SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Social

Relatório da ONU diz que Brasil saiu do Mapa da Fome

O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente

Publicado

em

Relatório apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Relatório apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia, revela que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

Os dados constam do estudo O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), produzido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

O Mapa da Fome é um indicador global da FAO que identifica países em que mais de 2,5% da população sofre de subalimentação grave (insegurança alimentar crônica).

Estar no Mapa da Fome significa que uma parcela significativa da população do país não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável. O relatório SOFI divulga esse indicador sempre na forma de médias trienais, considerando as informações dos últimos três anos.

O Brasil alcançou esse patamar em 2014, mas tinha retornado ao Mapa da Fome no triênio 2018/2020. Agora, no triênio 2022/2024, voltou a ficar abaixo de 2,5%.

ANÚNCIO
Anúncios

Nota divulgada, em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destaca que “a conquista foi alcançada em apenas dois anos, tendo em vista que 2022 foi um período considerado crítico para a fome no Brasil”.

“A saída do Brasil do Mapa da Fome é resultado de decisões políticas do governo brasileiro que priorizaram a redução da pobreza, o estímulo à geração de emprego e renda, o apoio à agricultura familiar, o fortalecimento da alimentação escolar e o acesso à alimentação saudável”, explica a nota.

Como é calculado o Mapa da Fome

A FAO adota alguns indicadores para monitorar a situação alimentar nos países. O principal deles é a Prevalência de Subnutrição (Prevalence of undernourishment – PoU), utilizado na construção do Mapa da Fome. Esse indicador identifica, em cada país, o percentual da população em risco de subnutrição.

O PoU é calculado a partir de três variáveis: quantidade de alimentos disponíveis no país, considerando produção interna, importação e exportação; o consumo de alimentos pela população, considerando as diferenças de capacidade de aquisição (a renda) e a quantidade adequada de calorias/dia, definida para um indivíduo médio representativo da população.

ANÚNCIO
Anúncios

Social

Delegação internacional conhece projeto “Oxe, me respeite – nas escolas”

A comitiva conheceu o desenvolvimento do projeto, a partir da perspectiva dos estudantes, dialogando com educadores, equipe pedagógica

Publicado

em

Nesta sexta-feira (12), o Colégio Estadual Góes Calmon, em Salvador, recebeu uma delegação do Oversight Advisory Committee (OAC) /
Foto: Ascom SPM-BA

Nesta sexta-feira (12), o Colégio Estadual Góes Calmon, em Salvador, recebeu uma delegação do Oversight Advisory Committee (OAC) / Comitê Consultivo de Supervisão, formado por especialistas internacionais que estão no Brasil para conhecer o trabalho do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) no país.

A comitiva conheceu o desenvolvimento do projeto “Oxe, me respeite – nas escolas”, a partir da perspectiva dos estudantes, dialogando com educadores, equipe pedagógica e representantes da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM).

O projeto tem como objetivo promover a formação cidadã de estudantes, com foco na prevenção e enfrentamento às violências de gênero e raça. Atualmente, presente em 300 escolas da rede estadual, alcançando milhares de alunos e alunas em 150 municípios e em 10 Territórios de Identidade da Bahia, com a expectativa de beneficiar 15 mil estudantes. A iniciativa é executada pela SPM, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa).

A superintendente de Prevenção à Violência contra a Mulher da SPM, Camilla Batista, ressaltou que o projeto tem sido central na articulação entre diferentes áreas do governo. “O projeto Oxe, me respeite – nas escolas é um projeto do coração da SPM, porque ele nos permite dialogar de forma concreta com a juventude e propor mudanças estruturais, como a prevenção às violências. As ações envolvem também Saúde, Direitos Humanos e outras pastas, o que amplia seu alcance e impacto. Queremos fortalecer e expandir essa iniciativa, porque ela ajuda a enfrentar as raízes do patriarcado e a promover uma educação baseada em direitos, respeito e equidade”.

A pedagoga Carla Pita, educadora que acompanha o projeto no Colégio Estadual Góes Calmon, explicou como as atividades são construídas com os alunos. “Nossa missão é formar um itinerário educativo a partir de oficinas sobre gênero, raça e etnia. Trabalhamos com práticas lúdicas, círculos de leitura, exposições literárias, para discutir desigualdades de gênero e como elas impactam a evasão escolar. O mais importante é que os estudantes atuam como lideranças orgânicas, mobilizando toda a comunidade escolar”, comentou.

ANÚNCIO
Anúncios

O estudante Francisco Yure Cruz, 17 anos, destacou a importância do projeto. “O Brasil é muito diverso e esse projeto nos ajuda a compreender outras realidades além da nossa bolha. Aprendi a reconhecer desigualdades que não conhecia e a valorizar a convivência. É essencial que a gente leve esse debate adiante e contribua para uma sociedade mais justa”.

A aluna Eduarda Oliveira, também de 17 anos, reforçou o impacto do projeto.

“Esse projeto é muito importante porque nos faz dialogar com outros estudantes sobre temas que nem sempre aparecem na sala de aula, como rivalidade feminina, feminicídio, sororidade e racismo. Essas conversas nos ajudam a refletir sobre as violências que atravessam nossas vidas e a pensar em alternativas para transformar a realidade”.

Para Florbela Fernandes, representante do Unfpa no Brasil, o projeto tem potencial inspirador. “Estamos falando de igualdade, saúde sexual e reprodutiva e prevenção à violência. É emocionante ver jovens construindo conhecimento e sendo protagonistas. Que essa experiência ilumine e inspire outros alunos e escolas”.

Entre os integrantes da delegação estiveram: Florbela Fernandes, representante no Brasil e diretora de país para Uruguai e Paraguai do Unfpa; Rocío Galiano Mares, chefe do Escritório do Unfpa Paraguai; Michele Dantas, chefe do Escritório da Bahia do Unfpa Brasil; além da equipe do Unfpa Brasil, Kumiko Matsuura, presidente do OAC, e membros do Comitê.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Social

Dia Nacional da Construção Social valoriza trabalhadores com serviços gratuitos em Salvador 

Haverá uma programação especial para as crianças, com atividades recreativas e brinquedos, e uma atenção voltada ao público feminino

Publicado

em

No próximo sábado (23), das 8h às 13h, Salvador recebe a 18ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), no SESI Piatã.
Foto: Caio Herlon

No próximo sábado (23), das 8h às 13h, Salvador recebe a 18ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS), no SESI Piatã. A ação é promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e tem como objetivo celebrar e valorizar os trabalhadores da construção civil e seus familiares. 

Com o tema “Heróis que constroem o Brasil”, o evento oferecerá uma ampla programação gratuita de serviços e atividades voltadas para toda a família, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa. 

Entre os atendimentos disponíveis estarão aferição de pressão e glicemia e emissão do novo modelo de RG. Além disso, haverá uma programação especial para as crianças, com atividades recreativas e brinquedos, e uma atenção voltada ao público feminino, com serviços de tranças, unhas e sobrancelhas. 

“É fundamental mostrar que o Dia Nacional da Construção Social não é apenas um evento para o trabalhador homem do setor, mas sim uma oportunidade para toda a família. Nosso objetivo é proporcionar um dia de integração, lazer e cuidados para todos os públicos”, destaca Alexandre Landim, presidente do Sinduscon-BA. 

Promovido pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com correalização do SESI Nacional, o DNCS se consolida, em sua 18ª edição, como a maior ação social voltada aos trabalhadores do setor da construção no Brasil. 

ANÚNCIO
Anúncios

Em Salvador, a realização é do Sinduscon-BA, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI Bahia). Nesta edição, o evento também conta com o apoio de empresas associadas ao Sindicato, que contribuíram com doações. São elas: Sertenge, BRF, Concreta, Vertical, Ghia, Kubo, Pelir, Elos, Tecnosonda, Coopercon, IBPC e Dec Engenharia. 

“O DNCS é mais do que um dia de serviços: é um gesto de reconhecimento ao esforço diário de milhares de trabalhadores que constroem nossas cidades e contribuem diretamente para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. É também uma oportunidade de cuidado, integração e pertencimento para esses profissionais e suas famílias”, reforça Landim. 

Continue Lendo

Cultura

Bispos da Bahia e Sergipe celebram jubileu do mundo da política

A celebração acontece na Paróquia Ascensão do Senhor, nesta segunda (18), às 18h, e marcará um momento de oração e reflexão com políticos

Publicado

em

O Regional Nordeste 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que abrange os estados da Bahia e Sergipe,
Foto: Arley Prates

O Regional Nordeste 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que abrange os estados da Bahia e Sergipe, convida todos os políticos, como prefeitos, senadores, deputados e vereadores, para um momento de oração no dia 18 de agosto, às 18h, na Paróquia Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Os 26 Bispos dos dois estados farão a abertura da Assembleia Pastoral do Regional com a missa que celebra o Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco. É uma comemoração pelos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo. Um momento de fé e união entre a igreja e os políticos, que são responsáveis por representar os interesses de toda a população.

Serviço
  • Missa Jubileu do mundo da política
  • 18 de agosto, às 18h
  • Paróquia Ascensão do Senhor, no CAB
  • Contato (71) 99999-0098 Padre Manoel de Oliveira Filho
Continue Lendo

Mais Lidas