A valorização e a diversificação das características e potencialidades turísticas da Bahia no mercado global foram destaque na apresentação do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 (Plano Brasis), realizada nesta quarta-feira (26), em Salvador. Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) abriu debate sobre estratégias para o trade turístico baiano e ações voltadas à promoção do estado no exterior. O plano conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA).
A iniciativa busca fortalecer a imagem da Bahia como destino internacional competitivo, com foco em produtos, experiências e roteiros centrados em afroturismo, cultura, história, sol e praia, natureza e aventura, entre outros. Durante o evento, o governador destacou a ampla rede de hotéis e restaurantes, além das belezas naturais do estado.
“Temos um trade muito forte e também há muito investimento no turismo em nosso estado. A cada dia, novas rotas e destinos são revelados. Por isso, é importante manter esse potencial turístico, consolidando a Bahia no cenário nacional”, afirmou Rodrigues.
O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, reforçou o empenho do Estado para posicionar a Bahia como líder na atração de turistas internacionais no Norte-Nordeste.
“Temos trabalhado na diversificação da oferta turística para proporcionar aos visitantes mais experiências e novos produtos, incentivando que retornem cada vez mais”, disse.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Brasil vive um momento histórico no turismo internacional, com oito milhões de visitantes, e o Plano Brasis chega em hora estratégica.
“Esse é um trabalho que aponta ferramentas, mercados e tendências para transformar esse bom momento em algo duradouro. É hora de celebrar, mas também de avançar juntos no setor”, destacou.
Potencialidades baianas
A estratégia estadual do Plano Brasis para a Bahia contempla segmentos como lazer, responsável por 52% das chegadas internacionais em 2024. O planejamento também destaca turismo de sol e praia, ecoturismo, aventura, cultura, gastronomia e náutico. O afroturismo é prioridade, valorizando a cultura vibrante, o sincretismo religioso e a ancestralidade como diferenciais competitivos.
Entre os atrativos regionais, a Baía de Todos-os-Santos e o Centro Histórico de Salvador, Patrimônio Cultural Mundial da Unesco, são as principais portas de entrada. A Chapada Diamantina se consolida como referência em turismo de natureza e aventura, enquanto a Costa do Descobrimento reforça a tradição histórica. O plano também prevê a consolidação da Bahia como principal destino de cruzeiros no país, com terminais em Salvador e Ilhéus.
Turismo na Bahia em números
De acordo com a Embratur, entre janeiro e outubro de 2025, a Bahia recebeu 166.480 turistas internacionais, vindos principalmente da Argentina e da França. O número representa aumento de 56,53% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 106.357 chegadas. Em outubro, o crescimento foi de 44,43% sobre o mesmo mês de 2024, com 11.654 visitantes estrangeiros.

