Saúde
Março Mulher: Governo da Bahia realiza mais de 51 mil atendimentos
A ação ocorre em todo o estado, com oferta de consultas médicas, exames preventivos, rastreamento do câncer de mama e colo do útero
O Governo da Bahia está promovendo ao longo do mês uma série de ações voltadas à saúde e ao bem-estar feminino por meio do Março Mulher. A iniciativa prevê mais de 51 mil atendimentos em todo o estado, com oferta de consultas médicas, exames preventivos, rastreamento do câncer de mama e colo do útero, além de atividades de acolhimento e autocuidado.
Diferentemente dos anos anteriores, a ação central do Março Mulher ocorrerá nas policlínicas de Salvador, nos bairros de Narandiba e Escada, em três finais de semana de março: 15 e 16, 22 e 23, e 29 e 30. Durante esses períodos, serão realizados 23 mil atendimentos, incluindo serviços como mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, consultas com mastologista, ginecologista, cirurgia geral, oftalmologia, nutrição, preventivo, exames laboratoriais e odontologia. O agendamento será feito exclusivamente online, por meio do ba.gov.br, e cada usuária poderá escolher até três serviços, selecionando a data e o turno do atendimento.
Além da capital, 24 municípios baianos receberão ações intensificadas de atendimento à mulher, em parceria com as Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres. Em nove cidades-sede de policlínicas regionais – Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Salvador, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista – será realizado o Dia M, nos dias 22 e 23 de março, reforçando os serviços de saúde voltados ao público feminino. Outros 15 municípios terão atividades intensificadas, articuladas em parceria com as prefeituras.
Outra ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) são os exames de mamografia realizados de modo itinerante. Unidades móveis percorrerão 24 municípios, incluindo Manoel Vitorino, Boa Nova, Itagibá, Maracás, Conceição do Coité e Araci, com a expectativa de realizar 26.439 exames de mamografia.
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama, e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando precocemente descoberto, pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirada completa da mama ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, afirma. Estima-se que, em 2025, o número de novos casos de câncer de mama no Brasil seja de 73.610. Na Bahia, a estimativa é de 4.230 novos casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Anúncios e entregas
Como parte das ações do Março Mulher, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou neste sábado (8), o Centro de Parto Normal (CPN) de Serrinha, localizado no Hospital Municipal de Serrinha. A nova unidade recebeu R$ 880 mil em equipamentos e faz parte do Programa Mãe Bahia, que destinará R$ 900 mil anuais ao município para o incentivo ao parto e nascimento. Com a nova estrutura, o hospital passa a realizar partos no próprio município, garantindo maior segurança e conforto às gestantes.
Além disso, será assinada ainda este mês a ordem de serviço para a construção do CPN de Ibotirama, obra viabilizada com R$ 2,5 milhões do PAC, reforçando o compromisso do Estado em expandir o atendimento humanizado ao parto.
Outra ação anunciada pelo governador é o Mutirão de Cirurgias de Redução Mamária Não-Estética, que atenderá 1.400 mulheres até dezembro de 2025. O investimento é de R$ 10,8 milhões, e a iniciativa será realizada no Hospital 2 de Julho, em Salvador. A meta é realizar, ao menos, 140 cirurgias por mês, reduzindo a demanda reprimida.
A titular da Sesab, Roberta Santana, reforça a importância do Março Mulher para ampliar o acesso aos serviços de saúde. “O compromisso do Governo da Bahia é garantir atendimento humanizado e de qualidade para as mulheres baianas. Estamos intensificando exames, consultas e cirurgias, com ações descentralizadas que promovem acolhimento e prevenção”, afirmou. Com uma programação abrangente e descentralizada, o Março Mulher 2025 reafirma o compromisso do Estado em fortalecer a rede de saúde feminina e garantir mais acesso a exames, cirurgias e serviços especializados para mulheres em todas as regiões.
Parceria Público-Privada amplia exames de imagem
Ao longo do mês de março, a Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem, firmada entre o Governo da Bahia e a Rede Brasileira de Diagnóstico, disponibilizará ainda 150 exames de mamografia. Do total, 60 serão realizados no Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador, enquanto 90 exames serão ofertados nos hospitais de Guanambi, Jequié e Vitória da Conquista. Os exames a serem realizados no Cican também serão agendados no ba.gov.br.
Saúde
Barreiras passa a contar com serviço de radioterapia e amplia atendimento oncológico no Oeste baiano
Governo do Estado investe R$ 9,8 milhões na nova unidade e anuncia ampliação do Hospital do Oeste, com aporte de R$ 62 milhões
O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano nesta sexta-feira (26). Em Barreiras, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o novo serviço de radioterapia do Hospital do Oeste, implantado com investimento de R$ 9,8 milhões. A unidade amplia a oferta de atendimento oncológico de alta complexidade e permitirá que pacientes da região realizem o tratamento mais perto de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros centros.
Durante a agenda, o governador também assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, autorizou a publicação do edital para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), entregou duas vans ao Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e participou da entrega de 15 veículos destinados a 12 municípios do Oeste baiano, por meio do Ministério da Saúde.
“Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que o Hospital do Oeste completa 20 anos de funcionamento em constante processo de expansão e ressaltou que a nova entrega consolida a unidade como referência em alta complexidade. “Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, afirmou.
A ampliação anunciada pelo Governo do Estado elevará a capacidade do Hospital do Oeste de 300 para 360 leitos. O projeto prevê a implantação de 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, um Centro de Ensino e Pesquisa, serviço de ressonância magnética, novas áreas de emergência e a requalificação da estrutura da unidade. Atualmente, o hospital realiza mais de meio milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 14 mil internações por ano, atendendo pacientes de toda a região Oeste.
Entre pacientes e familiares, a entrega foi recebida com expectativa. A aposentada Maria José Santos, moradora de Barreiras, acredita que o novo serviço fará diferença para quem enfrenta a doença. “Conhecemos pessoas que precisavam viajar para fazer esse tratamento. Ter esse atendimento aqui traz mais conforto para as famílias e ajuda muito quem já passa por um momento tão difícil”, disse.
Saúde
Governo da Bahia entrega 42 leitos requalificados e amplia serviços de saúde em Itabuna
Investimentos incluem melhorias na Santa Casa, novo ambulatório no Hospital de Base e requalificação do Núcleo Regional de Saúde Sul
Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, unidade da Santa Casa de Itabuna, passam a contar, a partir desta quinta-feira (25), com 42 leitos requalificados no Pavilhão Francisco Ferreira. A entrega do espaço ocorreu com a participação da secretária da Saúde do Estado (Sesab), Roberta Santana. Ainda em Itabuna, foram inaugurados o novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e a requalificação do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul.
Com recursos de R$ 615 mil do Governo do Estado, todos os leitos foram equipados com centrais de ar-condicionado. A Santa Casa também investiu na substituição das redes elétrica e hidráulica dos leitos, do corredor e do posto de medicação do Pavilhão Francisco Ferreira. A unidade recebeu, ainda, novo piso em manta e teve o telhado substituído.
A secretária Roberta Santana destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a assistência à saúde. “Aqui, a população de 22 municípios da região encontra uma assistência de qualidade pelo SUS. A Secretaria da Saúde do Estado mantém um investimento de R$ 48 milhões para garantir o acesso dos moradores aos serviços das três unidades mantidas pela Santa Casa de Itabuna”, afirmou.
O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, ressaltou a importância da obra. “É um ambiente pensado para proporcionar mais conforto aos pacientes e acompanhantes, além de assegurar condições dignas de trabalho para os profissionais. Essa obra é resultado da parceria entre a nossa instituição, o município de Itabuna e o Governo da Bahia. A requalificação e reabertura desses leitos representam uma conquista para a população da região”, disse.
Hospital de Base
Para o ambulatório do Hospital de Base, o Governo do Estado destinou R$ 281 mil em equipamentos e mobiliário. O espaço conta com dez consultórios voltados ao atendimento em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. Trata-se de mais um investimento na unidade, que, em março de 2025, recebeu da Sesab mais de R$ 56,3 milhões para ampliação e aquisição de equipamentos. O hospital é referência macrorregional para 22 municípios.
Ainda em Itabuna, Roberta Santana entregou as novas instalações da base do NRS Sul. Para a requalificação do espaço, foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões na readequação da estrutura física, beneficiando tanto os profissionais que atuam na unidade quanto a população que busca serviços no local, como atendimento farmacêutico. A ação integra um plano da Sesab para requalificar as sedes dos nove Núcleos Regionais de Saúde, além das bases regionais.
Saúde
Bahia terá novo centro estadual para reabilitação de pessoas com deficiência
Unidade no bairro do Stiep receberá mais de R$ 136 milhões em investimentos e ampliará capacidade de atendimento em 40%
A Bahia ganhará um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR) Luíza Câmara. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta quarta-feira (17), marcando mais um passo na ampliação da rede estadual de atenção às pessoas com deficiência.
“Essa é uma pauta muito especial para nós. É preciso cuidar da população que necessita desse cuidado especial. O intuito é regionalizar esse tipo de atendimento e ampliá-lo por toda a Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
Com investimento estimado em R$ 80 milhões para obras e equipamentos, além de R$ 56 milhões referentes ao terreno — totalizando mais de R$ 136 milhões —, a unidade será implantada no bairro do Stiep e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos por mês.
O novo equipamento oferecerá serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também ampliará a oferta de atendimentos especializados, incluindo reabilitação visual, uso de equipamentos de alta tecnologia e uma oficina ortopédica para confecção e dispensação de órteses e próteses.
“É um centro de cuidado e acolhimento, não só para os pacientes, mas para toda a rede de apoio. Aqui, os quatro tipos de deficiência serão tratados, e vamos ampliar a capacidade de atendimento em 40%”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Ainda conforme a gestora, o CRECIR integra o plano estadual de expansão da rede de atenção à pessoa com deficiência, que reúne investimentos de R$ 387 milhões. A iniciativa prevê a ampliação da rede de reabilitação em todo o estado, com a implantação de novos centros e a requalificação de unidades já existentes.
Além dos atendimentos especializados, a unidade contará com estrutura moderna, recursos de alta tecnologia e espaços destinados a atividades que promovam o cuidado integral e humanizado dos usuários.
Mãe de Yan, de 16 anos, e de Théo, de 9, a dona de casa Daniela Oliveira Santos se emociona ao falar da trajetória do filho mais velho, acompanhado pelo CEPRED desde os dois anos de idade. Para ela, os resultados alcançados aumentam a expectativa em torno do novo centro.
“Eu ouvi muito que ele não ia falar, mas não desisti. Hoje, com a ajuda do CEPRED e da musicoterapia, consigo ouvir a voz do meu filho. Ver meu filho cantando é uma gratidão enorme”, relatou.
Novos centros no interior
Durante a agenda, o governador também autorizou a publicação do edital para a construção de quatro novos Centros Especializados de Reabilitação, que serão implantados nos municípios de Cruz das Almas, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Seabra. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a construção de um novo Centro Especializado em Reabilitação em Camaçari.
-
Cidadehá 3 diasCríticas a Bruno Reis crescem em Salvador após queixas sobre abandono na orla
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (25)
-
Culturahá 2 diasTeatro Castro Alves reabre em 1º de julho após mais de dois anos de obras
-
São João 2026há 2 diasSão João de Ibicuí movimenta turismo e reforça tradição no interior da Bahia


