Cidade
Sete linhas terão aumento de viagens a partir desta próxima segunda (2)
Além do aumento no número de viagens, foram criadas “linhas filhas” para atender demandas específicas de algumas localidades
A linha LB3 – 0138 – Lapa x Garibaldi/Ondina terá um aumento de viagens nos dias úteis, a partir desta segunda-feira (2), passando de 195 para 202. A linha 0140 – Lapa x Rio Vermelho (Cardeal da Silva) também será beneficiada com seis novas viagens em dias úteis, subindo de 124 para 130. Já a linha 0141 – Lapa x Federação/HGE contará com um incremento de viagens aos domingos e feriados, que passarão de 14 para 18.
Além disso, a linha 1357 – Nova Brasília/Trobogy x Estação Pituaçu será ampliada de 60 para 62 viagens nos dias úteis. Nos mesmos dias, a linha 1372-01 – Jardim Nova Esperança x Pituaçu realizará 12 viagens, enquanto a linha 1386 – Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/7 de Abril x Barra terá um total de 83 viagens.
De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, o objetivo dessas alterações é reduzir o tempo de espera dos usuários nos pontos de ônibus e continuar aprimorando o serviço público de transporte.
Novos atendimentos
Além do aumento no número de viagens, foram criadas “linhas filhas” para atender demandas específicas de algumas localidades. Entre essas, destaca-se a linha 0140-02 – Lapa x Cardeal da Silva (até Gurilândia), que oferecerá 12 viagens no turno matutino em dias úteis, no sentido Cardeal da Silva.
Outra novidade é a linha 1235-03 – Metrô Pituaçu x Patamares, que realizará sete viagens matutinas em dias úteis, voltadas especialmente para atender estudantes das universidades situadas na Avenida Pinto de Aguiar. Já a linha 1118-02 – Terminal Acesso Norte x São Gonçalo atenderá trabalhadores da Avenida Silveira Martins, com duas viagens nos dias úteis, programadas para coincidir com o horário de saída dos funcionários.
Cidade
VLT chega à Feira de São Joaquim e inicia operação entre as estações São Joaquim e Calçada
Novo trecho amplia a integração do sistema de transporte sobre trilhos em Salvador, fortalece o acesso ao comércio popular da região e avança na expansão rumo ao Comércio
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana iniciou, nesta quarta-feira (16), a operação assistida entre as estações São Joaquim e Calçada. O novo trecho entrou em funcionamento após a conclusão das obras de revitalização do Largo da Calçada e representa mais um avanço na expansão do sistema de mobilidade urbana da capital baiana.
Nesta fase inicial, estão programadas três viagens no período da manhã e outras três à tarde. Os passageiros também podem realizar conexão na Estação Calçada com o trecho que segue em direção à Parada Marisqueiras, no Subúrbio Ferroviário.
A operação começou de forma assistida e com circulação reduzida, permitindo que equipes da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) acompanhem o funcionamento do serviço e orientem os usuários durante o período de adaptação ao novo modal.
A chegada do VLT à região da Feira de São Joaquim é aguardada com expectativa pelos comerciantes e feirantes locais, que apostam no aumento da circulação de pessoas e na melhoria do acesso ao tradicional centro comercial de Salvador.
Atualmente, o trecho entre a Estação Calçada e a Parada Marisqueiras funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 16h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h. Desde o início da operação assistida, o sistema já registrou cerca de 130 mil passagens.
A viagem inaugural do novo trecho também contou com a participação de estudantes convidados da Escola Técnica de São Joaquim, que acompanharam de perto o funcionamento da nova etapa do sistema.
Com a ampliação, o VLT passa a operar em aproximadamente sete quilômetros de extensão e segue avançando para a próxima fase do projeto, que prevê a chegada ao bairro do Comércio. Atualmente, o sistema já atende usuários até a região de Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário.
O projeto do VLT integra os investimentos em mobilidade urbana desenvolvidos pelo Governo da Bahia e tem como objetivo ampliar a oferta de transporte público de qualidade, reduzir o tempo de deslocamento e fortalecer a integração entre diferentes regiões da capital e da Região Metropolitana.
Cidade
Largo da Calçada é revitalizado com obras integradas ao VLT
Intervenção realizada pela CTB moderniza o entorno da histórica Estação Calçada, amplia a drenagem urbana e melhora as condições de trabalho de feirantes da Cidade Baixa
O Governo da Bahia, por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), entregou nesta terça-feira (15) a revitalização do Largo da Calçada, em Salvador. A intervenção integra o conjunto de obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e promove melhorias urbanísticas no entorno da histórica Estação Calçada, um dos principais pontos de mobilidade da Cidade Baixa.
As obras contemplaram ações de requalificação urbana, drenagem e reorganização dos espaços públicos, contribuindo para a redução dos riscos de alagamentos e para a melhoria da circulação de pedestres e comerciantes na região.
A revitalização beneficia diretamente os feirantes que atuam no local, que passam a contar com estruturas mais adequadas para o desenvolvimento das atividades comerciais. A iniciativa busca conciliar a implantação do novo sistema de transporte sobre trilhos com a valorização do espaço público e a preservação das atividades econômicas tradicionais da região.
Além de modernizar a infraestrutura urbana, a intervenção reforça a importância histórica e comercial da Calçada, um dos bairros mais tradicionais de Salvador, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para a dinamização da economia local.
Projeto prevê expansão do VLT
O VLT de Salvador e Região Metropolitana terá aproximadamente 40 quilômetros de extensão, ligando a Calçada a Piatã e ampliando a oferta de transporte público sobre trilhos na capital baiana.
A expectativa é que o embarque de passageiros para o trecho da região da Feira de São Joaquim tenha início nesta quarta-feira (16), ampliando gradualmente a operação assistida do sistema.
Além da malha urbana, estudos de viabilidade técnica analisam a possibilidade de expansão do VLT para o interior da Bahia por meio da implantação de um trem regional. Entre os municípios avaliados no projeto estão Camaçari, Dias d’Ávila, Mata de São João, Pojuca, Catu e Alagoinhas, cidade com forte tradição ferroviária.
Caso a proposta avance, a iniciativa poderá ampliar a integração regional e fortalecer a mobilidade entre Salvador e municípios estratégicos da Região Metropolitana e do interior baiano.
Cidade
Itacaranha ganha novos espaços de lazer e esporte com urbanização no entorno da Estação do VLT
Intervenção no Subúrbio Ferroviário de Salvador amplia áreas de convivência, prática esportiva e integração comunitária vinculadas à implantação do VLT
Moradores de Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, passaram a contar neste sábado (12) com novos espaços destinados ao esporte, lazer e convivência, após a conclusão das obras de urbanização no entorno da Estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A entrega da estrutura foi marcada por uma programação especial com atividades abertas à comunidade.
A intervenção contempla a implantação de uma quadra com grama sintética, espaço para prática de vôlei, áreas de convivência e paisagismo, ampliando as opções de lazer e integração social para os moradores da região.
As obras fazem parte das intervenções associadas à implantação do VLT de Salvador e Região Metropolitana e incluem ainda serviços de drenagem e contenção, contribuindo para a melhoria da infraestrutura urbana local.
A programação de inauguração reuniu atividades esportivas e recreativas voltadas para diferentes faixas etárias, como futebol, futevôlei, capoeira, ginástica funcional, jogos e oficinas culturais.
O deslocamento dos convidados até o local do evento foi realizado a bordo do VLT, permitindo que os participantes também conhecessem parte da operação assistida do sistema de transporte que está sendo implantado no Subúrbio Ferroviário.
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (17)
-
Segurançahá 3 diasBahia triplica ações de combate a incêndios florestais e reforça operação contra os efeitos da estiagem
-
Políticahá 2 diasKassio Nunes Marques nega pedido da PF para busca contra ACM Neto
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (18)



