Segurança
Caravana Bahia Sem Fogo inicia nova etapa com reforço a brigadas indígenas
Ações seguem até sábado (18) em quatro municípios e incluem entrega de mais de mil equipamentos para prevenção aos incêndios florestais
A Caravana Bahia Sem Fogo iniciou, nesta segunda-feira (13), uma nova etapa de ações na região da Costa do Descobrimento, com destaque para a entrega de equipamentos a brigadas indígenas e comunitárias. A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), segue até o próximo sábado (18), passando pelos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.
Considerada uma das principais estratégias do Programa Bahia Sem Fogo, a caravana funciona como uma força-tarefa itinerante voltada à prevenção de incêndios florestais, reunindo ciclos de diálogo, oficinas, atividades educativas e ações diretas junto às comunidades. A mobilização integra o Plano de Ações Preventivas e de Preparação para os Incêndios Florestais 2026 e tem como foco ampliar a sensibilização e a capacidade de resposta dos territórios mais vulneráveis.
A abertura das atividades ocorreu pela manhã, no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Eunápolis, reunindo representantes de órgãos estaduais, federais e municipais, além de brigadistas e lideranças indígenas.
Ainda no primeiro dia, a comitiva seguiu para a Aldeia Taquari, onde foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) às brigadas que atuam diretamente na primeira resposta aos focos de incêndio.
Ao longo desta edição, o Governo do Estado anunciou a entrega de mais de mil equipamentos, beneficiando pelo menos três brigadas da região, com prioridade para comunidades indígenas e povos tradicionais, que historicamente desempenham papel estratégico na proteção dos territórios e das áreas de vegetação nativa.
Representando o secretário do Meio Ambiente, o diretor de Programas e Projetos da Sema, Hans Ungar Neto, destacou a dimensão da iniciativa.
“Hoje estamos aqui em Eunápolis, dando início à terceira edição da Caravana Bahia Sem Fogo. Serão seis dias de atividades na região e, neste ano de 2026, vamos entregar mais de mil equipamentos entre EPIs e EPCs às brigadas, principalmente com foco nos povos indígenas. Em nome do Governo do Estado, agradecemos a participação de todos os órgãos que integram o comitê do Bahia Sem Fogo. Será uma semana de muito trabalho e de muitas ações nas comunidades”, afirmou.
A programação da tarde incluiu ainda uma palestra direcionada aos estudantes do Complexo Integrado de Educação Básica, reforçando o eixo educativo do programa e o trabalho de conscientização junto à juventude.
O coordenador da Unidade Regional Extremo Sul, Vasco Queiroz, ressaltou a importância da continuidade das ações preventivas em uma região que abrange 23 municípios e concentra áreas sensíveis da Costa do Descobrimento e da Costa das Baleias. Segundo ele, a articulação entre poder público, brigadas e comunidades tem sido decisiva para reduzir os impactos dos incêndios florestais.
“Pela segunda vez estamos iniciando aqui mais uma edição do Bahia Sem Fogo, uma iniciativa fundamental para a prevenção dos incêndios. Tivemos um cenário muito difícil em 2023 e a atuação do programa foi decisiva no enfrentamento das queimadas. Essa integração com os povos indígenas, o Corpo de Bombeiros e todos os órgãos envolvidos fortalece ainda mais esse trabalho”, destacou.
Na Aldeia Taquari II, o vice-cacique Piatã Tupinambá enfatizou a importância da entrega dos equipamentos e das capacitações promovidas pelo programa para fortalecer a atuação das brigadas indígenas nos próprios territórios.
“A iniciativa é muito importante porque garante capacitação e dá condições para que o povo indígena esteja na linha de frente da defesa contra os incêndios dentro do próprio território. Muitas vezes, as equipes externas demoram a chegar, e somos nós que vivemos e protegemos a floresta que agimos primeiro. Com os equipamentos adequados e o treinamento, conseguimos responder rapidamente e evitar que pequenos focos se transformem em grandes incêndios”, afirmou.
As ações da Caravana Bahia Sem Fogo contam com a participação transversal de diversos órgãos do Governo do Estado e instituições parceiras, entre eles o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/COPPA), o Corpo de Bombeiros Militar, o PrevFogo, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), além das secretarias municipais de meio ambiente e das brigadas locais.
Após a passagem por Eunápolis, a programação segue nesta terça-feira (14) em Porto Seguro, com encontros com gestores municipais, palestra em unidade escolar e atividade na comunidade de Aldeia Velha. Na quarta-feira (15), as ações chegam a Santa Cruz Cabrália, com entrega de equipamentos às brigadas locais.
A caravana retorna a Porto Seguro na quinta-feira (16), com agenda voltada às unidades de conservação e nova entrega de equipamentos. As atividades serão encerradas na sexta-feira (17) e no sábado (18), em Belmonte e na Aldeia Maturembá, no distrito de Ponto Central.
Segurança
Simulado reúne bombeiros do Nordeste em operação integrada na Bahia
Treinamento de 24 horas ocorre simultaneamente em quatro municípios e simula grandes desastres
Cenários de desabamento, enchentes, acidentes com múltiplas vítimas e buscas em áreas remotas fazem parte das simulações realizadas nesta quinta-feira (28), em diferentes regiões da Bahia, durante o 2º Simulado Operacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Nordeste (Siop/NE). A ação reúne equipes de corporações de toda a região em um treinamento ininterrupto de 24 horas, realizado simultaneamente em seis pontos distribuídos nos municípios de Salvador, Simões Filho, Mata de São João e Camaçari.
Organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o exercício tem como objetivo fortalecer a integração entre as equipes e aperfeiçoar protocolos utilizados em grandes emergências. A proposta busca aproximar os procedimentos adotados pelas corporações nordestinas e ampliar a capacidade de resposta conjunta em situações críticas.
Para o coordenador de Treinamento Operacional do CBMBA, tenente-coronel Soares Neto, os simulados são fundamentais para preparar as equipes diante de ocorrências reais de maior complexidade. “Essas atividades permitem aperfeiçoar técnicas, alinhar protocolos e fortalecer a atuação integrada entre os estados. É um treinamento importante para garantir respostas mais rápidas e coordenadas em situações de emergência”, destacou.
O primeiro cenário das atividades ocorreu no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, onde foi realizada uma simulação de busca e resgate em estruturas colapsadas. Ao longo do dia, os bombeiros também participam de operações em áreas atingidas por deslizamentos, salvamento veicular, buscas subaquáticas, situações de inundação e resgates em locais de difícil acesso.
Além do treinamento prático, o 2º Siop/NE também tem como foco o fortalecimento da cooperação entre os Corpos de Bombeiros Militares do Nordeste, ampliando o alinhamento operacional das equipes e a preparação para atuação integrada em desastres e grandes emergências na região.
Segurança
Bombeiros do Nordeste iniciam congresso técnico com foco em integração e resposta a desastres
Evento em Salvador reúne corporações para padronizar protocolos e aprimorar ações conjuntas em emergências
O aperfeiçoamento das técnicas utilizadas em ocorrências de desastres e grandes emergências começou a ser discutido nesta quarta-feira (27), em Salvador, durante a abertura do Congresso Técnico do 2º Simulado Operacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Nordeste (Siop/NE). O encontro reúne corporações de diferentes estados da região para atividades voltadas à padronização de protocolos de segurança e ao fortalecimento da atuação conjunta em situações críticas.
A abertura foi realizada na capital baiana e marcou o início da programação técnica do evento, que segue com oficinas, instruções e simulados práticos em Salvador, Simões Filho, Mata de São João e Camaçari. As atividades incluem treinamentos de busca e resgate em áreas remotas, estruturas colapsadas, deslizamentos de terra, salvamento veicular, buscas subaquáticas e atuação em cenários de inundação e enxurradas.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel BM Aloísio Mascarenhas, a integração entre as corporações fortalece a capacidade de resposta da região. “Esse é um momento importante de troca de experiências e alinhamento das ações. Quando diferentes corporações treinam juntas, conseguimos ampliar a capacidade de atuação integrada em situações reais de emergência”, afirmou.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou que o simulado reforça a integração entre os estados do Nordeste e contribui para o preparo das corporações em situações de crise, desastres e ações de defesa civil. Segundo ele, o encontro também promove a troca de experiências entre representantes nacionais e internacionais. “Esse simulado fortalece a capacidade operacional dos bombeiros militares da Bahia e dos demais estados do Nordeste, além de reforçar as políticas de integração para atuação regional”, disse.
Os simulados práticos começam nesta quinta-feira (28), a partir das 8h, em diferentes pontos da Bahia. As atividades serão realizadas no 3º Batalhão de Bombeiros Militar, em Salvador; no Engenho Velho de Brotas; no Instituto Militar de Ensino Superior (Imesb), em Simões Filho; na Reserva Sapiranga, em Mata de São João; e na Reserva Uirapuru, em Barra do Pojuca, distrito de Camaçari.
Segurança
Operação Ressonância intensifica combate a veículos irregulares no Norte da Bahia
Ação integrada mobiliza forças de segurança em Juazeiro e Paulo Afonso e identifica 19 irregularidades no primeiro dia
A Secretaria da Segurança Pública deu início, nesta segunda-feira (25), ao segundo ciclo da Operação Ressonância, ação integrada realizada nos municípios de Juazeiro e Paulo Afonso até a próxima sexta-feira (29). Ao longo da semana, as equipes atuam com fiscalização em vias públicas e inspeções técnicas em pátios de veículos apreendidos.
No primeiro dia da operação, 19 veículos em situação irregular foram identificados. A iniciativa tem como objetivo combater crimes relacionados à adulteração, clonagem e circulação de automóveis com restrição de furto ou roubo.
Ao todo, 217 veículos foram inspecionados, sendo 145 vistoriados em pátios e 72 abordados em vias públicas. A ação reúne equipes da Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os trabalhos contam ainda com o uso de tecnologia de escaneamento eletrônico e sistemas de inteligência integrada, que auxiliam na aplicação dos critérios técnicos de fiscalização.
O comandante do Batalhão Apolo da Polícia Militar, tenente-coronel Edmundo Assemany, destacou a importância da atuação conjunta entre as forças de segurança. “Uma operação como essa reforça a importância do trabalho integrado, impulsionado pelo uso de tecnologia e inteligência que ampliam a eficiência das ações policiais”, afirmou.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (27)
-
Serviçoshá 3 diasEmbasa identifica furto de água em Maiquinique e desativa ligação clandestina
-
Políticahá 2 diasAvanço do PGP gera reação da oposição na Bahia, avalia presidente do PT
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 239 vagas para esta quarta-feira (27)
