Educação
Desempenho histórico da Bahia no Sisu reflete investimentos na educação
A Bahia contabilizou 21.963 aprovações e garantiu o terceiro lugar em número de aprovados no país

“Agora, estamos colhendo os frutos de todo esse investimento do Governo do Estado na educação pública”, comemorou a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, após o resultado do desempenho dos estudantes da rede estadual de ensino no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Bahia contabilizou 21.963 aprovações e garantiu o terceiro lugar em número de aprovados no país, ficando atrás apenas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Além do destaque nacional, a performance é a melhor da região Nordeste, com estudantes selecionados para cursos concorridos em universidades de todo território nacional.
“É o resultado de investimentos contínuos em programas educacionais e em políticas públicas consolidadas, com destaque para o ‘Bolsa Presença’ [política de acesso e permanência dos estudantes na escola com bolsa de estudos], ‘Mais Estudo’ [promove a monitoria de português e matemática], ‘Férias na escola’ [iniciativa que oferece atividades de lazer, cultura, esporte e aprendizado durante as férias escolares], melhorias na infraestrutura física das escolas, educação de tempo integral e profissional tecnológica, contratação e concurso para novos professores, nutricionistas para qualificar a alimentação escolar, professores e diretores engajados e em incentivo à inscrição no Enem”, enumerou Rowenna Brito.
De 2023 até janeiro de 2025, o Governo do Estado investiu R$ 11,6 bilhões na Educação Básica. Nesse mesmo período, foram entregues 76 escolas de tempo integral. Por meio das redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues também celebrou: “com alegria, compartilho essa conquista histórica da Bahia! O resultado reflete o trabalho em conjunto dos educadores, da Secretaria de Educação, estudantes e o apoio das famílias”.
Monitora do ‘Mais Estudo’, a estudante Letícia de Almeida, de 17 anos, concluiu o curso técnico em nutrição e dietética no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Pio XII, em Jaguaquara, e foi aprovada em medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Ela contou como a participação nos projetos educacionais da rede estadual ajudaram na aprovação.
“No ‘Mais Estudo’, ensinei matemática aos meus colegas, o que me ajudou muito porque ensinar também é uma forma de aprender. Eu tinha uma boa escola, com estrutura de ponta, e excelentes professores, que me incentivaram a ir em busca desse sonho. Na preparação do Enem, por exemplo, a Secretaria de Educação disponibilizou mochila, garrafa, camisetas, canetas e lanche para fazermos a prova. Me senti muito acolhida. Mostrou que toda a rede estava interessada no nosso futuro, em nos ajudar a chegar em uma universidade pública. Estou feliz demais”, contou a futura médica.
Na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Bahia ficou entre os quatro estados com melhor desempenho, o que refletiu no resultado do Sisu, com aprovados em cursos concorridos de universidades públicas. O estudante Ruann Felliphe Paes, 18, de São Félix do Coribe, que concluiu os estudos no Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa, localizado em Santa Maria da Vitória, também garantiu a aprovação em medicina na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).
“Agradeço à Secretaria da Educação do Estado, através do ‘Tô com Você no Enem’ e aos meus professores e colegas da escola, que me deram apoio e a direção necessária para que eu conseguisse estudar de maneira correta e conseguisse essa aprovação. Estou muito feliz em ser aprovado em medicina. Que eu seja feliz dentro do curso e consiga viver todas as aventuras dentro da universidade”, disse.
Para a titular da SEC, o investimento no ‘Tô com Você no Enem’ fez toda a diferença: “foi um momento em que os estudantes receberam todo o suporte no processo de preparação, tiveram incentivo à solicitação da isenção na taxa de inscrição, acesso a aulões e simulados e oferta de transporte para o acesso aos locais de provas”.
Sisu
O Enem se tornou a principal porta de entrada para o Ensino Superior no país. A utilização da nota do exame no Sisu vem fazendo com que os estudantes da rede estadual, cada vez mais, realizem os sonhos de se tornarem, por exemplo, médicos, engenheiros e advogados. Assim como nas edições anteriores, este ano diversos alunos foram aprovados no processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) e farão os cursos, de forma gratuita, em universidades públicas.
O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de Ensino Superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). Os selecionados na chamada regular do Sisu podem realizar a matrícula ou o registro acadêmico nas instituições de ensino para as quais foram admitidos no período de 27 a 31 de janeiro.
Educação
Jerônimo anuncia pagamento de precatório para professores
O governador também enviou à Alba projeto de lei que concede abono extraordinário para a categoria

Boa notícia para os profissionais de educação. O governador Jerônimo Rodrigues anunciou o pagamento da quarta parcela do precatório dos professores da rede estadual. Em evento no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, que contou com a participação da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos, secretária Rowenna Brito, deputados e representantes da classe, nesta sexta-feira (12), além do novo calendário de quitação do precatório, Jerônimo divulgou também o envio de um Projeto de Lei à Alba, que prevê um abono extraordinário para a categoria.
O benefício ampliará o alcance, contemplando todos os integrantes da carreira do magistério que estão na folha de pagamento da Secretaria de Educação (SEC) da Superintendência de Previdência (Suprev). “Assumimos o compromisso de enviar à Assembleia um projeto de lei pedindo autorização para pagar o abono a todos os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual, ativos e aposentados. É uma medida de justiça e de reconhecimento ao trabalho da categoria”, afirmou o governador.
O quarto pagamento do precatório, que faz parte de um processo dividido em três etapas, beneficiará mais de 87 mil profissionais da rede estadual, entre jornadas de 20h e 40h, somando pagamentos ordinários e extraordinários. Nesta fase, serão liberados cerca de 40% do montante previsto para 2025, o equivalente a aproximadamente R$ 1,74 bilhão. Professores que atuaram entre dezembro de 1998 e janeiro de 2006 terão os valores assegurados a partir da publicação de decreto no Diário Oficial do Estado, enquanto os contemplados pelo abono extraordinário dependerão da aprovação do Projeto de Lei pela Alba.
O governador também garantiu a continuidade do benefício: “O abono está garantido para 2026. Assim que a segunda parcela do precatório for creditada, encaminharemos novo projeto de lei à Assembleia, assegurando o pagamento a todos os profissionais do magistério”.
A presidente da Alba, Ivana Bastos, destacou: “Após o recebimento do Projeto de Lei, vamos discutir com líderes da base e da oposição e reunir os deputados para levar a matéria ao plenário com a celeridade necessária. É um compromisso de a Assembleia garantir que, em até dez dias após a aprovação, o abono referente ao período de 1998 a 2006 seja pago a toda a folha da educação. Nada como contar com um governador que é professor, que valoriza a categoria e transforma este compromisso em realidade”.
Rowenna Brito reforçou a importância da medida: “Este é um momento de grande importância para os profissionais da educação da Bahia. O abono e o pagamento do precatório reconhecem o esforço e a dedicação dos professores e coordenadores pedagógicos. A Secretaria da Educação trabalhou junto com a Suprev e a Fazenda para garantir que todos os cálculos estivessem corretos e que o benefício alcance a todos de forma justa”.
Educação
Governo baiano zera fila de promoções nas universidades estaduais
Outra lei sancionada pelo governador garante o reajuste salarial de diretores, vice-diretores e professores da rede estadual de ensino

O Governo do Estado zerou a fila de progressões nas universidades estaduais baianas ao promover, nesta segunda-feira (8), 506 profissionais das Instituições de Ensino Superior (IES) ligadas à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). As promoções fazem parte de uma série de leis sancionadas pelo governador Jerônimo Rodrigues, em cerimônia no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública, no Centro Administrativo, em Salvador.
Outra lei sancionada pelo governador garante o reajuste salarial de diretores, vice-diretores e professores da rede estadual de ensino. “Essas medidas são mais um investimento direto do Governo do Estado no futuro da Bahia. Acreditamos e prezamos pela valorização dos profissionais. É um gesto que mostra o nosso respeito e o nosso empenho para continuar garantindo uma educação pública cada vez forte e de qualidade em todo o estado”, pontuou Jerônimo Rodrigues.
Presente à cerimônia, a secretária estadual da educação, Rowenna Brito, comemorou a valorização dos profissionais de educação baiana. “Acabamos de sair da governadoria com uma grande notícia: o governador sancionou as leis que garantem reajuste salarial e valorização da carreira dos diretores, vice-diretores e professores”.
A secretária Rowenna destacou, ainda, a importância do anúncio das 506 promoções no Ensino Superior, zerando a fila de progressões. “É um passo importante para reconhecer o trabalho de quem faz a educação todos os dias. Estamos muito felizes com esta conquista e seguimos firmes na valorização dos profissionais da rede”, disse.
Educação
Oxe, me respeite – nas escolas se torna referência para o MEC
A iniciativa fortalecer ações de enfrentamento às violações na abordagem sobre Direitos Humanos

O Projeto Oxe, me respeite – nas escolas se tornou referência para o Ministério da Educação (MEC) e é um dos destaques das Oficinas Pedagógicas Virtuais de Educação em Direitos Humanos, que estão sendo realizadas pelo Ministério entre os meses de agosto e dezembro. A iniciativa reúne gestores de todas as secretarias estaduais de Educação e do Distrito Federal para dialogar e fortalecer ações de enfrentamento às violações de direitos de meninas, mulheres, crianças, adolescentes, imigrantes, refugiados, apátridas e pessoas LGBTQIA+.
Realizado pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Oxe, me respeite – nas escolas foi selecionado pelo MEC como referência nacional no eixo “Meninas e Mulheres”. Presente em 300 escolas, distribuídas em 10 Territórios de Identidade da Bahia, o projeto já alcançou mais de 5 mil estudantes com ações de educação, debates sobre equidade de gênero e estratégias coletivas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, falou sobre o impacto do projeto na formação cidadã. “Acreditamos que a educação transforma realidades. No enfrentamento às violências de gênero, o Oxe, me respeite – nas escolas é uma estratégia adotada para a formação cidadã, de respeito e valorização das meninas e mulheres. A escola é nossa grande aliada, onde o processo de ensino e aprendizagem se consolida e podemos fortalecer a cultura de paz, o respeito e a garantia de direitos das meninas e mulheres”, destacou.
A coordenadora de prevenção a violência de gênero da SPM, Francileide Araújo, também ressaltou que o projeto é inovador por envolver meninos e meninas de forma compartilhada. “O Oxe, me respeite – nas escolas é uma iniciativa que dialoga com quase todos os eixos previstos nas oficinas do MEC. Ele é inovador porque envolve meninas, mas também os meninos e toda a comunidade escolar na responsabilidade pelo enfrentamento à violência. A mudança cultural precisa ultrapassar os muros da escola e alcançar as famílias e os territórios”, destacou.
As oficinas virtuais do MEC são coordenadas pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e contam com a participação de representantes das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil. Cada encontro traz experiências de diferentes regiões do país, fortalecendo uma rede de práticas transformadoras em Direitos Humanos.
-
Turismohá 3 dias
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (12)
-
Infraestruturahá 3 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades
-
Políticahá 2 dias
Caravana da Justiça leva serviços e cidadania para Santo Antônio de Jesus