Esporte
Corrida Sagrada atrai 1,5 mil atletas nesta quinta (16)
A largada da corrida de 6,8 km será às 6h30, na Basílica da Conceição da Praia, e a chegada será na Colina Sagrada
Inserida no Calendário de Turismo Esportivo de Salvador, a Corrida Sagrada, evento esportivo que antecede a procissão da Lavagem do Bonfim, vai reunir 1,5 mil atletas locais, nacionais e estrangeiros nesta quinta-feira (16). A largada da corrida de 6,8 km será dada às 6h30 na Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, e o ponto de chegada será a Colina Sagrada, ao lado da Basílica Santuário Senhor do Bonfim.
Dentre os participantes está a atleta olímpica alagoana radicada na Bahia, Marily dos Santos, que é a atual campeã da Maratona Salvador. Do total de inscritos, 15% são atletas de outros estados, a exemplo de Pernambuco, Maceió, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e países como Canadá, Estados Unidos, Espanha, Suécia, Itália e Alemanha. O sucesso desta edição foi tanto que as inscrições foram encerradas há 20 dias.
“É o primeiro ano que a Corrida Sagrada entra no Calendário de Turismo Esportivo da cidade, justamente pelo perfil do evento, que possui caráter esportivo, mas que tem também o caráter cultural e religioso. Por fazer parte da Lavagem do Bonfim, há muitas pessoas vindo de fora do país para participar. Há pessoas vindo da Espanha, Itália, Estados Unidos e Alemanha, possivelmente pela importância da festa, que é uma das festas populares mais conhecidas da Bahia e talvez do mundo, e também para aproveitar e participar da corrida”, conta Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing, empresa responsável pela organização do evento.
Esporte e cultura
A psicóloga e escritora Andressa Lopes, de 37 anos, soteropolitana radicada nos Estados Unidos há 26 anos, é uma das inscritas na Corrida Sagrada. Para ela, essa será uma oportunidade de unir o esporte, que é algo que ela gosta muito e pratica diariamente, à cultura da cidade de origem.
“A Corrida Sagrada representa muito mais do que um evento esportivo, ela simboliza a união, a fé e a conexão com a cultura e as tradições locais. É um momento em que as pessoas se reúnem para celebrar não apenas a saúde e o bem-estar, mas também o espírito de comunidade e a força espiritual. É uma corrida que inspira superação, respeito e um profundo senso de pertencimento entre os participantes”, opina.
Recentemente, Andressa lançou um livro nos Estados Unidos sobre mães narcisistas e o processo de cura emocional. A participante considera que momentos como esse da corrida dentro da Lavagem do Bonfim, que ela define como de união e superação, reforçam a importância da conexão de cada pessoa com a sua essência e da busca de força para superar desafios.
“Quero vivenciar a energia única que a Corrida Sagrada proporciona, sentir a força coletiva e me inspirar nas histórias de superação de cada participante. Minhas expectativas são de que esse evento deixe um impacto positivo não só em mim, mas em toda a comunidade envolvida. Estou animada para contribuir, seja com a minha presença ou com o meu trabalho de divulgação, e para fazer parte desse momento”, revela.
Esporte
Painel em Salvador debate segurança no esporte e abre caminho para voluntariado da Copa do Mundo Feminina de 2027
Evento reuniu pesquisadores, gestores, estudantes e representantes do esporte para discutir proteção no ambiente esportivo e divulgar mais de 6 mil vagas de voluntariado da FIFA
Pesquisadores, representantes do esporte e membros da comunidade escolar participaram, nesta quinta-feira (3), do painel “Futebol & Cidadania”, realizado no Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, em Salvador. Promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), em parceria com o Instituto de Pesquisas, Inteligência e Estudos Aplicados (IPIE) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o encontro debateu temas relacionados à segurança no esporte e apresentou as diretrizes do Programa de Voluntariado da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027.
As inscrições para o programa foram abertas nesta quinta-feira e disponibilizam mais de 6 mil vagas em todo o país. Podem participar pessoas com 18 anos ou mais, com disponibilidade para atuar entre junho e julho de 2027 e conhecimento da língua portuguesa. O domínio do inglês é considerado um diferencial, mas não é obrigatório, e não é exigida experiência prévia.
Os voluntários selecionados receberão uniforme oficial da Adidas, alimentação, transporte na cidade-sede, treinamento e certificado de participação. As inscrições podem ser realizadas por meio do canal oficial da FIFA.
Além da apresentação do programa de voluntariado, o painel abordou temas relacionados à segurança e à proteção no esporte, conhecidos internacionalmente como safeguarding. Entre os assuntos discutidos estiveram a prevenção de abusos e assédios, a criação de canais de denúncia e a capacitação de profissionais para atuação em ambientes esportivos mais seguros e inclusivos.
Durante o evento, pesquisadores também anunciaram o início do mapeamento de projetos de futebol feminino desenvolvidos em escolas de tempo integral em diferentes regiões do país. Representantes do esporte de base apresentaram demandas ligadas à infraestrutura e defenderam iniciativas como a criação de um Centro de Referência do Futebol Feminino e de um Plano Estadual de Formação voltado para árbitras, treinadoras e gestoras.
A Bahia será um dos estados-sede da Copa do Mundo Feminina FIFA 2027. Salvador receberá sete partidas na Arena Fonte Nova entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, sendo seis jogos da fase de grupos e um confronto das oitavas de final.
Esporte
Baianas poderão vender quitutes dentro da Arena Fonte Nova durante a Copa Feminina de 2027
Conquista assegura a presença de um dos maiores símbolos da cultura baiana no maior evento esportivo feminino do mundo
A Bahia terá acarajé na Copa do Mundo Feminina FIFA 2027. Em reunião com o grupo responsável pelas Concessões de Alimentação e Direitos dos Parceiros Comerciais, o Governo do Estado, por meio do GECOPA, com o apoio da Prefeitura de Salvador e da Arena Fonte Nova, conquistou a autorização para a presença das baianas de acarajé e a comercialização dos tradicionais quitutes baianos no interior da Arena, durante os jogos da competição.
A iniciativa representa uma importante conquista para a Bahia e assegura que um dos mais reconhecidos símbolos da identidade e do patrimônio cultural baiano esteja presente em Salvador durante o maior evento esportivo feminino do mundo.
A reivindicação retoma uma iniciativa adotada pelo Governo da Bahia durante a Copa do Mundo FIFA 2014, quando também foi defendida e assegurada a presença das baianas e do acarajé no ambiente da Arena Fonte Nova.
Mais do que uma questão gastronômica, a presença das baianas na Copa Feminina de 2027 representa a valorização da cultura, da identidade e das tradições da Bahia, aproximando a experiência dos torcedores e visitantes daquilo que torna Salvador e o estado únicos.
“Teremos acarajé na Copa! É uma conquista que vai muito além da alimentação. Estamos garantindo que a cultura baiana esteja dentro da Arena e seja apresentada ao mundo durante a Copa Feminina de 2027. Assim como fizemos em 2014, queremos que quem vier a Salvador para a Copa possa vivenciar também a nossa identidade, a nossa história e a nossa hospitalidade”, destaca a Secretária de Políticas para as Mulheres, Camila Batista, ao lado do coordenador técnico de preparação da Copa Feminina 2027 na Bahia, Ney Campello .
A presença das baianas reforça ainda a estratégia de legado cultural e turístico da Copa Feminina de 2027, utilizando o megaevento como plataforma de promoção da Bahia, de seus patrimônios e de suas manifestações culturais.
A Copa é feminina. A Copa é mundial. E, na Bahia, terá acarajé!
Esporte
Fifa divulga calendário da Copa do Mundo Feminina de 2027
Arena Fonte Nova será uma das protagonistas do Mundial no Brasil, com partidas da primeira fase e um confronto das oitavas de final
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (20) o calendário oficial da Copa do Mundo Feminina de 2027, confirmando os locais e datas das 64 partidas do torneio que será realizado no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho do próximo ano. Salvador está entre as oito cidades-sede e terá papel de destaque, com a Arena Fonte Nova recebendo jogos da fase de grupos e também uma partida das oitavas de final.
De acordo com a programação divulgada pela entidade máxima do futebol, a primeira partida em Salvador ocorrerá no dia 25 de junho, pela fase de grupos. A Arena Fonte Nova voltará a receber jogos nos dias 27 de junho, 29 de junho e 2 de julho, contemplando confrontos de diferentes grupos da competição.
Além dos duelos da etapa inicial, a capital baiana também sediará uma partida das oitavas de final, garantindo a presença do mata-mata do Mundial na cidade. A Fifa confirmou que Salvador, assim como Brasília, Recife e Porto Alegre, receberá partidas até essa fase da competição.
O torneio contará com 32 seleções e será disputado em oito cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife e Porto Alegre. A abertura está marcada para o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 24 de junho, enquanto a grande final será realizada também na capital fluminense em 25 de julho.
A seleção brasileira, classificada automaticamente por ser a anfitriã, fará sua estreia no Maracanã e disputará os outros dois compromissos da fase de grupos em São Paulo e Brasília.
Com tradição em receber grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, a Arena Fonte Nova reforça sua importância no cenário esportivo mundial ao integrar o roteiro da primeira Copa do Mundo Feminina realizada na América do Sul. A expectativa é de grande movimentação turística e econômica em Salvador durante o período da competição, impulsionada pela presença de torcedores de diferentes países e pela visibilidade internacional do torneio.
-
Políticahá 3 diasSenado aprova na CCJ fim da escala 6×1
-
Educaçãohá 3 diasEscolas modernizadas reforçam educação em tempo integral em Cajazeiras
-
Serviçoshá 3 diasNovo posto do SAC amplia emissão da Carteira de Identidade Nacional em Salvador
-
Turismohá 3 diasAgentes argentinos conhecem atrativos da Bahia em ação para impulsionar turismo internacional

