SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Diversificação turística na Bahia é promovida no Brasil e nos EUA

A promoção é feita pela Setur-BA, com destaque para a navegabilidade e a infraestrutura moderna, na zona turística Baía de Todos-os-Santos

Publicado

em

navegabilidade e a infraestrutura moderna, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, procurada por navegadores de todo o mundo.
Foto: Laís Rocha/Ascom

As potencialidades para o turismo das águas, nos mais de mil quilômetros do litoral baiano, o maior do país, são divulgadas no 28° São Paulo Boat Show, o maior salão náutico indoor da América Latina, que acontece no SP Expo, na capital paulista, até esta terça-feira (23), em seis dias de programação. A promoção é feita pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), com destaque para a navegabilidade e a infraestrutura moderna, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, procurada por navegadores de todo o mundo. No estande do órgão, os visitantes ainda ficam atualizados sobre o calendário dos eventos náuticos de 2026 na costa baiana. 

Além da ação promocional, em sintonia com a diversificação da oferta turística em território baiano, a Setur-BA também faz a prospecção de investimentos privados da indústria náutica para Salvador e seu entorno, com sustentabilidade. “Temos excelentes roteiros para quem gosta de navegar, pescar e mergulhar. O governo baiano entregou a infraestrutura, com 11 marinas e outros equipamentos de padrão internacional, um marco na Baía de Todos-os-Santos, mas a cadeia do turismo náutico é grande, envolve a oferta de produtos e serviços especializados. É nesse sentido que buscamos atrair investidores para o estado, comprometidos com a preservação ambiental”, pontuou o diretor de Planejamento Turístico da Setur-BA, Luiz Rabelo. 

 “Estou feliz por ver a Bahia tão bem representada aqui, num ambiente que une ações institucionais para o desenvolvimento do turismo sustentável e oportunidades de negócios”, disse a coordenadora-geral de Mobilidade e Conectividade do Ministério do Turismo, Isabella Pozzeti. 

No São Paulo Boat Show, estão em exposição mais de 170 embarcações, de lanchas de pequeno porte a iates que custam milhões, e 120 marcas mostram as tendências da náutica, no Brasil e no exterior. A expectativa é atrair 40 mil pessoas e movimentar R$ 500 milhões em negócios. 

“Além de proporcionar lazer aos turistas, a náutica gera emprego e renda, e está cada vez mais presente na vida do brasileiro. A participação da Bahia no evento é importante, porque envolve um mercado muito forte”, ressaltou o idealizador do Boat Show, Ernani Paciornik. 

ANÚNCIO

Mais promoção nacional – Em outra iniciativa de divulgação nacional do destino Bahia, a Setur-BA participou, na última semana, da Mega Fam 2025, a Convenção da Operadora EHTL Viagens, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Mais de 500 agentes de viagens de todo o Brasil participaram da capacitação sobre as 13 zonas turísticas baianas e conheceram novos produtos, como a Rota dos Vinhos da Chapada Diamantina e a Rota dos Engenhos – Sabores das Cachaças da Bahia. 

Promoção internacional 

Ainda na semana passada, os atrativos e diferenciais da Bahia como destino competitivo no mercado internacional foram apresentados pela Setur-BA na World Travel Exchange (WTE), no Miami Beach Convetion Center, na cidade dos Estados Unidos. Considerada uma das mais importantes feiras mundiais de turismo, ela reuniu mais de três mil profissionais do setor, de diversas regiões do planeta, com seminários, wokshops e exposições. 

“Foi a primeira vez que a Bahia participou da WTE Miami, uma feira com público qualificado, que fortalece a promoção dos destinos no mercado da América do Norte. Os profissionais atendidos ficaram encantados ao saber mais sobre a história dos baianos, sua cultura, belezas naturais, gastronomia e diversidade de segmentos turísticos”, relatou o gerente de Mercado Internacional da Setur-BA, Eduardo Koshima. 

Turismo

Bahia registra recorde histórico de turistas internacionais em 2025

Com voos diretos e promoção global, estado atrai 187,9 mil estrangeiros até novembro, crescimento de mais de 50% em relação a 2024

Publicado

em

Montevidéu (Uruguai), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França), a Bahia está conectada a quase 200 destinos internacionais
Foto: Ascom/Setur-BA

Com voos diretos partindo de Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França), a Bahia está conectada a quase 200 destinos internacionais e marca presença nas principais feiras de turismo do mundo. Resultado: recorde na chegada de turistas estrangeiros ao estado. De janeiro a novembro de 2025, 187,9 mil visitantes internacionais estiveram na Bahia, um aumento superior a 50% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 125,1 mil. No Nordeste, o crescimento foi de 42,1%, enquanto no Brasil atingiu 40,6%. A Bahia concentrou 43,7% dos turistas estrangeiros que visitaram a região, melhor resultado desde 2019. 

Os argentinos lideram o ranking, representando 43,6% dos visitantes, seguidos por portugueses (10,6%), uruguaios (8,9%), franceses (8%), italianos (6%), alemães (4,3%), espanhóis (3,8%) e chilenos (3,4%), segundo dados da Embratur e da Polícia Federal. 

Novas rotas e expansão da malha aérea 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com companhias aéreas e aeroportos, segue ampliando a malha internacional. Nesta quarta-feira (17), a Flybondi inicia voos diretos de Buenos Aires para Salvador, três vezes por semana. Em janeiro, a Copa Airlines retoma a rota Cidade do Panamá–Salvador, com quatro frequências semanais. A conexão é estratégica, pois o hub da companhia na capital panamenha liga a 80 destinos nas Américas, incluindo Estados Unidos, Caribe, México e Colômbia. 

Segundo o secretário Maurício Bacelar, a Bahia consolida posição de destaque no turismo internacional: 

“Se 2025 foi o ano do recorde, 2026 começa com tendência de crescimento. Assim como o voo de Paris abriu conexões com 180 destinos da Europa, Ásia e África, a linha da Cidade do Panamá terá grande impacto, aproximando o estado de mercados importantes das Américas. E reforçar a ligação com a Argentina, nosso maior emissor de turistas, é outro avanço significativo”, afirmou. 

ANÚNCIO
Turismo sustentável como diferencial 

Bacelar também destacou o pioneirismo da Bahia em operações aéreas sustentáveis: 

“Os estrangeiros buscam a diversidade de atrativos, mas também reconhecem nosso compromisso ambiental. O Aeroporto de Salvador é o primeiro do Brasil a usar Combustível Sustentável de Aviação (SAF), colocando a Bahia na vanguarda da descarbonização do turismo”, ressaltou. 

Continue Lendo

Turismo

Wyndham São Paulo Ibirapuera lança parceria inédita com Snoopy™ para celebrar 75 anos dos Peanuts 

Hotel apresenta suítes temáticas, árvore de Natal gigante e experiências imersivas que prometem encantar fãs de todas as idades

Publicado

em

A gigante da hotelaria Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel, segundo maior empreendimento hoteleiro da
Fotos: Divulgação

A gigante da hotelaria Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel, segundo maior empreendimento hoteleiro da capital paulista, com mais de 600 quartos, anunciou uma parceria inédita com a icônica marca Snoopy™, em comemoração aos 75 anos da tira cômica Peanuts, criada por Charles Schulz em 1950. A iniciativa promete encantar fãs de todas as idades e inspirar outras marcas do setor em todo o Brasil, inclusive nas regiões Norte e Nordeste, ao oferecer experiências imersivas inspiradas no universo do Snoopy. 

Na primeira fase do projeto, o hotel apresenta quatro suítes temáticas exclusivas — Snoopy Clássico, Snoopy Aviador, Snoopy Astronauta e Snoopy Escoteiro Beagle — cada uma decorada com elementos que retratam as diferentes facetas imaginativas do famoso beagle. Além disso, o lobby contará com uma loja oficial da marca e uma área decorada com tema natalino, tendo como destaque uma árvore de Natal monumental de 10 metros de altura, feita com estrutura inflável e iluminação interna, instalada na Avenida Ibirapuera. A escultura promete se tornar um dos pontos turísticos mais fotografados da temporada natalina em São Paulo. 

A segunda fase inclui a reforma da área infantil, que ganhará brinquedos e decoração com personagens dos Peanuts, enquanto o restaurante YVÁ Gastronomia oferecerá um menu temático inspirado no Snoopy. Para João Paulo Andrade, diretor-geral do hotel, a parceria reforça o DNA familiar do empreendimento:
“Snoopy faz parte da imaginação de milhões de pessoas — desde jovens adultos que cresceram com suas histórias até crianças que o redescobrem hoje nas redes sociais. Trazer essa experiência para o Wyndham aproxima ainda mais o hotel das famílias e dos amantes de quadrinhos, criando um novo motivo para se hospedar em São Paulo, seja a lazer ou para viver momentos únicos.” 

Carla Neves, diretora sênior de Gestão de Território Internacional – LATAM da Peanuts, destaca:
“Snoopy é um símbolo de otimismo, imaginação e amizade. O Wyndham Ibirapuera não apenas compartilha esses valores, mas também é um parceiro perfeito para criar um espaço acolhedor e vibrante para os fãs de todas as idades.” 

Mais do que um personagem, Snoopy é um fenômeno cultural atemporal. Apresentado ao mundo em 4 de outubro de 1950, conquistou gerações com humor, sensibilidade e imaginação sem limites. Hoje, é um ícone pop presente em colaborações globais com marcas de moda, alimentação e lifestyle. No Brasil, Snoopy ganhou força entre a Geração Z, que o vê como símbolo de autenticidade nas redes sociais — só o perfil oficial @snoopybr no TikTok soma mais de meio milhão de seguidores. 

ANÚNCIO

A inauguração oficial das suítes e da árvore temática aconteceu em 2 de dezembro, marcando o início da temporada natalina com charme e nostalgia. Localizado no coração de Moema, o Wyndham São Paulo Ibirapuera é referência em hospitalidade urbana, com mais de 630 quartos, centro de convenções para até 1.300 pessoas, piscina aquecida, academia, saunas e gastronomia de alto padrão. A poucos minutos do Aeroporto de Congonhas, do Shopping Ibirapuera e do Parque Ibirapuera, o hotel oferece experiências completas para quem viaja a negócios, lazer ou com a família. 

Continue Lendo

Turismo

Itaetê recebe agentes em famtour para promover novos roteiros na Chapada 

Município integra o Circuito Diamantino de Santa Dulce e aposta em turismo de natureza e religioso para atrair visitantes

Publicado

em

Às margens do Rio Paraguaçu, com cachoeiras e o famoso Poço Encantado, Itaetê recebeu, no último fim de semana, um grupo
Foto: Ascom/Setur-BA

Às margens do Rio Paraguaçu, com cachoeiras e o famoso Poço Encantado, Itaetê recebeu, no último fim de semana, um grupo de 22 operadores, agentes de viagens e guias de turismo. A viagem de familiarização (famtour), organizada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) em parceria com a prefeitura, apresentou atrativos e infraestrutura do destino, como parte do programa de interiorização de roteiros. 

O município é um dos sete que compõem o Circuito Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, nova atração do turismo religioso na Chapada Diamantina. Após seis horas de viagem desde Salvador, os profissionais foram recepcionados com almoço típico e seguiram para passeio pela orla fluvial. A programação incluiu visita à Gruta da Lapa do Bode, ao Poço Encantado, à Barragem Bandeira de Melo, à Cachoeira do Bom Jardim e ao povoado Europa, além de passeio de barco pelo Rio Paraguaçu. 

Nos intervalos, o grupo conheceu a rede de hospedagem e restaurantes locais, com oito pousadas e opções gastronômicas regionais. “Itaetê oferece infraestrutura e a qualidade essencial que falta nas grandes cidades: conexão com a natureza. Há trilhas para quem busca aventura e banhos de rio para quem prefere relaxar”, destacou Anderson Gomes, da San José Tour. 

A agente Priscila Gomes, da Top Glamour Viagens, sugeriu novos nichos: “É possível criar um roteiro do ciclismo da fé pelo Caminho Diamantino e organizar passeios de balsa no Rio Paraguaçu”. 

O programa foi elogiado pelos participantes. “Jamais vi um governo proporcionar aos agentes de viagens essa oportunidade de conhecer o interior da Bahia. É uma experiência ímpar”, afirmou Plínio Mesquita, da TopTour Viagens. 

ANÚNCIO

Antes do famtour, a Setur-BA realizou cursos de capacitação e diagnóstico das potencialidades turísticas do município. “Itaetê tem belezas naturais incomparáveis e agora ganhou um roteiro religioso. Estamos investindo em projetos como a revitalização da orla do Rio Paraguaçu”, disse o prefeito Zenildo Matos. 

Continue Lendo

Mais Lidas