves silvestres foram resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem do Inema.
Segurança
Rondesps comemoram 16º aniversário na Vila Policial Militar do Bonfim

A Polícia Militar da Bahia realizou, no final da tarde desta sexta-feira (13), uma solenidade especial alusiva ao 16º aniversário das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs)/Rondesps. O evento ocorreu na Vila Policial Militar do Bomfim, na capital baiana.
A solenidade foi precedida por um minuto de silêncio em memória dos policiais militares que, com o sacrifício das próprias vidas, marcaram a dedicação e a entrega irrestrita deles à segurança da sociedade baiana. Em seguida, o major Cláudio Garcia, comandante da Rondesp BTS e representando os demais comandantes presentes, deu as boas-vindas a oficiais, praças e convidados.
Durante o evento, os coronéis Valter Menezes, Eduardo Costa Ferreira, Humberto Sturaro e Sérgio Freire, primeiros comandantes das quatro Rondesps da capital baiana e da RMS foram homenageados. As praças fundadoras das referidas unidades também foram lembradas.
Atualmente, as CIPTs/Rondesps ampliam as ações operacionais da Polícia Militar da Bahia e de patrulhamento tático em todo o estado. Além das quatro unidades de Salvador e da RMS, as Rondesps também estão sediadas em: Barreiras (Oeste), Bom Jesus da Lapa (Meio-Oeste), Feira de Santana (Leste), Ilhéus (Sul), Itaberaba (Chapada), Juazeiro (Norte), Paulo Afonso (Nordeste), Santo Antônio de Jesus (Recôncavo), Teixeira de Freitas (Extremo Sul) e Vitória da Conquista (Sudoeste).
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (18)
-
Políticahá 3 dias
Revista Nova Bahia traz histórias de transformação e protagonismo popular em nova edição
-
São João 2025há 3 dias
Terminal Rodoviário de Salvador, ferry-boat e rodovias terão operações especiais
-
Serviçoshá 3 dias
Simm oferece 178 vagas para esta quarta-feira (18)