SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Educação

Mais Infância capacita equipes de creches comunitárias de Salvador e RMS

Programa das Voluntárias Sociais da Bahia tem impacto positivo na rede de educação básica

Publicado

em

comunitárias de Salvador e da Região Metropolitana participaram de mais uma etapa de capacitação promovida pelo Programa Mais Infância,
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Mais de 500 profissionais de creches comunitárias de Salvador e da Região Metropolitana participaram de mais uma etapa de capacitação promovida pelo Programa Mais Infância, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia, neste sábado (11).

O evento aconteceu no Teatro Caetano Veloso, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e contou com a participação da presidente das Voluntárias Sociais, Tatiana Velloso, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes. A programação marcou o 5º Encontro de Formação Pedagógica de Educadores e Educadoras e reuniu gestores e professores da educação infantil para uma manhã de aprendizado, oficinas e troca de experiências.

A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a qualificação dos profissionais que atuam na primeira infância e com o fortalecimento das instituições comunitárias. O coordenador do Programa Mais Infância, Manoel Calazans, explicou que a proposta é “oferecer suporte constante às instituições e promover a melhoria contínua do atendimento às crianças”.

O programa busca fortalecer a educação desde os primeiros anos de vida, com atenção à dimensão pedagógica e social. A formação contínua, segundo Calazans, é o caminho para consolidar uma rede de creches mais integrada, com práticas que garantam o direito de aprender em ambientes acolhedores e estimulantes. “A educação infantil é a base de tudo. Quando qualificamos os educadores, garantimos que cada criança tenha o direito de aprender, de se desenvolver e de ser cuidada com afeto e responsabilidade”, destacou.

Formação e valorização da primeira infância

As oficinas e painéis da programação abordaram o brincar como direito e parte essencial do processo educativo, incentivando novas formas de planejar o cotidiano das salas de aula e de fortalecer o vínculo entre educadores e crianças.

ANÚNCIO

A parceria com as creches comunitárias de Salvador e da RMS tem sido apontada como decisiva para os resultados do programa, que já impacta o dia a dia de milhares de crianças. Calazans observou que essas instituições funcionam como uma extensão do Estado nas comunidades, garantindo acesso à educação e apoio às famílias. “As creches parceiras são uma extensão do Estado nas comunidades. Elas acolhem, educam e garantem às famílias a tranquilidade de saber que seus filhos estão sendo bem cuidados”, completou.

Transformação

O impacto do programa também é percebido por quem vivencia o trabalho no dia a dia das unidades. A Creche Comunitária Zeza Calmon de Sá, localizada no Subúrbio Ferroviário, participa do Mais Infância há cerca de dez anos e acumula conquistas significativas nesse período. Para a coordenadora Ângela Sampaio, o programa mudou a realidade dessas instituições. “Antes trabalhávamos sozinhos, hoje temos orientação e apoio para fazer um trabalho muito melhor”, afirmou.

A creche passou a contar com formações voltadas a todos os setores, o que ampliou a qualidade do atendimento às crianças. “O Mais Infância nos proporcionou uma rede de comunicação e integração com outras creches, além de capacitar toda a equipe. Isso fez toda a diferença na qualidade do nosso trabalho”, completou Ângela.

A coordenadora ressaltou ainda que as formações têm impacto direto nas crianças e nas famílias atendidas. Segundo ela, o ambiente se tornou mais acolhedor e o brincar ganhou novo significado dentro das salas de aula. “As crianças aprendem mais felizes, e a gente também aprende com elas todos os dias. É um crescimento conjunto”, concluiu.

ANÚNCIO

Educação

Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate

Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus

Publicado

em

neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.

“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.

O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.

Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.

“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.

ANÚNCIO

Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.

Continue Lendo

Educação

Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão 

Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo

Publicado

em

O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna.

O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão. 

O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade. 

Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. 

Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades. 

Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas. 

ANÚNCIO

Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente. 

Continue Lendo

Educação

Jovens apresentam projeto de irrigação com robótica sustentável

Iniciativa da APITO, com apoio da Braskem, une tecnologia e sustentabilidade para promover aprendizado prático e protagonismo juvenil

Publicado

em

Um sistema automatizado de irrigação para hortas foi o destaque da Mostra Pedagógica “Educação com Arte: Direitos de Todas as
Foto: Amanda Santos/Divulga APITO

Um sistema automatizado de irrigação para hortas foi o destaque da Mostra Pedagógica “Educação com Arte: Direitos de Todas as Crianças e Adolescentes”, realizada na tarde desta segunda-feira (1º), no foyer do Teatro Cidade do Saber, em Camaçari. A tecnologia foi desenvolvida por participantes da Oficina de Robótica Educativa e Sustentável, promovida pela Associação Paulo Tonucci (APITO) e patrocinada pelo Edital Braskem – Projetos que Transformam.

A exposição reuniu cerca de 60 jovens, entre 12 e 18 anos, majoritariamente estudantes da rede pública, que participaram da oficina ao longo do ano. Durante as atividades, eles vivenciaram experiências que unem ciência, criatividade e sustentabilidade, aprendendo na prática sobre montagem de estruturas, programação básica, reaproveitamento de materiais, automação e trabalho em equipe. Além das habilidades técnicas, o projeto estimula pensamento crítico, protagonismo juvenil e autoconfiança.

Para Liliane Cavalcante, representante da APITO, a iniciativa reflete o compromisso da instituição fundada em 1999.

“O projeto amplia horizontes e fortalece a garantia de direitos da infância e juventude. Ao longo do ano, eles participaram de rodas de conversa, seminários, intercâmbios culturais, atendimentos psicológicos em grupo, olimpíadas e diversas atividades formativas, fortalecendo vínculos”, destacou.

Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, reforçou a importância do apoio.

ANÚNCIO

“Quando uma criança monta um robô, testa uma ideia e vê que funciona, não está apenas aprendendo tecnologia, está descobrindo que é capaz de criar soluções inovadoras para o mundo. É isso que a Oficina de Robótica proporciona: desenvolvimento de competências essenciais para o futuro, fortalecimento de direitos, autoestima e perspectivas de vida”, afirmou.

Continue Lendo

Mais Lidas