Segurança
Governador promove oito policiais e bombeiros militares a coronel
Ainda na ocasião, Jerônimo assinou a promoção de outros 240 oficiais para outros postos da corporação
Em mais uma ação de valorização dos profissionais da segurança pública, por seu desempenho e dedicação à sociedade baiana, o governador Jerônimo Rodrigues promoveu, na noite desta quinta-feira (5), seis oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e dois do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), ao posto de coronel. Ainda na ocasião, Jerônimo assinou a promoção de outros 240 oficiais para outros postos da corporação, que será publicada na edição desta sexta-feira (6), do Diário Oficial do Estado da Bahia.
“A Polícia Militar é uma instituição de 200 anos, madura, então estou convidando-os para conduzir a paz na Bahia. Oficiais que tem um currículo de peso, com bons serviços prestados e olham para a segurança pública de forma respeitosa. A sociedade baiana precisa da atuação firme desses profissionais na condição de coronéis, agora”, afirmou o governador.
Foram promovidos, durante encontro com Jerônimo, na governadoria, os policiais militares e tenentes-coronéis, Michel Alexander Guimarães, para o Comando Regional Leste; Maurício José Marinho, como diretor de Operações Integradas da SSP; Taylon Teixeira, como comandante regional da Região Metropolitana de Salvador (RMS); Elismar de Oliveira Leão, diretor de Auditoria e Finanças; José Luis Santos, Ouvidor e André Pereira Borges, superintendente de Telecomunicações. Do Corpo de Bombeiros, Jadilson Lopes, comandante de Segurança contra Incêndio e José Manoel Almeida, comandante Regional Sul.
Para o secretário da SSP, Marcelo Werner, essa é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a segurança pública da Bahia. “São carreiras de diversos profissionais, homens e mulheres, alguns deles com mais de 35 anos de serviço público, dedicados à população baiana, que agora chegam ao mais alto posto. É um momento muito especial, de renovar os votos de compromisso, não só com a instituição, Polícia Militar e Bombeiro Militar, mas em especial para proteger e servir e ser sempre uma força a serviço do cidadão”.
A elevação de patente na PMBA para oficiais segue pelos postos de 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel, Coronel — e ocorre por meio de um sistema hierárquico baseado em critérios como tempo de serviço, mérito e ato de bravura. Este sistema define a autoridade e responsabilidade em uma organização policial, e afeta a cultura dentro da força policial. A progressão na carreira militar é regulamentada pelo Plano de Cargos e Carreiras dos Militares Estaduais.
Também estiveram presentes à solenidade, o vice-governador, Geraldo Júnior, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner e os comandantes-gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, coronéis Antônio Carlos Silva Magalhães e Aloísio Mascarenhas Fernandes, respectivamente.
Segurança
Bahia forma 1.441 novos policiais e entrega aeronaves e equipamentos para reforçar a segurança
Investimentos somam mais de R$ 114 milhões e ampliam a capacidade operacional das forças policiais e de resgate no estado
A segurança pública da Bahia ganhou um reforço significativo no combate à criminalidade e nas operações de resgate e emergência com a formatura de 1.441 novos policiais militares e a entrega de equipamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. As ações foram realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta sexta-feira (19), durante cerimônia na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.
“Estamos formando 1.441 profissionais que depositam na ação da segurança pública uma inteligência capaz de encontrar soluções para resolver problemas”, afirmou o governador durante o discurso.
Na solenidade, foram entregues três aeronaves multimissão para as forças de segurança estaduais — uma destinada à Polícia Civil, outra à Polícia Militar e a terceira ao Corpo de Bombeiros Militar — com investimento superior a R$ 101,5 milhões. Equipados para operações diurnas e noturnas, os helicópteros devem ampliar a cobertura aérea e permitir respostas mais rápidas a emergências em diversas regiões da Bahia.
“As entregas de aeronaves e equipamentos reforçam ainda mais a capacidade de atuação das forças de segurança em todo o estado. Teremos três aeronaves que irão auxiliar o policiamento no interior, o pronto atendimento e as ações de salvamento”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia também foi contemplado com a entrega de cinco viaturas Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), 14 motoaquáticas, seis botes salva-vidas e kits para salvamento aquático, totalizando investimentos de R$ 12,7 milhões. Os equipamentos devem acelerar o tempo de resposta em operações de busca, resgate e salvamento, beneficiando 14 municípios do estado.
“São equipamentos que melhoram a nossa resposta operacional e garantem mais segurança e melhores condições de trabalho para os bombeiros. É uma aquisição importante, que qualifica ainda mais o nosso parque de viaturas e equipamentos”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Aloísio Mascarenhas.
Curso de formação
O Curso de Formação de Soldados teve início em julho de 2025 e foi concluído em junho deste ano. Do total de formados, 1.246 são homens e 195 mulheres.
“Os novos soldados ingressam, a partir de agora, no efetivo operacional da Polícia Militar e serão empregados diretamente no campo, reforçando as diversas unidades da corporação. É um efetivo bem formado e capacitado para servir cada vez melhor à sociedade”, destacou o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães.
Realização de um sonho
Entre a emoção da formatura e a expectativa pelo início de uma nova etapa na carreira, os novos soldados celebraram a conquista. Para a soldado Gisele Santos, a formatura simboliza o resultado de dedicação e esforço ao longo do curso.
“Hoje é a prova de que todos os tijolos que construí dia após dia durante o curso valeram a pena, não só para mim, mas para todos os formandos”, comemorou.
Segurança
Bahia inicia emissão da nova Carteira de Identidade em policarbonato
Documento mais resistente passa a ser oferecido mediante taxa; versão em papel segue gratuita e disponível
O Governo da Bahia iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em cartão de policarbonato. O lançamento do serviço foi marcado por um ato simbólico de entrega do primeiro documento ao governador Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia de inauguração do Complexo Policial de Nazaré, em Salvador.
A escolha pelo novo modelo deve ser feita pelo cidadão no momento da solicitação e tem custo de R$ 91,72. “Embora a primeira via seja gratuita, caso o cidadão opte pelo cartão, será cobrada a taxa. Trata-se de mais uma alternativa disponibilizada pelo Instituto Pedro Mello para quem deseja um documento mais resistente”, explicou o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva.
A nova CIN também continua sendo emitida no formato em papel, com as mesmas informações da versão em policarbonato. A Bahia já expediu mais de 4 milhões de documentos em todo o estado e, em maio de 2026, ocupou a segunda posição entre os maiores emissores da CIN em números absolutos no Brasil.
Com maior nível de segurança, a nova carteira utiliza o CPF como número único de identificação. O documento permite ainda a inclusão de outros registros, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de informações de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditivas, físicas, visuais e intelectuais, tipo sanguíneo, fator RH e indicação de doação de órgãos.
Segurança
Bahia inaugura novo Complexo da Polícia Civil e entrega viaturas e plataformas de monitoramento
Investimento de R$ 20 milhões reforça infraestrutura, tecnologia e ações de segurança pública no estado
O Governo do Estado da Bahia inaugurou, na manhã desta quarta-feira (10), em Salvador, no bairro de Nazaré, um novo e moderno Complexo da Polícia Civil, que reúne departamentos e delegacias especializadas. Durante a cerimônia, também foram entregues viaturas semiblindadas e novas Plataformas de Observação Elevada (POE), totalizando um investimento de R$ 20 milhões.
Participaram das entregas o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, além de outras autoridades.
O novo Complexo Policial de Nazaré está localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, no edifício Centralvalle, onde anteriormente funcionava o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O espaço abrigará as sedes de quatro departamentos, quatro delegacias e dois setores administrativos da Polícia Civil.
Além do gabinete do delegado-geral, o prédio sediará os Departamentos de Gestão Tecnológica e Inovação (DGTI), de Inteligência Policial (DIP), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco).
Também funcionarão no edifício as Delegacias de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), Antissequestro (DAS) e de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap).
“Chegamos à marca de 44 novas unidades da Segurança Pública entregues apenas em 2026 e ultrapassamos 280 estruturas inauguradas em pouco mais de três anos da gestão do governador Jerônimo Rodrigues”, destacou o secretário Marcelo Werner.
Ele acrescentou que os investimentos reforçam o compromisso com a valorização dos profissionais da área. “Seguiremos investindo de forma estratégica em tecnologia, inteligência, equipamentos e infraestrutura, intensificando o enfrentamento às organizações criminosas em todas as regiões da Bahia”, afirmou.
Viaturas
Durante o evento, também foram entregues 39 viaturas para a Polícia Civil, incluindo veículos semiblindados. Os carros reforçarão as atividades investigativas em Salvador e nos municípios de Caculé, Camaçari, Capela do Alto Alegre, Caturama, Chorrochó, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Igrapiúna, Itabela, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Laje, Lençóis, Mulungu do Morro, Nova Fátima, Pedro Alexandre, Santa Bárbara, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Urandi e Vitória da Conquista.
Novas plataformas
Dez novas Plataformas de Observação Elevada também foram entregues pelo governador. Mais modernas e com novas funcionalidades, as unidades serão utilizadas pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) para apoiar ações das forças policiais e do Corpo de Bombeiros.
Cada veículo conta com nove câmeras embarcadas — cinco com tecnologia de reconhecimento facial e quatro com leitura de placas veiculares — podendo operar, de forma simultânea, com até 15 câmeras integradas ao sistema do projeto Vídeo-Polícia. O modelo anterior possuía sete câmeras.
As novas plataformas também são mais compactas e ampliam a capacidade operacional, passando a comportar três operadores, contra dois do modelo anterior. A estrutura permite maior eficiência no videomonitoramento e na análise de imagens, além de promover integração em tempo real com os Centros Integrados de Comunicações (Cicoms), especialmente durante grandes eventos, como festas populares.
-
São João 2026há 3 diasForró itinerante leva clima junino a pacientes e colaboradores de hospital
-
Economiahá 2 diasBahia lidera geração de empregos por pequenos negócios no Nordeste em 2026
-
Cidadehá 2 diasNova etapa do Canal Mangabeira transforma realidade urbana em Itapuã
-
Cidadehá 1 diaCríticas a Bruno Reis crescem em Salvador após queixas sobre abandono na orla

