SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Feira Baiana da Agricultura Familiar reforça práticas sustentáveis

A iniciativa amplia as ações de sustentabilidade do evento, com inclusão de coleta seletiva de resíduos orgânicos

Publicado

em

A 16ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária vai promover, pela primeira vez, a coleta seletiva
Foto: André Frutuôso

A 16ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária vai promover, pela primeira vez, a coleta seletiva para compostagem de resíduos orgânicos. A iniciativa amplia as ações de sustentabilidade do evento, que será realizado de 10 a 14 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador. Até então, apenas os resíduos sólidos recicláveis eram coletados de forma seletiva. 

“O processo de gerenciamento vai acontecer justamente nos locais de origem, ou seja, nas áreas de alimentação e espaços que gerem esse tipo de material. Para isso, a gente vai disponibilizar recipientes, como baldes identificados, para que os geradores possam dispor desses resíduos orgânicos”, explicou Joilson Santana, integrante da coordenação executiva do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), organização social parceira da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). 

Segundo Joilson, o material será recolhido diariamente e enviado para compostagem realizada pela cooperativa Cooperativa de Reciclagem e Compostagem da Costa dos Coqueiros (Verdecoop), localizada no município de Entre Rios. Ele destaca que a ação busca ampliar o destino ambientalmente adequado dos resíduos durante um grande evento, evitando o envio a aterros sanitários, reduzindo impactos ambientais e valorizando o trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis. 

Projeto “Nossa Feira Tem Coleta Seletiva Solidária” 

A iniciativa, que chega à sua 3ª edição, será realizada ao longo dos cinco dias da Feira. A ação integra o CAMA, 12 associações e cooperativas de catadores(as) de materiais recicláveis, além de profissionais autônomos(as). O projeto fortalece a inclusão socioeconômica e a gestão sustentável de resíduos recicláveis e orgânicos. 

A operação será coordenada a partir da Central da Coleta Seletiva Solidária, instalada na própria Feira. O espaço funcionará como ponto estratégico de triagem e armazenamento temporário, além de área de promoção de produtos e práticas sustentáveis. Também serão realizadas ações socioambientais de sensibilização e orientação ao público sobre a importância da coleta seletiva e o trabalho dos catadores e e catadoras de materiais recicláveis. 

ANÚNCIO

“Vamos utilizar ainda o aplicativo RcyclaÊ, desenvolvido pelo CAMA, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, para fazer a gestão dos resíduos sólidos coletados, gerando o Reciclômetro e os Eco Indicadores do projeto”, relatou Joilson. 

Sobre a feira 

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da CAR, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a UNICAFES Bahia, a 16ª edição da Feira deve reunir milhares de visitantes e mais de seis mil produtos da agricultura familiar dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, entre alimentos, bebidas, artesanato, cosméticos, flores e itens da economia solidária. 

A programação inclui a Tenda Quilombola, Tenda Indígena, Tenda de Artesanato, a 3ª Feira Agroecológica da Bahia, duas amplas praças gastronômicas, atrações musicais, atividades formativas e muito mais. 

Apoio contínuo aos catadores e catadoras 

Além das ações realizadas durante a Feira, a CAR também apoia, ao longo de todo o ano, o trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis em grandes eventos da Bahia. Em 2025, o projeto EcoFolia Solidária, iniciativa do Governo do Estado, que conta com a CAR entre os parceiros, beneficiou 3.596 catadores(as) com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fardamento e refeições durante todos os dias do Carnaval. As cooperativas coletaram 112,969 mil kg de alumínio, 23.898 kg de PET e 32.639 kg de plástico na capital baiana. 

Na Micareta de Feira de Santana, o projeto arrecadou três toneladas de materiais recicláveis. Foram beneficiados 100 catadores autônomos e 30 cooperados, que receberam cadastramento, EPIs, fardamento e 200 sacos de ráfia para coleta. Os resíduos recolhidos foram destinados à comercialização solidária, gerando renda direta para os trabalhadores. 

ANÚNCIO

Cultura

Dia do Samba 2025 tem patrocínio do Governo da Bahia

Nelson Rufino e Edil Pacheco estão entre as atrações locais, que recebem como convidados Teresa Cristina e a dupla Antônio Carlos & Jocafi

Publicado

em

O Governo da Bahia patrocina a 53ª edição do Dia do Samba, comemorado na noite desta terça-feira (2 de dezembro), no palco montado em frente
Foto: Reprodução Instagram Edil Pacheco

O Governo da Bahia patrocina a 53ª edição do Dia do Samba, comemorado na noite desta terça-feira (2 de dezembro), no palco montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho. É uma celebração dos grandes nomes do samba baiano, representados por artistas como Nelson Rufino e Edil Pacheco – o grande homenageado desta edição. Como convidados especiais, Teresa Cristina e a dupla soteropolitana Antônio Carlos & Jocafi, autores de sucessos como “Você Abusou”, “Desacato” e “Toró de Lágrimas”, entre outros. 

“É um prazer e uma honra a SUFOTUR apoiar o Dia do Samba – instituído pelo Senado em 1964 e reconhecido como patrimônio imaterial da cultura brasileira desde 2007. Desde a primeira edição, em 1972, o Governo do Estado apoia esta celebração, que integra nosso calendário turístico-cultural. Salve o samba, que a Bahia comemora sambando e gingando todos os dias”, destaca Gustavo Stelitano, superintendente da Sufotur. 

Além de Teresa Cristina, Antônio Carlos & Jocafi, Nelson Rufino e Edil Pacheco, a noite contará com apresentações de grupos e sambistas renomados, como Roberto Mendes, Walmir Lima, Gal do Beco, Chocolate da Bahia, Juliana Ribeiro, Batifun, Ju Moraes, Aloísio Menezes, Guiga de Ogum, Mestre Régis, Cláudia Costa, Clécia Queiroz, Paty Ribeiro, Neto Barra, Eduardinho FM, Roberto Ribeiro, entre outros. 

O show do Dia do Samba é gratuito e começa às 19h. 

Continue Lendo

Agronegócio

Fenagro 2025 marca assinatura de acordos para impulsionar no MATOPIBA e SEALBA 

Os acordos marcam o início de um plano integrado de ações para potencializar investimentos e consolidar essas fronteiras agrícolas

Publicado

em

A Fenagro 2025 será palco de um movimento estratégico para o futuro da agropecuária nas regiões do MATOPIBA
Foto: Darlan Nunes/Seagri

A Fenagro 2025 será palco de um movimento estratégico para o futuro da agropecuária nas regiões do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia). Nesta terça-feira (2), a partir das 15h, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) promove, no Parque de Exposições de Salvador, um encontro entre os secretários de Agricultura dos seis estados para formalizar dois inéditos termos de cooperação técnica. Os acordos marcam o início de um plano integrado de ações para potencializar investimentos e consolidar essas fronteiras agrícolas como referência nacional em inovação e sustentabilidade. 

Liderando a iniciativa, o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, destaca que os termos representam um marco para as duas regiões. “Essa cooperação é fruto de uma intensa articulação entre os estados para avançarmos de forma coordenada, fortalecendo nossas cadeias produtivas com inovação e garantindo que o crescimento destas duas fronteiras gere oportunidades reais para as famílias que vivem e produzem nesses territórios”, afirmou. 

O primeiro termo, voltado ao MATOPIBA, cria um Plano Interestadual de Desenvolvimento com eixos voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas, incentivo a novas tecnologias e ampliação dos mercados consumidores, nacionais e internacionais. Também prevê ações alinhadas ao Plano ABC+, estimulando práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono, uso racional dos recursos naturais e recuperação de áreas degradadas. 

O segundo termo será firmado às 16h entre os estados do SEALBA, com foco em ações conjuntas nas áreas de sanidade agropecuária, logística, práticas sustentáveis e fortalecimento da cadeia produtiva do citrus. 

MATOPIBA 

Na Bahia, a região abrange 30 municípios do cerrado, no oeste do estado, com destaque para a produção de grãos e fibras, como soja, milho, algodão e feijão. O clima tropical favorece o cultivo durante todo o ano, permitindo diversificação das lavouras. 

ANÚNCIO
SEALBA 

A parte baiana do SEALBA é composta por 28 municípios no nordeste do estado, com condições ideais para a produção agrícola, especialmente na cadeia do citrus, em localidades como Rio Real e Inhambupe, maiores produtores de laranja do Nordeste. 

Serviço 
  • Evento: Assinatura dos termos de cooperação com estados do MATOPIBA e SEALBA 
  • Data: 2/12/2025 
  • Horário: A partir das 15h 
  • Local: Pavilhão do Governo na Fenagro 2025 – Parque de Exposições de Salvador 
Continue Lendo

Cultura

Agricultura familiar ocupa Salvador na 16ª Feira Baiana

Evento no Parque Costa Azul, de 10 a 14 de dezembro, reúne sabores, cultura e inovação, com mais de 6 mil produtos e práticas sustentáveis

Publicado

em

A força do rural baiano chega à capital com a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece
Foto: André Frutuôso

A força do rural baiano chega à capital com a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece de 10 a 14 de dezembro no Parque Costa Azul, em Salvador. O evento se consolida como uma das maiores vitrines da agricultura familiar do país, reunindo cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Serão mais de 6 mil produtos, entre alimentos, bebidas, artesanato, moda, flores, cosméticos e itens da economia solidária. 

A Feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a UNICAFES Bahia. 

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, o evento é um marco para a produção rural baiana. “Cada produto, cada sorriso e cada história revelam a força do nosso rural. Celebrar 16 edições é celebrar um projeto coletivo de desenvolvimento que transforma vidas”, afirmou. 

Espaços e novidades 

Entre os espaços mais aguardados estão a Tenda Quilombola, Tenda Indígena, Tenda de Artesanato, a 3ª Feira Agroecológica da Bahia, além de áreas para adoção de animais, oficinas e atividades infantis. A grande novidade desta edição é o Caminho da Roça, um ambiente imersivo que permitirá aos visitantes conhecerem sistemas produtivos como café, cacau, mel, mandioca e caprinovinocultura. 

Compromisso ambiental 

Pela primeira vez, a Feira contará com coleta seletiva de resíduos orgânicos destinados à compostagem, ampliando as práticas sustentáveis já adotadas em edições anteriores. Os pontos de coleta estarão distribuídos nas áreas de alimentação, e todo o material será encaminhado para cooperativas especializadas. 

ANÚNCIO
Gastronomia e música 

A programação inclui duas praças gastronômicas com pratos típicos como cuscuz com bode, galinha caipira, mariscos e opções veganas, além de tapiocaria, sorveteria, cachaçaria e choperia. A música também terá espaço garantido com três palcos — Samba, Forró e Concha — e mais de 20 atrações que celebram a cultura baiana. 

Para Ícaro Renne, diretor-presidente da Unicafes/BA, a Feira é um símbolo da diversidade e da força da agricultura familiar. “Vamos ocupar o Parque Costa Azul com trabalho, tradição e inovação”, destacou. 

A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária promete ser a edição mais vibrante da história, unindo campo e cidade, produção e cultura, tradição e inovação. 

Continue Lendo

Mais Lidas