Segurança
Caravana Bahia Sem Fogo inicia nova etapa com reforço a brigadas indígenas
Ações seguem até sábado (18) em quatro municípios e incluem entrega de mais de mil equipamentos para prevenção aos incêndios florestais
A Caravana Bahia Sem Fogo iniciou, nesta segunda-feira (13), uma nova etapa de ações na região da Costa do Descobrimento, com destaque para a entrega de equipamentos a brigadas indígenas e comunitárias. A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), segue até o próximo sábado (18), passando pelos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.
Considerada uma das principais estratégias do Programa Bahia Sem Fogo, a caravana funciona como uma força-tarefa itinerante voltada à prevenção de incêndios florestais, reunindo ciclos de diálogo, oficinas, atividades educativas e ações diretas junto às comunidades. A mobilização integra o Plano de Ações Preventivas e de Preparação para os Incêndios Florestais 2026 e tem como foco ampliar a sensibilização e a capacidade de resposta dos territórios mais vulneráveis.
A abertura das atividades ocorreu pela manhã, no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Eunápolis, reunindo representantes de órgãos estaduais, federais e municipais, além de brigadistas e lideranças indígenas.
Ainda no primeiro dia, a comitiva seguiu para a Aldeia Taquari, onde foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) às brigadas que atuam diretamente na primeira resposta aos focos de incêndio.
Ao longo desta edição, o Governo do Estado anunciou a entrega de mais de mil equipamentos, beneficiando pelo menos três brigadas da região, com prioridade para comunidades indígenas e povos tradicionais, que historicamente desempenham papel estratégico na proteção dos territórios e das áreas de vegetação nativa.
Representando o secretário do Meio Ambiente, o diretor de Programas e Projetos da Sema, Hans Ungar Neto, destacou a dimensão da iniciativa.
“Hoje estamos aqui em Eunápolis, dando início à terceira edição da Caravana Bahia Sem Fogo. Serão seis dias de atividades na região e, neste ano de 2026, vamos entregar mais de mil equipamentos entre EPIs e EPCs às brigadas, principalmente com foco nos povos indígenas. Em nome do Governo do Estado, agradecemos a participação de todos os órgãos que integram o comitê do Bahia Sem Fogo. Será uma semana de muito trabalho e de muitas ações nas comunidades”, afirmou.
A programação da tarde incluiu ainda uma palestra direcionada aos estudantes do Complexo Integrado de Educação Básica, reforçando o eixo educativo do programa e o trabalho de conscientização junto à juventude.
O coordenador da Unidade Regional Extremo Sul, Vasco Queiroz, ressaltou a importância da continuidade das ações preventivas em uma região que abrange 23 municípios e concentra áreas sensíveis da Costa do Descobrimento e da Costa das Baleias. Segundo ele, a articulação entre poder público, brigadas e comunidades tem sido decisiva para reduzir os impactos dos incêndios florestais.
“Pela segunda vez estamos iniciando aqui mais uma edição do Bahia Sem Fogo, uma iniciativa fundamental para a prevenção dos incêndios. Tivemos um cenário muito difícil em 2023 e a atuação do programa foi decisiva no enfrentamento das queimadas. Essa integração com os povos indígenas, o Corpo de Bombeiros e todos os órgãos envolvidos fortalece ainda mais esse trabalho”, destacou.
Na Aldeia Taquari II, o vice-cacique Piatã Tupinambá enfatizou a importância da entrega dos equipamentos e das capacitações promovidas pelo programa para fortalecer a atuação das brigadas indígenas nos próprios territórios.
“A iniciativa é muito importante porque garante capacitação e dá condições para que o povo indígena esteja na linha de frente da defesa contra os incêndios dentro do próprio território. Muitas vezes, as equipes externas demoram a chegar, e somos nós que vivemos e protegemos a floresta que agimos primeiro. Com os equipamentos adequados e o treinamento, conseguimos responder rapidamente e evitar que pequenos focos se transformem em grandes incêndios”, afirmou.
As ações da Caravana Bahia Sem Fogo contam com a participação transversal de diversos órgãos do Governo do Estado e instituições parceiras, entre eles o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/COPPA), o Corpo de Bombeiros Militar, o PrevFogo, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), além das secretarias municipais de meio ambiente e das brigadas locais.
Após a passagem por Eunápolis, a programação segue nesta terça-feira (14) em Porto Seguro, com encontros com gestores municipais, palestra em unidade escolar e atividade na comunidade de Aldeia Velha. Na quarta-feira (15), as ações chegam a Santa Cruz Cabrália, com entrega de equipamentos às brigadas locais.
A caravana retorna a Porto Seguro na quinta-feira (16), com agenda voltada às unidades de conservação e nova entrega de equipamentos. As atividades serão encerradas na sexta-feira (17) e no sábado (18), em Belmonte e na Aldeia Maturembá, no distrito de Ponto Central.
Segurança
Bahia firma acordo com TSE para ampliar identificação biométrica e fortalecer investigações
Cooperação técnica permitirá acesso à Base de Dados da Identificação Civil Nacional, ampliando recursos de identificação utilizados pelas forças de segurança do estado
O Governo da Bahia firmou, na última sexta-feira (9), um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para integrar bases de dados de identificação e ampliar os recursos tecnológicos utilizados nas atividades de segurança pública.
A iniciativa prevê o compartilhamento de informações e a disponibilização de ferramentas tecnológicas destinadas a apoiar os procedimentos de identificação de pessoas, fortalecendo o trabalho realizado pelos órgãos estaduais responsáveis pela segurança e perícia criminal.
De acordo com o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes, o TSE disponibilizará serviços de consulta à Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN), respeitando os limites legais e tecnológicos estabelecidos.
“O acordo garante acesso aos dados biométricos exclusivamente à Polícia Civil e à Polícia Científica da Bahia, além dos órgãos vinculados a elas, conforme os critérios definidos”, explicou.
Com a integração, os profissionais de investigação e identificação passarão a contar com uma base ampliada de referências biométricas. Atualmente, a BDICN reúne dados de aproximadamente 160 milhões de eleitores, aumentando significativamente as possibilidades de comparação e validação de informações.
Entre os principais benefícios da medida estão o reforço das pesquisas papiloscópicas, a comparação de impressões digitais, a identificação de fragmentos coletados em locais de crime e a utilização de ferramentas de autenticação biométrica para confirmação de identidade.
A cooperação também prevê a atualização contínua da Base de Dados da Identificação Civil Nacional a partir dos registros estaduais, além da integração entre sistemas tecnológicos e da capacitação dos servidores responsáveis pela operação das plataformas.
Segundo os órgãos envolvidos, a iniciativa busca modernizar os procedimentos de identificação civil e criminal, ampliar a eficiência das investigações e fortalecer a atuação técnica das instituições de segurança pública da Bahia.
Segurança
Reconhecimento Facial da SSP alcança marca de 2 mil foragidos localizados em 2026
Tecnologia da Segurança Pública da Bahia supera em 16% o desempenho do mesmo período do ano passado e caminha para bater novo recorde de capturas
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) atingiu, nesta quinta-feira (15), a marca de 2.000 foragidos da Justiça localizados em 2026, consolidando-se como uma das principais ferramentas de apoio às forças de segurança do estado.
O número representa um crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2025, quando, entre janeiro e outubro, a tecnologia contribuiu para a captura de 1.712 pessoas com mandados de prisão em aberto.
O foragido de número 2.000 foi identificado e capturado no município de Dias d’Ávila. Contra ele havia um mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia.
Em todo o ano de 2025, o sistema auxiliou na localização de 2.060 procurados pela Justiça. Com uma média de sete prisões por dia em 2026, a projeção da SSP é encerrar o ano com aproximadamente 2.525 capturas, estabelecendo um novo recorde anual.
Desde sua implantação, em 2019, a tecnologia já contribuiu para a localização de 6.446 pessoas com ordens judiciais expedidas. O sistema é integrado ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, o avanço nos resultados está relacionado aos investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de segurança.
“Com a contratação de 11 mil novos policiais, peritos e bombeiros, o reposicionamento de câmeras e o investimento nas novas Plataformas de Observação Elevada (POE), ampliamos a eficiência da ferramenta”, destacou o secretário.
Werner acrescentou que o governo continuará investindo na modernização das forças policiais e de bombeiros, com o objetivo de qualificar ainda mais os serviços prestados à população baiana.
Segurança
Operações contra facções apreendem mais de 1,5 tonelada de drogas em apenas 48 horas
Ações integradas das forças estaduais e federais resultaram em grandes apreensões de maconha, cocaína e crack, além do desmonte de esquemas de tráfico interestadual e internacional
A intensificação das operações de combate ao crime organizado fez a Bahia atingir a marca de 16 toneladas de drogas apreendidas em 2026. O resultado foi alcançado após as ações realizadas nas últimas 48 horas pelas forças estaduais e federais de segurança pública, reforçando o enfrentamento às organizações criminosas que atuam no estado.
Entre os destaques está a operação conduzida pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que desarticulou um galpão utilizado para armazenamento de entorpecentes em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. No local, os policiais apreenderam cerca de uma tonelada de maconha, cocaína e crack.
Outra ação de grande impacto ocorreu no Porto de Salvador, onde equipes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA) frustraram uma tentativa de tráfico internacional de drogas. Aproximadamente 200 quilos de cocaína foram localizados escondidos no casco de um navio que seguiria para a Europa.
No interior do estado, as forças de segurança também registraram apreensões expressivas. No município de Abaré, na região Norte da Bahia, policiais militares interceptaram 320 quilos de drogas ocultados em uma carga de verduras.
Já em Vitória da Conquista, equipes da Polícia Civil encontraram 30 quilos de cocaína escondidos dentro de um sofá, durante ação de investigação e combate ao tráfico de entorpecentes.
Integração e inteligência
Segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, os resultados refletem a atuação integrada entre as forças estaduais e federais, baseada no compartilhamento de informações e no emprego de inteligência policial.
“O resultado das ações promovidas pelas Forças Federais e Estaduais é oriundo da aplicação da doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência (POI). Trabalhamos em rede, compartilhando informações e qualificando o combate às facções”, destacou o secretário.
A estratégia de integração entre as instituições tem permitido identificar rotas de tráfico, localizar depósitos clandestinos e ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança contra organizações criminosas que atuam dentro e fora da Bahia.
-
Agriculturahá 1 diaBahia terá previsão oficial da safra de cacau após acordo entre Estado e Governo Federal
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (14)
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (13)
-
Esportehá 1 diaProjetos esportivos do Governo da Bahia ampliam participação feminina e revelam novos talentos
