SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

Bahia registra maior queda de mortes violentas em 19 anos

Em 2025, homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte caíram 13,1%, consolidando quatro anos consecutivos de queda 

Publicado

em

Com o trabalho integrado e de inteligência das Forças Estaduais da Segurança Pública, a Bahia registrou, em 2025, a maior redução
Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública. Foto: Thuane Maria

Com o trabalho integrado e de inteligência das Forças Estaduais da Segurança Pública, a Bahia registrou, em 2025, a maior redução no número de homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte dos últimos 19 anos. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI). 

No ano passado, foram contabilizadas 3.884 ocorrências, 588 a menos que em 2024, o que representa uma redução de 13,1%, segundo dados da Polícia Civil. Em 2025, foi o quarto ano consecutivo com queda nas mortes violentas no estado. 

Macrorregiões

Salvador registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos, com redução de 22,9% em comparação com 2024. Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 706 ocorrências nos 12 meses do ano passado. 

Na Região Metropolitana de Salvador, a redução também alcançou dois dígitos, com 21,2% a menos de CVLIs, representando 390 crimes, 105 a menos que no ano anterior. No interior do estado, 2025 terminou com 2.788 mortes violentas, redução de 8,9%. 

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a queda nos índices criminais é resultado do trabalho constante das forças policiais. “Com reforço das ações ostensivas e seguindo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, asfixiamos financeiramente as facções”, ressaltou. 

ANÚNCIO

Ele acrescentou que, além de descapitalizar as organizações criminosas, as forças de segurança ampliaram o número de prisões e apreensões de armas de fogo. 

desFeminicídios

A Bahia registrou 103 feminicídios em 2025, de acordo com a Polícia Civil. O número é 6,3% menor que o contabilizado em 2024. 

“Lançamos, no final do ano, o Baralho Lilás, ferramenta que expõe agressores procurados pela Justiça. Queremos fortalecer cada vez mais a rede de proteção, visando ampliar a redução da violência de gênero”, destacou Werner. 

Segurança

Policial é afastado após uso excessivo de força contra mulher em Macaúbas

Imagens da abordagem, que viralizaram nas redes sociais, motivaram investigação e afastamento imediato do agente pela PM

Publicado

em

O policial que protagonizou cenas de força desproporcional contra uma mulher em Macaúbas, no último sábado,
Foto: Reprodução Redes Sociais

O policial que protagonizou cenas de força desproporcional contra uma mulher em Macaúbas, no último sábado, foi afastado pela Polícia Militar. A situação teria ocorrido após um tumulto, e a atuação dos agentes foi uma tentativa de controlar a confusão.

As imagens da violência empregada na detenção da jovem, que viralizaram na internet, estão sob análise da corporação. A evidente falta de conformidade com protocolos operacionais e a legislação motivou o afastamento imediato.

A PM ressalta que seus integrantes atuam orientados por normas técnicas, princípios da legalidade, proporcionalidade e respeito aos direitos e garantias fundamentais, sendo a apuração o instrumento adequado para esclarecer os fatos.

A Polícia Militar da Bahia reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência institucional, a ética profissional e a permanente proteção da sociedade.

Continue Lendo

Segurança

Bahia investe em tecnologia para agilizar exames de DNA em crimes sexuais

Nova plataforma automatizada amplia capacidade pericial e reforça combate à violência sexual no estado

Publicado

em

A Polícia Técnica da Bahia (DPT) passou a contar com uma plataforma automatizada para processamento de amostras de DNA em casos de
Foto: Ascom/DPT

A Polícia Técnica da Bahia (DPT) passou a contar com uma plataforma automatizada para processamento de amostras de DNA em casos de crimes sexuais, aumentando a produtividade e fortalecendo as investigações. A iniciativa integra os investimentos do Governo do Estado na modernização da Segurança Pública, com foco na proteção das vítimas e na elucidação de crimes.

O equipamento automatiza uma das etapas mais complexas do exame genético, antes realizada manualmente, e foi adquirido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) por R$ 2,7 milhões. Fabricado na Europa, o sistema é utilizado por apenas seis estados brasileiros e pela Polícia Federal, colocando a Bahia entre as unidades com tecnologia de ponta em genética forense.

Segundo Luís Rogério, coordenador de Genética Forense, a plataforma representa um avanço expressivo:

“O equipamento aumenta a produtividade, a padronização e a segurança dos exames de DNA, especialmente nos casos de crimes sexuais”, destacou.

O diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, reforçou o impacto direto na produção da prova pericial, enquanto o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que a modernização garante respostas mais rápidas e qualificadas à sociedade.

ANÚNCIO

A instalação ocorre nesta semana, seguida de treinamento especializado para peritas criminais. A meta é zerar, até fevereiro de 2026, o passivo de amostras pendentes de exames de DNA em crimes sexuais.

Continue Lendo

Segurança

Criminoso morto em confronto com capitão da PM estava em regime aberto

Vitor Souza da Silva, ligado a facção criminosa, havia deixado o Conjunto Penal de Lauro de Freitas após decisão judicial

Publicado

em

O criminoso que morreu durante troca de tiros com o capitão Osniesio Pereira Salomão, na noite de quinta-feira (15),
Foto: Divulgação SSP

O criminoso que morreu durante troca de tiros com o capitão Osniesio Pereira Salomão, na noite de quinta-feira (15), estava no Conjunto Penal de Lauro de Freitas e foi colocado em regime aberto após decisão judicial.

Vitor Souza da Silva integrava uma facção envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores.

Ações de inteligência foram intensificadas para localizar outro criminoso envolvido na morte do oficial da PM. Informações sobre o comparsa de Vitor podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia) da SSP. O anonimato é garantido por lei.

Continue Lendo

Mais Lidas