Agricultura
Agricultura familiar marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025
A Bahia participará entre os dias 11 e 14 de junho das maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina

Com sabores únicos, inovação e sustentabilidade, o rural baiano marca presença na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025, as maiores feiras de produtos naturais e orgânicos da América Latina. Entre os dias 11 e 14 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo, o público poderá conhecer, provar e se encantar com a diversidade de alimentos produzidos de forma sustentável. Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, a participação baiana reúne 31 empreendimentos, entre cooperativas, associações e redes agroecológicas, que apresentarão produtos com alto valor agregado, identidade territorial, certificação orgânica e responsabilidade socioambiental.
A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A ação integra a política pública de fortalecimento da agricultura familiar, com foco em acesso a mercados e promoção comercial de produtos sustentáveis e diferenciados.
No estande da Agricultura Familiar da Bahia, na Naturaltech, o público poderá conhecer e degustar uma explosão de sabores únicos e de origem vindos diretamente do interior baiano: iogurtes de frutas nativas (licuri, umbu, pinha, maracujá e café), flocão e creme de milho não transgênico, pastas de castanha de caju, frutas desidratadas, mel, cafés especiais e chocolates artesanais produzidos no sistema cabruca, técnica que respeita a Mata Atlântica e valoriza o saber tradicional.
Já o estande Orgânicos da Bahia, na Bio Brazil Fair, contará com a presença de 16 empreendimentos da Rede Povos da Mata, primeira rede brasileira com sistema participativo de certificação reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Serão apresentadas geleias de frutas nativas, extrato de tomate temperado, temperos naturais, chocolates orgânicos, nibs de cacau, barras de frutas, manteiga de cacau e cachaças artesanais, todos cultivados com práticas que preservam a biodiversidade e promovem justiça social no campo.
A Naturaltech e a Bio Brazil Fair são os principais eventos do setor na América Latina. Na última edição, reuniram mais de 57 mil visitantes e 760 expositores, consolidando-se como plataformas estratégicas para negócios, visibilidade institucional e relacionamento com o mercado nacional e internacional.
Todos os produtos expostos pelas cooperativas baianas também podem ser adquiridos em todo o país por meio do mercado virtual da agricultura familiar www.mercaf.com.br, com entrega pelos Correios.
Agricultura
Nova unidade de beneficiamento de mel fortalece apicultores de Itiúba
A nova agroindústria vai beneficiar mais de 80 famílias, promovendo o fortalecimento da atividade apícola na região

O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), inaugurou no último sábado (28/06), a nova unidade de beneficiamento de produtos de abelhas da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Itiúba (Apismeli), localizada na comunidade de Várzea Formosa.
A nova agroindústria vai beneficiar mais de 80 famílias de apicultores e meliponicultores, promovendo o fortalecimento da atividade apícola na região, especialmente com o aumento da produção e da comercialização do mel local.
Presente à inauguração, ao lado da primeira-dama do Estado, professora Tatiana Velloso, o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância da iniciativa. “Essa nova unidade faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar as oportunidades de comercialização, diversificar as fontes de renda e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares, por meio das agroindústrias familiares”, afirmou.
O presidente da Apismeli, Luiz Antônio, comemorou a conquista e falou sobre o impacto para os produtores. “Essa unidade vai aumentar nossa produção, porque Itiúba já é um município com grande potencial para a apicultura. Estamos muito felizes, porque agora vamos conseguir colocar dinheiro no bolso com uma atividade que também preserva o meio ambiente.”
Já a agente de negócios da associação, Amanda Santos, contratada via projeto da CAR, Bahia que Produz e Alimenta, reforçou o otimismo com o futuro da produção. “Temos uma grande expectativa com essa agroindústria, e deveremos alcançar a marca de 20 toneladas de mel produzidas ainda este ano. Além disso, já avançamos no Selo de Inspeção Municipal (SIM) e agora estamos em busca do registro que permita a comercialização em âmbito nacional.”
Agricultura
Thiago Guedes é o novo diretor geral da CEPLAC
O engenheiro agrônomo assume a liderança da principal instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação da cacauicultura brasileira

O Governo Federal confirmou a nomeação de Thiago Guedes, ex-Chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia e figura de compromisso na formulação de políticas públicas para a agropecuária sustentável, como novo Diretor Geral da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, órgão da estrutura do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA. A nomeação, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (30), foi recebida com entusiasmo por produtores, lideranças políticas e movimentos da agropecuária da Bahia, Pará e Espírito Santo, os três maiores estados produtores de cacau do país.
Natural de Itabuna, sul da Bahia, com raízes familiares na cacauicultura e formação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Thiago Guedes construiu uma sólida carreira com foco em sistemas agroflorestais, agroecologia e sustentabilidade na produção de cacau, tendo atuado em projetos também no Espírito Santo e no Pará.
Nos últimos anos, acumulou experiências na implantação de políticas estruturantes, como o Plano de Agricultura de Baixo Carbono da Bahia (Plano ABC+ Bahia), atuou na Câmara Setorial Nacional do Cacau e Sistemas Agroflorestais e na Câmara Setorial do Cacau do Estado da Bahia. No âmbito nacional, foi secretário geral da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, coordenador da Comissão Nacional de Produção Orgânica e contribuiu na construção do Plano Inova Cacau 2030, garantindo um lastro técnico, bom trânsito político e diálogo com o setor, para a agenda da inovação agroambiental do cacau.
“Thiago representa uma geração de profissionais comprometidos com a valorização do cacau brasileiro, aliando ciência, competitividade do setor, articulação e conservação produtiva. Sua nomeação reforça o papel estratégico da CEPLAC na transição sustentável da agricultura brasileira”, destacou o superintendente da Bahiater da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, Lanns Almeida, com quem Guedes tem boa parceria.
Guedes também coordenou programas voltados à certificação socioambiental de cacau, qualidade de amêndoas de cacau, recuperação de áreas degradadas, agricultura familiar e agregação de valor por meio da verticalização do setor cacaueiro com a produção de chocolate de origem e Indicação Geográfica. Foi autor e organizador de publicações técnicas e científicas, incluindo o Guia de Manejo do Agroecossistema Cacau Cabruca e o Plano ABC+ Bahia.
Sua chegada à CEPLAC ocorre num momento decisivo: a instituição passa por debates sobre sua reestruturação e retomada do protagonismo nacional diante de novos desafios globais, como o European Union Deforestation-Free Regulation (EUDR), que impacta diretamente as exportações de cacau.
A expectativa é que, sob sua gestão, a CEPLAC fortaleça a integração entre ciência, mercado e produtores – resgatando seu papel histórico como indutora do desenvolvimento da cacauicultura na Amazônia, na Mata Atlântica e mais recente no Cerrado. Líderes do setor já sinalizam apoio à nova direção, vislumbrando avanços em temas como rastreabilidade, bioeconomia, pesquisa aplicada, aumento da produtividade no cacau, transferência de tecnologia pela extensão, atenção à defesa agropecuária, mercado de carbono, sistema agroflorestal e valorização da Cabruca.
Agricultura
Agricultura familiar da Bahia mostra sua força na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025
Já no primeiro dia, o estande baiano foi palco de conexões comerciais, encontros entre produtores e consumidores

Com sabores únicos, inovação e compromisso com a sustentabilidade, a agricultura familiar baiana chegou com força total nesta quarta-feira (11) na Naturaltech e Bio Brazil Fair 2025, em São Paulo. O evento, considerado o maior da América Latina voltado a produtos naturais, orgânicos e sustentáveis, segue até este sábado (14), no Distrito Anhembi. Já no primeiro dia, o estande da Agricultura Familiar da Bahia foi palco de conexões comerciais, encontros entre produtores e consumidores e muita valorização do rural baiano.
Com o conceito “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”, a participação baiana reúne 31 empreendimentos, entre cooperativas, associações e redes agroecológicas, que apresentam produtos com alto valor agregado, certificação orgânica, identidade territorial e responsabilidade socioambiental.
A iniciativa é uma realização do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), como parte das políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e promoção do acesso a mercados diferenciados.
Estreando na Naturaltech como expositora e vendedora, a Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag) celebra uma nova etapa. Segundo o gerente administrativo da cooperativa, Elinton Santos, a participação na feira agora tem um novo propósito.
“É a primeira vez que viemos com a possibilidade real de comercializar nossos produtos, graças à certificação pelo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Já participamos outras vezes apenas expondo, mas agora estamos aqui para fechar negócios, conquistar parceiros e expandir nossa presença em São Paulo e região metropolitana. É uma vitrine estratégica para a Coopag e para a agricultura familiar baiana”, afirmou.
No estande da Agricultura Familiar da Bahia, o público pode degustar uma variedade de alimentos diferenciados, como iogurtes de frutas nativas, flocão de milho não transgênico, chocolates artesanais, cafés especiais, frutas desidratadas, pastas de castanha de caju e mel.
Na Bio Brazil Fair, o espaço Orgânicos da Bahia reúne 16 empreendimentos da Rede Povos da Mata, primeira rede com sistema participativo de certificação reconhecido pelo MAPA. Para o diretor financeiro da rede, Rubens Dário, a expectativa é de ampliação de mercado e reconhecimento.
“Já é o nosso quarto ano participando da Biofach, mas, desta vez, contamos com um apoio ainda maior do Governo da Bahia. Nossa meta é ampliar a distribuição dos produtos orgânicos da agricultura familiar por toda São Paulo, para que o consumidor paulista tenha acesso a alimentos certificados, saudáveis e com a força da nossa identidade baiana”, destacou.
No estande, o público encontra geleias de frutas nativas, extrato de tomate temperado, temperos naturais, nibs de cacau, manteiga de cacau, cachaças artesanais e barras de frutas, todos com produção agroecológica e manejo que valoriza os territórios e seus saberes.
Onde encontrar
Todos os produtos expostos também estão disponíveis para compra no site do mercado virtual da agricultura familiar baiana: www.mercaf.com.br, com entrega em todo o Brasil.
-
Culturahá 3 dias
Ação especial marca o lançamento da novela ‘Êta Mundo Melhor!’
-
Meio Ambientehá 2 dias
Onda de frio deve atingir pelo menos sete estados, alerta Inmet
-
Políticahá 3 dias
Sertão Vivo é lançado em Itiúba com ações para combate à pobreza
-
Ciênciahá 2 dias
Estudantes do CPM Lobato representarão o Brasil na RoboCup 2025