SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Esporte

Baianão começa neste sábado (11) com todos os jogos na TVE 

Os torcedores podem acompanhar todos os jogos ao vivo pela TVE e também pelo youtube.com/tvebahia

Publicado

em

Jacobina, Jequié, Juazeirense, Porto e o atual campeão Vitória. Os torcedores podem acompanhar todos os jogos do Baianão ao vivo
Letícia Martins/EC Bahia

A disputa pela taça do Campeonato Baiano de Futebol de 2025 começa neste sábado (11), com transmissão exclusiva da TVE. Os 10 clubes que estão na disputa pelo título da primeira divisão são Atlético, Bahia, Barcelona de Ilhéus, Colo-Colo, Jacobina, Jequié, Juazeirense, Porto e o atual campeão Vitória. Os torcedores podem acompanhar todos os jogos do Baianão ao vivo pela TVE e também pelo youtube.com/tvebahia. 

A emissora pública da Bahia transmite os três primeiros jogos do torneio neste sábado (11). Vitória e Barcelona de Ilhéus jogam a partir das 15h45, direto do Barradão, em Salvador, seguidos de Atlético e Colo-Colo, às 18h15 no Carneirão, em Alagoinhas, e Porto e Jacobina, às 20h45, no estádio Agnaldo Bento de Porto Seguro. 

A rodada continua no domingo (12), com mais duas partidas na TVE. As transmissões iniciam às 15h45 com Jacuipense e Bahia, direto do Carneirão, em Alagoinhas. Às 18h15, a bola continua rolando com Jequié e Juazeirense, no Waldomirão, em Jequié, encerrando a primeira rodada.   

Na primeira fase, as equipes integram um único grupo e disputam partidas entre si durante nove rodadas, em um total de 45 jogos. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais e se enfrentam em partidas de ida e volta. A decisão do título está prevista para acontecer nos dias 23 e 26 de março. 

A TVE se destaca nacionalmente por ser a única TV a transmitir 100% das partidas do campeonato estadual de seu estado. Além disso, em 2025 a TV Brasil também exibirá ao vivo diversas partidas do Baianão em parceria com a TVE. Já nesta primeira rodada, a TV Pública Nacional exibe os jogos Vitória e Barcelona de Ilhéus e Jacuipense e Bahia, fortalecendo a presença do futebol baiano em todo o território brasileiro. 

ANÚNCIO

A cobertura na TVE inclui ainda conteúdos exclusivos no instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e twitter.com/tvebahia. Os torcedores podem seguir o canal oficial da emissora no Whatsapp e interagir através do número 71 99626-0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.    

Em 2024, a TVE transmitiu os 51 jogos do Baianão, liderando a audiência durante diversas partidas e chegando a um pico de 71% de participação individual entre as emissoras abertas segundo o Kantar Ibope. Na Internet, a transmissão da final do campeonato foi a maior live da história da Bahia no Youtube com mais de 700 mil aparelhos conectados simultaneamente, além de alcançar 26 milhões de visualizações ao longo do campeonato. 

A TVE é a casa do futebol baiano, e transmite com exclusividade todas as partidas da elite do Baianão para mais de 270 municípios baianos que recebem o sinal digital da emissora, alcançando mais de 12 milhões de pessoas. A emissora também exibe competições como Série B, Feminino, Copa Nordeste, Intermunicipal, Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Copa 2 de Julho, garantindo que torcedores de todo o estado acompanhem o futebol baiano e nacional. 

Primeira Rodada: 
  • Vitória X Barcelona de Ilhéus
    Sábado (11), às 15h45 (pré-jogo) 
  • Atlético X Colo-Colo
    Sábado (11), às 18h15 (pré-jogo) 
  • Porto X Jacobina
    Sábado (11), às 20h45 (pré-jogo) 
  • Jacuipense X Bahia
    Domingo (12), às 15h45 (pré-jogo) 
  • Jequié X Juazeirense
    Domingo (12), às 18h15 (pré-jogo) 
Onde: TVE e youtube.com/tvebahia 

Esporte

Projeto Pedal Bicicross abre 46 vagas gratuitas para jovens em Salvador

Iniciativa oferece aulas de BMX para adolescentes de 13 a 16 anos e alia esporte, inclusão social e formação cidadã

Publicado

em

O Projeto Pedal Bicicross está com 46 vagas gratuitas abertas para jovens de 13 a 16 anos em Salvador. As aulas são realizadas
Foto: Jeane Abreu/GOVBA

O Projeto Pedal Bicicross está com 46 vagas gratuitas abertas para jovens de 13 a 16 anos em Salvador. As aulas são realizadas na Pista de Bicicross do Corsário, na orla da capital baiana, e oferecem iniciação ao BMX, modalidade olímpica do ciclismo.

Há dez anos, o projeto promove o acesso ao esporte e à inclusão social, atendendo atualmente cerca de 200 alunos. A iniciativa conta com investimento superior a R$ 1 milhão do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Os recursos garantem a contratação de profissionais, a aquisição e renovação de bicicletas e equipamentos de proteção, além do apoio a viagens para competições. Cerca de 80% dos participantes são estudantes da rede pública de ensino e moradores de bairros periféricos. O projeto também atende pessoas com deficiência (PCD), acompanhadas por uma coordenação pedagógica especializada.

Esporte, inclusão e oportunidades

Para participar, os interessados precisam estar matriculados em uma instituição de ensino e apresentar atestado médico que comprove aptidão para a prática esportiva.

Além da formação esportiva, o Projeto Pedal Bicicross oferece oportunidades para participação em competições estaduais, nacionais e internacionais. Alguns atletas que iniciaram as atividades no projeto hoje competem em alto rendimento pelo país.

ANÚNCIO

O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, destaca o papel social da iniciativa e a parceria com a Federação Baiana de Ciclismo e a Associação de Bicicross de Salvador (ABS).

“Além da prática esportiva e corporal, eles têm a possibilidade de competições dentro e fora do Brasil. É um projeto de inclusão social pelo esporte. É bom para o corpo, é bom para a cabeça e, ao mesmo tempo, propicia o caminho para o alto rendimento.”

Estrutura gratuita

Os alunos recebem gratuitamente bicicletas, capacetes, luvas e equipamentos de proteção. As aulas incluem desde técnicas básicas de pilotagem até exercícios mais avançados em rampas e obstáculos.

Segundo o professor Givaldo Nascimento, os benefícios vão além do esporte.

“Nós notamos que os meninos chegam aqui bastante afoitos, bem agitados, e com o tempo eles vão aprendendo a ter mais calma e obedecer aos comandos. Nós acompanhamos também a frequência escolar e conversamos com os pais.”

ANÚNCIO

O presidente da Associação de Bicicross de Salvador (ABS), Denivan do Nascimento, ressalta a importância do apoio institucional para a continuidade das atividades.

“O esporte e a educação têm que andar juntos. E essa parceria realmente está funcionando.”

Como se inscrever

Os interessados devem comparecer à Pista de Bicicross do Corsário, na orla de Salvador, apresentando:

  • Atestado médico de aptidão física;
  • Foto 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de identidade e CPF do aluno;
  • Documento de identidade e CPF do responsável;
  • Comprovante de matrícula escolar.
Transformação de vidas

Moradora de Vila Canária, Jurisandra Araújo Almeida matriculou o filho João Vitor, que é autista, após conhecer o projeto pela internet.

“Ele se desenvolveu bastante, acorda animado para vir para as aulas. Aprendeu o respeito pelo próximo e a educação dele mudou bastante. Espero que, no futuro, ele seja um atleta do cross.”

Já Paulo Henrique Fernandes, de 12 anos, participante do projeto há sete meses, destaca as mudanças positivas no dia a dia.

ANÚNCIO

“Percebi que me mudou totalmente, até minha forma de entender as coisas.”

Continue Lendo

Esporte

Cagiba abre 275 vagas gratuitas para aulas de ginástica artística e rítmica

Oportunidades são destinadas a crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com atividades em Salvador e Lauro de Freitas

Publicado

em

A Casa da Ginástica da Bahia (Cagiba) está com 275 vagas abertas para aulas gratuitas de ginástica artística e ginástica rítmica voltadas
Foto: Joá Souza/GOVBA

A Casa da Ginástica da Bahia (Cagiba) está com 275 vagas abertas para aulas gratuitas de ginástica artística e ginástica rítmica voltadas a crianças e adolescentes de 5 a 19 anos matriculados na rede pública de ensino.

Do total de vagas, 75 são destinadas à ginástica artística, com atividades realizadas no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (CEEINFOR), no bairro do Cabula, em Salvador. As outras 200 vagas são para ginástica rítmica, com aulas no Ginásio de Esportes de Aracuí, em Lauro de Freitas.

Como se inscrever

Para a modalidade de ginástica artística, os interessados devem preencher o formulário disponibilizado pela Cagiba e entregar a documentação presencialmente no CEEINFOR, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h30.

Local: CEEINFOR Mãe Stella
Endereço: Rua Cristiano Buys, nº 258, Cabula, Salvador

Já para a ginástica rítmica, a inscrição é feita por meio de formulário online e a documentação deve ser entregue no Ginásio de Esportes de Aracuí, de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30.

ANÚNCIO

Local: Ginásio de Esportes de Aracuí
Endereço: Rua Dr. José Carlos Minahim, Parque Jockey Clube, Lauro de Freitas

Documentação exigida

Os candidatos devem apresentar:

  • Documento de identidade e CPF do aluno;
  • Documento de identidade e CPF do responsável legal;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Cartão do SUS;
  • Comprovante de matrícula referente ao ano letivo de 2026;
  • Carteira de vacinação atualizada;
  • Atestado de aptidão física emitido nos últimos três meses, autorizando a prática de atividades físicas.

Para alunos que ainda não possuem RG, será aceita a certidão de nascimento.

A matrícula somente será confirmada após o preenchimento correto do formulário e a entrega de toda a documentação exigida. Para menores de 18 anos, a presença do responsável legal é obrigatória no momento da inscrição.

Sobre a Cagiba

O projeto é executado pela Federação Bahiana de Ginástica (FBG), em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao esporte, incentivar a formação esportiva e promover inclusão social por meio da prática da ginástica.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Esporte

Projeto Pedal Bicicross abre 46 vagas gratuitas para iniciação ao BMX em Salvador 

Apoiada pelo Governo da Bahia, iniciativa oferece aulas gratuitas de BMX para adolescentes de 13 a 16 anos na Pista de Bicicross Tertuliano Torres, em Pituaçu, com direito a material esportivo e acompanhamento especializado

Publicado

em

O Projeto Pedal Bicicross está com 46 vagas abertas para aulas gratuitas de iniciação esportiva na modalidade BMX, uma das vertentes
Foto: Felipe Gibson

O Projeto Pedal Bicicross está com 46 vagas abertas para aulas gratuitas de iniciação esportiva na modalidade BMX, uma das vertentes olímpicas do ciclismo, em Salvador. As oportunidades são destinadas a adolescentes de 13 a 16 anos. 

Atualmente, o projeto atende 200 beneficiários de ambos os sexos, com idades entre 7 e 17 anos, incluindo pessoas com deficiência, promovendo inclusão social e incentivo à prática esportiva. 

As inscrições e a definição dos horários das aulas são realizadas presencialmente mediante entrega da documentação exigida. O atendimento ocorre às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h, e às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Pista de Bicicross Tertuliano Torres, localizada na Orla de Pituaçu, em Salvador. 

Documentação 

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem preencher a ficha cadastral e apresentar os seguintes documentos: 

  • Atestado médico comprovando aptidão para a prática esportiva; 
  • Uma foto 3×4; 
  • Cópia do comprovante de residência; 
  • Cópia do RG e CPF do aluno e do responsável legal; 
  • Comprovante de matrícula escolar. 

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da Associação de Bicicross de Salvador (ABS): (71) 99914-2409. 

Aulas e benefícios 

As aulas são oferecidas nos turnos matutino e vespertino, sempre no contraturno escolar, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos por encontro. 

ANÚNCIO

Cada turma conta com até 25 alunos e é acompanhada por profissional de Educação Física, agente esportivo e estagiários da área. 

Além das atividades esportivas, o projeto disponibiliza gratuitamente uniformes para alunos e professores, materiais esportivos e toda a estrutura logística necessária para o desenvolvimento das atividades. 

A iniciativa é financiada integralmente pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

Serviço 
  • O quê: Inscrições presenciais para 46 vagas do Projeto Pedal Bicicross 2026 
  • Público-alvo: Adolescentes de 13 a 16 anos, com ou sem deficiência 
  • Local: Pista de Bicicross Tertuliano Torres, Orla de Pituaçu, Salvador 
Inscrições e entrega de documentos: 
  • Segundas e quartas-feiras: das 8h às 10h 
  • Terças e quintas-feiras: das 14h às 17h 
  • Informações: WhatsApp (71) 99914-2409 
Continue Lendo

Mais Lidas