SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Dia do Samba 2025 tem patrocínio do Governo da Bahia

Nelson Rufino e Edil Pacheco estão entre as atrações locais, que recebem como convidados Teresa Cristina e a dupla Antônio Carlos & Jocafi

Publicado

em

O Governo da Bahia patrocina a 53ª edição do Dia do Samba, comemorado na noite desta terça-feira (2 de dezembro), no palco montado em frente
Foto: Reprodução Instagram Edil Pacheco

O Governo da Bahia patrocina a 53ª edição do Dia do Samba, comemorado na noite desta terça-feira (2 de dezembro), no palco montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho. É uma celebração dos grandes nomes do samba baiano, representados por artistas como Nelson Rufino e Edil Pacheco – o grande homenageado desta edição. Como convidados especiais, Teresa Cristina e a dupla soteropolitana Antônio Carlos & Jocafi, autores de sucessos como “Você Abusou”, “Desacato” e “Toró de Lágrimas”, entre outros. 

“É um prazer e uma honra a SUFOTUR apoiar o Dia do Samba – instituído pelo Senado em 1964 e reconhecido como patrimônio imaterial da cultura brasileira desde 2007. Desde a primeira edição, em 1972, o Governo do Estado apoia esta celebração, que integra nosso calendário turístico-cultural. Salve o samba, que a Bahia comemora sambando e gingando todos os dias”, destaca Gustavo Stelitano, superintendente da Sufotur. 

Além de Teresa Cristina, Antônio Carlos & Jocafi, Nelson Rufino e Edil Pacheco, a noite contará com apresentações de grupos e sambistas renomados, como Roberto Mendes, Walmir Lima, Gal do Beco, Chocolate da Bahia, Juliana Ribeiro, Batifun, Ju Moraes, Aloísio Menezes, Guiga de Ogum, Mestre Régis, Cláudia Costa, Clécia Queiroz, Paty Ribeiro, Neto Barra, Eduardinho FM, Roberto Ribeiro, entre outros. 

O show do Dia do Samba é gratuito e começa às 19h. 

Cultura

Livro de Régis Aragão Leite propõe reflexão sobre ética, propósito e autoconhecimento

Obra “O Homem por Trás do Terno” reúne lideranças baianas e marca a estreia do selo literário da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia

Publicado

em

O cenário cultural e literário baiano ganhou um novo capítulo com o lançamento do livro “O Homem por Trás do Terno”,
Foto: Divulgação

O cenário cultural e literário baiano ganhou um novo capítulo com o lançamento do livro “O Homem por Trás do Terno”, de autoria do advogado, gestor público e estudioso da condição humana Régis Aragão Leite. A obra convida o leitor a uma reflexão sobre autoconhecimento, ética, propósito e desenvolvimento humano, abordando temas relacionados aos valores morais e à construção da identidade pessoal.

Realizado na noite de ontem, o evento de lançamento reuniu lideranças institucionais, representantes do meio jurídico, familiares e amigos em uma sessão de autógrafos marcada por celebração e reconhecimento à contribuição intelectual do autor.

Além do conteúdo da obra, o lançamento teve caráter histórico por marcar oficialmente a criação do selo literário da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), iniciativa voltada ao incentivo da produção e difusão de conhecimento por meio da literatura.

O livro conta com prefácio assinado por Fabrício Dourado, Grande Secretário de Cultura e Eventos da GLEB, e apresentação institucional do Grão-Mestre Claudiano Fonseca. Com linguagem acessível e reflexiva, a publicação propõe ao leitor uma jornada de introspecção e compreensão das próprias bases éticas, morais e espirituais.

A cerimônia contou ainda com uma mesa de honra formada por importantes lideranças institucionais e jurídicas, composta por Claudiano Fonseca, Grão-Mestre da GLEB e Primaz do Brasil; Diego Lomando, presidente do Tribunal de Justiça Maçônico da GLEB; Joaquim Saback, advogado; e Vanderlito Maia, Grande Secretário de Relações Interiores da GLEB.

ANÚNCIO

O lançamento reforça a valorização da produção intelectual baiana e amplia o espaço para debates sobre desenvolvimento humano, ética e responsabilidade social por meio da literatura.

Continue Lendo

Cultura

Gastronomia do Subúrbio ganha impulso com imersão de empreendedores e marisqueiras no restaurante Ori

Iniciativa vinculada às obras do VLT aproxima comerciantes locais de referências da gastronomia brasileira e fortalece a preparação para o futuro Mercado São Brás

Publicado

em

Empreendedores e marisqueiras do Subúrbio Ferroviário de Salvador participaram, nesta quinta-feira (22), de uma imersão no restaurante Ori,
Fotos: Raí Vitor/GOVBA

Empreendedores e marisqueiras do Subúrbio Ferroviário de Salvador participaram, nesta quinta-feira (22), de uma imersão no restaurante Ori, na capital baiana. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), em parceria com o Grupo Origem e o Instituto Ori, com o objetivo de qualificar comerciantes da região e fortalecer o potencial gastronômico da Suburbana.

A ação integra o conjunto de medidas de compensação social relacionadas às obras do VLT de Salvador e Região Metropolitana e proporcionou a empresários do setor gastronômico uma experiência prática sobre o funcionamento de um restaurante de grande porte.

O secretário da Casa Civil, Eracy Lafuente, destacou a importância da troca de experiências e da valorização das identidades culturais dos diferentes territórios da cidade.

“O que nós estamos fazendo é promover a relação de uma cidade que é diversa, para que a gente possa se conhecer. Estamos trazendo o Subúrbio para cá, para que depois o Ori possa ir para o Subúrbio também”, afirmou.

Durante a visita, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre gestão, operação de negócios e organização de processos de trabalho. A programação incluiu atividades teóricas e práticas, visita à cozinha do restaurante e degustação de pratos elaborados com insumos oriundos da orla da Suburbana.

ANÚNCIO

Para Juliana Morais, responsável pelo restaurante Boca de Galinha, a experiência representa uma oportunidade de preparação para novos desafios e oportunidades de crescimento.

“Quando a gente for para o polo gastronômico, já teremos essa estrutura e aprimoramento”, destacou.

Além dos empreendedores, marisqueiras da região também participaram da atividade e acompanharam novas formas de apresentação e valorização dos produtos extraídos por elas.

A marisqueira Rosana Araújo ressaltou a importância do aprendizado para ampliar horizontes e agregar valor aos produtos da Suburbana.

“Era um produto marginalizado e chegar aqui e ver a transformação dele em um prato totalmente diferente, que tem qualidade, é surreal. Eu também preparo bolinho. Não é igual a esse, mas uma hora dessas chega. Estamos aprendendo”, relatou.

ANÚNCIO
Fortalecimento da cultura e do turismo

A parceria entre a CTB, o Grupo Origem e o Instituto Ori faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano para fortalecer a cultura, o turismo e a gastronomia do Subúrbio Ferroviário.

Ao todo, 20 instituições foram mapeadas por especialistas em turismo gastronômico e participam de um processo de capacitação voltado ao fortalecimento da identidade culinária da região.

Como resultado da iniciativa, a CTB deve lançar um Chamamento Público para selecionar empreendimentos com capacidade técnica para integrar o Mercado São Brás, equipamento que será implantado na Estação Maria Garcia do VLT.

Continue Lendo

Cultura

Livro aborda temas pouco explorados na formação médica e destaca papel da arquitetura na saúde

Obra organizada pelo professor da UFBA José Tavares-Neto reúne reflexões sobre aspectos negligenciados no ensino da Medicina

Publicado

em

reúne discussões sobre áreas que, embora relevantes para a prática profissional, costumam receber pouca atenção durante a formação médica.
Foto: Divulgação

Lançado em 18 de outubro, Dia do Médico, o livro “Temas Negligenciados no Ensino da Medicina”, organizado pelo infectologista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Tavares-Neto, reúne discussões sobre áreas que, embora relevantes para a prática profissional, costumam receber pouca atenção durante a formação médica.

Entre os capítulos da publicação está “A Arquitetura na Formação Médica”, de autoria do arquiteto Walter Schimmelpfeng e coautoria de Mila Liberato. O texto propõe uma reflexão sobre a influência dos espaços físicos na formação dos profissionais de saúde e na qualidade da assistência prestada aos pacientes.

O capítulo aborda como fatores como iluminação, acústica, conforto ambiental, acessibilidade e segurança impactam diretamente a rotina de estudantes, professores, profissionais de saúde e usuários dos serviços. A discussão evidencia que o planejamento arquitetônico dos ambientes de ensino e atendimento não está relacionado apenas à infraestrutura, mas também às condições de trabalho, ao processo de aprendizagem e à humanização do cuidado.

Ao destacar a arquitetura como um elemento estratégico para a saúde, os autores defendem que hospitais, ambulatórios, clínicas e instituições de ensino devem ser pensados para favorecer tanto o desenvolvimento profissional quanto o bem-estar dos pacientes, contribuindo para uma assistência mais qualificada e acolhedora.

Continue Lendo

Mais Lidas