SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Bahia reforça estratégia para se consolidar como destino internacional

Em Salvador, Embratur apresenta Plano Brasis para ampliar visibilidade global do estado, com foco em afroturismo, cultura e natureza

Publicado

em

A valorização e a diversificação das características e potencialidades turísticas da Bahia no mercado global foram destaque
Lançamento do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027. Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A valorização e a diversificação das características e potencialidades turísticas da Bahia no mercado global foram destaque na apresentação do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 (Plano Brasis), realizada nesta quarta-feira (26), em Salvador. Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) abriu debate sobre estratégias para o trade turístico baiano e ações voltadas à promoção do estado no exterior. O plano conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).

A iniciativa busca fortalecer a imagem da Bahia como destino internacional competitivo, com foco em produtos, experiências e roteiros centrados em afroturismo, cultura, história, sol e praia, natureza e aventura, entre outros. Durante o evento, o governador destacou a ampla rede de hotéis e restaurantes, além das belezas naturais do estado.
“Temos um trade muito forte e também há muito investimento no turismo em nosso estado. A cada dia, novas rotas e destinos são revelados. Por isso, é importante manter esse potencial turístico, consolidando a Bahia no cenário nacional”, afirmou Rodrigues.

O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, reforçou o empenho do Estado para posicionar a Bahia como líder na atração de turistas internacionais no Norte-Nordeste.
“Temos trabalhado na diversificação da oferta turística para proporcionar aos visitantes mais experiências e novos produtos, incentivando que retornem cada vez mais”, disse.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Brasil vive um momento histórico no turismo internacional, com oito milhões de visitantes, e o Plano Brasis chega em hora estratégica.
“Esse é um trabalho que aponta ferramentas, mercados e tendências para transformar esse bom momento em algo duradouro. É hora de celebrar, mas também de avançar juntos no setor”, destacou.

Potencialidades baianas

A estratégia estadual do Plano Brasis para a Bahia contempla segmentos como lazer, responsável por 52% das chegadas internacionais em 2024. O planejamento também destaca turismo de sol e praia, ecoturismo, aventura, cultura, gastronomia e náutico. O afroturismo é prioridade, valorizando a cultura vibrante, o sincretismo religioso e a ancestralidade como diferenciais competitivos.

ANÚNCIO

Entre os atrativos regionais, a Baía de Todos-os-Santos e o Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, são as principais portas de entrada. A Chapada Diamantina se consolida como referência em turismo de natureza e aventura, enquanto a Costa do Descobrimento reforça a tradição histórica. O plano também prevê a consolidação da Bahia como principal destino de cruzeiros no país, com terminais em Salvador e Ilhéus.

Turismo na Bahia em números

De acordo com a Embratur, entre janeiro e outubro de 2025, a Bahia recebeu 166.480 turistas internacionais, vindos principalmente da Argentina e da França. O número representa aumento de 56,53% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 106.357 chegadas. Em outubro, o crescimento foi de 44,43% sobre o mesmo mês de 2024, com 11.654 visitantes estrangeiros.

Turismo

TAP amplia voos entre Lisboa e Salvador para alta demanda do verão 

Companhia aérea terá frequências extras em fevereiro e março, reforçando conexão da Bahia com a Europa

Publicado

em

Em função da alta procura de europeus pelo destino Bahia no período do Carnaval e final do verão, a companhia aérea TAP,
Foto: Divulgação

Em função da alta procura de europeus pelo destino Bahia no período do Carnaval e final do verão, a companhia aérea TAP, que já oferece voos diários entre Lisboa (Portugal) e Salvador, programou linhas extras na rota para os dias 3, 7, 10, 24 e 28 de fevereiro, disponibilizando mais opções para quem deseja vivenciar as festas baianas. 

Além disso, em março, até o dia 28, a TAP terá um voo adicional na mesma rota, ampliando suas operações no Aeroporto de Salvador (Rede Vinci) para oito frequências semanais. 

A expansão é resultado da parceria da TAP com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), visando fortalecer a ligação aérea da capital baiana com Lisboa e suas conexões para outros mercados europeus atendidos pela companhia. 

“Foi com muita alegria que recebemos a notícia da ampliação das operações da TAP na Bahia, no período de maior demanda de viajantes internacionais para o nosso estado. Mantemos uma parceria histórica com a companhia, que contribuiu para que tivéssemos um recorde na entrada de turistas estrangeiros pelos aeroportos baianos, em 2025. O trabalho conjunto segue firme, para que tenhamos novas marcas históricas neste ano”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

Continue Lendo

Turismo

Bahia bate recorde de turistas estrangeiros em 2025 e lidera crescimento no Nordeste

Ampliação de voos internacionais e promoção dos destinos baianos impulsionaram alta de 47,3% no fluxo internacional

Publicado

em

A Bahia encerrou 2025 com um marco histórico no turismo internacional. O estado recebeu 211.539 visitantes estrangeiros,
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

A Bahia encerrou 2025 com um marco histórico no turismo internacional. O estado recebeu 211.539 visitantes estrangeiros, um crescimento de 47,3% em relação a 2024, segundo dados da Embratur e da Polícia Federal. O desempenho foi superior ao registrado pelo Brasil (37,1%) e pelo Nordeste (38,8%), consolidando a Bahia como porta de entrada para 43,7% dos turistas internacionais que desembarcaram na região.

O resultado é fruto da estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), que ampliou conexões aéreas internacionais em parceria com companhias aéreas e aeroportos, além de promover os destinos baianos em eventos globais. “Estamos vivendo um grande momento na atração de visitantes estrangeiros e a tendência é que continue crescendo em 2026, com a recém-inaugurada rota aérea entre a cidade do Panamá e Salvador pela Copa Airlines, e com nosso trabalho incansável de captação de novos voos”, afirmou o secretário Maurício Bacelar.

Entre os turistas que mais visitaram a Bahia em 2025, os argentinos lideraram, representando quase metade do fluxo internacional. Portugueses, uruguaios, franceses, italianos, alemães, espanhóis e chilenos também tiveram participação expressiva, reforçando a diversidade do público estrangeiro que escolhe o estado como destino.

Cenário otimista

O avanço ocorre em um cenário de retomada global do turismo e posiciona a Bahia como protagonista na atração de visitantes internacionais. Com novas rotas aéreas previstas e ações contínuas de promoção, a expectativa é de que 2026 registre números ainda mais robustos, fortalecendo a economia do estado e ampliando oportunidades para o setor turístico.

Continue Lendo

Turismo

Aeroportos baianos registram alta histórica na movimentação de turistas

Salvador lidera com 439 mil passageiros; interior também cresce e reforça conectividade aérea do estado 

Publicado

em

Os aeroportos baianos registram intensa movimentação desde o início da alta temporada. O Salvador Bahia Airport lidera o fluxo:
Foto: Will Recarey

Os aeroportos baianos registram intensa movimentação desde o início da alta temporada. O Salvador Bahia Airport lidera o fluxo: entre 20 de dezembro e 4 de janeiro, passaram pelo terminal 439 mil passageiros, brasileiros e estrangeiros — um aumento de 18,5% em relação ao mesmo período do verão passado. Foram quase 3 mil pousos e decolagens, 500 a mais que no último ano, com crescimento de 19%. Somente no dia 2 de janeiro, circularam 37.436 pessoas, maior número desde 2018. 

No interior, os números também impressionam: 

  • Porto Seguro: 112,5 mil passageiros (20 a 31/12), alta de 6,16% 
  • Vitória da Conquista: cerca de 25 mil passageiros (20/12 a 4/1), crescimento de 89% 
  • Ilhéus: 40.197 passageiros no mesmo período 

A malha aérea baiana para o verão 2025/2026 oferece 1,6 milhão de assentos, 220 mil a mais que na temporada anterior, com 3,7 mil voos extras. O aumento é resultado de investimentos do Governo do Estado, via Setur-BA, em parceria com companhias aéreas e aeroportos. 

“Trabalhamos na captação de novos voos, ampliação de rotas e promoção do destino Bahia nas principais feiras do mundo”, destacou Maurício Bacelar, secretário de Turismo. 

Além das conexões nacionais, a Bahia mantém voos internacionais para Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Lisboa, Madri e Paris, e agora conta com a rota Salvador-Cidade do Panamá, operada pela Copa Airlines, com conexão para 80 cidades das Américas. 

A alta também impulsionou a aviação regional: a Abaeté Linhas Aéreas opera mais de 500 voos na estação, ligando Salvador a Morro de São Paulo e Boipeba. 

ANÚNCIO

“Fechamos 2025 com recorde de 10 mil passageiros transportados”, comemorou Tiago Tosto, diretor da companhia. 

Continue Lendo

Mais Lidas