Turismo
Governo do Estado anuncia dois novos voos internacionais
Na apresentação do pacote de presentes para Salvador, no Hotel Wish, também foram anunciadas outras iniciativas para o turismo
Nesta quinta-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues lançou uma série de iniciativas estratégicas para fortalecer o turismo em Salvador, que celebra 476 anos, neste sábado (29). Durante o evento, apresentado pelo ator Jackson Costa, no Hotel Wish, no bairro do Campo Grande, foram apresentados projetos destinados à modernização e profissionalização do setor turístico. O foco está na promoção cultural e na ampliação da conectividade aérea internacional, com o anúncio de dois novos voos internacionais para a capital baiana.
Já a partir de abril, Salvador passará a ser conectada diretamente à Argentina, com o primeiro voo da Sky Airline, que fará a rota Buenos Aires-Salvador duas vezes por semana. Jerônimo também anunciou uma quarta frequência semanal do voo Madri-Salvador, que será operado pela Air Europa, a partir de junho, representando um marco histórico, já que é a primeira vez em 20 anos que a companhia espanhola amplia sua oferta de voos para a capital baiana.
O secretário estadual de Turismo, Mauricio Bacelar destaca a expectativa da ampliação da malha aérea internacional. “O Governo do Estado, entre tantas iniciativas, anuncia também ações para incrementar o fluxo turístico da cidade e consolidar Salvador como o maior ponto de atração turística do país, bem como o anúncio de dois voos inéditos”, apontou Bacelar.
Entre as ações, a autorização da segunda fase do projeto de Sinalização Turística de Salvador, que será viabilizada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e contará com aporte do Ministério do Turismo, com investimento de mais de R$ 2 milhões. A iniciativa tem como objetivo a instalação de placas de sinalização turística em áreas como Subúrbio Ferroviário e Orla da cidade, por exemplo, com informações que possam orientar e ajudar visitantes e turistas, além de facilitar a mobilidade urbana de quem mora em Salvador.
Jerônimo Rodrigues destaca que “o fortalecimento do turismo é uma das prioridades do nosso governo, que busca gerar emprego e renda, ao mesmo tempo em que valoriza a nossa cultura e nossa gente. Com o potencial que a Bahia, Salvador tem, precisamos valorizar e ter sensibilidade para cultivar tudo isso. Além de Salvador eu preciso pensar na Bahia como todo, explorar nossa diversidade e nossas atividades turísticas muito mais”.
Em outra iniciativa, o governador autorizou o início do projeto de capacitação para guias de turismo, focado no Afroturismo, para o fortalecimento das práticas da atividade turística, com embasamento histórico da influência da cultura africana na Bahia. Serão oferecidas 30 vagas para o curso de formação, que será realizado de maio a agosto, com aulas práticas e presenciais, no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho.
Jerônimo ainda entregou certificados a 30 alunos, feirantes de São Joaquim e do Mercado de Paripe, que concluíram 133 qualificações realizadas na tradicional Feira de São Joaquim, por meio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, em parceria com o SENAC. A ação proporcionou uma formação mais qualificada para os trabalhadores com foco na qualidade no atendimento, boas práticas de higiene e manipulação de alimentos e bebidas, técnicas de empratamento de comida baiana, cervejas artesanais e merchandising visual.
Também presente ao evento, o vice-governador, Geraldo Júnior pontuou a responsabilidade do fortalecimento do turismo dentro das ações e estratégias. “A Bahia hoje tem uma representação dos voos, ligando destinos internacionais, além do aumento da frequência. Antes de preparar Salvador e a Bahia para o turista, nós temos que preparar Salvador para quem mora nessa cidade. Então temos a responsabilidade de fortalecer o turismo, porque o turismo da Bahia é uma indústria que a cada dia mais só cresce”.
Na ocasião, foi lançado ainda o Guia dos Museus de Salvador, com entrega de 10 mil exemplares. O Guia, que reúne 40 equipamentos culturais, entre museus e espaços de memória, oferece aos visitantes uma jornada enriquecedora pela história, arte e cultura de Salvador e do Brasil como um todo. A distribuição do material ocorrerá no dia do aniversário da cidade, nos Serviços de Atendimento ao Turista (SAT’s) localizados no Aeroporto, Pelourinho, Barra e Rodoviária, permitindo que tanto turistas quanto visitantes possam acessar informações sobre a cidade.
Turismo
Bahia lança projeto piloto de turismo inteligente em Morro do Chapéu
Plataforma digital conecta empreendedores locais ao mercado global e impulsiona desenvolvimento sustentável
O Governo da Bahia, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur-BA), lançou oficialmente nesta sexta-feira (31) o projeto Visite a Bahia, que tem como objetivo posicionar o estado como referência em turismo inteligente. Morro do Chapéu foi escolhido para sediar a iniciativa piloto, que integra micro e pequenos empreendedores ao mercado global por meio da plataforma digital Visite a Bahia – Morro do Chapéu.
Desenvolvido em parceria com a traveltech Just Travel e a prefeitura local, o projeto oferece um ecossistema digital que reúne hospedagem, alimentação, guias turísticos e experiências regionais, operando em multimoedas e multi-idiomas. A solução elimina barreiras tecnológicas e amplia a visibilidade dos negócios locais.
Durante a cerimônia de lançamento, empreendedores certificados após treinamento realizado na última semana foram habilitados para operar a plataforma. O diretor de Certificação e Regulação da Setur-BA, Divaldo Borges, destacou que a iniciativa promove integração territorial e valorização das identidades baianas. “O Visite a Bahia – Morro do Chapéu é mais do que uma plataforma digital, é um convite para descobrir tudo o que torna esse destino único”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, ressaltou que o projeto é um instrumento para impulsionar o interior do estado. “O turismo vai dialogar com comércio, serviços e varejo, gerando emprego e renda”, disse. A prefeita Juliana Araújo celebrou a escolha do município como pioneiro entre os 417 da Bahia, reforçando o potencial da região.
Além das autoridades estaduais e municipais, representantes da Just Travel e empreendedores locais participaram do evento, que marca um passo importante para consolidar Morro do Chapéu como destino turístico estratégico.
Turismo
Bahia se consolida como polo de turismo de negócios
Com a realização inédita da Exposibram em Salvador, estado atrai atenção global e fortalece sua vocação para o turismo corporativo
A Bahia é palco, pela primeira vez, da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), um dos principais eventos do setor no mundo, que acontece no Centro de Convenções Salvador até quinta-feira (30). Com quatro dias de programação, o encontro reúne 400 expositores das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia, com apoio do Governo do Estado, e expectativa de atrair 30 mil participantes.
Durante o evento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promove ações de receptivo cultural e divulgação dos atrativos das 13 zonas turísticas do estado, com destaque para a capital e seu entorno. A iniciativa reforça a diversificação da oferta de produtos e experiências turísticas.
“A vinda inédita desse grande evento para a Bahia é resultado do trabalho de captação de encontros corporativos, que o Governo do Estado tem feito para impulsionar o turismo de negócios nos destinos em que eles acontecem, com Salvador em destaque pela sua agenda mais intensa”, afirmou Giulliana Brito, titular da Setur-BA em exercício, durante a abertura da Exposibram.
Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), também celebrou a escolha da capital baiana: “A Bahia é o terceiro maior produtor de minerais do país e possui uma vasta potencialidade ainda a ser explorada. É uma felicidade termos escolhido Salvador para sediar nosso evento, também pela sua rica história e cultura.”
A programação cultural da Exposibram inclui apresentações de ícones da música baiana como Bell Marques, Luiz Caldas, Olodum, Timbalada, Leo Stakazero e Targino Gondim, além de um festival gastronômico com culinária típica.
Eventos diversificados movimentam Salvador e o interior
Além da Exposibram, Salvador recebe nesta semana o 20º Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais (CBPM) e o 13º Encontro Nacional do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), ambos com apoio da Setur-BA.
No último fim de semana, a secretaria também patrocinou eventos em diferentes zonas turísticas: a 13ª Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), o Festival Náutico Outubro Rosa na Marina da Penha, o Fórum Mundial de Afroturismo em Camaçari, o 32º Encontro Brasileiro dos Comerciantes de Material de Construção na Praia do Forte, e o Pedal dos Jogos da Integração em Valente.
Turismo
Voo da Latam Congonhas-Ilhéus favorece turismo e negócios
O voo regular da Latam, que liga o aeroporto de Congonhas (São Paulo) a Ilhéus, na Costa do Cacau, foi inaugurado na tarde de domingo (26), em solenidade na área de check-in do aeroporto da cidade baiana. Ela reuniu representantes do Governo do Estado, da companhia aérea e da Socicam, empresa responsável pela administração do terminal ilheense, que firmaram uma parceria para a consolidação da rota, antes sazonal. O ato foi acompanhado pelo trade turístico e teve receptivo da Secretaria de Turismo (Setur-BA), com baianas típicas e os personagens Gabriela e Nacib, criados pelo escritor Jorge Amado, que simbolizam Ilhéus.
“É um momento de comemoração. Ampliar a malha aérea é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo baiano. Este voo vai proporcionar o aumento do fluxo turístico em Ilhéus e demais cidades da Costa do Cacau e abre novas oportunidades de negócios e investimentos na região”, ressaltou a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Maurício Bacelar.
“O voo impulsiona o setor turístico da região, trazendo mais opções de deslocamento para Ilhéus, e beneficia toda a economia”, completou a assessora especial da Casa Civil do Estado, Adélia Pinheiro.
Para o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, “é a consolidação do investimento que a Latam vem fazendo na Bahia, porque transformar uma rota sazonal em rota estrutural significa trazer mais conectividade, mais incentivo econômico e turístico, aproximando a Estrada do Chocolate de São Paulo”.
A nova linha da Latam tem duas frequências semanais, aos sábados e domingos, em aeronave Airbus A319, de 140 lugares. As partidas de Congonhas acontecem às 11h50, com pouso em Ilhéus às 14h. No retorno, sai às 14h40 da cidade baiana, chegando a São Paulo às 17h05.
“Excelente contar com este voo, nesta minha primeira viagem à Costa do Cacau. E o aeroporto é de ótima qualidade”, relatou a empresária Núbia Bittencourt, de Brasília, que veio no voo inaugural.
Reformado e ampliado pelo Governo do Estado, com capacidade para mais de 1,2 milhão de passageiros por ano, o Aeroporto Jorge Amado (Ilhéus) também dispõe de um posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), mantido pela Setur-BA. “Notei que reformaram o terminal. As instalações ficaram muito mais confortáveis”, elogiou a empreendedora Sarah Carneiro, de São Paulo, que também viajou pela Latam.
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