Cidade
Câmara retoma sessão nesta terça (25) no Centro de Cultura
Medida foi tomada após Corpo de Bombeiros controlar incêndio em parte do teto e forro do Paço Municipal
O Paço Municipal, que abriga a Câmara de Salvador, foi interditado na tarde desta segunda-feira (24), após o incêndio que atingiu parte do teto e forro e foi debelado pelo Corpo de Bombeiros. Para garantir a continuidade dos trabalhos, o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), transferiu a realização das sessões ordinárias para o auditório do Centro de Cultura da Câmara, a partir desta terça-feira (25), às 14h30.
A Defesa Civil notificou a Câmara de Salvador sobre a interdição da área que foi atingida pelo fogo, basicamente no telhado sobre o Salão Nobre e das salas de comissões. A área de acesso ao Memorial também foi interditada por conta da grande quantidade de água utilizada para debelar o incêndio, fazendo peso sobre o piso.
Por cautela, todo o prédio foi interditado até́ a equipe de manutenção predial realizar os trabalhos técnicos necessários e a perícia identificar as causas do incêndio.
Alguns setores que funcionam no prédio quadricentenário do Paço Municipal serão relocados para outros espaços e alguns funcionários vão trabalhar em regime de home-office.
Cidade
Festa de Reis altera trânsito na Lapinha e Liberdade a partir desta segunda (5)
Interdições e mudanças de rota serão aplicadas para garantir segurança e fluidez durante os desfiles dos Ternos de Reis
A tradicional Festa de Reis movimenta o bairro da Lapinha e áreas adjacentes nesta segunda (5) e terça-feira (6). Para garantir a fluidez do evento, haverá modificações no trânsito da região. Em virtude do desfile dos Ternos de Reis no bairro da Liberdade, o fluxo de veículos será alterado nas seguintes vias: Largo da Lapinha, Largo da Soledade (retorno antes das barreiras de trânsito) e Estrada da Liberdade (até o Colégio Pirajá, com retorno para o Largo da Lapinha).
Entre 17h da segunda-feira e 1h da quarta-feira (7), ficam proibidos a circulação e o estacionamento de veículos nas vias laterais à Praça da Lapinha.
O tráfego será interditado na segunda e terça, a partir das 17h, nas seguintes vias: Estrada da Liberdade (trecho entre a Rua Pero Vaz e o Largo da Lapinha), Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima e Rua Emídio dos Santos (trecho entre a Rua São José de Cima e o Ifba).
Serão instaladas barreiras fixas (BF), a partir das 17h, nas ruas Brigadeiro Pessoa da Silva, Campos França e Francisco Blanco. Nos mesmos dias e horários, barreiras móveis (BM) serão implantadas na Estrada da Liberdade/Rua Pero Vaz (desvio) e na Estrada da Liberdade/Largo da Soledade/Rua Saldanha Marinho.
Rotas alternativas
Para quem precisa se deslocar da Lapinha ou da Liberdade em direção ao Centro, a recomendação é seguir pela Rua Pero Vaz, Rua Dr. Eduardo Santos, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Rodrigo de Menezes e Baixa de Quintas (Rua General Argolo/Estrada da Rainha).
No sentido contrário, o tráfego deve seguir pela Rua Emídio dos Santos, Ladeira da Soledade, Largo da Lapinha, Largo do Queimadinho, Rua Saldanha Marinho, Largo do Tamarineiro, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Dr. Eduardo Santos, Rua Pero Vaz e Estrada da Liberdade.
Cidade
Tarifa de ônibus em Salvador sobe para R$ 5,90, mas qualidade do serviço ainda é questionada
Prefeitura anuncia reajuste e promete melhorias, enquanto usuários enfrentam superlotação, atrasos e falta de conforto
A partir da próxima segunda-feira (5), a tarifa de ônibus em Salvador passará a custar R$ 5,90. O valor será aplicado durante todo o ano de 2026 nos ônibus convencionais, no BRT e no STEC. A Prefeitura destaca que, com o Salvador Card, o passageiro pode integrar até três modais, incluindo o metrô, pagando apenas uma tarifa.
Apesar do discurso oficial de modernização, a realidade do transporte público na capital baiana ainda é marcada por longas esperas, veículos lotados e falta de conforto, problemas que persistem mesmo com reajustes anuais.
Promessas e ajustes
A gestão municipal afirma que vem realizando ajustes para ampliar viagens e reduzir o tempo de espera. Entre as medidas, estão a retomada de linhas suspensas após a integração com o metrô, criação de novos itinerários e reforço em rotas estratégicas.
Cinco novas linhas entraram em operação neste sábado (3), com destaque para Itapuã e Praia do Flamengo, além de dois novos atendimentos na Estação Pirajá. Ao longo de 2025, foram retomadas linhas como a 1515 – Conjunto Pirajá x Ribeira e a 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba, parcialmente reativada com a ampliação da 1674-01 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Estação BRT Hiper.
Em setembro, houve incremento de 41 viagens adicionais em cerca de 16 linhas, além da criação de três novas linhas filhas. No entanto, usuários relatam que as mudanças ainda não resolveram problemas crônicos, como atrasos e falta de veículos climatizados.
Cidade
Taxistas de Salvador têm até 10 de janeiro para regularizar cadastro
Semob alerta que quem não fizer o recadastramento terá licença cancelada e ficará impedido de atuar
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), informou que os taxistas com pendências cadastrais têm até o dia 10 de janeiro de 2026 para realizar o recadastramento e regularizar suas autorizações — condição indispensável para continuar operando na capital baiana.
O atendimento será presencial na Central de Atendimento da Coordenação de Táxis e Transportes Especiais, localizada na Rua Alceu Amoroso Lima, nº 581, Caminho das Árvores, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.
A Semob reforça que quem não cumprir o prazo terá a licença excluída automaticamente do sistema, ficando impedido de atuar no serviço de táxi. A medida visa manter o cadastro atualizado, garantir a regularidade do serviço e oferecer mais segurança e eficiência para taxistas e usuários.
-
Educaçãohá 2 diasPMBA abre inscrições para Colégios da Polícia Militar e Creche em 2026
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (5)
-
Meio Ambientehá 2 diasInema avança na conservação da flora baiana com programa de monitoramento
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (6)
