Cidade
Prefeituras-Bairro de Salvador realizam alistamento militar feminino
Pela primeira vez na história do país, mulheres brasileiras podem se alistar nas Forças Armadas
As dez Prefeituras-Bairro de Salvador estão habilitadas a realizar o alistamento militar feminino, disponível desde o início de janeiro deste ano. Pela primeira vez na história do país, mulheres brasileiras podem se alistar nas Forças Armadas. Para isso, é necessário que estejam completando 18 anos em 2025.
O atendimento da Junta Militar nas Prefeituras-Bairro ocorre de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, e não precisa ser agendado. No local, a adolescente irá pegar uma senha e aguardar. Nas unidades, são solicitados RG, CPF e o comprovante de residência de Salvador para o recrutamento.
Salvador foi um dos 28 municípios contemplados. Ao todo, estão sendo destinadas 1.465 vagas em 13 estados e no Distrito Federal. O serviço tem duração de aproximadamente 12 meses, prorrogáveis anualmente até oito anos. As mulheres incorporadas terão direito à remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria, além da licença-maternidade.
Seleção
De acordo com as regras divulgadas pelo Ministério da Defesa, as mulheres interessadas poderão escolher se desejam entrar para o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica. Serão levados em conta alguns critérios, a exemplo da disponibilidade de vagas, da aptidão da candidata e da especificidade exigida pela força escolhida.
As etapas envolvem o alistamento, a seleção geral, a seleção complementar, a designação/distribuição e a incorporação. Segundo as Forças Armadas, o treinamento físico será equivalente ao dos homens, com critérios específicos para cada Força. Após a incorporação, as mulheres também poderão realizar cursos de capacitação profissional em diversas áreas.
Atualmente, segundo o Ministério da Defesa, as Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Com a adoção do alistamento, o número de oportunidades deve crescer gradativamente. Hoje, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística, ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha; a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica; e a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).
Junta Militar
Considerado um dos serviços mais procurados nas unidades das Prefeituras-Bairro, a Junta Militar, além do alistamento, também promove emissão da segunda via do Certificado de Alistamento Militar, Atestado de Desobrigação de Serviço Militar, Certificado de Dispensa/Incorporação do Serviço Militar e segunda via de Incorporação do Serviço Militar.
Endereços das Prefeituras-Bairro
- Barra/Pituba: Rua Marquês de Monte Santo, 300 – Rio Vermelho.
- Cabula/Tancredo Neves: Rua Silveira Martins, 185 – Cabula.
- Cajazeiras: Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413-429 – Cajazeiras X.
- Centro/Brotas: Rua Guedes de Brito, s/n – Centro.
- Cidade Baixa: Avenida Pôrto dos Mastros, 65 – Ribeira.
- Itapuã: Avenida Dorival Caymmi, 17 – Itapuã.
- Liberdade/São Caetano: Avenida General San Martin, 199 – Curuzu.
- Pau da Lima: Avenida São Rafael, 1654 – São Marcos.
- Subúrbio/Ilhas: Rua Pará, 15 – Paripe.
- Valéria: Rua da Matriz, 2041-2057 – Valéria
Cidade
Nova etapa do Canal Mangabeira transforma realidade urbana em Itapuã
Investimento de R$ 93,3 milhões elimina alagamentos históricos, amplia infraestrutura e cria espaços de lazer em bairros da capital baiana
Os moradores do Bairro da Paz, do Km 17 e da Vila Romana, em Itapuã, passaram a contar com uma nova realidade urbana a partir da entrega, nesta segunda-feira (22), de mais uma etapa das obras de macrodrenagem e urbanização do Canal Mangabeira. A intervenção, inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, elimina pontos históricos de alagamento, amplia a infraestrutura da região e cria novos espaços de lazer, convivência e mobilidade para a população.
Com investimento de R$ 93,3 milhões, a obra integra um conjunto de intervenções que somam R$ 400 milhões, resultado de parceria entre os governos estadual e federal para a recuperação ambiental e urbanística da bacia dos rios Jaguaribe e Mangabeira. A etapa entregue contemplou 2,44 quilômetros de canalização e revestimento da calha dos rios, com recursos de R$ 40,4 milhões do Governo do Estado e R$ 52,8 milhões do Governo Federal.
“Salvador tem bairros lindíssimos e importantes, mas esquecidos. Nossa capital tem a beira da praia, a orla, mas estamos dentro de um bairro importante, que ajudou a construir uma imagem forte da qualidade do povo soteropolitano”, afirmou Jerônimo, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior.
O governador também ressaltou o compromisso do Estado com a promoção da dignidade e da inclusão social. “Essa é a Salvador que nós queremos mostrar, do Km 17, do Bairro da Paz, de pessoas trabalhadoras que merecem moradia digna. Nosso investimento aqui revela isso”, completou.
Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a intervenção faz parte das obras de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, que abrangem mais de dez quilômetros de extensão e beneficiam diretamente os bairros de Piatã, Itapuã, Alto do Coqueirinho e Bairro da Paz. Além da solução definitiva para problemas de drenagem, o projeto inclui urbanização, pavimentação, ciclovias, equipamentos de lazer e melhorias sanitárias.
O coordenador executivo da Conder, Ide Saffe, destacou a complexidade das intervenções realizadas no trecho entregue. “Realizamos uma grande transformação. Esta talvez tenha sido a etapa mais difícil. Aqui temos ciclovia, toda a canalização e solucionamos problemas históricos de enchente, entregando à comunidade uma obra de urbanização de grande porte. As pessoas já estão valorizando mais o bairro”, afirmou.
A mudança já é percebida por quem vive na região. A aposentada Dil Alves aproveitava a academia ao ar livre instalada às margens do canal e comemorou as melhorias. “Mudou muito. Antes era só mato, o esgoto vivia entupido e a área era feia. Agora está tudo lindo. Todo dia eu venho fazer meu exercício. Para mim, está maravilhoso”, relatou.
A transformação também impacta a economia local. Morador da região há mais de 25 anos, o barbeiro Davi Nascimento afirma que a nova paisagem tem atraído mais movimento para o bairro. “O rio aqui dava problema direto. Quando chovia, alagava a casa de todo mundo. Muita gente deixava de vir aqui por causa do lugar, que era feio. Agora ficou bonito. O pessoal até dos condomínios vizinhos está parando aqui”, contou.
Onde antes havia ocupações vulneráveis e áreas sujeitas a inundações, surgiram calçadão, ciclovia, pista de cooper e via pavimentada. As intervenções de urbanização foram adaptadas às características de cada trecho e incluíram ainda a implantação de parque infantil, academia ao ar livre, sistema de drenagem, meio-fio, sarjetas e nova rede de coleta de esgoto.
Duas quadras esportivas já foram entregues pela Conder: uma próxima à Creche Primeiros Passos, no Bairro da Paz, e outra no Km 17, ampliando as opções de esporte e lazer para crianças, jovens e famílias da região.
As obras seguem avançando em outros trechos da bacia. Segundo Ide Saffe, uma nova etapa já está em execução na região de Itapuã. “Teremos ainda a etapa Itapuã, no Rio Mangabeira, com investimento em torno de R$ 80 milhões. O trecho vai da região do Parque de Exposições até a Avenida Paralela, com previsão de entrega ainda neste ano”, informou.
Cidade
Bahia inaugura unidade de triagem e amplia apoio a catadores de recicláveis em Salvador
As cooperativas de reciclagem Cooperlix e Canarecicla, em Salvador, passaram a contar com uma nova unidade de triagem de resíduos sólidos, inaugurada nesta quinta-feira (18) pelo governador Jerônimo Rodrigues. Com investimento superior a R$ 1,1 milhão, o equipamento, instalado na Avenida Barros Reis, amplia a capacidade operacional dos empreendimentos, melhora as condições de trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reforça a política estadual de inclusão socioprodutiva da categoria.
A entrega integra ações previstas no Decreto Estadual nº 22.091, de 9 de junho de 2023, que instituiu o Comitê Gestor e Executivo para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. Entre as diretrizes da política está o incentivo à implantação, adaptação e modernização da infraestrutura física de cooperativas, associações e demais formas de organização desses trabalhadores.
Durante a inauguração, Jerônimo Rodrigues destacou o compromisso do Estado com a valorização dos profissionais responsáveis por uma atividade essencial à sustentabilidade urbana. “No mês em que se celebra o Dia do Meio Ambiente, destacamos aqui quatro atos importantes. Esses dois galpões foram totalmente reformados, com equipamentos para o trabalho de catadores e catadoras”, afirmou.
Mais ações
Na ocasião, também foram assinados atos voltados ao fortalecimento da gestão ambiental e da economia circular na Bahia. Entre eles, a autorização para publicação da consulta pública da minuta de decreto que regulamenta a logística reversa no estado. A proposta estabelece diretrizes para que empresas assumam a responsabilidade pela coleta e destinação adequada de produtos e embalagens colocados no mercado, promovendo uma regulamentação integrada entre diferentes cadeias produtivas.
Ao comentar a medida, o governador ressaltou a importância da responsabilidade compartilhada na destinação de resíduos. “Um dos atos importantes é responsabilizar as fábricas sobre o destino dos materiais. A empresa precisa garantir um fim adequado, para que itens como garrafas PET não sejam descartados de forma irregular. Hoje, quem faz isso são os catadores, mas é necessário organizar essa lógica de atuação. A logística reversa ajuda nesse processo”, explicou.
Também foi assinado o decreto de regulamentação da Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/BA), instrumento que amplia a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e incentiva práticas sustentáveis, com atuação integrada entre poder público, setor produtivo e sociedade. Outro avanço foi a sanção da lei que reestrutura a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA), fortalecendo a governança ambiental e ampliando os mecanismos de incentivo à conservação dos recursos naturais.
Ao avaliar os impactos das medidas, a chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Daniella Fernandes, destacou a integração entre preservação ambiental, geração de renda e inclusão social. “Nosso estado sai na frente. Estamos cuidando do meio ambiente de mãos dadas com as pessoas, com educação ambiental, geração de emprego e renda e respeito à dignidade da nossa gente”, disse.
A nova estrutura beneficiará diretamente trabalhadores vinculados às cooperativas Cooperlix e Canarecicla. Para a presidente da Cooperlix, Jaqueline Souza, os investimentos representam uma mudança concreta na rotina dos catadores. “Esse galpão proporciona dignidade às mães de família que trabalham com reciclagem. Antes, trabalhávamos sob sol e chuva. Agora temos um teto e maquinário para prensar nosso material. Antes vendíamos o material solto, com menor valor. Com a prensa, aumenta o pró-labore das cooperadas e a renda tende a melhorar”, afirmou.
Além da unidade de triagem, cada cooperativa recebeu equipamentos como prensa enfardadeira, mesa de triagem, balança plataforma, carrinho de carga, sacos tipo big bag e uma fábrica de vassouras ecológicas. O investimento nessa etapa supera R$ 234 mil.
A agenda contou com a presença da primeira-dama do Estado da Bahia, Tatiana Velloso, além de representantes de cooperativas, movimentos de catadores de recicláveis, gestores públicos e lideranças ligadas à pauta ambiental.
Cidade
Governo da Bahia entrega primeira etapa da duplicação da Estrada do Derba
Intervenção integrada ao VLT amplia capacidade viária, reduz congestionamentos e melhora o acesso ao Hospital do Subúrbio
A mobilidade urbana no Subúrbio Ferroviário de Salvador ganhou um importante reforço nesta quinta-feira (18), com a entrega da primeira etapa da duplicação da BA-528, conhecida como Estrada do Derba. A obra foi inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues no trecho entre Águas Claras e a passagem inferior de acesso ao Hospital do Subúrbio, integrando o conjunto de intervenções estruturantes vinculadas à implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana.
“Nós fizemos questão de adiantar esse processo para que a cidade de Salvador e as pessoas que utilizam essa estrada já pudessem ser beneficiadas pelo projeto do VLT. Poderíamos executar apenas a via do VLT e depois cuidar da BA-528, mas decidimos antecipar essa intervenção por compreender a importância dessa ligação para quem circula diariamente pela região”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a primeira etapa recebeu investimento de R$ 251,1 milhões. Desse total, R$ 239,4 milhões foram destinados à duplicação da rodovia e R$ 11,7 milhões à construção da passagem inferior de acesso ao Hospital do Subúrbio.
A intervenção contempla 5,84 quilômetros de novas vias, sendo 3,8 quilômetros de pista principal duplicada e dois quilômetros de alças de acesso. A obra foi executada para eliminar pontos críticos de congestionamento e melhorar a fluidez do tráfego em uma das principais ligações viárias da capital.
“Com a entrega deste trecho e o avanço das obras do VLT, estamos construindo uma rede integrada de mobilidade que vai conectar diferentes regiões de Salvador, do Subúrbio a Águas Claras, articulando metrô, ônibus e outros modais. É uma transformação inédita, que amplia o acesso das pessoas à cidade e melhora a qualidade de vida da população”, destacou o presidente da CTB, Eracy Lafuente.
Além do aumento da capacidade viária, a nova infraestrutura incorpora soluções voltadas à mobilidade ativa e à acessibilidade. Foram implantados 3,89 quilômetros de ciclovia e cerca de oito quilômetros de calçadas, proporcionando mais segurança para pedestres e ciclistas.
O sistema de iluminação conta com 122 postes de iluminação pública e outros 157 destinados à futura rede aérea do VLT. A duplicação também fortalece a integração com o Complexo Intermodal de Águas Claras, que reúne estação de metrô, terminal de ônibus e a nova Rodoviária de Salvador, facilitando os deslocamentos entre diferentes regiões da capital e da Região Metropolitana.
A obra incluiu ainda ações de requalificação ambiental, com o plantio de 429 mudas de espécies nativas, entre elas pata-de-vaca, ipê-rosa, jacarandá-mimoso, ipê-amarelo, pau-ferro, jatobá, quaresmeira e ipê-branco.
Para moradores e trabalhadores que utilizam diariamente a Estrada do Derba, a intervenção representa mais fluidez no trânsito, redução do tempo de viagem e melhores condições de deslocamento.
O sorriso estampado no rosto da servente de obras Ingrid Magnalva dos Santos, de 55 anos, traduzia o sentimento de quem ajudou a construir a intervenção e também será beneficiada por ela. Moradora da região há 17 anos, Ingrid acompanhou de perto as mudanças promovidas pela duplicação da Estrada do Derba e comemorou a transformação do local. “Estou encantada com o que está acontecendo aqui. Graças a Deus, estou fazendo parte dessa nova história e dessa mudança. Quem conheceu essa região antes e voltar agora vai ficar sem palavras. É uma transformação maravilhosa”, afirmou.
Para quem utiliza a via diariamente, os benefícios já são percebidos na prática. Motoboy e morador da região, Jean Silva destacou os ganhos em mobilidade e infraestrutura proporcionados pela obra. “Mudou tudo. A estrutura foi completamente renovada e a duplicação melhorou a ligação entre os bairros. Ficou tudo novo e, principalmente, muito melhor para quem circula por aqui todos os dias”, disse.
Próxima etapa
A requalificação completa da BA-528 prevê 7,1 quilômetros de extensão e investimento total de R$ 382,3 milhões. Com a conclusão da primeira fase, as obras da segunda etapa seguem em execução, com previsão de entrega em agosto de 2028.
-
São João 2026há 2 diasBahia intensifica testagem de ISTs durante os festejos e já identifica 111 casos positivos
-
São João 2026há 1 diaForró itinerante leva clima junino a pacientes e colaboradores de hospital
-
São João 2026há 1 diaPelourinho se transforma em grande arraiá e reafirma tradição junina em Salvador
-
Políticahá 2 diasGoverno da Bahia investe R$ 45,5 milhões e amplia ações em Riacho de Santana

