SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Casos suspeitos de intoxicação por metanol na Bahia são descartados

Exames e investigações afastam risco de contaminação por bebida adulterada no estado

Publicado

em

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) descartou os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados no estado,
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) descartou os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados no estado, durante reunião presidida pela secretária da Saúde, Roberta Santana, neste domingo (5), na sede da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A constatação foi realizada após exames laboratoriais e investigações conjuntas.

O primeiro caso, em Feira de Santana, envolvia um óbito, mas o laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT) apontou resultado negativo para metanol. O segundo, em Salvador, envolveu uma mulher de 23 anos atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também foi descartado após análise clínica e laboratorial, com ausência de acidose, melhora significativa do quadro e confirmação da procedência regular da bebida consumida.

Roberta Santana ressaltou que o governo estadual adotou providências imediatas para identificar possíveis casos clínicos compatíveis com intoxicação. Segundo ela, a sala de situação foi criada a pedido do governador Jerônimo Rodrigues, com o objetivo de integrar as ações entre as áreas da saúde, da segurança pública e do Ministério da Agricultura. “Estamos atuando de forma articulada em três eixos principais: o monitoramento e a investigação dos casos, o manejo clínico dos pacientes e a fiscalização efetiva da vigilância, em parceria com a Polícia Civil e com a segurança pública do nosso estado”, destacou.

A reunião contou com a presença do secretário da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e do superintendente de Agricultura e Pecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, Fábio Rodrigues, além de representantes do DPT, Polícia Civil, Procon-BA, Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA) e Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox-BA). O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, também participou de forma virtual. O encontro discutiu o cenário de alerta, alinhou protocolos e definiu novas medidas para proteger a população e evitar novas ocorrências.

Fluxo de atendimento e protocolos

A Bahia segue um fluxograma rigoroso para a condução de casos suspeitos de intoxicação por metanol, elaborado pela Sesab e validado pelos centros de toxicologia e vigilância estadual. O protocolo orienta os profissionais de saúde sobre a coleta laboratorial específica e o acionamento imediato do Ciatox-BA. O documento também determina o início precoce do tratamento com antídotos, como o etanol farmacêutico ou o fomepizol, e prevê a possibilidade de hemodiálise em situações graves.

ANÚNCIO

O fluxograma reforça ainda a importância do suporte clínico intensivo, do monitoramento neurológico e oftalmológico, e da comunicação entre as unidades hospitalares e a Central Estadual de Regulação (CER). O protocolo tem aplicação imediata em toda a rede estadual, municipal, filantrópica e privada, garantindo uma resposta integrada diante de possíveis casos de risco.

Vigilância e resposta integrada

No campo da fiscalização, Felipe Freitas destacou que o Procon-BA, vinculado à Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, vem ampliando o número de investigações e operações para coibir a venda de bebidas adulteradas. “Reforçamos campanhas de orientação junto aos consumidores e estabelecimentos, com apoio do Ministério Público e das associações de bares, restaurantes e supermercados”, afirmou. Ele também reforçou a importância da participação popular, tanto ao evitar produtos suspeitos quanto ao denunciar locais de comercialização irregular.

Em relação à produção de bebidas artesanais, o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Fábio Rodrigues, alertou para a necessidade de regularização dos produtores. “Produção artesanal não significa comercializar sem registro. A legislação exige que todo produtor tenha registro no Ministério da Agricultura para garantir a rastreabilidade e a segurança do consumo”, explicou.

Estoque preventivo

No sábado (4), a Bahia recebeu 90 ampolas de etanol farmacêutico enviadas pelo Ministério da Saúde ao almoxarifado central da Sesab, em Salvador. O produto é utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, substância usada ilegalmente na adulteração de bebidas alcoólicas. Cada tratamento pode exigir até 30 ampolas, o que torna o envio um reforço estratégico para o estado.

A secretária Roberta Santana destacou que a medida tem caráter preventivo e demonstra a capacidade de organização e resposta do sistema estadual de saúde. “A Bahia está preparada para agir com rapidez e segurança, articulando diferentes órgãos e garantindo proteção à população”, afirmou.

ANÚNCIO

O Governo do Estado mantém vigilância ativa e fluxograma rigoroso para condução de casos suspeitos de intoxicação, com protocolos específicos de coleta laboratorial, acionamento imediato do Ciatox-BA e tratamento com antídotos, como etanol farmacêutico ou fomepizol, além da possibilidade de hemodiálise em casos graves.

Saúde

Bahia terá novo centro estadual para reabilitação de pessoas com deficiência

Unidade no bairro do Stiep receberá mais de R$ 136 milhões em investimentos e ampliará capacidade de atendimento em 40%

Publicado

em

A Bahia ganhará um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR)
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A Bahia ganhará um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR) Luíza Câmara. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta quarta-feira (17), marcando mais um passo na ampliação da rede estadual de atenção às pessoas com deficiência.

“Essa é uma pauta muito especial para nós. É preciso cuidar da população que necessita desse cuidado especial. O intuito é regionalizar esse tipo de atendimento e ampliá-lo por toda a Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Com investimento estimado em R$ 80 milhões para obras e equipamentos, além de R$ 56 milhões referentes ao terreno — totalizando mais de R$ 136 milhões —, a unidade será implantada no bairro do Stiep e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos por mês.

O novo equipamento oferecerá serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também ampliará a oferta de atendimentos especializados, incluindo reabilitação visual, uso de equipamentos de alta tecnologia e uma oficina ortopédica para confecção e dispensação de órteses e próteses.

“É um centro de cuidado e acolhimento, não só para os pacientes, mas para toda a rede de apoio. Aqui, os quatro tipos de deficiência serão tratados, e vamos ampliar a capacidade de atendimento em 40%”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

ANÚNCIO

Ainda conforme a gestora, o CRECIR integra o plano estadual de expansão da rede de atenção à pessoa com deficiência, que reúne investimentos de R$ 387 milhões. A iniciativa prevê a ampliação da rede de reabilitação em todo o estado, com a implantação de novos centros e a requalificação de unidades já existentes.

Além dos atendimentos especializados, a unidade contará com estrutura moderna, recursos de alta tecnologia e espaços destinados a atividades que promovam o cuidado integral e humanizado dos usuários.

Mãe de Yan, de 16 anos, e de Théo, de 9, a dona de casa Daniela Oliveira Santos se emociona ao falar da trajetória do filho mais velho, acompanhado pelo CEPRED desde os dois anos de idade. Para ela, os resultados alcançados aumentam a expectativa em torno do novo centro.

“Eu ouvi muito que ele não ia falar, mas não desisti. Hoje, com a ajuda do CEPRED e da musicoterapia, consigo ouvir a voz do meu filho. Ver meu filho cantando é uma gratidão enorme”, relatou.

Novos centros no interior

Durante a agenda, o governador também autorizou a publicação do edital para a construção de quatro novos Centros Especializados de Reabilitação, que serão implantados nos municípios de Cruz das Almas, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Seabra. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a construção de um novo Centro Especializado em Reabilitação em Camaçari.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Governo da Bahia anuncia policlínica em Barra e amplia investimentos na saúde do Oeste

Pacote de R$ 35,4 milhões inclui nova unidade, equipamentos para UBS e reforço na assistência hospitalar

Publicado

em

nesta terça-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), anunciou a implantação de uma policlínica
Foto: Edimário Duplat / Saúde GovBA

Em visita ao Oeste baiano nesta terça-feira (16), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), anunciou a implantação de uma policlínica no município de Barra, além de um conjunto de investimentos voltados à ampliação da rede de saúde na região.

Com aporte superior a R$ 25 milhões — resultado de parceria entre o Governo do Estado e a União, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) —, a nova policlínica será a terceira unidade do tipo no Oeste baiano, somando-se às já existentes em Barreiras e Ibotirama.

A estrutura terá capacidade para oferecer consultas e exames especializados em áreas como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia e ortopedia, além da realização de pequenos procedimentos cirúrgicos. Também serão disponibilizados serviços de farmácia clínica, enfermagem, psicologia e nutrição, bem como exames como MAPA, Holter, ecocardiograma, teste ergométrico, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, mamografia, ultrassonografia com Doppler, raio-X, ressonância magnética e tomografia.

“Com o intuito de levar saúde para toda a população, o Governo do Estado tem promovido uma verdadeira transformação na Bahia. Nos últimos três anos, já foram entregues 14 hospitais, sendo três apenas na região Oeste. Esse compromisso é prioridade da nossa gestão, garantindo dignidade e acesso aos que mais precisam”, destacou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.

Durante a agenda em Barra, o governador Jerônimo Rodrigues também anunciou outras iniciativas para fortalecer a atenção primária. Entre as ações, estão a entrega de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios de Wanderley e de Fabrício Teixeira, além da autorização para a construção de novas UBS no bairro Viana e no povoado de Curralinho.

ANÚNCIO

Na ocasião, foi confirmado ainda o repasse do Comando Único das Ações e Serviços da Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar de Média e Alta Complexidade (MAC) ao Hospital Municipal Ana Marianni, bem como a entrega de uma ambulância modelo van ao município. No total, os investimentos anunciados somam R$ 35,4 milhões.

“Barra celebra hoje 153 anos de emancipação, e estamos trazendo investimentos importantes para construir um futuro melhor para a cidade. São obras que ampliam os serviços públicos e oferecem mais qualidade de vida à população. Trata-se de um conjunto de ações que reafirma o compromisso do Governo do Estado com o povo do Velho Chico”, afirmou o governador.

Continue Lendo

Saúde

Roberta Santana enquadra secretário de Salvador: “Maternidade recém-aberta não vira referência no grito”

Nas redes sociais, a secretária estadual da Saúde rebateu o secretário municipal de Salvador e cobrou que a Prefeitura assuma falhas na atenção básica e no pré-natal

Publicado

em

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, rebateu, nas redes sociais, declarações do secretário municipal da Saúde de Salvador,
Foto: Divulgação

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, rebateu, nas redes sociais, declarações do secretário municipal da Saúde de Salvador, Rodrigo Alves, que afirmou que a nova maternidade municipal teria virado referência para o Estado. Em tom duro, Roberta afirmou que a Prefeitura tenta transformar uma unidade recém-inaugurada em peça de propaganda, enquanto ignora a rede estadual que há décadas sustenta o atendimento materno-infantil na capital.

“Meu povo, vamos com calma. Uma maternidade recém-aberta não vira referência estadual no grito. Salvador passou quase 477 anos sem maternidade municipal. Enquanto isso, as maternidades estaduais seguraram e ainda seguram essa rede inteira. Só em 2025, as seis maternidades estaduais que ficam em Salvador fizeram mais de 84 mil atendimentos. Em 2026, já passamos de 40 mil. Então, menos animação e mais trabalho, secretário”, afirmou Roberta.

A secretária também criticou a tentativa da gestão municipal de atribuir ao Estado a demanda crescente da maternidade municipal. Segundo Roberta, antes da porta da maternidade existe uma responsabilidade básica da Prefeitura: garantir pré-natal, exames, acompanhamento e vinculação da gestante a uma unidade de referência.

“Antes da maternidade tem posto, pré-natal, exame e vinculação da gestante. Em Salvador, mais de 32% das gestantes não completam o pré-natal, que deve ser feito na atenção básica, responsabilidade do município. Se a mulher não é acompanhada direito, muitas vezes ela nem chega vinculada a uma maternidade. Não venha jogar no colo do Estado um dever de casa que a Prefeitura demorou quase 477 anos para começar a fazer”, disse.

Roberta afirmou ainda que os dados do próprio Plano Municipal de Saúde desmontam o discurso da Prefeitura. Em Salvador, três em cada dez gestantes não completam o pré-natal. O desempenho fica atrás de capitais como Belo Horizonte e Fortaleza. A secretária também apontou a baixa produção da atenção primária da capital baiana na comparação com outras cidades.

ANÚNCIO

“Quando a Prefeitura diz que não dá para falsear dados, deveria começar olhando para os próprios números. Em Salvador, três em cada dez gestantes não completam o pré-natal. Belo Horizonte passa de 82%. Fortaleza passa de 77%. Salvador fica atrás. E na atenção primária é pior: enquanto Belo Horizonte fez mais de 23 milhões de consultas médicas, Salvador fez 3,29 milhões. É sete vezes menos. Então, secretário, antes de tentar jogar a culpa no Estado, leia o Plano Municipal de Saúde da sua própria secretaria”, provocou.

Apesar das críticas, a secretária afirmou que toda nova unidade do SUS é importante, mas cobrou funcionamento pleno dos serviços anunciados pela Prefeitura. Ela citou, em especial, a ausência de emergência pediátrica no Hospital da Criança, equipamento municipal inaugurado pela gestão de Salvador.

“Toda porta aberta no SUS é importante. Mas tem que abrir de verdade. Não é só cortar fita, botar placa e fazer propaganda. Se é Hospital da Criança, cadê a emergência pediátrica funcionando? Abra a porta. Quem segurou mãe, bebê e criança em Salvador por décadas foi o Estado. Quem chegou agora na feira não pode dizer que inventou a banca”, afirmou.

Roberta encerrou a resposta defendendo a atuação do Governo do Estado na ampliação da rede de saúde e disse que a gestão do governador Jerônimo Rodrigues tem trabalhado com investimento, estrutura e ampliação do atendimento.

“O governador Jerônimo Rodrigues tem mostrado como se faz: com trabalho, investimento e ampliação da rede de atendimento. No fim das contas, o que importa não é o discurso. É ter maternidade com equipe, estrutura e cuidado em uma das horas mais importantes da vida. O que importa é a gestante encontrar atendimento quando precisa. E isso ela encontra nas maternidades estaduais”, concluiu.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas