Segurança
Polícia Militar comemora 200 anos de conquistas e desafios
Governador Jerônimo Rodrigues marcou presença na comemoração do bicentenário da instituição
PMBA, uma força a serviço do cidadão, há 200 anos essa afirmação norteia o trabalho da Polícia Militar da Bahia, que tem se consolidado como uma das instituições mais antigas e fundamentais para a segurança pública no país. A comemoração, realizada nesta segunda-feira (3) na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, além de autoridades, familiares e a comunidade em geral.
Na ocasião, o governador destacou a importância da PM na manutenção da ordem e segurança pública ao longo da história. “A confiança que o povo da Bahia tem nessa polícia, bicentenária. Nós temos muitas inovações e muito trabalho aqui. Já vi diversas demonstrações de coragem dos nossos policiais. Me engrandece muito estar aqui hoje como governador do Estado e celebrar 200 anos de uma instituição de muito respeito da segurança pública nacional”, destacou o governador.
Ao comentar os desafios futuros da PM, o comandante-geral, coronel Paulo Coutinho, declarou que “é levar segurança ao nosso cidadão e, sobretudo, acolher em qualquer situação que for preciso. É isso que a Polícia Militar faz, são essas nossas diretrizes com a implementação de novas tecnologias e maior número de recursos humanos”.
Criada oficialmente em fevereiro de 1825, com o nome de Corpo de Polícia, a corporação passou por transformações significativas, acompanhando os momentos históricos e as mudanças na sociedade. Ao longo da trajetória, a corporação enfrentou e superou desafios, se tornando referência em vários aspectos de atuação, desde a proteção ao patrimônio público até o trabalho de policiamento ostensivo e repressivo nas ruas, e tem se destacado pela atuação no contexto das grandes operações de combate ao crime organizado.
“Uma força a serviço do cidadão que envolve não só o trabalho preventivo, também educacional, de homens e mulheres que honram essa farda, para proteger, mesmo que seja com sacrifício da própria vida. Então, muito importante e emblemática essa instituição, que é, além de respeitada pelos baianos, referência nacional”, comentou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O evento foi marcado pelo desfile da tropa, exibição de paraquedismo e da banda de música. O destaque foi a entrega da medalha comemorativa a personalidades civis e militares pelas ações a favor da instituição. A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, foi uma das condecoradas.
“É uma honra ser agraciada por uma instituição bicentenária, que tem tantos serviços para o estado, para a sociedade baiana, que goza desse reconhecimento”, comemorou a secretária Angela.
Como parte das celebrações, ocorreu o lançamento do site bicentenario.pm.ba.gov.br, do livro e a reforma do Quartel do Comando Geral.
Segurança
Promoção de Ivana Teixeira marca avanço histórico para mulheres na PM baiana
Oficial do Quadro de Saúde torna-se a primeira mulher a alcançar o posto de coronel na corporação, coroando 32 anos de trajetória dedicada à Polícia Militar da Bahia
A promoção da tenente‑coronel PM Ivana Teixeira Andrade, integrante do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), ao posto de coronel — o mais alto da Polícia Militar da Bahia (PMBA) — representa um marco histórico na bicentenária corporação. O ato simboliza um avanço significativo para a representatividade feminina nas forças de segurança do estado.
Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e formada no Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), requisito indispensável para o novo posto, a coronel Ivana acumula 32 anos de carreira, unindo a precisão da área de saúde à estratégia militar.
Ao longo de sua trajetória, a oficial, de 56 anos, recebeu diversas honrarias, entre elas a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e as medalhas por 10, 20 e 30 anos de serviços prestados. Ela recorda ter ingressado na corporação aos 24 anos, recém-formada, quando ainda pouco conhecia sobre a rotina militar. A disciplina, entretanto, acelerou sua adaptação e contribuiu para uma carreira sólida, que começou no atendimento clínico e evoluiu até a gestão da Odontoclínica da PMBA.
“Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero, em breve, que muitas mulheres estejam aqui”, afirmou, emocionada, a coronel e dentista.
As promoções foram anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) de 4 de fevereiro. Elas integram um conjunto de 130 ascensões funcionais que recompõem o quadro de oficiais e reforçam o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da tropa. O posto de tenente‑coronel, o segundo mais alto da PM, também teve destaque nesta rodada, com 11 mulheres alcançando a patente.
“Nós, mulheres, temos uma vida muito cheia de atividades, porque somos esposas, mães, filhas, e, quando voltamos para casa, precisamos lidar com toda essa situação. Aí está a grande dificuldade da mulher — e também a força”, completou a coronel Ivana Andrade.
Segurança
Festa de Iemanjá 2026 terá 1.152 policiais, peritos e bombeiros
A Operação contará também com Reconhecimento Facial, drones, embarcações, aeronave, POE e ativação do CICC
A Secretaria da Segurança Pública empregará na Festa de Iemanjá 2026, que acontece na próxima segunda-feira (2), no bairro do Rio Vermelho, 1.152 policiais, peritos e bombeiros para garantir a tranquilidade para fiéis, moradores, comerciantes e turistas.
A Polícia Militar será responsável pelo policiamento ostensivo, preservação da ordem pública e controle do grande fluxo de pessoas. A Polícia Civil atuará no registro de ocorrências, pronto emprego de equipes veladas e ações de inteligência.
O Corpo de Bombeiros Militar realizará ações de prevenção e resposta a emergências, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios e busca e salvamento terrestre e aquático, com apoio de drones e embarcações.
O Departamento de Polícia Técnica contará com uma Unidade Móvel de Perícia, adotando a estratégia da Polícia Científica de Proximidade para reduzir o tempo de resposta, garantir a preservação de vestígios e apoiar a gestão pericial em um evento de grande público.
Tecnologia
O esquema de Iemanjá 2026 contará também com câmeras de monitoramento, com Reconhecimento Facial, Plataforma de Observação Elevada (POE), drones, embarcações e aeronave, ampliando a capacidade de vigilância e agilizando o tempo de resposta das equipes em campo.
CICC ativado
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais. A integração permitirá monitoramento em tempo real e tomada rápida de decisões durante a Festa de Iemanjá 2026.
Segurança
Onça-parda é resgatada dentro de residência no Oeste da Bahia
Animal foi capturado por equipes do Inema e Corpo de Bombeiros após ser encontrado em Luís Eduardo Magalhães
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, na terça-feira (20), o resgate de um macho juvenil de onça-parda (Puma concolor) no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. A operação contou com apoio da 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17º BBM) e do veterinário do Parque Vida Cerrado.
O felino foi localizado dentro de uma residência, após ser avistado por uma moradora que acionou imediatamente os órgãos competentes. Para garantir a segurança da população, do animal e das equipes, o resgate ocorreu por meio de contenção química, com uso de dardos anestésicos, procedimento conduzido por médicos veterinários.
Segundo Vinícius Dantas, coordenador de fauna do Inema, a ação seguiu protocolos técnicos rigorosos. “A avaliação no CETAS é essencial para entendermos as condições de saúde do animal e definirmos a melhor destinação, sempre respeitando os critérios ambientais e de conservação da espécie”, destacou.
Após a captura, a onça-parda foi encaminhada para Barreiras, onde passará por exames veterinários completos antes da definição sobre sua soltura em área adequada.
Além do Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal (GCM) também participou da operação, seguindo protocolos de segurança para proteger a população e garantir o bem-estar do animal.
Disque Resgate
Em caso de encontro com animal silvestre ferido ou fora do habitat, ou para entrega voluntária, a população deve acionar o CETAS pelo WhatsApp (71) 99661-3998. Com unidades em Salvador e Cruz das Almas, o CETAS/Inema é responsável pelo acolhimento, tratamento e reabilitação de animais silvestres, visando sua reintegração ao meio ambiente.
-
Serviçoshá 3 diasBahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (3)
-
Políticahá 2 diasBahia reafirma crescimento e protagonismo na abertura da 4ª Sessão da 20ª Legislatura da Alba
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (4)

