SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Câmara retoma sessão nesta terça (25) no Centro de Cultura

Medida foi tomada após Corpo de Bombeiros controlar incêndio em parte do teto e forro do Paço Municipal

Publicado

em

O Paço Municipal, que abriga a Câmara de Salvador, foi interditado na tarde desta segunda-feira (24), após o incêndio que
Foto: Antonio Queirós

O Paço Municipal, que abriga a Câmara de Salvador, foi interditado na tarde desta segunda-feira (24), após o incêndio que atingiu parte do teto e forro e foi debelado pelo Corpo de Bombeiros. Para garantir a continuidade dos trabalhos, o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), transferiu a realização das sessões ordinárias para o auditório do Centro de Cultura da Câmara, a partir desta terça-feira (25), às 14h30.

A Defesa Civil notificou a Câmara de Salvador sobre a interdição da área que foi atingida pelo fogo, basicamente no telhado sobre o Salão Nobre e das salas de comissões. A área de acesso ao Memorial também foi interditada por conta da grande quantidade de água utilizada para debelar o incêndio, fazendo peso sobre o piso.

Por cautela, todo o prédio foi interditado até́ a equipe de manutenção predial realizar os trabalhos técnicos necessários e a perícia identificar as causas do incêndio.

Alguns setores que funcionam no prédio quadricentenário do Paço Municipal serão relocados para outros espaços e alguns funcionários vão trabalhar em regime de home-office.

Cidade

Ponte Salvador–Itaparica avança e inicia obras em terra em Vera Cruz

Projeto obtém licenças ambientais e autorizações necessárias para nova etapa; empreendimento prevê geração de 7 mil empregos 

Publicado

em

O projeto da Ponte Salvador–Itaparica avança para uma nova etapa e deve iniciar, nos próximos dias, as obras em terra (etapa onshore),
Projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Foto: Divulgação

O projeto da Ponte Salvador–Itaparica avança para uma nova etapa e deve iniciar, nos próximos dias, as obras em terra (etapa onshore), no município de Vera Cruz. Entre os avanços recentes para a implantação do empreendimento está a emissão da Licença de Instalação (LI) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema). 

Também foram publicadas pelo Inema a Autorização de Supressão de Vegetação Nativa (ASV), a Autorização de Manejo de Fauna e a Medida Compensatória referente à Autorização de Servidão Ambiental. Os atos integram o conjunto de exigências legais para a realização das obras e estabelecem condicionantes, programas e medidas de controle ambiental que deverão ser cumpridos durante a execução do projeto. 

O empreendimento já conta ainda com autorização da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para intervenções em áreas da União, além de autorização da Marinha do Brasil para a construção da Plataforma Linear Provisória (PLP) e alvarás da Prefeitura de Vera Cruz necessários ao início das intervenções. 

“Estamos avançando de forma transparente e responsável, cumprindo cada etapa técnica e operacional necessária para o início das obras. A Ponte Salvador–Itaparica representa um novo ciclo de desenvolvimento para a Bahia, com impactos positivos na mobilidade, na economia e no desenvolvimento de diversas regiões do estado”, destaca o secretário Mateus Dias, da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica (SVPonte). 

O projeto prevê a instalação de três canteiros principais. Em Vera Cruz e em São Roque do Paraguaçu, no município de Maragogipe, os canteiros já operam com intensa movimentação, tendo recebido centenas de toneladas de materiais, estruturas e equipamentos importados da China e adquiridos junto a empresas brasileiras. Esses espaços terão, respectivamente, as funções de gestão direta das atividades na ilha e de principal hub industrial e logístico da obra. O terceiro canteiro será implantado em Salvador, na Avenida Jequitaia, centralizando o apoio administrativo e a produção de insumos primários, como concreto e armações de aço. 

ANÚNCIO
Plataforma Linear Provisória (PLP) 

Já utilizada em grandes projetos internacionais, a Plataforma Linear Provisória será uma estrutura essencial para garantir maior eficiência na execução das obras. Entre as vantagens, está a redução de quase 70% no número de embarcações de apoio, contribuindo para a organização do tráfego marítimo na Baía de Todos-os-Santos durante o período de construção. 

Apenas na fase inicial de montagem da plataforma, destinada à circulação de trabalhadores e máquinas, devem ser gerados cerca de 200 empregos diretos, entre montadores, soldadores e engenheiros, além de vagas indiretas nas áreas de logística, transporte e suprimentos. Ao longo de todo o período de execução do empreendimento, está prevista a criação de aproximadamente 7 mil empregos diretos e indiretos. 

Novo sistema rodoviário 

Com 12,4 quilômetros sobre lâmina d’água, a Ponte Salvador–Itaparica será a maior da América Latina e integrará o novo Sistema Viário Oeste, considerado o maior projeto de infraestrutura da história da Bahia. A iniciativa inclui a construção de novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. 

Na capital, serão 4,4 quilômetros de estruturas conectando as regiões da Calçada e Água de Meninos, com viadutos e túneis paralelos aos da Via Expressa. Já na Ilha de Itaparica, o projeto prevê a implantação de uma via expressa de 22 quilômetros e a duplicação de um trecho de 8 quilômetros da BA-001, entre a localidade de Tairu e a Ponte do Funil. 

Mais do que conectar dois municípios, o novo sistema rodoviário permitirá a integração regional, impulsionando economias locais e promovendo uma nova dinâmica de desenvolvimento no estado. A expectativa é que o projeto beneficie mais de 70% da população baiana, alcançando cerca de 250 municípios, com impactos no escoamento da produção agrícola, no fortalecimento do turismo e na atração de investimentos privados. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cidade

Críticas a Bruno Reis crescem em Salvador após queixas sobre abandono na orla

Relato de ciclista nas redes sociais expõe problemas na Boca do Rio e reforça insatisfação dos soteropolitanos ao prefeito

Publicado

em

A insatisfação de parte da população de Salvador com o prefeito Bruno Reis vem se ampliando pela cidade. Na tarde de ontem (23), um ciclista
Foto: Print de vídeo do Instagram

A insatisfação de parte da população de Salvador com o prefeito Bruno Reis vem se ampliando pela cidade. Na tarde de ontem (23), um ciclista utilizou o Instagram para reclamar do estado de abandono da orla da Boca do Rio.

Identificando-se como eleitor de Bruno Reis, o cidadão afirmou que o prefeito passou os festejos juninos em Cruz das Almas, ao lado de ACM Neto, e cobrou providências. Segundo ele, na localidade já existem até barracos montados para abrigar “sabe-se lá quem”, sem qualquer tipo de fiscalização municipal.

Para o ex-deputado estadual Marcelino Galo, o desempenho do prefeito no atual mandato tem sido negativo. Ele criticou ainda imagens divulgadas nas redes sociais em que Bruno Reis aparece ao lado de ACM Neto cantando em um karaokê durante as celebrações juninas em Cruz das Almas.

“O mesmo vale para ACM Neto, que, depois da derrota em outubro, não terá mais a consultoria milionária do Banco Master, liquidado pelo Banco Central”, afirmou o petista.

Continue Lendo

Cidade

Nova etapa do Canal Mangabeira transforma realidade urbana em Itapuã

Investimento de R$ 93,3 milhões elimina alagamentos históricos, amplia infraestrutura e cria espaços de lazer em bairros da capital baiana

Publicado

em

nesta segunda-feira (22), de mais uma etapa das obras de macrodrenagem e urbanização do Canal Mangabeira. A intervenção, inaugurada pelo
Foto: Joá Souza/GOVBA

Os moradores do Bairro da Paz, do Km 17 e da Vila Romana, em Itapuã, passaram a contar com uma nova realidade urbana a partir da entrega, nesta segunda-feira (22), de mais uma etapa das obras de macrodrenagem e urbanização do Canal Mangabeira. A intervenção, inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, elimina pontos históricos de alagamento, amplia a infraestrutura da região e cria novos espaços de lazer, convivência e mobilidade para a população.

Com investimento de R$ 93,3 milhões, a obra integra um conjunto de intervenções que somam R$ 400 milhões, resultado de parceria entre os governos estadual e federal para a recuperação ambiental e urbanística da bacia dos rios Jaguaribe e Mangabeira. A etapa entregue contemplou 2,44 quilômetros de canalização e revestimento da calha dos rios, com recursos de R$ 40,4 milhões do Governo do Estado e R$ 52,8 milhões do Governo Federal.

“Salvador tem bairros lindíssimos e importantes, mas esquecidos. Nossa capital tem a beira da praia, a orla, mas estamos dentro de um bairro importante, que ajudou a construir uma imagem forte da qualidade do povo soteropolitano”, afirmou Jerônimo, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior.

O governador também ressaltou o compromisso do Estado com a promoção da dignidade e da inclusão social. “Essa é a Salvador que nós queremos mostrar, do Km 17, do Bairro da Paz, de pessoas trabalhadoras que merecem moradia digna. Nosso investimento aqui revela isso”, completou.

Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a intervenção faz parte das obras de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, que abrangem mais de dez quilômetros de extensão e beneficiam diretamente os bairros de Piatã, Itapuã, Alto do Coqueirinho e Bairro da Paz. Além da solução definitiva para problemas de drenagem, o projeto inclui urbanização, pavimentação, ciclovias, equipamentos de lazer e melhorias sanitárias.

ANÚNCIO

O coordenador executivo da Conder, Ide Saffe, destacou a complexidade das intervenções realizadas no trecho entregue. “Realizamos uma grande transformação. Esta talvez tenha sido a etapa mais difícil. Aqui temos ciclovia, toda a canalização e solucionamos problemas históricos de enchente, entregando à comunidade uma obra de urbanização de grande porte. As pessoas já estão valorizando mais o bairro”, afirmou.

A mudança já é percebida por quem vive na região. A aposentada Dil Alves aproveitava a academia ao ar livre instalada às margens do canal e comemorou as melhorias. “Mudou muito. Antes era só mato, o esgoto vivia entupido e a área era feia. Agora está tudo lindo. Todo dia eu venho fazer meu exercício. Para mim, está maravilhoso”, relatou.

A transformação também impacta a economia local. Morador da região há mais de 25 anos, o barbeiro Davi Nascimento afirma que a nova paisagem tem atraído mais movimento para o bairro. “O rio aqui dava problema direto. Quando chovia, alagava a casa de todo mundo. Muita gente deixava de vir aqui por causa do lugar, que era feio. Agora ficou bonito. O pessoal até dos condomínios vizinhos está parando aqui”, contou.

Onde antes havia ocupações vulneráveis e áreas sujeitas a inundações, surgiram calçadão, ciclovia, pista de cooper e via pavimentada. As intervenções de urbanização foram adaptadas às características de cada trecho e incluíram ainda a implantação de parque infantil, academia ao ar livre, sistema de drenagem, meio-fio, sarjetas e nova rede de coleta de esgoto.

Duas quadras esportivas já foram entregues pela Conder: uma próxima à Creche Primeiros Passos, no Bairro da Paz, e outra no Km 17, ampliando as opções de esporte e lazer para crianças, jovens e famílias da região.

ANÚNCIO

As obras seguem avançando em outros trechos da bacia. Segundo Ide Saffe, uma nova etapa já está em execução na região de Itapuã. “Teremos ainda a etapa Itapuã, no Rio Mangabeira, com investimento em torno de R$ 80 milhões. O trecho vai da região do Parque de Exposições até a Avenida Paralela, com previsão de entrega ainda neste ano”, informou.

Continue Lendo

Mais Lidas