Cidade
Linhas terão atendimento reforçado a partir desta quarta (7)
s linhas dão atendimento às regiões da Engomadeira, São Marcos, Estação Pirajá e Cajazeiras VIII, e visam melhorar o atendimento
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá reforçar o atendimento em quatro linhas da cidade a partir desta quarta-feira (7). As linhas dão atendimento às regiões da Engomadeira, São Marcos, Estação Pirajá e Cajazeiras VIII, e visam melhorar o atendimento e adequar a oferta de viagens à atual demanda destas linhas.
A linha 1215 – Engomadeira – Lapa, que atualmente realiza 72 viagens em dias uteis, passará a fazer 78 viagens, assim como a linha 1307 – Bosque Real x Jardim Placaford, que ampliará de 18 para 21 o número de viagens nos dias úteis. A linha 1341 – Estação Pirajá x Barra 2, que aos domingos e feriados realiza 31 viagens, passará a fazer 33 viagens no mesmo período. A linha 1405 – Estação Pirajá x Cajazeiras VIII, que atualmente realiza 62 viagens em dias úteis, passará a realizar, a partir desta quarta-feira, 68 viagens no mesmo período.
“Este reforço na operação visa justamente melhorar o atendimento para os usuários destas linhas, adequando ao número de viagens à demanda de passageiros. Com isso, o cidadão fica menos tempo nos pontos, garantindo um atendimento melhor e uma frequência maior de transporte na localidade”, explicou o titular da Semob, Pablo Souza.
Cidade
Tarifa de ônibus em Salvador sobe para R$ 5,90, mas qualidade do serviço ainda é questionada
Prefeitura anuncia reajuste e promete melhorias, enquanto usuários enfrentam superlotação, atrasos e falta de conforto
A partir da próxima segunda-feira (5), a tarifa de ônibus em Salvador passará a custar R$ 5,90. O valor será aplicado durante todo o ano de 2026 nos ônibus convencionais, no BRT e no STEC. A Prefeitura destaca que, com o Salvador Card, o passageiro pode integrar até três modais, incluindo o metrô, pagando apenas uma tarifa.
Apesar do discurso oficial de modernização, a realidade do transporte público na capital baiana ainda é marcada por longas esperas, veículos lotados e falta de conforto, problemas que persistem mesmo com reajustes anuais.
Promessas e ajustes
A gestão municipal afirma que vem realizando ajustes para ampliar viagens e reduzir o tempo de espera. Entre as medidas, estão a retomada de linhas suspensas após a integração com o metrô, criação de novos itinerários e reforço em rotas estratégicas.
Cinco novas linhas entraram em operação neste sábado (3), com destaque para Itapuã e Praia do Flamengo, além de dois novos atendimentos na Estação Pirajá. Ao longo de 2025, foram retomadas linhas como a 1515 – Conjunto Pirajá x Ribeira e a 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba, parcialmente reativada com a ampliação da 1674-01 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Estação BRT Hiper.
Em setembro, houve incremento de 41 viagens adicionais em cerca de 16 linhas, além da criação de três novas linhas filhas. No entanto, usuários relatam que as mudanças ainda não resolveram problemas crônicos, como atrasos e falta de veículos climatizados.
Cidade
Taxistas de Salvador têm até 10 de janeiro para regularizar cadastro
Semob alerta que quem não fizer o recadastramento terá licença cancelada e ficará impedido de atuar
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), informou que os taxistas com pendências cadastrais têm até o dia 10 de janeiro de 2026 para realizar o recadastramento e regularizar suas autorizações — condição indispensável para continuar operando na capital baiana.
O atendimento será presencial na Central de Atendimento da Coordenação de Táxis e Transportes Especiais, localizada na Rua Alceu Amoroso Lima, nº 581, Caminho das Árvores, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.
A Semob reforça que quem não cumprir o prazo terá a licença excluída automaticamente do sistema, ficando impedido de atuar no serviço de táxi. A medida visa manter o cadastro atualizado, garantir a regularidade do serviço e oferecer mais segurança e eficiência para taxistas e usuários.
Cidade
Festa da Boa Viagem altera trânsito na Cidade Baixa
Procissões terrestre e marítima movimentam Salvador; confira mudanças e horários das interdições
Uma das maiores celebrações soteropolitanas, a Festa da Boa Viagem vai movimentar a região da Cidade Baixa com sua tradicional procissão. Para garantir a segurança viária dos fiéis e a fluidez do tráfego, serão realizadas modificações no trânsito.
Principais alterações:
De 0h desta quarta (31) até 23h30 de quinta (1º):
- Barreiras fixas nos cruzamentos da Rua da Boa Viagem com a Rua Professor Dionísio Pedro de Alcântara e com a Rua Rio Itapicuru.
- Barreira semifixa no Largo da Boa Viagem com a Avenida Luiz Tarquínio.
- Rua Rio São Francisco funcionará em sentido duplo entre a Rua da Boa Viagem e a Rua Rio Paraguaçu.
Quarta-feira (31):
- 6h: Proibição temporária na Rua da Boa Viagem para deslocamento da Galeota até o mar.
- 12h: Bloqueio total para circulação e estacionamento na Rua da Boa Viagem, Rua Monte Serrat e Largo da Boa Viagem até a Ponta do Humaitá.
- 14h: Interdição progressiva para procissão terrestre das imagens do Santuário de São José, com saída pela Rua da Imperatriz e chegada ao Largo da Boa Viagem. Barreiras móveis em pontos estratégicos.
- 16h: Procissão marítima inicia com bloqueios na Rua da Boa Viagem e desvio na Avenida da França. Bloqueio progressivo para transporte da imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Codeba.
- 17h: Interdição para retorno das imagens à Basílica da Conceição da Praia. Barreiras móveis na Avenida Lafayete Coutinho e ladeiras da Preguiça e Conceição.
Quinta-feira (1º):
- 8h: Interdição para procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, saindo da Basílica da Conceição da Praia até o Píer da Capitania dos Portos.
- 11h: Bloqueio para procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem até a Ponta do Humaitá.
- 12h: Interdição para retorno das imagens à Igreja da Boa Viagem, passando por Monte Serrat e ruas adjacentes. Barreiras móveis em diversos pontos.
A operação contará com barreiras fixas, semifixas e móveis, além de desvios estratégicos para garantir a segurança dos participantes e minimizar impactos no tráfego.
-
Culturahá 2 diasDaniela Mercury celebra primeiro pôr do sol de 2026 no Farol da Barra
-
Culturahá 2 diasPelourinho inicia 2026 com programação cultural que celebra o verão baiano
-
Economiahá 1 diaRegras para aposentadoria mudam em 2026; veja o que fica diferente
-
Segurançahá 1 diaHomem é preso com maconha e notas falsas durante Réveillon em Tanque Novo
