SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Cidade

Três linhas de ônibus são reativadas nesta segunda (3)

A reativação das linhas tem sido feita em caráter experimental, para avaliação técnica da pasta

Publicado

em

Após estudos realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), mais três linhas de ônibus foram reativadas
Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Após estudos realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), mais três linhas de ônibus foram reativadas em Salvador nesta segunda-feira (3). São elas a linha 1206 – Tancredo Neves x Lapa (via Ogunjá), a 1214 – Engomadeira x Terminal Acesso Norte/Lapa (via Baixa dos Sapateiros) e a 1515 – Conjunto Pirajá x Ribeira.

As linhas 1206 – Tancredo Neves x Lapa (via Ogunjá) e 1214 – Engomadeira x Terminal Acesso Norte/Lapa (via Baixa dos Sapateiros) farão cada 61 viagens em dias úteis e 32 aos sábados. Não haverá operação das linhas aos domingos e feriados.

No itinerário de ida para a Lapa da linha 1206, os ônibus saem do Terminal de Tancredo Neves e seguirão pela Rua Nossa Senhora do Rosário, Rua Paraíba, Rua Alagoas, Rua Bahia, Rua Direta de Tancredo Neves, Rua Estrada das Barreiras, Rua Silveira Martins, Rua dos Rodoviários, Avenida Barros Reis, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Avenida Mário Leal Ferreira, Avenida General Graça Lessa, Avenida Vasco da Gama, Avenida Centenário, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Vale do Tororó, chegando ao Terminal da Lapa.

Na volta, o trajeto passa pela Avenida Tororó, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Centenária, Avenida Vasco da Gama, Retorno no Assaí, Avenida Vasco da Gama, Avenida General Graça Lessa, Avenida Mário Leal Ferreira, Rua dos Rodoviários, Rua Silveira Martins, Rua Estrada das Barreiras, Rua Direta de Tancredo Neves, Rua Bahia, Rua Paraíba, Rua Nossa Senhora do Rosário, Terminal de Tancredo Neves.

Já a linha 1214 sai do Terminal de Engomadeira e segue pela Rua da Engomadeira, Rua Estrada das Barreiras, Rua Silveira Martins, Rua dos Rodoviários, Terminal Acesso Norte, Rótula do Abacaxi, Avenida Heitor Dias, Rua Cônego Pereira, Largo da Sete Portas, Avenida José Joaquim Seabra, Ladeira de Santana, Rua do Carro, Largo do Campo da Pólvora, Rua Hugo Baltazar da Silva, Rua Boulevard América, Avenida Presidente Costa e Silva, Avenida Vale do Tororó, chegando ao Terminal da Lapa.

ANÚNCIO
Anúncios

Na volta para o bairro, a linha passa pela Avenida Vale do Tororó, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Centenária, Avenida Vasco da Gama, Viaduto Rômulo Almeida, Avenida Vasco da Gama, Alça do Viaduto dos Engenheiros, Viaduto dos Engenheiros, Avenida Presidente Castelo Branco, Alça de acesso à Avenida José Joaquim Seabra, Largo da Sete Portas, Rua Cônego Pereira, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Rua dos Rodoviários, Terminal Acesso Norte, Rua dos Rodoviários, Rua Silveira Martins, Rua Estrada das Barreiras, Rua da Engomadeira, Terminal da Engomadeira.

Conjunto Pirajá

A linha 1515 passa a ter quatro horários por turno: 4h30, 5h, 5h30, 6h, 11h10, 11h40, 12h10, 12h40, 16h20, 16h50, 17h20 e 17h50. Ela, que foi suspensa em 2021, era um pedido recorrente da comunidade. “Era muito longa e tinha poucos horários. Reduzimos o trajeto para a Estação Pirajá, dando maior oferta de ônibus no bairro e na estação com destino à Ribeira”, explica o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.

O secretário ressalta ainda que a reativação das linhas tem sido feita em caráter experimental, para avaliação técnica da pasta, e reforça que mantém o conceito de integração como forma de tornar o transporte mais eficiente. “A Semob segue reavaliando as linhas sem perder o conceito de integração, mas buscando aprimorar, cada vez mais, o deslocamento das pessoas”, completa Muller.

Cidade

CTB abre envelopes da licitação do Tramo 4 do metrô

O novo trecho do sistema ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande

Publicado

em

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou na manhã desta terça-feira (19), em sua sede, no bairro da Calçada,
Foto: Ascom/CTB

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou na manhã desta terça-feira (19), em sua sede, no bairro da Calçada, em Salvador, a sessão pública da abertura da Licitação 25.002 para implantação do Tramo 4 da Linha 1 do Sistema Metroferroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), que ligará a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande. A etapa representa um avanço significativo para a mobilidade urbana, beneficiando milhares de usuários em uma região histórica e cultural da cidade. 

Conforme previsto no edital, as empresas apresentaram envelopes contendo a Proposta Técnica, a Proposta de Preços e os Documentos de Habilitação. Nesta etapa, participaram dois consórcios, cada um formado por quatro empresas. O Consórcio Expresso 2 de Julho, composto por Áyla Construtora S.A.; OECI S.A (em recuperação judicial); Metrô Engenharia e Construtora LTDA; MPE Engenharia e Serviços S.A; e Consórcio Construtor Linha 1 Tramo 4, constituído por Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A. (em Recuperação Judicial); Powerchina International Group Limited do Brasil S.A.; Toniolo, Busnello S.A. (Túneis, Terraplenagens e Pavimentações (Em Recuperação Judicial) e Pampulha Engenharia.   

Para o presidente da CTB, Eracy Lafuente, o projeto, junto com as obras do VLT, reforça o compromisso do governo com a mobilidade e o desenvolvimento da capital e da região metropolitana. “Com essas iniciativas, vamos reduzir o tempo de viagem, melhorar o conforto e facilitar o deslocamento diário de trabalhadores, estudantes e toda a população”, afirmou. 

Detalhes 

Os próximos passos envolvem o resultado da análise da técnica e abertura do envelope do preço. Posteriormente, uma nova seção para abertura do envelope de habilitação licitante melhor classificada. A futura estação será construída em uma região estratégica de Salvador, próxima a pontos culturais importantes, como o Teatro Castro Alves, e ao tradicional circuito do Carnaval. Com capacidade para atender cerca de 11,5 mil passageiros por dia, a estação terá impacto direto na mobilidade do centro de Salvador. 

O Tramo 4 do metrô de Salvador se refere à expansão da Linha 1, que ligará a Estação da Lapa ao Campo Grande, em um trecho subterrâneo de 1,105 km. O projeto está orçado em mais de R$ 1,518 bilhão e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras civis e sistemas de energias estão orçadas em 1,162 bilhão, o saldo do recurso de 356 milhões será utilizado para a contratação dos sistemas de telecomunicações, sistema de sinalização e controle e obras de melhoria para acessibilidade do usuário à nova Estação Campo Grande. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Cidade

Baixa do Fiscal recebe obras de macrodrenagem para reduzir alagamentos

Intervenção conta com recursos do Novo PAC e vai beneficiar Rua Nilo Peçanha e o bairro do Uruguai 

Publicado

em

Toda vez que chove em Salvador, a comunidade da Baixa do Fiscal sofre com alagamentos, prejuízos e insegurança. Para enfrentar
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Toda vez que chove em Salvador, a comunidade da Baixa do Fiscal sofre com alagamentos, prejuízos e insegurança. Para enfrentar esse problema histórico e levar mais tranquilidade à população, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, autorizou nesta segunda-feira (21) o início das obras de macrodrenagem do Canal Nilo Peçanha, no âmbito do Novo PAC. Com investimento de cerca de R$ 55 milhões, a intervenção vai beneficiar diretamente áreas como a Rua Nilo Peçanha e o bairro do Uruguai, frequentemente afetados por enchentes. 

“Tem dia que a gente escuta a chuva batendo no telhado e já perde o sono. Não é só por medo da água entrar, é pela lembrança do que já se perdeu. Geladeira, cama, documento… Isso vai dando um cansaço. A gente quer viver com mais sossego”, conta a dona de casa Neli Souza, moradora da região há 18 anos. 

As obras vão abranger o trecho entre a Enseada dos Tainheiros, na região do Alagados III, até as proximidades da Feira do Curtume, na Calçada, passando pela travessia da Avenida Afrânio Peixoto. O objetivo é ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais, reduzir os pontos críticos de alagamento e melhorar a qualidade de vida dos moradores da Cidade Baixa. 

“O sofrimento dessa comunidade é antigo, a gente conhece as perdas que essas famílias enfrentam sempre que chove forte. Não podemos mais adiar soluções. Estamos autorizando essa obra para proteger vidas, preservar moradias e garantir dignidade. Essa é uma ação estruturante que se soma às demais intervenções urbanas em Salvador, olhando com atenção para quem mais precisa”, afirmou Jerônimo Rodrigues. 

O ministro Rui Costa também ressaltou a importância da iniciativa. “Hoje o dia está chovendo, mais do que nunca a gente vê a necessidade dessas encostas e obras também de macrodrenagem. Essas regiões sempre alagam, a comunidade sempre sofria, perdendo os seus objetos, correndo risco. Portanto, essas obras que já estão em andamento e outras que irão iniciar aqui na Nilo Peçanha vão garantir o fim dos alagamentos e a proteção das encostas e da vida das pessoas.” 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Cidade

Obras do VLT avançam e Governo do Estado autoriza novas etapas 

O projeto segue em ritmo acelerado e entra em uma nova fase com o aditivo contratual do Lote 1, entre a Calçada e o Comércio

Publicado

em

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seguem em ritmo acelerado e entram agora em uma nova fase. Nesta segunda-feira (21),
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seguem em ritmo acelerado e entram agora em uma nova fase. Nesta segunda-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinou duas autorizações fundamentais para o avanço do projeto: o aditivo contratual do Lote 1, que compreende o trecho entre Calçada e Comércio, e o lançamento do edital de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3. 

“Estamos ampliando o VLT da Calçada até o Comércio, com mais seis estações, garantindo acesso facilitado a pontos como a Feira de São Joaquim, o Moinho, o Instituto do Cacau e o Porto, além de melhorar o deslocamento até o Bonfim e o Subúrbio. Também vamos licitar obras de iluminação, sinalização e instalação de câmeras ao longo do trajeto, integrando o sistema à segurança pública e à gestão de serviços da prefeitura”, afirmou o governador. 

O ministro Rui Costa destacou o impacto transformador da obra. “O VLT vai mudar a mobilidade da cidade, interligando os bairros da região portuária e dando dignidade ao povo que hoje enfrenta dificuldade para se deslocar. Vai ter um transporte público moderno, rápido, seguro e com preço acessível, permitindo que as pessoas se desloquem com conforto e mais qualidade de vida”, ressaltou. 

Nildeneia Ferreira, que trabalha como cuidadora de idosos, conta que a obra do VLT já está transformando a vida das famílias que vivem no entorno. Ela mesma, que morava em uma área em condições precárias, foi realocada para uma moradia temporária e atualmente está com o aluguel custeado pelo Governo do Estado. “A gente vivia numa situação muito difícil, era tudo muito ruim. Agora, mesmo ainda na fase da obra, já dá pra ver a diferença. Fui realocada com minha família e estamos morando com mais dignidade. A comunidade toda tá vendo essa mudança acontecer.” 

Novos investimentos e tecnologias 

A ampliação do contrato do Lote 1 envolve o trecho entre Calçada e Comércio, área estratégica por integrar o VLT a ônibus, metrô e transporte marítimo. O investimento de R$ 113 milhões será destinado principalmente a obras de drenagem entre a Calçada e o Terminal Turístico, passando pelo Ferry-Boat e o Hospital da Marinha. Já o novo edital trata da implantação dos sistemas de sinalização, telecomunicações e controle de trens nos três lotes do VLT. Com investimento previsto de R$ 446 milhões, os recursos virão do Orçamento Geral da União com contrapartida estadual. 

ANÚNCIO
Anúncios

Entre as tecnologias previstas estão Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas com sistema de bilhetagem automática, fibra óptica exclusiva para integrar o VLT ao metrô, câmeras de vigilância com inteligência artificial e painéis digitais com informações em tempo real. Todo o sistema poderá ser operado remotamente, garantindo mais eficiência, segurança e conforto aos usuários. 

Estrutura 

O VLT de Salvador, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), terá 36 quilômetros de trilhos, 34 paradas e previsão de atender cerca de 100 mil passageiros por dia, com investimento total estimado em R$ 5 bilhões. As obras estão divididas em três trechos simultâneos: o Trecho 1, da Ilha de São João à Estação Calçada (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador; o Trecho 2, de Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2; e o Trecho 3, de Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, a cargo do Consórcio Bahia Atlântico. 

Continue Lendo

Mais Lidas