SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cidade

Prefeituras-Bairro de Salvador realizam alistamento militar feminino

Pela primeira vez na história do país, mulheres brasileiras podem se alistar nas Forças Armadas

Publicado

em

As dez Prefeituras-Bairro de Salvador estão habilitadas a realizar o alistamento militar feminino, disponível desde o início de
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

As dez Prefeituras-Bairro de Salvador estão habilitadas a realizar o alistamento militar feminino, disponível desde o início de janeiro deste ano. Pela primeira vez na história do país, mulheres brasileiras podem se alistar nas Forças Armadas. Para isso, é necessário que estejam completando 18 anos em 2025.

O atendimento da Junta Militar nas Prefeituras-Bairro ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, e não precisa ser agendado. No local, a adolescente irá pegar uma senha e aguardar. Nas unidades, são solicitados RG, CPF e o comprovante de residência de Salvador para o recrutamento.

Salvador foi um dos 28 municípios contemplados. Ao todo, estão sendo destinadas 1.465 vagas em 13 estados e no Distrito Federal. O serviço tem duração de aproximadamente 12 meses, prorrogáveis anualmente até oito anos. As mulheres incorporadas terão direito à remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria, além da licença-maternidade.

Seleção

De acordo com as regras divulgadas pelo Ministério da Defesa, as mulheres interessadas poderão escolher se desejam entrar para o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica. Serão levados em conta alguns critérios, a exemplo da disponibilidade de vagas, da aptidão da candidata e da especificidade exigida pela força escolhida.

As etapas envolvem o alistamento, a seleção geral, a seleção complementar, a designação/distribuição e a incorporação. Segundo as Forças Armadas, o treinamento físico será equivalente ao dos homens, com critérios específicos para cada Força. Após a incorporação, as mulheres também poderão realizar cursos de capacitação profissional em diversas áreas.

ANÚNCIO

Atualmente, segundo o Ministério da Defesa, as Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Com a adoção do alistamento, o número de oportunidades deve crescer gradativamente. Hoje, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística, ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha; a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica; e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Junta Militar

Considerado um dos serviços mais procurados nas unidades das Prefeituras-Bairro, a Junta Militar, além do alistamento, também promove emissão da segunda via do Certificado de Alistamento Militar, Atestado de Desobrigação de Serviço Militar, Certificado de Dispensa/Incorporação do Serviço Militar e segunda via de Incorporação do Serviço Militar.

Endereços das Prefeituras-Bairro
  • Barra/Pituba: Rua Marquês de Monte Santo, 300 – Rio Vermelho.
  • Cabula/Tancredo Neves: Rua Silveira Martins, 185 – Cabula.
  • Cajazeiras: Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413-429 – Cajazeiras X.
  • Centro/Brotas: Rua Guedes de Brito, s/n – Centro.
  • Cidade Baixa: Avenida Pôrto dos Mastros, 65 – Ribeira.
  • Itapuã: Avenida Dorival Caymmi, 17 – Itapuã.
  • Liberdade/São Caetano: Avenida General San Martin, 199 – Curuzu.
  • Pau da Lima: Avenida São Rafael, 1654 – São Marcos.
  • Subúrbio/Ilhas: Rua Pará, 15 – Paripe.
  • Valéria: Rua da Matriz, 2041-2057 – Valéria

Cidade

Obras do Tramo IV do metrô avançam e vão conectar a Lapa ao Campo Grande em Salvador

Nova extensão de 1,06 quilômetro busca ampliar a mobilidade urbana na capital baiana, reduzindo o tempo de deslocamento e fortalecendo a integração do sistema metroviário

Publicado

em

A mobilidade urbana de Salvador ganhou mais um avanço com o início das obras do Tramo IV do metrô, que fará a ligação entre a Estação
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A mobilidade urbana de Salvador ganhou mais um avanço com o início das obras do Tramo IV do metrô, que fará a ligação entre a Estação da Lapa e o bairro do Campo Grande. O novo trecho tem como objetivo melhorar a circulação de passageiros e otimizar o tempo de deslocamento na capital baiana.

Nesta sexta-feira (11), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o canteiro de obras instalado no Poço São Raimundo, na região dos Barris, onde tomou café da manhã com os trabalhadores responsáveis pela execução do projeto.

A extensão do Tramo IV será de 1,06 quilômetro, contemplando a implantação de novos equipamentos urbanos e acessos viários. As intervenções são realizadas pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com recursos do Ministério das Cidades.

Com a ampliação, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas fortalecerá sua rede de transporte, que atualmente conta com 38 quilômetros de extensão, 22 estações e dez terminais de ônibus integrados.

Hoje, a Linha 1 opera entre Águas Claras e a Lapa, com tempo médio de percurso de cerca de 23 minutos. Já a Linha 2 conecta o Acesso Norte ao Aeroporto Internacional de Salvador em aproximadamente 28 minutos, consolidando-se como um dos principais eixos de mobilidade da Região Metropolitana.

ANÚNCIO

A implantação do Tramo IV integra o conjunto de investimentos voltados à expansão da infraestrutura de transporte da capital, ampliando o acesso da população ao sistema metroviário e oferecendo mais opções de deslocamento para moradores e visitantes.

Continue Lendo

Cidade

VLT de Salvador avança no Subúrbio com mais de 70% das obras concluídas no trecho 1

Governador acompanha nova viagem teste entre Marisqueiras e Itacaranha, enquanto obras de urbanização e expansão do sistema ferroviário seguem em ritmo acelerado

Publicado

em

Com mais de 70% das obras concluídas, o Trecho 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana,
Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Com mais de 70% das obras concluídas, o Trecho 1 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, que liga a Calçada à Ilha de São João, no Subúrbio Ferroviário, iniciou nesta quinta-feira (10) mais uma viagem teste entre a Parada Marisqueiras e Itacaranha. O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou o trajeto, que também passou pelas paradas Antônia Garcia e Plataforma. A operação assistida é conduzida pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), que deverá ampliar gradativamente os pontos de embarque e desembarque de passageiros.

Em Itacaranha, as obras da nova orla avançam paralelamente à implantação do sistema ferroviário. Entre as intervenções em andamento estão a construção de estruturas de contenção contra o avanço da maré, áreas gramadas, instalação de bancos, rampas de acesso à praia e espaços de convivência, além de quadras de areia para a prática de futevôlei e futebol. As ações também são executadas pelo Governo do Estado, por meio da CTB.

Desde o início da operação assistida, em 1º de setembro, o VLT já registra uma média de quatro mil passageiros por dia no trecho entre a Parada Marisqueiras e a Estação Calçada. Os vagões foram adaptados para atender às características da região, incluindo espaços destinados ao transporte adequado de pescados e mariscos, atividade tradicional das comunidades do Subúrbio Ferroviário.

O projeto do VLT de Salvador e Região Metropolitana terá 43,33 quilômetros de extensão, 49 paradas e integração com a Estação Calçada. A implantação está dividida em três trechos, além da Expansão Leste.

O Trecho 1, que contará com 25 paradas, já alcançou 73% de execução das obras. Já a extensão entre Calçada e Comércio registra 20% de conclusão. O Trecho 2, ligando Paripe a Águas Claras, atingiu 53% de avanço, enquanto o Trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, também segue em andamento, ampliando a futura rede de mobilidade sobre trilhos da capital baiana.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Cidade

VLT amplia operação e chega a São João do Cabrito no Subúrbio de Salvador

Nova fase da operação assistida passa a atender passageiros na Parada Marisqueiras, reduzindo o tempo de deslocamento até a Estação Calçada e oferecendo estrutura adequada para marisqueiras e pescadores da região

Publicado

em

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) iniciou, nesta terça-feira (1º), o transporte de passageiros a partir da Parada Marisqueiras,
Foto: Joá Souza/GOVBA

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) iniciou, nesta terça-feira (1º), o transporte de passageiros a partir da Parada Marisqueiras, em São João do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A nova etapa da operação assistida, conduzida pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), amplia as opções de mobilidade para os moradores da região e possibilita o deslocamento até a Estação Calçada em aproximadamente 20 minutos.

Além de facilitar o transporte dos usuários, os vagões contam com espaços específicos para o acondicionamento de pescados e mariscos, atendendo uma demanda tradicional das comunidades pesqueiras locais.

Nesta fase de testes, o trajeto entre a Parada Marisqueiras e a Estação Calçada inclui paradas em União, Lobato, Pedreira e Baixa do Fiscal. A operação assistida permitirá avaliar a demanda de passageiros, o desempenho do serviço e eventuais ajustes necessários antes da operação definitiva.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A primeira viagem parte da Parada Marisqueiras às 7h, enquanto a última saída do terminal ocorre às 15h40. Aos sábados, o sistema realiza viagens quinzenais.

Desde o início da operação assistida, no final de junho, mais de 80 mil passageiros já utilizaram o VLT no trecho entre a Parada Lobato e a Estação Calçada.

ANÚNCIO
Projeto do VLT

O VLT de Salvador e Região Metropolitana terá 43,33 quilômetros de extensão, com 49 paradas e integração à Estação Calçada. O projeto está dividido em três trechos, além da Expansão Leste, e prevê conexão com o sistema metroviário, linhas de ônibus municipais e metropolitanas e a nova Rodoviária de Salvador.

Continue Lendo

Mais Lidas