SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Turismo

Bahia recebe 83,9 mil turistas estrangeiros em quatro meses

Além de Salvador, os destinos mais procurados no estado são Porto Seguro, Morro do São Paulo, Itacaré e Chapada Diamantina

Publicado

em

apontam que de janeiro a abril de 2025, a Bahia recebeu 83.914 turistas estrangeiros – um crescimento de 61,4% em relação
Foto: Divulgação/GOVBA

As praias paradisíacas, a cultura e a gastronomia da Bahia são alguns dos atributos que tem consolidado o estado como um dos destinos mais procurados do Brasil no cenário internacional. Os dados, divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), cruzando informações da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, apontam que de janeiro a abril de 2025, a Bahia recebeu 83.914 turistas estrangeiros – um crescimento de 61,4% em relação ao mesmo período de 2024.

Além de Salvador, os destinos mais procurados na Bahia são Porto Seguro, Morro do São Paulo, Itacaré e Chapada Diamantina. O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, explicou que “os turistas estrangeiros vêm à Bahia pela diversidade que o estado oferece, pelo rico patrimônio arquitetônico colonial, pela natureza abundante, e pelo patrimônio histórico baiano. Este trabalho se soma ao reconhecimento internacional de negócios e serviços instalados aqui na Bahia”, comentou.

Na liderança das emissões de turistas estrangeiros para a Bahia, a Embratur registrou mais de 39 mil turistas argentinos desembarcando em solo baiano nos primeiros quatro meses do ano. Também estão entre os principais emissores Portugal, Uruguai e França. Segundo a agência brasileira, o crescimento de 61,4% da Bahia supera até a média nacional, que registrou aumento de 51% no número de visitantes internacionais no primeiro quadrimestre de 2025.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo celebrou os números: “A Bahia, com sua identidade única e calor humano, segue como uma das principais portas de entrada para quem quer descobrir o melhor do nosso país”.

Turismo no Brasil

O Brasil tem atendido ao esperado para este ano pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que estabeleceu a meta de 6,9 milhões de visitantes no país até o final do ano. Até abril, já foram registrados 4,4 milhões de turistas estrangeiros no Brasil – 64% da meta anual. Os dados também apresentam a Argentina como a maior emissora de turistas para outros estados brasileiros, com 2,1 milhões de visitantes no primeiro quadrimestre, o Chile com 333 mil, os Estados Unidos com 305 mil, o Paraguai com 257 mil e o Uruguai com 255 mil.

ANÚNCIO
Anúncios

Na avaliação do presidente da Embratur, o momento reflete a nova imagem do Brasil no exterior. “Vivemos um novo ciclo, com a retomada da credibilidade internacional como país democrático e comprometido com o futuro do planeta. Esse cenário tem atraído cada vez mais visitantes e é um convite para continuarmos investindo em hospitalidade e promoção internacional”, disse Freixo.

Turismo na Bahia

Através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), o governo baiano também tem se destacado na prestação de atendimento aos turistas, com postos especializados instalados nas áreas de maior circulação de estrangeiros. Segundo Bacelar, os profissionais falam diversas línguas e prestam informações seguras aos visitantes. “Além das nossas ações transversais na saúde, segurança pública, infraestrutura, para acolher bem os turistas na Bahia”, disse o secretário do Turismo.

Ele ainda acrescentou que a pasta tem projetos de capacitação no turismo de observação de aves, projetos com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) para qualificação da mão-de-obra de pequenos empreendedores, para atuarem em atividades do turismo e projetos que incentivam a ampliação de voos diretos entre países estrangeiros e a Bahia.

Turismo

Novo voo da Gol liga Salvador à zona turística Vale do São Francisco

A nova rota vai beneficiar o agronegócio e facilitar o acesso de visitantes à região

Publicado

em

A partir de 29 de setembro, a Gol Linhas Aéreas passará a oferecer o voo entre Salvador e Petrolina, em Pernambuco,
Foto: Divulgação

A partir de 29 de setembro, a Gol Linhas Aéreas passará a oferecer o voo entre Salvador e Petrolina, em Pernambuco, que faz divisa com Juazeiro, no norte da Bahia. Serão três frequências semanais (segundas, quintas e sábados), usando a aeronave Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros. A nova rota vai beneficiar o agronegócio e facilitar o acesso de visitantes à zona turística Vale do São Francisco, composta pelos municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá. A abertura da linha integra as ações do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), para ampliar a malha aérea regional do estado, em parceria com empresas de aviação. 

“Essa iniciativa da Gol é mais um avanço na malha aérea regional da Bahia, no esforço conjunto do Governo do Estado e a companhia, que tem sido uma grande parceira do turismo baiano. Ela abre a ligação entre Salvador e a zona turística Vale do São Francisco, qualificando os destinos da região, onde existe uma diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais, além do enoturismo”, ressalta o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

Em Salvador, a Gol lidera a oferta de voos para diversos destinos nacionais e internacionais, e Petrolina passa a ser a 20ª cidade atendida de forma direta, partindo do aeroporto da capital baiana. “Buscamos continuamente oportunidades para expandir a nossa malha. A nova rota atende a uma demanda de conectar dois importantes polos econômicos nordestinos (Petrolina e Juazeiro) a Salvador”, afirma o diretor executivo de Planejamento da Gol, Rafael Araújo. 

Continue Lendo

Turismo

Premiações em beleza natural e hotelaria fortalecem turismo baiano

A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, foi escolhida a melhor praia de enclave do mundo, em 2025

Publicado

em

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora mais uma premiação para o destino Bahia: a melhor praia de enclave
Foto: Ascom/Setur

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora mais uma premiação para o destino Bahia: a melhor praia de enclave (pequena área urbana) do mundo, em 2025. O título foi conquistado pela praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, em avaliação feita pelo Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias (CIF Playas). O levantamento envolveu 200 destinos litorâneos do planeta. 

A escolha, feita por especialistas internacionais em oceanografia, geografia costeira e engenharia ambiental, levou em conta critérios como beleza natural, infraestrutura turística, segurança e gestão sustentável. A praia baiana, de águas cristalinas, com Mata Atlântica em seu entorno preservada, possui a certificação internacional Bandeira Azul, por sustentabilidade. A Ilha dos Frades é administrada pela Fundação Baía Viva. 

O turismo baiano também é destaque nacional com Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, que ficou na primeira posição no ranking de desempenho hoteleiro, no primeiro trimestre deste ano, registrando coeficiente de performance de 32,7%. A avaliação foi feita pela plataforma Omnibees, entre os 10 destinos brasileiros com os melhores resultados. Salvador ficou em nono lugar, com 16,6%. A pesquisa analisou quatro critérios: crescimento nas reservas, número de diárias ocupadas, diária média e volume bruto de vendas. 

“ A premiação é resultado do turismo que o município vem desenvolvendo, como a capacitação de sete mil agentes de viagens, em 2023, e a expectativa de capacitar até 15 mil, em 2025. Não temos somente sol e praia, temos segmentos como ecoturismo, a rota das aldeias indígenas, náutica e observação de aves, entre outros. Todas essas experiências, aliadas a um trade turístico muito participativo e às parcerias com a Setur-BA, contribuem para atrair o turista de ticket médio maior”, explica o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones. 

Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “as premiações para a Bahia qualificam ainda mais o destino e reforçam a sua posição de líder nacional na movimentação de visitantes e no crescimento da receita no setor, uma vitória dos baianos, com o esforço do Governo do Estado para garantir o incremento das atividades turísticas”. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Turismo

Bahia lidera crescimento da receita no turismo nacional  

O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%)

Publicado

em

A Bahia, que já era líder nacional em movimentação turística, agora, aparece na liderança do crescimento do faturamento no setor,
Foto: Tatiana Azeviche (Ascom/Setur-BA)

A Bahia, que já era líder nacional em movimentação turística, agora, aparece na liderança do crescimento do faturamento no setor, entre os estados. Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur) e da Fecomércio São Paulo, a Bahia registrou em março de 2025, um aumento de 20,4% na receita com atividades turísticas, o maior do país. O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%).  

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o resultado expressivo na receita tem sintonia com o aumento na movimentação de visitantes no estado, analisando o primeiro quadrimestre de 2025. De janeiro a abril deste ano, houve um crescimento de 9,4% no fluxo turístico baiano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Levando em conta apenas o mês de março de 2025, o estado registrou um aumento no setor de 14,4%, mais que o dobro da média brasileira, que ficou em 5,8%. Já no recorte de fevereiro e março deste ano, o desempenho baiano alcançou o maior crescimento entre os estados, com índice de 11,5%, enquanto no país houve retração (-0,2%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Setur-BA. 

Para o titular da pasta estadual de turismo, Maurício Bacelar, o crescimento contínuo da Bahia no setor é resultado de uma conjunção de fatores, com estimativa de seguir em expansão. “Quando a gente junta o esforço da Setur-BA, que envolve promoção, qualificação, infraestrutura e ampliação da malha aérea, com o trabalho do governo federal, dos municípios e do trade turístico, fechamos a equação que tem dado esses resultados expressivos para a Bahia, sob o comando do Governo do Estado. Comemoramos, mas não podemos reduzir o ritmo das ações. Com informações preliminares que temos sobre o São João, a expectativa é que iremos continuar em rota de crescimento”, pontuou o secretário. 

Continue Lendo

Mais Lidas