Economia
Famílias baianas que consomem até 80 kWh já se beneficam do ICMS zero nas contas de luz
Medida, anunciada pelo Governo do Estado, beneficia cerca de 1,8 milhão de famílias, alcançando mais de 6,18 milhões de baianos

Já está em vigor a isenção de ICMS nas contas de luz para as famílias baianas que consomem até 80 kWh/mês, medida anunciada no início de julho pelo Governo do Estado. De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) o ICMS zero já começou a incidir nas faturas fechadas a partir do último dia 5. A medida ampliou a faixa de isenção do imposto estadual, que antes já não era cobrado sobre as contas de até 50 kwh/mês. Cerca de 1,8 milhão de famílias no estado se enquadram no novo benefício, que alcança mais de 6,18 milhões de baianos. A alteração, ainda segundo a Sefaz-Ba, representa uma renúncia anual de mais de R$ 26 milhões.
O número de unidades de consumo contempladas na Bahia representa 23% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Nordeste. A iniciativa baiana segue a mesma linha adotada pelo Governo Federal, que editou em junho a Medida Provisória nº 1.300/2025, simplificando o desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e passando a garantir 100% de isenção da conta para famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa e que consomem até 80 kWh/mês. A proposta também contempla pessoas com deficiência ou idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de indígenas e quilombolas do CadÚnico.
Caso o consumo ultrapasse o teto de 80 kWh, será necessário pagar a diferença. Por exemplo, se a conta chegar a 100 kWh, paga-se 20 kWh no mês. Antes, os descontos eram aplicados de forma progressiva em faixas diferentes, variando de 10% a 65%, com regras específicas para quilombolas e indígenas.
Em todo o Brasil, 17,39 milhões de famílias têm direito à nova Tarifa Social de Energia Elétrica. São mais de 60 milhões de pessoas beneficiadas pela reestruturação do setor elétrico com foco na promoção da justiça tarifária. São Paulo é a unidade da Federação com o maior número de famílias que terão desconto de 100% para o consumo de até 80 kWh mensais: 8,43 milhões de pessoas. Na sequência estão a Bahia, com 6,18 milhões de pessoas; Rio de Janeiro com 5,88 milhões; e o Ceará, com 5,42 milhões de pessoas.
Economia
Startups do Hub da Construção levam inovação ao Seminário Imobiliário do CRECI
Nove startups vinculadas ao Hub estarão presentes no seminário

O Hub da Construção do Sinduscon Bahia marca presença no Seminário Imobiliário do CRECI, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, em Salvador. O evento conta com um espaço especialmente dedicado às startups do Hub, que irão apresentar soluções voltadas ao mercado imobiliário, aproximando o setor de ideias que unem tecnologia, criatividade e visão de futuro.
Criado a partir de uma parceria entre o *Sinduscon-BA e o CREA-BA, o Hub nasceu com 10 startups. Para o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, essa evolução demonstra a força da inovação no setor. “No início, tínhamos apenas 10 startups. Hoje, já são 30 empresas que trazem soluções inovadoras e alinhadas às demandas do mercado. Essa trajetória mostra a força do ecossistema de inovação que estamos construindo juntos, unindo a tradição do setor imobiliário à visão de futuro da construção”, afirma Landim.
Nove startups vinculadas ao Hub estarão presentes no seminário: Appi Movi, RS Tek, Casaes Automação, Epra, Cambuí, Seu Agente IA, Aço Motriz/Box Acessível, Hive e EAP.
“A participação das empresas reforça o compromisso do Sinduscon Bahia em fortalecer o ecossistema de inovação da construção, criando pontes entre a tradição do setor e as novas forças que surgem para transformá-lo”, ratifica o presidente do Sinduscon-BA.
Economia
Maratá vai reativar Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus
Com previsão de operação em julho de 2026, unidade terá capacidade para processar 144 mil toneladas de trigo por ano

O grupo Maratá expande sua atuação na região Nordeste ao investir R$ 129 milhões na reativação do Moinho de Trigo no Porto de Ilhéus, na Bahia. A nova unidade industrial terá capacidade instalada para processar 144 mil toneladas de trigo por ano e a previsão é que a operação comece em julho de 2026. O empreendimento será especializado na moagem de trigo e produção de derivados, com previsão de gerar 80 empregos diretos e 100 indiretos. O anúncio do investimento foi feito pelo diretor Geral do Grupo Maratá, Frank Vieira, durante audiência com o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, que o recebeu nesta terça-feira (09).
“Este é mais um investimento atraído para o interior do estado, que vai gerar emprego e renda para o povo baiano. O Grupo Maratá é uma das maiores empresas brasileiras do setor alimentício, com forte presença nacional, e será um elo fundamental para a cadeia agroindustrial de alimentos. A implantação do moinho auxilia na verticalização produtiva e fortalece a cadeia do trigo. A instalação em área contígua ao Porto do Malhado trará vantagens logísticas ao empreendimento.”, afirma Angelo Almeida.
De acordo com o diretor Geral Frank Vieira, além do mercado agro, a intenção do Grupo Maratá é atender também as fábricas de rações. Ele destaca que a Bahia é o maior consumidor do Nordeste. “A produção desse moinho vai ser toda dedicada ao consumo baiano, que tem um consumo muito alto de farinha de trigo. Existe um déficit na Bahia desta produção e esse foi o principal motivo de nos instalarmos no estado. Além disso, o trigo gera um subproduto, que é a ração animal e a gente enxergou que a região Sul é estratégica, por isso, escolhemos nos instalar em Ilhéus”, diz.
O diretor Geral do Grupo Maratá afirma ainda que existe um estudo para a instalação de uma segunda fase, já que a Bahia é logisticamente muito bem localizada para atender outras regiões.
Economia
Sinduscon-BA debate impacto da inteligência artificial na vida e nos negócios
Foram apresentados exemplos práticos do dia a dia e experiências de startups do setor

Na última sexta-feira (5), o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) realizou mais uma edição da Sexta da Construção, com o tema A inteligência em nossas vidas: a revolução silenciosa em nossas rotinas pessoais e nas empresas”.
O encontro contou com a participação de Will Rocha, cofundador da Hive Inteligência Artificial, e Vinícius Melo, engenheiro de software e arquiteto de soluções da startup Seu Agente IA.
Os especialistas mostraram como a inteligência artificial já está transformando, de forma muitas vezes imperceptível, tanto a vida pessoal quanto o mundo dos negócios. Foram apresentados exemplos práticos do dia a dia e experiências de startups do setor, destacando aplicações que vão desde o aumento da produtividade com a eliminação de tarefas repetitivas até o aprimoramento da segurança urbana e a eficiência no atendimento empresarial.
Durante o debate, Will destacou que a tecnologia pode substituir algumas funções, mas também cria novas oportunidades:
“A IA pode até tirar um emprego, mas vai trazer outros. Precisamos nos adaptar — foi assim com quase todas as inovações que chegaram ao mercado de trabalho”, afirmou Will.
Já Vinícius fez um alerta sobre os desafios do uso da tecnologia, sobretudo nas redes sociais: “Estamos sendo impactados pela IA principalmente nos algoritmos de recomendação, que alimentam sistemas e anúncios. Esse processo pode gerar alienação, por isso é fundamental um uso mais responsável e ético das redes sociais.”
O objetivo do encontro foi oferecer aos participantes uma visão acessível e prática de como incorporar a inteligência artificial de forma consciente, gerando mudanças positivas em hábitos, estratégias e resultados.
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Turismohá 3 dias
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
-
Infraestruturahá 3 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (12)