Segurança
Caravana Bahia Sem Fogo inicia nova etapa com reforço a brigadas indígenas
Ações seguem até sábado (18) em quatro municípios e incluem entrega de mais de mil equipamentos para prevenção aos incêndios florestais
A Caravana Bahia Sem Fogo iniciou, nesta segunda-feira (13), uma nova etapa de ações na região da Costa do Descobrimento, com destaque para a entrega de equipamentos a brigadas indígenas e comunitárias. A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), segue até o próximo sábado (18), passando pelos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.
Considerada uma das principais estratégias do Programa Bahia Sem Fogo, a caravana funciona como uma força-tarefa itinerante voltada à prevenção de incêndios florestais, reunindo ciclos de diálogo, oficinas, atividades educativas e ações diretas junto às comunidades. A mobilização integra o Plano de Ações Preventivas e de Preparação para os Incêndios Florestais 2026 e tem como foco ampliar a sensibilização e a capacidade de resposta dos territórios mais vulneráveis.
A abertura das atividades ocorreu pela manhã, no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Eunápolis, reunindo representantes de órgãos estaduais, federais e municipais, além de brigadistas e lideranças indígenas.
Ainda no primeiro dia, a comitiva seguiu para a Aldeia Taquari, onde foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) às brigadas que atuam diretamente na primeira resposta aos focos de incêndio.
Ao longo desta edição, o Governo do Estado anunciou a entrega de mais de mil equipamentos, beneficiando pelo menos três brigadas da região, com prioridade para comunidades indígenas e povos tradicionais, que historicamente desempenham papel estratégico na proteção dos territórios e das áreas de vegetação nativa.
Representando o secretário do Meio Ambiente, o diretor de Programas e Projetos da Sema, Hans Ungar Neto, destacou a dimensão da iniciativa.
“Hoje estamos aqui em Eunápolis, dando início à terceira edição da Caravana Bahia Sem Fogo. Serão seis dias de atividades na região e, neste ano de 2026, vamos entregar mais de mil equipamentos entre EPIs e EPCs às brigadas, principalmente com foco nos povos indígenas. Em nome do Governo do Estado, agradecemos a participação de todos os órgãos que integram o comitê do Bahia Sem Fogo. Será uma semana de muito trabalho e de muitas ações nas comunidades”, afirmou.
A programação da tarde incluiu ainda uma palestra direcionada aos estudantes do Complexo Integrado de Educação Básica, reforçando o eixo educativo do programa e o trabalho de conscientização junto à juventude.
O coordenador da Unidade Regional Extremo Sul, Vasco Queiroz, ressaltou a importância da continuidade das ações preventivas em uma região que abrange 23 municípios e concentra áreas sensíveis da Costa do Descobrimento e da Costa das Baleias. Segundo ele, a articulação entre poder público, brigadas e comunidades tem sido decisiva para reduzir os impactos dos incêndios florestais.
“Pela segunda vez estamos iniciando aqui mais uma edição do Bahia Sem Fogo, uma iniciativa fundamental para a prevenção dos incêndios. Tivemos um cenário muito difícil em 2023 e a atuação do programa foi decisiva no enfrentamento das queimadas. Essa integração com os povos indígenas, o Corpo de Bombeiros e todos os órgãos envolvidos fortalece ainda mais esse trabalho”, destacou.
Na Aldeia Taquari II, o vice-cacique Piatã Tupinambá enfatizou a importância da entrega dos equipamentos e das capacitações promovidas pelo programa para fortalecer a atuação das brigadas indígenas nos próprios territórios.
“A iniciativa é muito importante porque garante capacitação e dá condições para que o povo indígena esteja na linha de frente da defesa contra os incêndios dentro do próprio território. Muitas vezes, as equipes externas demoram a chegar, e somos nós que vivemos e protegemos a floresta que agimos primeiro. Com os equipamentos adequados e o treinamento, conseguimos responder rapidamente e evitar que pequenos focos se transformem em grandes incêndios”, afirmou.
As ações da Caravana Bahia Sem Fogo contam com a participação transversal de diversos órgãos do Governo do Estado e instituições parceiras, entre eles o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/COPPA), o Corpo de Bombeiros Militar, o PrevFogo, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), além das secretarias municipais de meio ambiente e das brigadas locais.
Após a passagem por Eunápolis, a programação segue nesta terça-feira (14) em Porto Seguro, com encontros com gestores municipais, palestra em unidade escolar e atividade na comunidade de Aldeia Velha. Na quarta-feira (15), as ações chegam a Santa Cruz Cabrália, com entrega de equipamentos às brigadas locais.
A caravana retorna a Porto Seguro na quinta-feira (16), com agenda voltada às unidades de conservação e nova entrega de equipamentos. As atividades serão encerradas na sexta-feira (17) e no sábado (18), em Belmonte e na Aldeia Maturembá, no distrito de Ponto Central.
Segurança
Chega a Salvador casal líder de facção capturado pela Polícia da Bahia na Bolívia
Avião da Polícia Federal pousou na manhã deste sábado (16), em Salvador, com escolta da PC e da FICCO
Chegou a Salvador na manhã deste sábado (16), o casal líder de uma facção capturado pela Polícia da Bahia no dia 10 de maio (último domingo), na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
Um avião da Polícia Federal pousou no Aeroporto Internacional de Salvador com a dupla que estava custodiada na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Equipes da Polícia Civil (CORE e POLINTER), da PF e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia garantiram a segurança no perímetro.
O casal tem envolvimento com tráficos de drogas e armas, mortes violentas, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores. Na Bolívia, a dupla morava em uma casa avaliada em R$ 6 milhões.
“Com foco na captura de lideranças e na asfixia financeira do crime organizado, a Polícia da Bahia capturou seis traficantes na Bolívia em 2026”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Acrescentou também que a integração e a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência qualificam o trabalho desenvolvido pelas Forças Estaduais e Federais. “Vamos seguir combatendo de forma incansável o crime organizado”, garantiu Werner.
Segurança
Caravana Bahia Sem Fogo inicia ações na Chapada Diamantina
Iniciativa percorre 14 municípios com atividades educativas, capacitação de brigadas e fortalecimento da atuação comunitária
A Caravana Bahia Sem Fogo iniciou sua programação na Chapada Diamantina com a abertura oficial da segunda edição de 2026, realizada nesta quinta-feira (14), em Lençóis. A cerimônia ocorreu na Casa e Memorial Afrânio Peixoto e reuniu representantes da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), além de órgãos parceiros, brigadistas, lideranças e gestores municipais para discutir estratégias de prevenção e preparação nos territórios.
Coordenada pela Sema, em parceria com órgãos estaduais e instituições locais, a Caravana percorrerá 14 municípios da Chapada Diamantina entre os dias 13 e 29 de maio. Ao longo do percurso, a programação inclui atividades educativas, oficinas comunitárias, mobilização social, capacitações e entrega de equipamentos, como parte de uma estratégia voltada à preparação das comunidades antes do período mais crítico para a ocorrência de incêndios florestais.
A atividade contou com a presença da chefe de gabinete da Sema e coordenadora do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Daniella Fernandes, e da superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental, Maiana Pitombo.
Segundo Daniella Fernandes, a Caravana tem papel estratégico ao fortalecer a atuação preventiva nos territórios. “A Caravana é uma atividade permanente, realizada antes do período mais crítico dos incêndios florestais. Além das oficinas com as comunidades e da entrega de equipamentos para as brigadas, a iniciativa promove formação e articulação nos territórios. Agora, avançamos para a criação dos subcomitês regionais, etapa importante para fortalecer o planejamento e a governança local, ampliando a escuta das demandas das comunidades”, destacou.
A programação também incluiu atividades em campo. Em Lençóis, equipes realizaram ações na Escola Municipal Theresinha Guerra de Athayde Macêdo e na comunidade quilombola do Remanso, com atividades educativas junto a estudantes e apresentação de equipamentos de proteção individual e coletivo (EPI/EPC), posteriormente entregues à comunidade.
O apoio às brigadas voluntárias é uma das frentes centrais da iniciativa, considerando o papel estratégico desses grupos no monitoramento, na prevenção e na resposta inicial a ocorrências. Para Delvan Souza, liderança da comunidade quilombola do Remanso e incentivador da criação da brigada local, a ação fortalece a mobilização comunitária. “Essa iniciativa vai além de uma ação pontual. Combater o fogo também é proteger o lugar onde vivemos. O kit recebido fortalece um sonho antigo da nossa comunidade: estruturar nossa brigada quilombola. Acreditamos que esse trabalho ajudará a proteger ainda mais o nosso território”, afirmou.
Programação
As atividades em Lençóis tiveram início na terça-feira (13), com ações preparatórias voltadas principalmente ao público estudantil. A programação incluiu visitas e palestras em escolas da sede e da zona rural, abordando temas como prevenção ao fogo, conservação ambiental e proteção dos territórios, com o objetivo de ampliar a conscientização entre crianças e adolescentes.
A Caravana segue agora para os municípios de Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Barra da Estiva, Rio de Contas, Abaíra, Palmeiras, Iraquara, Morro do Chapéu, Miguel Calmon, Jacobina, Saúde e Jaguarari. Os locais foram definidos com base em critérios técnicos, como análises de dados geoespaciais, séries históricas de focos de incêndio, projeções de escassez hídrica e informações operacionais sobre áreas prioritárias para ações preventivas.
Denúncias
Casos de incêndios florestais podem ser comunicados pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo número 193, contribuindo para uma resposta mais rápida e para a proteção dos territórios.
Segurança
Polícia apreende drogas, munições e carregador de fuzil no Campo Lindo
Material foi encontrado após fuga de suspeito durante patrulhamento na região; caso foi encaminhado à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes
Durante patrulhamento na região do Campo Lindo, guarnições foram acionadas por moradores que relataram uma movimentação suspeita em um imóvel localizado na Rua Parque Antártica, onde um indivíduo teria recebido certa quantidade de entorpecentes.
Nas imediações do endereço citado, os policiais perceberam que um suspeito fugiu ao notar a aproximação da viatura, abandonando seus pertences. Na verificação do material dispensado, foram encontrados entorpecentes e munições de calibres variados.
Na ação, foram apreendidas 248 pedras de crack; 17 tabletes e 75 porções de maconha; 10 tabletes e 15 porções de cocaína; um carregador de fuzil; 414 munições de diversos calibres; três balanças de precisão; três cadernos com anotações; além de porções de comprimidos e embalagens utilizadas para acondicionamento de drogas.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (14)
-
Políticahá 3 diasGoverno da Bahia amplia rede de saúde regional e anuncia novos investimentos em Guanambi
-
Agronegóciohá 2 diasGovernador participa da abertura da Expo Guanambi 2026 e destaca fortalecimento da agropecuária regional
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (15)
