SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Turismo

Ferry é afundado de forma controlada para abrigar recifes de corais

A estrutura naufragada servirá como habitat para diversas espécies marinhas e favorecerá estudos científicos

Publicado

em

O ferry Juracy Magalhães, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, foi afundado de forma controlada,
Fotos: Matheus Landim/GOVBA

O ferry Juracy Magalhães, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, foi afundado de forma controlada, nesta sexta-feira (21), para a criação de um recife artificial marinho no Rio Vermelho, em Salvador. Ação conjunta da Secretaria do Turismo (Setur) com o Inema e a Marinha do Brasil, a embarcação foi inspecionada para remoção de possíveis espécies invasoras e adaptada para mitigação dos impactos ambientais.  

Um dos biólogos do Inema, Marcelo Peres explicou que, após a operação, em apenas um ano o ferry será tomado por corais e espécies marinhas de todo tipo. “Fizemos os estudos prévios de sedimentos, de biodiversidade do local, onde poderia ocorrer o afundamento e, posteriormente, fizemos quatro vistorias para que não haja nenhum tipo de resíduo que possa trazer algum impacto negativo para o meio ambiente. Então, foram quatro inspeções, a gente avaliou também a presença de espécies invasoras e nossa expectativa é bem positiva para a biodiversidade e para o turismo do Estado”, dividiu. 

A estrutura naufragada servirá como habitat para diversas espécies marinhas e favorecerá estudos científicos, que estão sendo realizados pelo governo baiano desde os primeiros afundamentos controlados do ferry Agenor Gordilho e de um navio de reboque, realizados em novembro de 2020. O secretário do Turismo, Maurício Bacelar, destacou que cerca de nove embarcações já foram naufragadas em áreas próximas à costa de Salvador e na Baía de Todos-os-Santos, mas que a submersão controlada tem a característica de compensação ambiental.  

“Nós temos naufrágios registrados por acidentes, pelas guerras da Independência da Bahia, do século XIX, mas queremos com os afundamentos planejados transformar Salvador no maior parque de turismo de mergulho do mundo urbano. As nossas embarcações afundadas estão muito perto do litoral, o que possibilita que mergulhadores amadores possam, em pouco tempo, sendo treinados, ter essa experiência”, contou sobre o impacto no turismo para a capital. 

A embarcação tem aproximadamente 800 toneladas e 71 metros de comprimento. A estrutura foi afundada a quatro quilômetros da costa e a 30 metros de profundidade na região do Largo da Mariquita. À frente de uma empresa de mergulho, Tania Corrêa conta como a experiência com o ferry Agenor Gordilho tem repercutido no turismo náutico desde 2020.  

ANÚNCIO
Anúncios

“Um recife artificial é um aglutinador, uma casa para os animais marinhos. Então, o Agenor Gordilho, mesmo, está todo coberto de corais hoje. No mergulho encontramos alguns animais que são ameaçados de extinção. Isso é muito importante para a natureza e para o turismo. Você dá um upgrade no turismo local, mergulhadores de todo mundo vêm mergulhar em naufrágios que só existem aqui”, enfatizou a empresária, que também é instrutora de mergulho há 25 anos.  

Segundo a Setur-BA, o turismo náutico e de mergulho têm se consolidado como segmentos no turismo. Desde a última ação, em 2020, ocorreu um aumento de cerca de 435% na procura por atividades de mergulho, em comparação com a temporada anterior à pandemia.  

Sobre o ferry 

O ferry Juracy Magalhães começou a operar em 5 de dezembro de 1972, realizando a travessia Salvador-Itaparica, até ser retirado de circulação em 16 de novembro de 2018. 

Turismo

Evento turístico reúne na Bahia 600 agentes de viagens

O evento reúne profissionais do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru, além de expositores nacionais e internacionais

Publicado

em

Operadora Itaparica Tour, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o evento reúne 600 agentes de viagens do Brasil,
Foto: Ascom/Setur

A 3ª edição do Connect 4You foi aberta, nesta quinta-feira (14), no Gran Hotel Stella Maris Resort, em Salvador, com show do cantor Jau, e segue até o dia 19 de agosto. Organizado pela Operadora Itaparica Tour, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o evento reúne 600 agentes de viagens do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru, além de expositores nacionais e internacionais. 

A programação inclui capacitações, rodadas de negócios e famtour (viagem de familiarização) pelas zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros e Costa do Dendê. “Os participantes vão definir os pacotes de viagens para a próxima alta temporada. Faremos o maior famtour já realizado no Brasil, com roteiros por Salvador, Morro de São Paulo, Litoral Norte e Porto Seguro. É um evento internacional, que beneficia diretamente a Bahia”, disse o CEO da Itaparica Tour, Cláudio Maia. 

No primeiro dia do evento, a Setur-BA atualizou os profissionais sobre o bom momento que vive o turismo baiano, líder nacional do setor, em função da combinação da diversidade de atrativos com infraestrutura e conectividade aérea. “O Connect 4You é um evento muito importante, porque traz agentes de viagens do Mercosul, um grande mercado emissor de turistas para o estado. Nesta semana, concluímos a divulgação do destino Bahia em cinco países da América Latina, e seguimos com o trabalho aqui, nessa conexão com o Brasil e países vizinhos”, ressaltou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho. 

A agente de viagens paraguaia Miriam Rodriguez está na Bahia, pela primeira vez.  “A Bahia tem uma grande demanda no Paraguai, sendo um destino que vendemos muito, especialmente, Salvador e Praia do Forte. Com a experiência adquirida aqui no evento, espero ampliar ainda mais essas vendas. Tenho muita vontade de conhecer aqueles casarões do Pelourinho”, relatou. 

 “As praias baianas são muito procuradas em Buenos Aires, principalmente, Praia do Forte, Imbassaí, Sauípe e Morro de São Paulo. Esse evento é fundamental para criar novos laços e firmar parcerias”, completou a agente argentina Valeria Endeburg, com experiência no território baiano. 

ANÚNCIO
Anúncios

Entre os profissionais brasileiros, Ana Cristina Vasconcelos, de Brasília, está animada para visitar locais que fazem parte do seu portfólio de vendas. “A Bahia é um destino encantador e muito procurado pelos turistas nacionais. Entre as localidades mais buscadas em minha agência estão Guarajuba e Sauípe, que eu vou ter a chance de ver de perto. Já visitei Itaparica e Tinharé. Sou apaixonada por essa terra.” 

Continue Lendo

Turismo

Governo do Estado promove destino Bahia para 580 profissionais

Agentes de viagens, operadores e fornecedores de serviços turísticos viveram a experiência da Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho

Publicado

em

do Estado, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). No local, os profissionais vivenciaram uma imersão
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A Colônia dos Pescadores do Rio Vermelho, em Salvador, recebeu nesta quarta-feira (13), mais de 580 agentes de viagens, operadores e fornecedores de serviços turísticos de todo o Brasil para a experiência imersiva “Bahia Experience”, como parte das atividades da Convenção da Operadora Diversa, realizada em Guarajuba, no município de Camaçari, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). No local, os profissionais vivenciaram uma imersão de um dos festejos mais populares da cultura baiana — a Festa de Iemanjá.

Momento que chamou a atenção do agente de viagens de João Pessoa, na Paraíba, Leonardo Dantas. “Que festa linda. Vamos levar muito conhecimento de tudo que a gente viu, de tudo que estamos aprendendo. Aqui, no 2 de fevereiro, onde saem todas as embarcações para as oferendas da Rainha do Mar das religiões de matrizes africanas, estou simplesmente encantado. Realmente, o baiano sabe como receber o turista e fazer festa, não tem igual. Agora vamos promover o destino Bahia com ainda mais propriedade, não só Salvador, mas Porto Seguro, Morro de São Paulo, Chapada Diamantina”, recomendou.

Reconhecida como patrimônio imaterial de Salvador e da Bahia, a manifestação dedicada à Rainha do Mar, atrai grande número de turistas todos os anos. A tradição, que começou em 1923, é marcada pela entrega de presentes a Iemanjá para garantir fartura de peixes no mar, tornando o local o centro de devoção e tradição religiosa com raízes históricas.

De acordo com a gerente de mercado nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush, o evento é uma importante ação estratégica para fortalecer a promoção do turismo baiano nacionalmente, contribuindo para fortalecer a economia local e a projeção do estado. “É uma força tarefa enorme. A Setur viaja esse país e o mundo inteiro para divulgar essa diversidade e essa pluralidade que é o nosso estado. Já havíamos realizado nesses dias, uma imersão na noite do Reveillon e São João, com sua cultura e gastronomia intensa, e agora finalizando o evento, com esse sol lindo na festa de Iemanjá, que traz toda essa cultura da Bahia”, explicou.

Bahia Experience

Recepcionados por baianas, os profissionais de turismo prestigiaram ainda, apresentações artísticas afro-brasileiras, acompanharam a entrega de presentes a Iemanjá, experimentaram pratos típicos da culinária baiana, como o acarajé, abará, caldos de sururu e peixe, e bobó de camarão, além de muita água de coco.

ANÚNCIO
Anúncios

O sócio-diretor da Operadora Diversa, Arnaldo Franken, destacou a relevância do apoio da Setur-BA na realização da “Bahia Experience”. “Sem a secretaria estadual, não teria evento, não só no Rio Vermelho, como a convenção como um todo na Bahia. O apoio foi incrível, um show. A ideia é tentar mostrar para todos os agentes de viagens as festividades da Bahia e deu super certo. Conhecemos o Olodum, os Filhos de Gandhi. Queremos que eles sintam a Bahia, que é onde tudo começa na vida do Brasil”, afirmou.

As agentes de viagem de São Paulo, Graça Vaz e Fabiana Pagan, ficaram encantadas com a imersão. “Nossa, me arrepia toda, porque essa experiência está sendo maravilhosa. A Bahia é tudo de bom, amo esse estado”, avaliou Graça. “Estou maravilhada com tudo isso, muito conhecimento para passarmos aos nossos clientes o que é a Bahia, o que é a sensação de estar aqui, de viver tudo isso.  E as comidas típicas então… Já comi acarajé e quero outro. Estou indo aqui para o bobó de camarão agora”, disse entusiasmada, a agente Fabiana.

Após a visita ao Rio Vermelho, os profissionais do turismo seguiram para a Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico de Salvador, onde também percorreram as ruas do Pelourinho acompanhados da Banda Olodum, e em seguida, foram para o Trapiche Barnabé.

Convenção em Guarajuba

A Convenção está sendo realizada em Guarajuba, na Costa dos Coqueiros, desde a última segunda-feira (11), a fim de promover o turismo baiano e atrair públicos de diferentes áreas do Brasil. Além da imersão, que tem como objetivo promover uma familiarização com o destino, para que assim, possam promovê-lo com mais propriedade e conhecimento, a programação também incluiu palestras, rodas de negociação e festas temáticas.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Turismo

Guarajuba recebe mais de 500 profissionais do turismo nacional 

O evento começou no domingo (10), com receptivo percussivo e a festa temática Réveillon Peace & Love

Publicado

em

das maiores do país, que acontece no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros.
Foto: Otávio Santos

Mais de 500 agentes de viagens, operadores e fornecedores de serviços turísticos de todo o Brasil participam de uma imersão no destino Bahia. A experiência é parte da programação da Convenção da Operadora Diversa, uma das maiores do país, que acontece no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) é parceira do evento, que começou no domingo (10), com receptivo percussivo e a festa temática Réveillon Peace & Love. 

Na segunda-feira (11), foram abertas as atividades do workshop, no salão de convenções do hotel, com a participação do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, e da equipe de Promoção da pasta. Os profissionais visitantes passam por atendimento personalizado sobre as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas e atualizações em grupo, referentes à infraestrutura e diversidade de experiências que o estado oferece. 

“Estamos felizes em sediar esse evento grandioso, que é a Convenção da Diversa. Isso é o reconhecimento da liderança da Bahia no mercado nacional de viagens. Os parceiros da operadora já chegaram experimentando a energia e tradições baianas, com o receptivo de música afro e a festa que remeteu ao nosso badalado Réveillon”, declarou o secretário Bacelar. 

 “A Bahia é o principal destino do país para os turistas domésticos. Junto com a Setur-BA, vamos oferecer aos participantes do workshop uma surpresa incrível, no final, mostrando as principais tradições desse estado, que tem uma história maravilhosa”, completou o sócio-diretor da Diversa, Arnaldo Franken. 

Proprietária da marca Tix Turismo, com 53 agências de viagens franqueadas, a paulista Tatiana Filippini pretende ampliar as vendas para Bahia. “Já vendemos ecoturismo na Chapada Diamantina e, agora, sabendo das novidades do enoturismo na região, já estou pensando em oferecer opções combinadas com as vinícolas. A ideia é aumentar o tempo de permanência do cliente, que vai fazer duas coisas completamente diferentes e ricas, em uma única viagem”, explicou. 

ANÚNCIO
Anúncios

“A Bahia é sempre surpreendente. Tem sol e mar, enoturismo, temporada de baleias, Estrada do Chocolate. É muita diversidade e não tem nada melhor que você viver o lugar, sentir o atendimento, a culinária e a cultura, para poder passar as informações para o cliente com mais propriedade. Acho que todo mundo deveria conhecer todas as zonas turísticas do estado”, recomendou a consultora de viagens Elisa Magalhães, de Minas Gerais. 

Nesta terça (12), após o dia no workshop, os participantes irão desfrutar a noite na festa temática São João da Bahia, onde a Setur-BA vai mostrar que a festa popular é a maior do país, sendo comemorada em todos os 417 municípios baianos. Terá muito forró e comidas típicas, lembrando o período junino deste ano, em que o estado recebeu 1,8 milhão de turistas, que injetaram R$ 2,3 bilhões na economia. 

“Vamos fazer do Vila Galé Guarajuba um atraente arraiá junino, ampliando os laços de casamento das agências com o destino Bahia”, prometeu o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho. 

Para a quarta (13), está programado o momento mais esperado da Convenção da Diversa: o Experience Day Salvador, com surpresas que ainda não foram reveladas, mais que prometem muitas emoções, em pontos atrativos da capital. 

Oportunidades 

Empresas baianas ou com investimentos no estado participam das rodadas de negócios, em paralelo ao workshop, para oferecer serviços turísticos e potencializar vendas junto ao público nacional. Fornecedores internacionais também estão presentes no evento. 

ANÚNCIO
Anúncios

Valmir Júnior representa os hotéis Gran Hotel Stella Maris e o Sol Vitória Marina, em Salvador, e está motivado. “É motivador receber um evento como esse em nossa terra. Toda vez que participamos de uma programação assim, aumentamos a produtividade, seja fechando parcerias ou divulgando as nossas marcas”, elogiou. 

“Somos parceiros da Diversa e atendemos os clientes dando todo o suporte no traslado para os hotéis e realizamos passeios, pela Baía de Todos-os-Santos e Costa dos Coqueiros. Essa relação aumentou muito no primeiro semestre e esperamos fechar o ano nesse ritmo”, relatou o diretor da TCH Receptivo, André Matos. 

Continue Lendo

Mais Lidas