SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Esporte

Corrida Sagrada atrai 1,5 mil atletas nesta quinta (16)

A largada da corrida de 6,8 km será às 6h30, na Basílica da Conceição da Praia, e a chegada será na Colina Sagrada

Publicado

em

Inserida no Calendário de Turismo Esportivo de Salvador, a Corrida Sagrada, evento esportivo que antecede a procissão da Lavagem do Bonfim,
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Inserida no Calendário de Turismo Esportivo de Salvador, a Corrida Sagrada, evento esportivo que antecede a procissão da Lavagem do Bonfim, vai reunir 1,5 mil atletas locais, nacionais e estrangeiros nesta quinta-feira (16). A largada da corrida de 6,8 km será dada às 6h30 na Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, e o ponto de chegada será a Colina Sagrada, ao lado da Basílica Santuário Senhor do Bonfim.

Dentre os participantes está a atleta olímpica alagoana radicada na Bahia, Marily dos Santos, que é a atual campeã da Maratona Salvador. Do total de inscritos, 15% são atletas de outros estados, a exemplo de Pernambuco, Maceió, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e países como Canadá, Estados Unidos, Espanha, Suécia, Itália e Alemanha. O sucesso desta edição foi tanto que as inscrições foram encerradas há 20 dias.

“É o primeiro ano que a Corrida Sagrada entra no Calendário de Turismo Esportivo da cidade, justamente pelo perfil do evento, que possui caráter esportivo, mas que tem também o caráter cultural e religioso. Por fazer parte da Lavagem do Bonfim, há muitas pessoas vindo de fora do país para participar. Há pessoas vindo da Espanha, Itália, Estados Unidos e Alemanha, possivelmente pela importância da festa, que é uma das festas populares mais conhecidas da Bahia e talvez do mundo, e também para aproveitar e participar da corrida”, conta Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing, empresa responsável pela organização do evento.

Esporte e cultura

A psicóloga e escritora Andressa Lopes, de 37 anos, soteropolitana radicada nos Estados Unidos há 26 anos, é uma das inscritas na Corrida Sagrada. Para ela, essa será uma oportunidade de unir o esporte, que é algo que ela gosta muito e pratica diariamente, à cultura da cidade de origem.

“A Corrida Sagrada representa muito mais do que um evento esportivo, ela simboliza a união, a fé e a conexão com a cultura e as tradições locais. É um momento em que as pessoas se reúnem para celebrar não apenas a saúde e o bem-estar, mas também o espírito de comunidade e a força espiritual. É uma corrida que inspira superação, respeito e um profundo senso de pertencimento entre os participantes”, opina.

ANÚNCIO

Recentemente, Andressa lançou um livro nos Estados Unidos sobre mães narcisistas e o processo de cura emocional. A participante considera que momentos como esse da corrida dentro da Lavagem do Bonfim, que ela define como de união e superação, reforçam a importância da conexão de cada pessoa com a sua essência e da busca de força para superar desafios.

“Quero vivenciar a energia única que a Corrida Sagrada proporciona, sentir a força coletiva e me inspirar nas histórias de superação de cada participante. Minhas expectativas são de que esse evento deixe um impacto positivo não só em mim, mas em toda a comunidade envolvida. Estou animada para contribuir, seja com a minha presença ou com o meu trabalho de divulgação, e para fazer parte desse momento”, revela.

Esporte

Salvador ganha primeira pista de skate do Brasil certificada pela World Skate 

Novo Skatepark Praia Grande, em Periperi, já estreia como sede da final do STU National 2026 e reforça legado urbano do VLT do Subúrbio 

Publicado

em

A primeira e única pista de skate do Brasil certificada pela World Skate, entidade responsável pelas competições olímpicas da modalidade,
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A primeira e única pista de skate do Brasil certificada pela World Skate, entidade responsável pelas competições olímpicas da modalidade, foi inaugurada nesta sexta-feira (3), em Salvador. Localizado na orla de Praia Grande, no bairro de Periperi, o novo Skatepark Praia Grande já estreou como palco da etapa final do STU National 2026, principal circuito brasileiro de skate. O equipamento integra as intervenções do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio, e a cerimônia de entrega foi conduzida pelo vice-governador Geraldo Júnior. 

Com cerca de 5 mil metros quadrados, o skatepark foi projetado para atender aos padrões internacionais exigidos para grandes competições e, ao mesmo tempo, ampliar as opções de esporte e lazer para os moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A entrega do equipamento representa mais um avanço das intervenções de urbanização associadas ao VLT e já demonstra seu potencial ao receber atletas de todo o país na disputa pelo título brasileiro. 

Para o vice-governador Geraldo Júnior, a inauguração simboliza um investimento que combina infraestrutura, inclusão social e incentivo ao esporte. 

“Estamos entregando um equipamento de padrão internacional que amplia as oportunidades para a juventude, incentiva a prática esportiva e fortalece esta região como espaço de convivência e desenvolvimento. O fato de a pista já estrear sediando a principal competição de skate do país demonstra a qualidade desse investimento”, afirmou. 

O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, destacou que o skatepark faz parte do conceito de transformação urbana previsto no projeto do VLT. 

ANÚNCIO

“O VLT vai muito além da mobilidade. Estamos criando espaços públicos de qualidade, voltados ao esporte, ao lazer e à convivência. Ver esse equipamento receber a final do STU National logo em sua inauguração mostra que o projeto foi pensado para transformar a realidade da região”, disse. 

Morador de Periperi e praticante da modalidade, o skatista Lucas Santos comemorou a entrega da nova pista e ressaltou a importância do equipamento para os atletas da região. 

“Sempre precisávamos sair do bairro para treinar em pistas com melhor estrutura. Agora temos um espaço de nível internacional em nossa comunidade, recebendo uma competição desse porte. Isso incentiva quem está começando, fortalece o skate e mostra que o Subúrbio também pode sediar grandes eventos”, afirmou. 

A etapa final do STU National reúne alguns dos principais nomes do skate brasileiro e definirá os campeões da temporada 2026 entre os dias 3 e 5 de julho. A escolha do Skatepark Praia Grande para sediar a decisão reforça o reconhecimento nacional da estrutura e projeta Salvador como um dos principais destinos do país para grandes competições da modalidade. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Esporte

Cria do Natação em Rede é destaque na Copa Pacífico de Águas Abertas, no Equador

Desempenho internacional evidencia os resultados dos investimentos do Governo da Bahia na formação esportiva e no apoio a atletas de alto rendimento 

Publicado

em

Nas águas de Salinas, no Equador, a natação baiana brilhou na Copa Pacífico de Águas Abertas 2026, realizada entre os dias 11 e 16 de maio.
Foto: Divulgação/FBDA

Nas águas de Salinas, no Equador, a natação baiana brilhou na Copa Pacífico de Águas Abertas 2026, realizada entre os dias 11 e 16 de maio. A delegação contou com os atletas Anderson Santos e Lizian Simões, apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), tanto por programas de iniciação esportiva quanto de incentivo. 

Entre os grandes destaques está Anderson Santos, integrante do projeto Natação em Rede — parceria entre a Sudesb e a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) — e da iniciativa Revelar Talentos, do Ministério do Esporte. Ele conquistou medalha de ouro nos 3 km e prata nos 5 km. Já Lizian Simões, campeã mundial júnior em 2024 e vice-campeã em 2025, contemplada pelo programa FazAtleta, também garantiu dois pódios: ouro nos 10 km e bronze nos 5 km. 

Natação em Rede

Hoje campeão internacional, Anderson ingressou no projeto Natação em Rede em maio de 2023, aos nove anos, sem saber nadar. Seus primeiros passos no esporte aconteceram no núcleo do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Para o pai do atleta, Anderson Santos da Hora, o apoio institucional foi determinante no desenvolvimento do nadador. “A Sudesb é um divisor de águas na trajetória dele. Sem esse apoio, não seria possível a participação nessas competições de extrema importância nacional e internacional”, afirmou. 

Realizado pela FBDA em parceria com a Sudesb desde 2017, o projeto Natação em Rede oferece aulas de natação, hidroginástica, polo aquático e nado artístico para estudantes da rede pública e comunidades de baixa renda. As atividades acontecem na Piscina Olímpica da Bahia, na Avenida Bonocô; na piscina do CAB (antiga Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM); no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (Ceeinfor), no Cabula; e no município de Lauro de Freitas, no bairro de Portão. 

Outros resultados – A Bahia ainda conquistou outros 12 pódios na competição. Entre os medalhistas, destacam-se Jamal Barroso, campeão nas provas de 5 km e 10 km; Eduardo Mustafa, vice-campeão nas mesmas distâncias; Guilherme Schubach, prata nos 5 km e bronze nos 3 km; e Nina Porciúncula, campeã nos 3 km e bronze nos 5 km. O atleta Arthur Pazos também obteve bons resultados, com a quarta colocação nos 5 km e o quinto lugar nos 3 km. 

ANÚNCIO

Para o presidente da FBDA, Marco Antônio Lemos, os resultados evidenciam o crescimento do trabalho desenvolvido no estado. “Ver a Bahia sendo representada em uma competição internacional, conquistando medalhas e grandes resultados, reforça que estamos formando atletas preparados para competir em alto nível e levar o nome do nosso estado cada vez mais longe”, destacou. 

Continue Lendo

Esporte

Programa Natação em Rede abre 300 vagas no bairro do Cabula

Inscrições começam nesta quinta-feira (21) para aulas gratuitas no Ceeifor Mãe Stella, com vagas para crianças, adultos e pessoas com deficiência 

Publicado

em

A partir desta quinta-feira (21), o Programa Natação em Rede abre 300 vagas para aulas de natação no novo núcleo que entra em funcionamento
Foto: Luís Paulo Leal

A partir desta quinta-feira (21), o Programa Natação em Rede abre 300 vagas para aulas de natação no novo núcleo que entra em funcionamento ainda neste mês de maio, na piscina do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeifor) Mãe Stella, no bairro do Cabula, em Salvador. 

A iniciativa é da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, em parceria com a Secretaria da Educação. 

As inscrições serão realizadas presencialmente na unidade de ensino, das 7h às 16h, até o preenchimento total das vagas. Do total ofertado, 220 são destinadas a crianças e jovens de 7 a 17 anos, 40 ao público adulto e 40 a pessoas com deficiência, também na faixa de crianças e jovens. 

Para efetivar a matrícula, os interessados devem apresentar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de matrícula escolar (no caso de menores de 18 anos). Já os maiores de idade devem apresentar atestado de aptidão física original, emitido por cardiologista ou clínico geral, com validade de até 12 meses. A ausência de qualquer documento inviabiliza a inscrição. 

As aulas no Ceeifor Mãe Stella ocorrerão de terça a sexta-feira, nos turnos da manhã (7h às 11h) e da tarde (13h às 17h), sendo ministradas por profissionais de educação física e estagiários da área, a exemplo do que já acontece em outros núcleos do programa. 

ANÚNCIO

Criado em 2017, o Natação em Rede é executado pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), com financiamento integral do Governo do Estado. O programa oferece gratuitamente atividades em quatro modalidades — natação, nado artístico, polo aquático e hidroginástica — em núcleos localizados em Salvador e Lauro de Freitas. 

Serviço
  • O quê: Inscrições para aulas de natação do Programa Natação em Rede
  • Quando: A partir das 7h desta quinta-feira (21), até o preenchimento total das vagas (atendimento até 16h)
  • Onde: Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeifor) Mãe Stella — Rua Silveira Martins, s/nº, Cabula, Salvador (antigo Colégio Polivalente do Cabula) 
Continue Lendo

Mais Lidas