Esporte
Baianão começa neste sábado (11) com todos os jogos na TVE
Os torcedores podem acompanhar todos os jogos ao vivo pela TVE e também pelo youtube.com/tvebahia
A disputa pela taça do Campeonato Baiano de Futebol de 2025 começa neste sábado (11), com transmissão exclusiva da TVE. Os 10 clubes que estão na disputa pelo título da primeira divisão são Atlético, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Colo-Colo, Jacobina, Jequié, Juazeirense, Porto e o atual campeão Vitória. Os torcedores podem acompanhar todos os jogos do Baianão ao vivo pela TVE e também pelo youtube.com/tvebahia.
A emissora pública da Bahia transmite os três primeiros jogos do torneio neste sábado (11). Vitória e Barcelona de Ilhéus jogam a partir das 15h45, direto do Barradão, em Salvador, seguidos de Atlético e Colo-Colo, às 18h15 no Carneirão, em Alagoinhas, e Porto e Jacobina, às 20h45, no estádio Agnaldo Bento de Porto Seguro.
A rodada continua no domingo (12), com mais duas partidas na TVE. As transmissões iniciam às 15h45 com Jacuipense e Bahia, direto do Carneirão, em Alagoinhas. Às 18h15, a bola continua rolando com Jequié e Juazeirense, no Waldomirão, em Jequié, encerrando a primeira rodada.
Na primeira fase, as equipes integram um único grupo e disputam partidas entre si durante nove rodadas, em um total de 45 jogos. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais e se enfrentam em partidas de ida e volta. A decisão do título está prevista para acontecer nos dias 23 e 26 de março.
A TVE se destaca nacionalmente por ser a única TV a transmitir 100% das partidas do campeonato estadual de seu estado. Além disso, em 2025 a TV Brasil também exibirá ao vivo diversas partidas do Baianão em parceria com a TVE. Já nesta primeira rodada, a TV Pública Nacional exibe os jogos Vitória e Barcelona de Ilhéus e Jacuipense e Bahia, fortalecendo a presença do futebol baiano em todo o território brasileiro.
A cobertura na TVE inclui ainda conteúdos exclusivos no instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e twitter.com/tvebahia. Os torcedores podem seguir o canal oficial da emissora no Whatsapp e interagir através do número 71 99626-0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.
Em 2024, a TVE transmitiu os 51 jogos do Baianão, liderando a audiência durante diversas partidas e chegando a um pico de 71% de participação individual entre as emissoras abertas segundo o Kantar Ibope. Na Internet, a transmissão da final do campeonato foi a maior live da história da Bahia no Youtube com mais de 700 mil aparelhos conectados simultaneamente, além de alcançar 26 milhões de visualizações ao longo do campeonato.
A TVE é a casa do futebol baiano, e transmite com exclusividade todas as partidas da elite do Baianão para mais de 270 municípios baianos que recebem o sinal digital da emissora, alcançando mais de 12 milhões de pessoas. A emissora também exibe competições como Série B, Feminino, Copa Nordeste, Intermunicipal, Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Copa 2 de Julho, garantindo que torcedores de todo o estado acompanhem o futebol baiano e nacional.
Primeira Rodada:
- Vitória X Barcelona de Ilhéus
Sábado (11), às 15h45 (pré-jogo) - Atlético X Colo-Colo
Sábado (11), às 18h15 (pré-jogo) - Porto X Jacobina
Sábado (11), às 20h45 (pré-jogo) - Jacuipense X Bahia
Domingo (12), às 15h45 (pré-jogo) - Jequié X Juazeirense
Domingo (12), às 18h15 (pré-jogo)
Onde: TVE e youtube.com/tvebahia
Esporte
Baianão 2026 vira palco da campanha “Feminicídio Zero”
Iniciativa da SPM e Irdeb usa a força do futebol para conscientizar sobre violência contra a mulher e divulgar canais de denúncia
O Campeonato Baiano 2026 será marcado pela campanha Feminicídio Zero, lançada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM), em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Durante toda a competição, a ação pretende aproveitar a visibilidade do esporte mais popular do país para ampliar a conscientização sobre violência de gênero e fortalecer a rede de denúncias e proteção às mulheres.
A campanha levará mensagens de alerta e enfrentamento à violência contra a mulher para dentro e fora dos estádios, utilizando diferentes formatos de comunicação. O objetivo é chamar atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e agressão vividas por mulheres, além de divulgar o Disque 180, canal nacional gratuito disponível 24 horas para orientação, acolhimento e registro de denúncias.
Durante o Baianão, a iniciativa contará com a presença da Unidade Móvel da SPM em alguns estádios, oferecendo atendimento psicossocial e jurídico às mulheres. A ação integra a agenda permanente do Governo do Estado no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio — tema que ganha ainda mais relevância diante dos dados do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que apontam que, a cada seis minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual no Brasil, além do aumento de casos de violência doméstica em dias de jogos.
Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, levar a campanha Feminicídio Zero ao Campeonato Baiano amplia o alcance da mensagem. “O Baianão é um espaço de grande visibilidade que agora também se transforma em um espaço de conscientização. Precisamos da participação de clubes, atletas, torcidas e da federação para fortalecer a mensagem de respeito, responsabilidade coletiva e pelo fim do feminicídio”, afirmou.
A Bahia conta com uma rede estruturada de acolhimento e proteção às mulheres em situação de violência. Entre os equipamentos disponíveis estão a Casa da Mulher Brasileira, em Salvador, que reúne delegacia, juizado, promotoria e defensoria em um só espaço, além das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), Centros de Referência, Cras, Creas, Salas Elas à Frente e as Unidades Móveis da SPM, que percorrem municípios do interior levando atendimento direto às comunidades.
Esporte
Baía de Todos-os-Santos estreia no Campeonato Brasileiro de Vela Optimist
Evento reúne mais de 200 jovens atletas em Itaparica e movimenta turismo e economia local
As águas da Baía de Todos-os-Santos recebem, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, principal competição da vela de base do país. Organizado pelo Yacht Clube da Bahia (YCB) e com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o evento acontece até esta quinta-feira (15), em Itaparica, numa programação de 11 dias. Mais de 200 atletas, com idades entre 6 e 13 anos, de oito estados brasileiros, além de representantes da Argentina, participam das provas, que têm como sede a moderna marina construída pelo governo baiano no município. Eles estão acompanhados de equipes técnicas e familiares, reunindo cerca de 500 pessoas, com tempo livre para passeios e experiências na região.
“Além das condições técnicas favoráveis à prática da vela, Itaparica oferece infraestrutura turística qualificada e atrativos, com marina de padrão internacional, rede hoteleira, gastronomia diversificada, belezas naturais e identidade cultural. Esses fatores contribuem para que os envolvidos na competição tenham novas vivências”, destacou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Celso Duarte.
“A opção por Itaparica se deu pela qualidade da marina, da excelência da raia e das características da cidade, que é acolhedora, turística e histórica. Além disso, contamos com o apoio do Estado e da Prefeitura Municipal, o que facilitou a realização do evento, que movimenta a economia local”, completou o comodoro do YCB, Ricardo Dantas.
Para o diretor da Confederação Brasileira de Vela, Jônatas Gonçalves, “velejar em Itaparica é um sonho, com vento, mar limpo e condições ideais, além da infraestrutura e do acolhimento aos visitantes”.
História e religiosidade
Itaparica também deu início às comemorações dos 203 anos da Independência do Brasil na Bahia, com cinco dias de atividades, homenagens à heroína itaparicana Maria Felipa e shows de BaianaSystem, Carlinhos Brown e Jota Quest, entre outros artistas. A festa terminou no domingo (11), com o tradicional desfile cívico-cultural pelo Centro Histórico. As celebrações tiveram apoio do Governo do Estado, por meio da Setur-BA e de outros órgãos.
Ainda no domingo, a Baía de Todos-os-Santos recebeu a procissão marítima que transportou a imagem do Senhor do Bonfim, da Penha até o Terminal Náutico, em Salvador. A imagem foi levada para a Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, de onde sairá, na quinta-feira (15), para o cortejo da Lavagem do Bonfim, com destino ao santuário de mesmo nome, na Cidade Baixa. A programação festiva conta com incentivo da Setur-BA, visando o incremento do turismo religioso baiano.
Esporte
Bahia fortalece corrida de aventura com doação de caiaques infláveis
Equipamentos entregues pela Sudesb à FBCA ampliam estrutura para provas e treinamentos no estado
Após um ano de apoio a eventos e atletas da corrida de aventura, o Governo da Bahia encerrou 2025 com um reforço importante para a modalidade: a doação de 15 caiaques infláveis à Federação Baiana de Corrida de Aventura (FBCA). A entrega foi realizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Os novos caiaques estrearam na tradicional Volta da Ilha dos Frades, em 27 de dezembro, quando atletas percorreram um trajeto que contorna a ilha, passando pela Praia de Loreto e pelo município de Madre de Deus. Com investimento de R$ 52 mil, os modelos duck, fabricados em PVC flexível, têm capacidade para duas pessoas e vêm acompanhados de remos, kit de reparos e fole para enchimento.
A iniciativa integra o plano de trabalho da parceria entre Sudesb e FBCA, que já contemplou cinco etapas do Campeonato Baiano da modalidade em 2022 e 2023. Para o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, a ação reforça a política de incentivo ao esporte:
“A entrega desses caiaques amplia as condições de treino e competição da corrida de aventura na Bahia. É um investimento que fortalece a federação, valoriza os atletas e contribui para o crescimento sustentável do esporte”, destacou.
Segundo o presidente da FBCA, Vitor Hugo, os equipamentos representam um avanço para a modalidade:
“Esses caiaques infláveis ampliam nossa capacidade de realizar provas e treinamentos em diferentes ambientes naturais, garantindo mais segurança e acessibilidade aos atletas”, afirmou.
A corrida de aventura é uma modalidade multidisciplinar que combina orientação, mountain bike, canoagem, trekking e técnicas verticais, exigindo resistência física, estratégia e trabalho em equipe. Os caiaques, que pesam entre 15 kg e 20 kg, facilitam o transporte e permitem acesso a rios e lagos, ampliando o potencial de exploração durante as provas.
-
Geralhá 3 diasBahia decreta luto oficial pela morte do deputado estadual Alan Sanches
-
Cidadehá 2 diasNova Rodoviária da Bahia promete transformar mobilidade e impulsionar desenvolvimento
-
Culturahá 2 diasPelourinho recebe programação especial do projeto “Verão na Bahia” neste domingo
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 502 vagas para esta segunda-feira (19)
