SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Governo do Estado inaugura primeira etapa de requalificação do Abaeté

As inaugurações da Casa da Música e do Centro de Atividades marcam os 32 anos de fundação do Parque Metropolitano

Publicado

em

Metropolitano do Abaeté, em Salvador, nesta quarta-feira (3). O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado de secretários de Estado,
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A lagoa escura da música de Dorival Caymmi ganha um novo contorno, com a entrega da primeira etapa das obras de revitalização do Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador, nesta quarta-feira (3). O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado de secretários de Estado, entregou a reforma da Casa da Música e do Centro de Atividades, que retoma a ocupação da área comercial da Lagoa do Abaeté. As inaugurações marcam os 32 anos de fundação do Parque Metropolitano.  

Vivendo há 45 anos no final de linha de Itapuã, Edclaudio Lobo, conhecido como Nego de Itapuã, diz que a revitalização vai reposicionar a Lagoa do Abaeté no roteiro turístico da capital baiana.  “É um empreendimento completamente novo, com uma estrutura muito boa, com mais segurança. Como nativo, eu frequentei muito o Abaeté quando era criança. A gente tomava banho, nossas mães lavavam roupa no Abaeté. Nossas raízes, as raízes do povo de Itapuã estão, aqui, nessa lagoa. Essa obra reinsere o parque no turismo soteropolitano”, avaliou.  

A primeira etapa da revitalização do Parque do Abaeté, executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), também contemplou a modernização do posto da Polícia Militar, que agora conta com uma estrutura de videomonitoramento de toda extensão do Parque; a implantação de sistemas sustentáveis, como os de captação de águas pluviais e placas fotovoltaicas para geração de energia limpa; e a recuperação da infraestrutura e do parque infantil. O aporte foi de R$ 5,5 milhões.    

“Aqui é uma Área de Preservação Ambiental (APA) carregada de história: das ganhadeiras, da música popular brasileira, dos grupos de afoxés. O meu desejo é que a comunidade de Itapuã tenha nesse ambiente lazer, diversão, segurança, pertencimento cultural, e que as escolas possam fazer passeios pedagógicos. Aqui conhecemos mais da história da Bahia”, enfatizou o governador Jerônimo Rodrigues.  

No Centro de Atividades, 14 pontos comerciais tiveram melhorias nos acessos, adequando o espaço para pessoas com deficiência, e o restaurante e a cozinha foram reformados. Durante a cerimônia de inauguração dos novos espaços, o Estado anunciou a publicação de edital de Chamamento Público para a ocupação de 12 espaços comerciais. Serão priorizados empreendedores da região de Itapuã.  

ANÚNCIO

Para a segunda etapa da obra, o chefe do executivo baiano assinou ordens de serviço para a construção do Centro de Memória e da Casa do Samba das Ganhadeiras de Itapuã. Os espaços culturais terão investimento estimado em R$ 3 milhões e áreas destinadas a exposições de arte, oficinas formativas e apresentações artísticas e musicais.   

Casa da Música 

A Casa da Música teve requalificadas a fachada, a cobertura, a parte elétrica e hidrossanitária. A estrutura cênica e a climatização do espaço também passaram por manutenção. Cerca de R$ 260 mil foram destinados aos trabalhos, que ainda incluíram mudanças no paisagismo e instalação de saídas de emergência no equipamento cultural.  

Segundo o secretário da cultura, Bruno Monteiro, a Casa da Música tem 700 peças preservadas da cultura musical da Bahia. “Nós temos 700 peças nesse equipamento, que vão desde manuscritos de partituras, fitas de áudio e vídeo, instrumentos de artistas da música baiana, até a fobica — o primeiro trio elétrico da história. E tudo isso em um espaço que é muito integrado e apropriado pela comunidade”, destacou.  

O local ainda abriga projetos do bairro, shows e apresentações de grupos tradicionais como o das Ganhadeiras de Itapuã. O guitarrista baiano, Armandinho, esteve na inauguração e reforçou que a Casa da Música também mostra para o mundo a história do carnaval. “O primeiro trio elétrico é onde tudo começa, a partir desse carnaval elétrico, a partir de Dodô e Osmar. É superimportante que as pessoas tenham conhecimento da nossa história, da guitarra baiana, através do turismo e de quem estuda a história da Bahia”, pontuou.  

Parque Metropolitano do Abaeté 

Aberto em 1993, o Parque Metropolitano do Abaeté é composto por ecossistemas de lagoas interligadas, dunas, vegetação de restinga e espécies endêmicas, como o lagartinho-do-Abaeté. Ao longo dos anos, o espaço foi associado a atividades religiosas de matriz africana, à memória das lavadeiras e à poesia de Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi e Toquinho. 

ANÚNCIO
Continue Lendo
ANÚNCIO
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São João 2026

Pelourinho lota no encerramento do São João com show de Alceu e vitória do Brasil na Copa

Festa reuniu milhares de pessoas no Centro Histórico de Salvador, com atrações musicais e clima de celebração após triunfo da seleção

Publicado

em

Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, para o último dia de atrações do São João do Governo do Estado.
Foto: Raí Vitor/GOVBA

Em clima de Copa do Mundo e embalado pela vitória do Brasil sobre a Escócia, na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026, milhares de pessoas lotaram o Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, para o último dia de atrações do São João do Governo do Estado. A despedida da festa reuniu diferentes ritmos e públicos, com apresentações de Limão com Mel, Olodum e, como destaque da noite, o cantor Alceu Valença, entre outras atrações que mantiveram o arrasta-pé até o fim da programação.

Antes de subir ao palco, Alceu Valença destacou a relação afetiva com o público baiano e com a tradição junina que marca sua carreira. “Para mim é um prazer muito grande vir várias vezes ao Pelourinho para cantar nas festas juninas. Eu carrego comigo a tradição e o amor que tenho pela festa junina, pelo xote, pelo xaxado e pelo baião. Aqui vou cantar músicas de minha autoria e também de Jackson do Pandeiro e Gonzagão”, afirmou o artista, referindo-se ao repertório que inclui canções da turnê 80 Girassóis, além de clássicos do forró e homenagens.

Moradora de Morro do Chapéu, Fátima Homero não perdeu a oportunidade de acompanhar um de seus artistas preferidos. Ela destacou a expectativa para o show e a relação com o São João no Pelourinho. “Vim ver Alceu Valença, que é uma das atrações que eu já tenho o costume de acompanhar aqui no Pelourinho. A expectativa estava mil. O São João é a minha festa favorita”, disse.

Além do cantor pernambucano, o Olodum também marcou presença na noite de encerramento, reforçando a mistura de ritmos que tomou conta do Centro Histórico durante os festejos. O vocalista Lazinho falou sobre a importância da participação do grupo e a tradição construída ao longo dos anos no São João do Pelourinho.

“A responsabilidade é muito grande. O Olodum foi fundado aqui no Centro Histórico, então, antigamente, só a gente fazia festa. Agora, o Governo do Estado também nos ajuda a realizar essa celebração, e ficamos muito felizes em participar de mais um ano, mantendo viva essa tradição do São João no Pelourinho”, afirmou.

ANÚNCIO
Programação diversificada

A programação se espalhou por sete espaços no Centro Histórico, incluindo o Largo do Pelourinho, as praças Tereza Batista, Quincas Berro d’Água e Pedro Archanjo, além da Praça das Artes, do Terreiro de Jesus e do tradicional Coreto. Ao todo, cerca de 50 atrações foram distribuídas pelos palcos, garantindo uma agenda diversa e marcada pelo forró e pela música popular nordestina.

Entre os nomes que passaram pelos palcos estiveram Limão com Mel, Lairton dos Teclados, Calango Aceso, Oswaldinho da Sanfona e Aviões das Antigas, entre outros artistas que ajudaram a encerrar os festejos juninos no Pelourinho.

Continue Lendo

Cultura

Teatro Castro Alves reabre em 1º de julho após mais de dois anos de obras

Requalificação moderniza estrutura, preserva patrimônio histórico e amplia acessibilidade de um dos principais equipamentos culturais do país

Publicado

em

Após mais de dois anos de obras, o Teatro Castro Alves (TCA) se prepara para reabrir ao público no próximo dia 1º de julho.

Após mais de dois anos de obras, o Teatro Castro Alves (TCA) se prepara para reabrir ao público no próximo dia 1º de julho. Nesta quarta-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues visitou o equipamento cultural para acompanhar os ajustes finais da ampla requalificação, que modernizou e preservou um dos mais importantes teatros do país.

“Estamos nos últimos ajustes para entregar à Bahia e ao Brasil um teatro à altura de sua história. Muito em breve, o Teatro Castro Alves estará novamente de portas abertas, com uma estrutura moderna, atualizada e preparada para seguir como um dos maiores equipamentos culturais do país”, afirmou o governador durante a visita.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2014 como exemplar da arquitetura brasileira do século XX, o TCA passou por intervenções voltadas à acessibilidade, restauração, segurança, atualização tecnológica e sustentabilidade. Entre as principais ações estão o restauro das fachadas, a recuperação das poltronas da sala principal e das superfícies de mármore do foyer.

A obra também incorporou medidas sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais retirados do teatro, a implantação de um sistema de captação de águas pluviais e a modernização da iluminação com tecnologia LED, mais eficiente do ponto de vista energético.

Para o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a requalificação do TCA buscou equilibrar preservação e modernização. “A Bahia está pronta para viver uma nova era na cultura com a volta do Teatro Castro Alves, um dos mais modernos do Brasil. O Governo do Estado entrega um equipamento restaurado, completamente modernizado, mais seguro, acessível e democrático”, afirmou.

ANÚNCIO

Após a reabertura, o TCA entrará em operação assistida, fase destinada a ajustes técnicos e operacionais necessários ao pleno funcionamento da estrutura, sem impacto na programação artística. A requalificação reforça o papel do equipamento como um dos principais símbolos da cultura baiana e brasileira.

Continue Lendo

São João 2026

Carmo se consolida como palco do São João em Salvador e valoriza o forró tradicional

Programação no Centro Histórico reúne artistas locais, atrai público diverso e reforça identidade cultural nordestina

Publicado

em

No Centro Histórico de Salvador, o bairro do Carmo segue como um dos principais circuitos dos festejos juninos da capital baiana.
Foto: Raí Vitor/GOVBA

No Centro Histórico de Salvador, o bairro do Carmo segue como um dos principais circuitos dos festejos juninos da capital baiana. Integrando a programação realizada em sete bairros da cidade, com apoio do Governo do Estado, o espaço recebe atrações que valorizam o forró e as tradições nordestinas. Nesta terça-feira (23), véspera do tradicional São João, a programação reuniu nomes como Forró Passapé, Gianini Alencar, Forró Saracura, Fábio Carneirinho, Fogo Latino e a dupla Breno Saborear e Marília.

Além de animar moradores e turistas, a programação reforça a identidade cultural do São João da Bahia, com repertórios que passeiam pelos clássicos do forró e sucessos que marcam a trajetória dos artistas. “A gente é muito feliz por estar na Bahia nesse período junino. É um mês pelo qual ficamos muito ansiosos, esperando os shows chegarem, pois essa cultura representa muito para a gente, e fazemos de tudo para que ela se fortaleça cada vez mais”, disse o cantor Breno Saborear.

“Trouxemos um repertório composto por forró das antigas, que está em alta, além de sucessos que estouraram na nossa voz na época do Forró Saboreá. Então, a galera pode esperar muita coisa boa, porque hoje a gente vai botar todo mundo para dançar”, brincou a cantora Marília, que forma dupla com Breno Saborear.

Para o cantor Fábio Carneirinho, a valorização dos artistas ligados ao forró tradicional fortalece a essência dos festejos juninos. “A grande maioria das apresentações desta programação é de forrozeiros autênticos, e eu me incluo nisso por tocar um repertório 100% de forró tradicional. Graças a Deus, a resposta do público é sempre maravilhosa. E essa energia do povo baiano, que vem para cá, e também dos turistas que se fazem presentes, é algo indescritível”, afirmou.

Mantendo viva a tradição

Quem participa da festa também destaca a importância da iniciativa para a preservação das tradições culturais e para a ocupação dos espaços públicos do Centro Histórico. “É muito importante para Salvador ter o apoio do Governo do Estado para fortalecer as tradições, com atrações locais e com raízes nordestinas. É isso que a comunidade gosta e é isso que o público quer”, disse o educador social Marcos Zacarias.

ANÚNCIO

“Eu estou gostando muito de tudo isso aqui. É uma iniciativa muito importante do Governo do Estado e espero que esse espaço seja utilizado muitas outras vezes”, concluiu a estudante de gastronomia Luciana Souza.

Na quarta-feira (24), último dia dos festejos juninos no Carmo, a programação segue com apresentações que mantêm viva a tradição do forró no Centro Histórico de Salvador. Jô Miranda, Renno Poeta, Página Virada, Olivan Monteiro e Kelly Fonteli encerram o ciclo de shows no palco.

Continue Lendo

Mais Lidas