SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

Segundo autor de disparos no circuito Osmar é localizado

Foragido foi encontrado no Subúrbio Ferroviário, com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial, nesta terça (11) 

Publicado

em

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública auxiliou na captura do segundo autor de disparos com
Foto: Flávia Vieira

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública auxiliou na captura do segundo autor de disparos com arma de fogo no circuito Osmar (Campo Grande). O foragido foi encontrado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na manhã desta terça-feira (11). 

O indivíduo passou por um dos pontos monitorados por câmeras da SSP. A tecnologia gerou um alerta para o Centro Integrado de Comunicações (CICOM), que acionou a guarnição mais próxima do foragido. 

O homem, que realizou os disparos durante uma briga na passagem do bloco As Kuviteiras, foi apresentado na Polinter. Na unidade da Polícia Civil, a ordem judicial foi cumprida. 

Segunda de Carnaval 

Quatro pessoas foram feridas por armas de fogo, no circuito Osmar (Campo Grande), na Segunda-Feira do Carnaval de Salvador 2025. 

Em um episódio, próximo ao Passeio Público, um homem ficou ferido. Um militar da reserva da PM foi identificado pela vítima e também por câmeras. Ele acabou preso horas depois de cometer o crime. 

ANÚNCIO

O homem capturado com auxílio do Reconhecimento Facial nesta terça, se desentendeu com outros foliões e acabou efetuando os disparos, deixando três pessoas feridas. 

Segurança

CICC opera em regime especial para garantir integração da segurança

Centro reunirá 31 órgãos e utilizará tecnologia de monitoramento, reconhecimento facial e patrulhamento integrado em todo o estado da Bahia

Publicado

em

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará em regime operacional pleno das 7h deste sábado (3) até as 7h da próxima
Foto: Vitor Barreto/Ascom SSP

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará em regime operacional pleno das 7h deste sábado (3) até as 7h da próxima segunda-feira (5), em apoio ao primeiro turno das Eleições 2026. A estrutura será responsável pelo acompanhamento das ações de segurança e pela integração entre os órgãos envolvidos na operação em toda a Bahia.

Ao todo, 31 instituições atuarão no CICC, incluindo as Polícias Militar, Civil e Técnica, o Corpo de Bombeiros Militar, órgãos federais e municipais, além de representantes de serviços essenciais. A atuação conjunta permitirá o compartilhamento de informações em tempo real e o acompanhamento das demandas relacionadas ao processo eleitoral.

O monitoramento contará com o suporte de sistemas de videomonitoramento, atividades de inteligência e integração com 19 Centros Integrados de Comunicações (CICOMs), distribuídos em diferentes regiões do estado. A estrutura tecnológica empregada na operação reúne mais de 4 mil câmeras, sistemas de Reconhecimento Facial e de Leitura de Placas Veiculares, além de oito Plataformas de Observação Elevada (POEs), posicionadas estrategicamente na capital e no interior.

A operação também prevê o reforço do policiamento ostensivo, a escolta de urnas eletrônicas e o patrulhamento nas zonas eleitorais. As medidas têm como objetivo assegurar a atuação coordenada das forças de segurança e contribuir para o acompanhamento das atividades relacionadas ao pleito.

Continue Lendo

Segurança

SSP-BA entrega rádios LTE à Guarda Municipal de Lauro de Freitas e amplia integração tecnológica na segurança 

Equipamentos cedidos por cinco anos fortalecem a comunicação operacional e permitem acesso a sistemas estaduais de reconhecimento facial e de placas veiculares

Publicado

em

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), disponibilizou 20 rádios LTE para a Guarda Civil
Foto: Divulgação/SSP-BA

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), disponibilizou 20 rádios LTE para a Guarda Civil Municipal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os equipamentos serão utilizados pelo período de cinco anos para reforçar a comunicação entre as equipes e apoiar as ações de segurança no município. 

A iniciativa foi formalizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, que também prevê a capacitação dos agentes municipais para a utilização dos equipamentos e das tecnologias integradas. 

Além de garantir comunicação segura e em tempo real, os rádios LTE contam com recursos de integração aos Sistemas Estaduais de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares. A tecnologia permite o recebimento de alertas durante as operações, ampliando a capacidade de resposta das equipes em campo. 

A medida fortalece a integração entre o Estado e os municípios da Região Metropolitana de Salvador, além de ampliar o uso compartilhado de ferramentas tecnológicas voltadas à prevenção e ao combate à criminalidade. 

Capacitação fortalece integração das guardas municipais 

ANÚNCIO

Desde 2023, o Curso de Nivelamento Interfederativo para Guardas Municipais, promovido pela SSP-BA, já capacitou 523 agentes de 66 municípios baianos. A parceria com Lauro de Freitas reforça a estratégia de qualificação profissional e integração das guardas municipais ao Sistema Estadual de Segurança Pública. 

A cooperação busca aprimorar a atuação conjunta entre as forças de segurança, fortalecendo o uso de inteligência e tecnologia na proteção da população. 

Continue Lendo

Segurança

SSP-BA regulamenta adesão de associações e comércios ao programa Câmera Interativa 

Normas publicadas no Diário Oficial permitem o compartilhamento de imagens de videomonitoramento com as forças de segurança da Bahia

Publicado

em

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) publicou as normas para que associações de moradores e estabelecimentos comerciais
Foto: Marcia Santana/Ascom/SSP-BA

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) publicou as normas para que associações de moradores e estabelecimentos comerciais possam integrar o programa Câmera Interativa e compartilhar imagens captadas por sistemas de videomonitoramento com as forças de segurança. As orientações foram divulgadas na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29). 

A adesão ao programa contribui para o fortalecimento das ações preventivas, ostensivas e investigativas realizadas pelas polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. 

Para participar, os interessados devem preencher o formulário de adesão e apresentar a documentação técnica exigida, disponível no portal do Câmera Interativa. Também é necessário informar corretamente os responsáveis administrativos e técnicos, além de encaminhar cópia do ato constitutivo da entidade e do comprovante de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). 

Continue Lendo

Mais Lidas