Segurança
Segundo autor de disparos no circuito Osmar é localizado
Foragido foi encontrado no Subúrbio Ferroviário, com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial, nesta terça (11)
O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública auxiliou na captura do segundo autor de disparos com arma de fogo no circuito Osmar (Campo Grande). O foragido foi encontrado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na manhã desta terça-feira (11).
O indivíduo passou por um dos pontos monitorados por câmeras da SSP. A tecnologia gerou um alerta para o Centro Integrado de Comunicações (CICOM), que acionou a guarnição mais próxima do foragido.
O homem, que realizou os disparos durante uma briga na passagem do bloco As Kuviteiras, foi apresentado na Polinter. Na unidade da Polícia Civil, a ordem judicial foi cumprida.
Segunda de Carnaval
Quatro pessoas foram feridas por armas de fogo, no circuito Osmar (Campo Grande), na Segunda-Feira do Carnaval de Salvador 2025.
Em um episódio, próximo ao Passeio Público, um homem ficou ferido. Um militar da reserva da PM foi identificado pela vítima e também por câmeras. Ele acabou preso horas depois de cometer o crime.
O homem capturado com auxílio do Reconhecimento Facial nesta terça, se desentendeu com outros foliões e acabou efetuando os disparos, deixando três pessoas feridas.
Segurança
Polícia da Bahia registra em setembro o menor número de mortes violentas dos últimos 14 anos
Com 600 operações promovidas em 2026, as Forças da Segurança Pública alcançaram 70 líderes de facções e apreenderam 5.200 armas de fogo
A Polícia da Bahia registrou no mês de setembro o menor número de mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) dos últimos 14 anos. Foram contabilizados 223 casos no período.
No acumulado do ano, entre janeiro e setembro deste ano, a Polícia computou uma redução de 21% das mortes violentas na Bahia, na comparação com o mesmo período de 2025.
Com 600 operações promovidas em 2026, as Forças da Segurança Pública localizaram 70 líderes de facções e apreenderam 5.200 armas de fogo.
“Este resultado foi alcançado através da dedicação dos homens e mulheres das Polícias Militar, Civil, Técnica e Penal, além do Corpo de Bombeiros, PF, PRF, FICCO e Guardas. Trabalho incansável em prol da população”, destacou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.
Acrescentou ainda os importantes investimentos do Governo do Estado com a contratação de 11 mil profissionais da Segurança e entregas de novas unidades, armamentos, viaturas e equipamentos de perícia.
“Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues pelo apoio incondicional. Seguiremos combatendo a criminalidade com integração e norteados pela inteligência”, completou Werner.
Segurança
Segurança Pública registra 75 ocorrências de crimes eleitorais no 1º turno na Bahia
Operação das forças policiais e de bombeiros foi encerrada na madrugada desta segunda-feira (5) após garantir a segurança dos eleitores em todo o estado
As Forças Policiais e de Bombeiros da Bahia concluíram, na madrugada desta segunda-feira (5), a Operação Eleições 2026, responsável por garantir a segurança da população durante o primeiro turno do pleito. A ação teve como objetivo assegurar o direito ao voto e contribuir para a manutenção da democracia em todo o estado.
Durante a operação, foram registradas 75 ocorrências relacionadas a crimes eleitorais. Ao todo, 13 pessoas foram autuadas por práticas como boca de urna, propaganda eleitoral irregular, desacato e outros delitos.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou o empenho das equipes envolvidas na operação e ressaltou a atuação integrada das forças estaduais durante o processo eleitoral.
“É importante reconhecer a dedicação e a lisura dos policiais, peritos e bombeiros na primeira etapa da Operação Eleições 2026. Com muito profissionalismo, foi garantido o direito ao voto”, afirmou o secretário.
Werner também informou que ajustes serão realizados para aperfeiçoar as ações preventivas e de inteligência para o segundo turno das eleições.
“Voltaremos a atuar com força máxima e em integração com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, reforçando as medidas de segurança para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral”, frisou.
Segurança
CICC opera em regime especial para garantir integração da segurança
Centro reunirá 31 órgãos e utilizará tecnologia de monitoramento, reconhecimento facial e patrulhamento integrado em todo o estado da Bahia
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará em regime operacional pleno das 7h deste sábado (3) até as 7h da próxima segunda-feira (5), em apoio ao primeiro turno das Eleições 2026. A estrutura será responsável pelo acompanhamento das ações de segurança e pela integração entre os órgãos envolvidos na operação em toda a Bahia.
Ao todo, 31 instituições atuarão no CICC, incluindo as Polícias Militar, Civil e Técnica, o Corpo de Bombeiros Militar, órgãos federais e municipais, além de representantes de serviços essenciais. A atuação conjunta permitirá o compartilhamento de informações em tempo real e o acompanhamento das demandas relacionadas ao processo eleitoral.
O monitoramento contará com o suporte de sistemas de videomonitoramento, atividades de inteligência e integração com 19 Centros Integrados de Comunicações (CICOMs), distribuídos em diferentes regiões do estado. A estrutura tecnológica empregada na operação reúne mais de 4 mil câmeras, sistemas de Reconhecimento Facial e de Leitura de Placas Veiculares, além de oito Plataformas de Observação Elevada (POEs), posicionadas estrategicamente na capital e no interior.
A operação também prevê o reforço do policiamento ostensivo, a escolta de urnas eletrônicas e o patrulhamento nas zonas eleitorais. As medidas têm como objetivo assegurar a atuação coordenada das forças de segurança e contribuir para o acompanhamento das atividades relacionadas ao pleito.
-
Eleições 2026há 3 diasAtlasIntel indica vitória de Jerônimo no primeiro turno na Bahia
-
Eleições 2026há 2 diasHoje é dia do cidadão: o Brasil celebra a força da democracia
-
Serviçoshá 1 diaSimm oferece 375 vagas de emprego em Salvador para segunda-feira (5)
-
Políticahá 3 diasMaioria dos brasileiros apoia proibição das bets, apontam pesquisas
