SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

Polícia Militar comemora 200 anos de conquistas e desafios

Governador Jerônimo Rodrigues marcou presença na comemoração do bicentenário da instituição

Publicado

em

PMBA, uma força a serviço do cidadão, há 200 anos essa afirmação norteia o trabalho da Polícia Militar da Bahia, que tem se consolidado
Foto: Matheus Landim/GOVBA

PMBA, uma força a serviço do cidadão, há 200 anos essa afirmação norteia o trabalho da Polícia Militar da Bahia, que tem se consolidado como uma das instituições mais antigas e fundamentais para a segurança pública no país. A comemoração, realizada nesta segunda-feira (3) na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, além de autoridades, familiares e a comunidade em geral.

Na ocasião, o governador destacou a importância da PM na manutenção da ordem e segurança pública ao longo da história. “A confiança que o povo da Bahia tem nessa polícia, bicentenária. Nós temos muitas inovações e muito trabalho aqui. Já vi diversas demonstrações de coragem dos nossos policiais. Me engrandece muito estar aqui hoje como governador do Estado e celebrar 200 anos de uma instituição de muito respeito da segurança pública nacional”, destacou o governador.

Ao comentar os desafios futuros da PM, o comandante-geral, coronel Paulo Coutinho, declarou que “é levar segurança ao nosso cidadão e, sobretudo, acolher em qualquer situação que for preciso. É isso que a Polícia Militar faz, são essas nossas diretrizes com a implementação de novas tecnologias e maior número de recursos humanos”.

Criada oficialmente em fevereiro de 1825, com o nome de Corpo de Polícia, a corporação passou por transformações significativas, acompanhando os momentos históricos e as mudanças na sociedade. Ao longo da trajetória, a corporação enfrentou e superou desafios, se tornando referência em vários aspectos de atuação, desde a proteção ao patrimônio público até o trabalho de policiamento ostensivo e repressivo nas ruas, e tem se destacado pela atuação no contexto das grandes operações de combate ao crime organizado.

“Uma força a serviço do cidadão que envolve não só o trabalho preventivo, também educacional, de homens e mulheres que honram essa farda, para proteger, mesmo que seja com sacrifício da própria vida. Então, muito importante e emblemática essa instituição, que é, além de respeitada pelos baianos, referência nacional”, comentou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

ANÚNCIO

O evento foi marcado pelo desfile da tropa, exibição de paraquedismo e da banda de música. O destaque foi a entrega da medalha comemorativa a personalidades civis e militares pelas ações a favor da instituição. A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, foi uma das condecoradas.

“É uma honra ser agraciada por uma instituição bicentenária, que tem tantos serviços para o estado, para a sociedade baiana, que goza desse reconhecimento”, comemorou a secretária Angela.

Como parte das celebrações, ocorreu o lançamento do site bicentenario.pm.ba.gov.br, do livro e a reforma do Quartel do Comando Geral.

Segurança

Operação Ressonância intensifica combate a veículos irregulares no Norte da Bahia 

Ação integrada mobiliza forças de segurança em Juazeiro e Paulo Afonso e identifica 19 irregularidades no primeiro dia 

Publicado

em

A Secretaria da Segurança Pública deu início, nesta segunda-feira (25), ao segundo ciclo da Operação Ressonância, ação integrada realizada
Foto: Divulgação SSP

A Secretaria da Segurança Pública deu início, nesta segunda-feira (25), ao segundo ciclo da Operação Ressonância, ação integrada realizada nos municípios de Juazeiro e Paulo Afonso até a próxima sexta-feira (29). Ao longo da semana, as equipes atuam com fiscalização em vias públicas e inspeções técnicas em pátios de veículos apreendidos. 

No primeiro dia da operação, 19 veículos em situação irregular foram identificados. A iniciativa tem como objetivo combater crimes relacionados à adulteração, clonagem e circulação de automóveis com restrição de furto ou roubo. 

Ao todo, 217 veículos foram inspecionados, sendo 145 vistoriados em pátios e 72 abordados em vias públicas. A ação reúne equipes da Polícia Militar da Bahia, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

Os trabalhos contam ainda com o uso de tecnologia de escaneamento eletrônico e sistemas de inteligência integrada, que auxiliam na aplicação dos critérios técnicos de fiscalização. 

O comandante do Batalhão Apolo da Polícia Militar, tenente-coronel Edmundo Assemany, destacou a importância da atuação conjunta entre as forças de segurança. “Uma operação como essa reforça a importância do trabalho integrado, impulsionado pelo uso de tecnologia e inteligência que ampliam a eficiência das ações policiais”, afirmou. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Segurança

Polícia Militar apreende meia tonelada de explosivos e prende suspeito em Seabra

Ação da 29ª CIPM interceptou carga irregular transportada de Novo Horizonte; condutor não apresentou documentação obrigatória

Publicado

em

policiais militares da 29ª CIPM prenderam um indivíduo e apreenderam materiais explosivos no bairro União, em Seabra. 
Foto: 29ª CIPM

Na tarde deste sábado (23), policiais militares da 29ª CIPM prenderam um indivíduo e apreenderam materiais explosivos no bairro União, em Seabra. 

A guarnição foi informada de que um automóvel transportando material explosivo deslocava-se da cidade de Novo Horizonte com destino ao município de Seabra. 

Diante das informações, os militares realizaram rondas nas imediações da entrada da cidade, quando visualizaram um veículo com as mesmas características. O automóvel foi abordado, e foi realizada busca pessoal no condutor. 

Durante a ação, foram encontrados no veículo 26 caixas contendo 2.600 detonadores pirotécnicos nº 8 (espoletas), 20 sacos de nitrato de amônio/ANFO, totalizando meia tonelada, 730 cartuchos de emulsão explosiva em gel e dois aparelhos celulares. O condutor não apresentou a Guia de Tráfego emitida pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército (SFPC), nem nota fiscal dos produtos transportados. 

O suspeito, o veículo e todo o material apreendido foram apresentados à delegacia responsável pela região, para adoção das medidas cabíveis. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Geral

Operação “Disclosure” investiga desaparecimento de jovens no Extremo Sul da Bahia

Ação integrada da SSP, MP e PM cumpre ordens judiciais na cidade de Teixeira de Freitas

Publicado

em

desaparecimento de dois jovens ocorrido em 9 de novembro de 2025, no município de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. 
Foto: Ascom/SSP-BA

Uma ação integrada investiga o desaparecimento de dois jovens ocorrido em 9 de novembro de 2025, no município de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. 

As apurações apontam indícios da participação de quatro policiais militares nos crimes de homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado das vítimas. 

De acordo com as investigações, dados de geolocalização obtidos durante as diligências indicam que a motocicleta utilizada pelos jovens permaneceu entre 22h35 e 1h13 em um galpão abandonado localizado nas proximidades da Avenida São Paulo. Imagens de câmeras de segurança registraram a presença de três veículos no local durante o mesmo período. 

Ainda segundo a investigação, os dois jovens foram abordados por uma viatura da Polícia Militar e colocados no compartimento traseiro do veículo. Após esse momento, não houve novos registros da movimentação das vítimas. 

O nome da operação, “Disclosure”, faz referência à ideia de revelação e divulgação, simbolizando o objetivo central da ação: esclarecer os fatos e localizar os jovens desaparecidos. 

ANÚNCIO

As investigações seguem em andamento para identificar possíveis coautores e aprofundar a apuração dos demais elementos relacionados ao caso. 

Continue Lendo

Mais Lidas