SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

PMBA entrega quatro toneladas de alimentos arrecadados na Micareta de Feira

Iniciativa reforça ações de combate à insegurança alimentar no estado, através do Programa Bahia Sem Fome

Publicado

em

O Programa Bahia Sem Fome recebeu quatro toneladas de alimentos arrecadados pela Polícia Militar da Bahia (PMBA),
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O Programa Bahia Sem Fome recebeu quatro toneladas de alimentos arrecadados pela Polícia Militar da Bahia (PMBA), durante a Micareta de Feira de Santana 2025. A entrega oficial foi realizada neste domingo (4), ao Movimento de Organização Comunitária (MOC), localizado no bairro Cruzeiro. A ação incluiu a entrega simbólica de uma cesta básica a uma família da região.

Viúva e mãe de três crianças, de 10, 11 e 15 anos, Larissa Nascimento dos Santos, 32, foi uma das 350 pessoas beneficiadas pela iniciativa. A autônoma lembrou com lágrimas nos olhos, um dos momentos mais difíceis que enfrentou, quando não tinha dinheiro para comprar comida e alimentar os filhos.

“Moro com minha mãe em uma casa alugada e ela tem problemas de saúde. A única renda que temos é da aposentadoria dela e dos bicos que faço como faxineira. Por muitas vezes, os meus filhos pediam pão e eu não tinha dinheiro para comprar. Passar fome dói. A chegada desse projeto melhorou muito a nossa vida. Hoje vim receber a minha cesta básica. Agora estou mais tranquila”, contou.

Durante a Micareta de Feira de Santana, a PMBA recebeu o apoio do Bloco Polimania, cujos integrantes são policiais militares e seus dependentes. “Utilizamos esse momento de alegria da festa, que também é oferecido para a nossa tropa, para arrecadar dois quilos de alimentos por pessoa. Com muita felicidade conseguimos essas quatro toneladas, que significam muito para quem precisa. É um gesto de amor e carinho com o próximo”, contou o comandante regional de Feira de Santana, tenente-coronel PM Michel Miller. Também participaram da campanha policiais civis, rodoviários federais e penais, além de agentes da guarda municipal e do corpo de bombeiros.

A doação faz parte de um esforço conjunto do Governo do Estado para ampliar a garantia do direito à alimentação adequada para famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso com a responsabilidade social. ”A PM atua nos 417 municípios para melhorar as condições dessas pessoas que estão necessitando de alimentos, de mãos dadas com o programa. Feira de Santana é um exemplo claro disso, onde no ano passado fizemos essa mesma ação e arrecadamos toneladas de alimentos. Segurança pública não é só colocar polícia nas ruas, mas participar ativamente dessas ações do governo para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou o subcomandante-geral da PM, coronel Antônio Lopes.

ANÚNCIO
Comida no Prato

Para o coordenador-geral do programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, o apoio da PM na arrecadação, durante um evento tão popular, mostra o quanto a sociedade pode se mobilizar em torno da solidariedade e do combate à fome. “Essa ação se soma a um dos nossos projetos estratégicos que é o ‘Comida no Prato’. Através das cozinhas comunitárias solidárias, estamos assegurando a alimentação para 50 mil famílias em vários municípios baianos, que tem uma concentração maior de pessoas em situação de insegurança alimentar. Aqui em Feira de Santana, são 17 cozinhas destas, onde ofertamos aproximadamente 3,4 mil refeições por dia. E através das organizações contratadas, selecionadas através de edital, elas estão identificando as famílias, através de busca ativa”, afirmou.

Os alimentos doados foram levados para o MOC — uma organização não-governamental com 57 anos de existência, com sede em Feira de Santana — para serem organizados em cestas básicas e encaminhados para as famílias cadastradas no projeto “Comida no Prato”.

A coordenadora-geral do MOC, Célia Firmo, destacou a importância da articulação com o programa estadual, em diferentes esferas. “Primeiro, no controle social, através do Conselho de Segurança Alimentar. Estamos atuando também na assistência técnica e extensão rural, assessorando famílias rurais na produção de alimentos. Na ação de hoje, apoiamos as organizações comunitárias, como associações e cooperativas de mulheres, para processar alimentos e, a partir deles, doar quentinhas e cestas básicas às famílias que vivem em situação de fome”, explicou.

Segurança

Bahia forma 1.441 novos policiais e entrega aeronaves e equipamentos para reforçar a segurança 

Investimentos somam mais de R$ 114 milhões e ampliam a capacidade operacional das forças policiais e de resgate no estado 

Publicado

em

A segurança pública da Bahia ganhou um reforço significativo no combate à criminalidade e nas operações de resgate
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A segurança pública da Bahia ganhou um reforço significativo no combate à criminalidade e nas operações de resgate e emergência com a formatura de 1.441 novos policiais militares e a entrega de equipamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. As ações foram realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta sexta-feira (19), durante cerimônia na Vila Militar do Bonfim, em Salvador. 

“Estamos formando 1.441 profissionais que depositam na ação da segurança pública uma inteligência capaz de encontrar soluções para resolver problemas”, afirmou o governador durante o discurso. 

Na solenidade, foram entregues três aeronaves multimissão para as forças de segurança estaduais — uma destinada à Polícia Civil, outra à Polícia Militar e a terceira ao Corpo de Bombeiros Militar — com investimento superior a R$ 101,5 milhões. Equipados para operações diurnas e noturnas, os helicópteros devem ampliar a cobertura aérea e permitir respostas mais rápidas a emergências em diversas regiões da Bahia. 

“As entregas de aeronaves e equipamentos reforçam ainda mais a capacidade de atuação das forças de segurança em todo o estado. Teremos três aeronaves que irão auxiliar o policiamento no interior, o pronto atendimento e as ações de salvamento”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. 

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia também foi contemplado com a entrega de cinco viaturas Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), 14 motoaquáticas, seis botes salva-vidas e kits para salvamento aquático, totalizando investimentos de R$ 12,7 milhões. Os equipamentos devem acelerar o tempo de resposta em operações de busca, resgate e salvamento, beneficiando 14 municípios do estado. 

ANÚNCIO

“São equipamentos que melhoram a nossa resposta operacional e garantem mais segurança e melhores condições de trabalho para os bombeiros. É uma aquisição importante, que qualifica ainda mais o nosso parque de viaturas e equipamentos”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Aloísio Mascarenhas. 

Curso de formação

O Curso de Formação de Soldados teve início em julho de 2025 e foi concluído em junho deste ano. Do total de formados, 1.246 são homens e 195 mulheres. 

“Os novos soldados ingressam, a partir de agora, no efetivo operacional da Polícia Militar e serão empregados diretamente no campo, reforçando as diversas unidades da corporação. É um efetivo bem formado e capacitado para servir cada vez melhor à sociedade”, destacou o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães. 

Realização de um sonho

Entre a emoção da formatura e a expectativa pelo início de uma nova etapa na carreira, os novos soldados celebraram a conquista. Para a soldado Gisele Santos, a formatura simboliza o resultado de dedicação e esforço ao longo do curso. 

“Hoje é a prova de que todos os tijolos que construí dia após dia durante o curso valeram a pena, não só para mim, mas para todos os formandos”, comemorou. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Segurança

Bahia inicia emissão da nova Carteira de Identidade em policarbonato 

Documento mais resistente passa a ser oferecido mediante taxa; versão em papel segue gratuita e disponível 

Publicado

em

O Governo da Bahia iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em cartão
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O Governo da Bahia iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em cartão de policarbonato. O lançamento do serviço foi marcado por um ato simbólico de entrega do primeiro documento ao governador Jerônimo Rodrigues, durante a cerimônia de inauguração do Complexo Policial de Nazaré, em Salvador. 

A escolha pelo novo modelo deve ser feita pelo cidadão no momento da solicitação e tem custo de R$ 91,72. “Embora a primeira via seja gratuita, caso o cidadão opte pelo cartão, será cobrada a taxa. Trata-se de mais uma alternativa disponibilizada pelo Instituto Pedro Mello para quem deseja um documento mais resistente”, explicou o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva. 

A nova CIN também continua sendo emitida no formato em papel, com as mesmas informações da versão em policarbonato. A Bahia já expediu mais de 4 milhões de documentos em todo o estado e, em maio de 2026, ocupou a segunda posição entre os maiores emissores da CIN em números absolutos no Brasil. 

Com maior nível de segurança, a nova carteira utiliza o CPF como número único de identificação. O documento permite ainda a inclusão de outros registros, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar, além de informações de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditivas, físicas, visuais e intelectuais, tipo sanguíneo, fator RH e indicação de doação de órgãos. 

Continue Lendo

Segurança

Bahia inaugura novo Complexo da Polícia Civil e entrega viaturas e plataformas de monitoramento 

Investimento de R$ 20 milhões reforça infraestrutura, tecnologia e ações de segurança pública no estado 

Publicado

em

O Governo do Estado da Bahia inaugurou, na manhã desta quarta-feira (10), em Salvador, no bairro de Nazaré, um novo e moderno
Foto: Alberto Maraux

O Governo do Estado da Bahia inaugurou, na manhã desta quarta-feira (10), em Salvador, no bairro de Nazaré, um novo e moderno Complexo da Polícia Civil, que reúne departamentos e delegacias especializadas. Durante a cerimônia, também foram entregues viaturas semiblindadas e novas Plataformas de Observação Elevada (POE), totalizando um investimento de R$ 20 milhões. 

Participaram das entregas o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, além de outras autoridades. 

O novo Complexo Policial de Nazaré está localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, no edifício Centralvalle, onde anteriormente funcionava o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O espaço abrigará as sedes de quatro departamentos, quatro delegacias e dois setores administrativos da Polícia Civil. 

Além do gabinete do delegado-geral, o prédio sediará os Departamentos de Gestão Tecnológica e Inovação (DGTI), de Inteligência Policial (DIP), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco). 

Também funcionarão no edifício as Delegacias de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), Antissequestro (DAS) e de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap). 

ANÚNCIO

“Chegamos à marca de 44 novas unidades da Segurança Pública entregues apenas em 2026 e ultrapassamos 280 estruturas inauguradas em pouco mais de três anos da gestão do governador Jerônimo Rodrigues”, destacou o secretário Marcelo Werner. 

Ele acrescentou que os investimentos reforçam o compromisso com a valorização dos profissionais da área. “Seguiremos investindo de forma estratégica em tecnologia, inteligência, equipamentos e infraestrutura, intensificando o enfrentamento às organizações criminosas em todas as regiões da Bahia”, afirmou. 

Viaturas 

Durante o evento, também foram entregues 39 viaturas para a Polícia Civil, incluindo veículos semiblindados. Os carros reforçarão as atividades investigativas em Salvador e nos municípios de Caculé, Camaçari, Capela do Alto Alegre, Caturama, Chorrochó, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Igrapiúna, Itabela, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Laje, Lençóis, Mulungu do Morro, Nova Fátima, Pedro Alexandre, Santa Bárbara, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Urandi e Vitória da Conquista. 

Novas plataformas 

Dez novas Plataformas de Observação Elevada também foram entregues pelo governador. Mais modernas e com novas funcionalidades, as unidades serão utilizadas pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) para apoiar ações das forças policiais e do Corpo de Bombeiros. 

Cada veículo conta com nove câmeras embarcadas — cinco com tecnologia de reconhecimento facial e quatro com leitura de placas veiculares — podendo operar, de forma simultânea, com até 15 câmeras integradas ao sistema do projeto Vídeo-Polícia. O modelo anterior possuía sete câmeras. 

ANÚNCIO

As novas plataformas também são mais compactas e ampliam a capacidade operacional, passando a comportar três operadores, contra dois do modelo anterior. A estrutura permite maior eficiência no videomonitoramento e na análise de imagens, além de promover integração em tempo real com os Centros Integrados de Comunicações (Cicoms), especialmente durante grandes eventos, como festas populares. 

Continue Lendo

Mais Lidas