Segurança
Bahia investe em tecnologia para agilizar exames de DNA em crimes sexuais
Nova plataforma automatizada amplia capacidade pericial e reforça combate à violência sexual no estado
A Polícia Técnica da Bahia (DPT) passou a contar com uma plataforma automatizada para processamento de amostras de DNA em casos de crimes sexuais, aumentando a produtividade e fortalecendo as investigações. A iniciativa integra os investimentos do Governo do Estado na modernização da Segurança Pública, com foco na proteção das vítimas e na elucidação de crimes.
O equipamento automatiza uma das etapas mais complexas do exame genético, antes realizada manualmente, e foi adquirido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) por R$ 2,7 milhões. Fabricado na Europa, o sistema é utilizado por apenas seis estados brasileiros e pela Polícia Federal, colocando a Bahia entre as unidades com tecnologia de ponta em genética forense.
Segundo Luís Rogério, coordenador de Genética Forense, a plataforma representa um avanço expressivo:
“O equipamento aumenta a produtividade, a padronização e a segurança dos exames de DNA, especialmente nos casos de crimes sexuais”, destacou.
O diretor-geral do DPT, Osvaldo Silva, reforçou o impacto direto na produção da prova pericial, enquanto o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que a modernização garante respostas mais rápidas e qualificadas à sociedade.
A instalação ocorre nesta semana, seguida de treinamento especializado para peritas criminais. A meta é zerar, até fevereiro de 2026, o passivo de amostras pendentes de exames de DNA em crimes sexuais.
Segurança
Criminoso morto em confronto com capitão da PM estava em regime aberto
Vitor Souza da Silva, ligado a facção criminosa, havia deixado o Conjunto Penal de Lauro de Freitas após decisão judicial
O criminoso que morreu durante troca de tiros com o capitão Osniesio Pereira Salomão, na noite de quinta-feira (15), estava no Conjunto Penal de Lauro de Freitas e foi colocado em regime aberto após decisão judicial.
Vitor Souza da Silva integrava uma facção envolvida com tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores.
Ações de inteligência foram intensificadas para localizar outro criminoso envolvido na morte do oficial da PM. Informações sobre o comparsa de Vitor podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia) da SSP. O anonimato é garantido por lei.
Segurança
Polícia Técnica da Bahia estreia Unidades Móveis de Perícia na Lavagem do Bonfim
Serviço inédito vai agilizar exames e identificação no circuito da tradicional festa religiosa em Salvador
Pela primeira vez, a Polícia Técnica da Bahia vai disponibilizar duas Unidades Móveis de Perícia para atuação no circuito da Lavagem do Bonfim, no dia 15 de janeiro. Os veículos vão possibilitar a realização de perícias de lesões corporais, constatação de drogas, perícias criminais de média e baixa complexidade, confirmação de identidade de vítimas sem documentação, pessoas inconscientes ou perdidas e identificação criminal de custodiados.
“A presença da Polícia Técnica vai possibilitar mais rapidez no atendimento, com a realização dos exames e perícias no próprio circuito, evitando o deslocamento das equipes policiais para a sede do DPT”, explicou Osvaldo Silva, diretor-geral do DPT.
O sistema de identificação, por meio de análises multibiométricas, permitirá o confronto automatizado das impressões digitais ou imagens faciais dos indivíduos para confirmar identidades a partir de consulta ao Banco de Dados da Polícia Técnica.
As Unidades ficarão estacionadas próximo à Escola Municipal Freire Filho, no bairro do Comércio.
Segurança
Polícias Civil e Militar apreendem armas e drogas após confronto em Eunápolis
Operação conjunta desarticula grupo criminoso ligado a homicídios e tráfico; suspeito morre após troca de tiros
Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar da Bahia, realizada na noite desta terça-feira (15), resultou na apreensão de armas e uma grande quantidade de drogas pertencentes a um grupo criminoso com atuação na cidade de Eunápolis. As diligências foram conduzidas pela Delegacia Territorial do município, com apoio de guarnições da CETO e da RONDESP do 23º BPM.
O material apreendido inclui dois revólveres calibres .32 e .38, um simulacro de pistola, aparelhos celulares e porções de maconha e cocaína, localizados em uma área de mata após confronto armado entre os suspeitos e os policiais.
As equipes se deslocaram até a Rua Lua Nova após levantamento indicar que indivíduos estariam ostentando armamentos e promovendo o comércio de entorpecentes, além de impor domínio territorial. No local, os policiais foram recebidos a tiros.
Um dos suspeitos foi baleado no confronto, socorrido ao Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu.
O homem possuía extensa ficha criminal, com envolvimento direto em tráfico de drogas, homicídios e práticas de extrema violência, incluindo atos de tortura. As investigações apontam que ele é um dos responsáveis pelo homicídio da jovem Anna Luiza Lima Brito, de 21 anos, ocorrido no final de junho de 2025, em Eunápolis.
Na Delegacia, também foi identificado conteúdo audiovisual em que o resistente aparece participando de sessão de tortura, reforçando os elementos investigativos relacionados aos crimes cometidos pelo grupo.
-
Geralhá 2 diasBahia decreta luto oficial pela morte do deputado estadual Alan Sanches
-
Carnaval 2026há 3 dias“O Samba Nasceu Aqui” será o tema da maior festa de rua do planeta
-
Cidadehá 2 diasNova Rodoviária da Bahia promete transformar mobilidade e impulsionar desenvolvimento
-
Culturahá 2 diasPelourinho recebe programação especial do projeto “Verão na Bahia” neste domingo
