Cidade
Câmara retoma sessão nesta terça (25) no Centro de Cultura
Medida foi tomada após Corpo de Bombeiros controlar incêndio em parte do teto e forro do Paço Municipal

O Paço Municipal, que abriga a Câmara de Salvador, foi interditado na tarde desta segunda-feira (24), após o incêndio que atingiu parte do teto e forro e foi debelado pelo Corpo de Bombeiros. Para garantir a continuidade dos trabalhos, o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), transferiu a realização das sessões ordinárias para o auditório do Centro de Cultura da Câmara, a partir desta terça-feira (25), às 14h30.
A Defesa Civil notificou a Câmara de Salvador sobre a interdição da área que foi atingida pelo fogo, basicamente no telhado sobre o Salão Nobre e das salas de comissões. A área de acesso ao Memorial também foi interditada por conta da grande quantidade de água utilizada para debelar o incêndio, fazendo peso sobre o piso.
Por cautela, todo o prédio foi interditado até́ a equipe de manutenção predial realizar os trabalhos técnicos necessários e a perícia identificar as causas do incêndio.
Alguns setores que funcionam no prédio quadricentenário do Paço Municipal serão relocados para outros espaços e alguns funcionários vão trabalhar em regime de home-office.
Cidade
Tráfego será modificado em Paripe a partir deste sábado (8)
As equipes da Semob estarão na região para orientar motoristas e usuários sobre as alterações

Em razão de uma obra da Embasa que será realizada em Paripe, entre as ruas Almirante Tamandaré, Dr. Eduardo Dotto e Avenida São Luís, as linhas de ônibus que atendem a localidade terão os itinerários modificados a partir deste sábado (8). A previsão é que as intervenções tenham duração de uma semana, e o trecho ficará completamente interditado para o tráfego neste período.
As linhas 1708 – Terminal Águas Claras x Lagoa da Paixão, 1603 – Base Naval x Hospital do Subúrbio, 1607 – Paripe x Barra, 1608 – Paripe x Ribeira, 1625 – Paripe x Aeroporto (via Cajazeiras) e 1671 – Paripe x Iguatemi serão diretamente afetadas pelas intervenções. As linhas que têm destino ou base operacional em Paripe ou Tubarão deverão acessar a Avenida São Luís, Rua 2 de Julho de Paripe, Rua da Independência, e Rua Iriguaçu – sentido Paripe -, ou Rua Dr. Eduardo Dotto – sentido Tubarão.
As demais linhas deverão realizar o retorno na Rotatória de Paripe, enquanto as linhas que iniciam na frente do Centro de Abastecimento deverão iniciar as viagens na Rotatória.
As equipes da Semob e prepostos da concessionária estarão na região para orientar motoristas e usuários sobre as alterações. Após a conclusão da obra, o itinerário regular das linhas será retomado normalmente.
Cidade
Obras do VLT na Calçada avançam com implantação dos primeiros trilhos
O modal terá extensão de 36,4 quilômetros, com capacidade para transportar aproximadamente 100 mil passageiros por dia

Com os primeiros testes previstos para o início de 2026, a implantação do VLT de Salvador, que vem sendo construído pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), segue avançando. Na manhã̃ deste domingo (23), o governador Jerônimo Rodrigues realizou uma visita técnica às obras, na Estação Calçada.
No total, o modal terá 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento é de mais de R$ 5 bilhões. “Já tivemos aqui diversas vezes, mas hoje me animou bastante. Já estamos vendo os trilhos assentados”, comemorou Jerônimo.
O diretor de Obras, da CTB, Eracy Lafuente, destacou os avanços e o andamento dos trabalhos. “Em menos de 8 meses, nós conseguimos realizar os primeiros assentamentos de trilhos numa linha de estacionamento. Estamos muito satisfeitos com o ritmo da obra, que não tem precedentes no Brasil em termos de evolução em obra metroviária”, declarou.
Com capacidade para transportar, aproximadamente, 100 mil passageiros por dia, o modal vai representar transporte com rapidez, segurança, conforto e será um vetor de desenvolvimento econômico para a capital e região metropolitana.
“Eu quero agradecer a população do Subúrbio, que compreende. A gente não faz reforma de casa sem trazer algum tipo de transtorno, mas é um transtorno que, daqui a pouco, nós veremos os benefícios. Já, já todos verão, sobre esses trilhos aqui, os trens e os vagões”, concluiu o governador.
Após oito meses do início das obras, na Calçada, a execução do projeto do VLT já alcançou 12,8% do total a ser construído no Trecho 1. “Além de trilhos, nós estamos realizando o assentamento de dutos de energia e de telecomunicações. Estamos muito otimistas para um bom desenvolvimento e uma entrega bem rápida para a população do Subúrbio. A nossa meta é entregar a funcionalidade do pátio até dezembro deste ano, para que a gente possa receber o primeiro trem da CAF [Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles – empresa responsável pelo revisão técnica dos trens]”, explicou Eracy.
Recondicionamento técnico
Na quarta-feira (19), em São Paulo, o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou o serviço de revisão técnica dos trens do VLT adquiridos do Governo do Mato Grosso. “Fiquei muito impressionado pela qualidade dos veículos, pelo trabalho sério que a empresa espanhola vem fazendo. O primeiro trem deve chegar em Salvador até o início de 2026, quando serão realizados os testes dinâmicos”, enfatizou o chefe do executivo.
Uma equipe de engenheiros e técnicos em mecânica e elétrica tem trabalhado na atualização dos trens, que consiste na checagem completa da carroceria, motores e parte interna das composições. Também será feita a troca de peças de borracha, baterias, renovação da pintura e teste em todos os equipamentos mecânicos e elétricos, com a substituição do que for necessário.
Progresso da obra
Até o momento foram desembarcadas em Salvador 63 carretas, transportando 3036 barras de trilhos, totalizando 44.874 metros. Equipamentos elétricos, como cubículos de média tensão, bobinas de cabos e postes, também já chegaram à capital baiana.
No Trecho 1, que vai da Ilha de São João à Calçada, os trabalhos estão em andamento. Essa etapa inclui a elaboração de projetos, obtenções de licenças, serviços de terraplenagem, drenagem, recomposição de contenção ao longo da via, além de testes dos equipamentos elétricos adquiridos do Governo do Mato Grosso.
Já no Trecho 2, que compreende o trajeto entre Paripe a Águas Claras, os serviços estão sendo executados prioritariamente entre a rótula de acesso ao Hospital do Subúrbio e o Terminal de Integração de Águas Claras. Cerca de 9,25% das obras foram executadas, incluindo elaboração de projetos, obtenções de licenças, atividades de terraplenagem, e fundação para início do viaduto de Águas Claras.
O Trecho 3, de Águas Claras a Piatã, que fará a integração com o Bairro da Paz, está na fase inicial da obra.
Cidade
Tarifas do metrô e transporte metropolitano terão reajuste zero
O governador anunciou que o Governo do Estado vai assumir o custo. O projeto de lei será enviado para a Alba

“Não haverá aumento na tarifa para quem vai usar o metrô e o ônibus da região metropolitana”, anunciou o governador Jerônimo Rodrigues, nesta quinta-feira (20). Durante uma reunião, que contou com a presença de secretários estaduais envolvidos com o tema, vereadores de Salvador, deputados estaduais e do vice-governador, Geraldo Júnior, ficou estabelecido que o Governo do Estado vai assumir o custo. O projeto de lei será enviado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“Se o Estado não bancasse esse custo do metrô e do ônibus metropolitano, o trabalhador que usa um transporte coletivo em Salvador ficaria pagando R$ 11, então, por aí você tem a dimensão da importância do papel do Estado”, explicou o governador.
Com essa decisão, as tarifas vão permanecer nos mesmos valores, R$ 4,10 no metrô, e nos ônibus, as que são praticadas atualmente, a depender da localidade atendida. O impacto aos cofres públicos está estimado em R$ 70 milhões ao ano, sendo R$ 39 milhões com o sistema metroviário, e R$ 30,4 milhões com a frota da região metropolitana.
Um estudo realizado pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) indicou que com o custeio do Estado, a tarifa está estabelecida em R$ 4,10. Já sem o aporte, o valor seria de R$ 9,21.
O Governo da Bahia aplicou R$ 8,1 bilhões no sistema metroviário, sendo R$ 4,4 bilhões na construção e R$ 3,7 bilhões na operação. O modal é responsável pelo transporte mensal de 9,4 milhões de pessoas. Somente em 2024 foram realizadas 118 milhões de viagens, sendo necessário um aporte de R$686 milhões para cobrir a operação.