SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Celebrações da Semana Santa movimentam turismo baiano

Publicado

em

retratação da prisão de Jesus, pelas tropas romanas. O governador Jerônimo Rodrigues e o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar,

Na última quinta-feira (17), uma multidão seguiu a Procissão do Fogaréu, em Serrinha, na zona turística Caminhos do Sertão, reunindo baianos e visitantes. A tradição completou 95 anos, na retratação da prisão de Jesus, pelas tropas romanas. O governador Jerônimo Rodrigues e o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, participaram da celebração, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia.

“Estamos aqui para agradecer, pedir perdão e paz, para que as pessoas possam viver com tranquilidade, ter dignidade na vida, ter comida no prato, ter emprego”, disse o governador.

A comunidade religiosa manteve a tradição, coordenada pela Igreja, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e da Polícia Militar, visando fortalecer o desenvolvimento socioeconômico regional.

“Assim como aqui em Serrinha, as celebrações da Semana Santa acontecem por toda a Bahia, trazendo muitos fiéis do Brasil e de fora do país, que movimentam atividades turísticas, impulsionando a nossa economia”, destacou o secretário Bacelar.

Na sexta-feira (18), em Esplanada, na Costa dos Coqueiros, a Setur-BA patrocinou o espetáculo Paixão de Cristo, considerado o maior do litoral norte e agreste baiano. Cerca de sete mil pessoas, entre moradores e visitantes, assistiram à apresentação, na Praça de Eventos, com a atuação de uma equipe formada por 150 atores, dançarinos e técnicos.

ANÚNCIO

“O evento vem crescendo, a cada ano, e se consolidou como produto do turismo religioso em Esplanada, que tem dentre os atrativos do segmento a estátua do Cristo, considerada a maior da Bahia e a segunda maior do Nordeste. Sem o apoio da Setur-BA, não seria possível fazer algo tão grandioso, como essa festa da Sexta-feira da Paixão”, declarou o prefeito Nandinho da Serraria. Segundo a prefeitura, os meios de hospedagem, na sede do município e no distrito de Baixio, tiveram ocupação máxima na Semana Santa.

“Sempre venho a Esplanada visitar minha afilhada e aproveitei o feriado para ver esse espetáculo emocionante, com uma produção de qualidade e ótimos atores. Divulguei nas minhas redes sociais e, certamente, voltarei no ano que vem”, elogiou Cleone de Araújo, moradora de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

O fluxo de visitantes na cidade também fez o faturamento de pequenos comerciantes aumentar. “Atendi muita gente de fora de Esplanada. O meu faturamento foi 80% maior do que na feira de artesanato local, onde estou todos os fins de semana”, relatou a artesã Luciana Almeida, que vende peças religiosas.

Já em Nazaré, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, as celebrações da Semana Santa acontecem no período da tradicional Feira de Caxixis, a maior feira de artesanato ao ar livre da América Latina. Este ano, em quatro dias de atividades artísticas e culturais, 250 ceramistas participaram do evento, que teve o apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur-BA), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Cultura (Secult) e de Promoção da Igualdade Social (Sepromi). No Sábado de Aleluia (19), a feira recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues e do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, entre outras autoridades.

Ainda no sábado, em Jacobina, na Chapada Diamantina, aconteceu a Caminhada da Luz, que fez o percurso da Igreja da Matriz até o Morro do Cruzeiro. A manifestação católica completou 21 anos, com o incentivo da Setur-BA, como parte das ações para o incremento do turismo religioso no estado.

ANÚNCIO
Outros segmentos

No último fim de semana, a pasta estadual de turismo também atuou em iniciativas, fora do segmento religioso, que movimentaram atividades turísticas. O órgão apoiou o 11° Sarau Poético e Musical de Vera Cruz (Baía de Todos- os-Santos); o Surf Soul Festival de Arembepe (Costa dos Coqueiros); e a Festa dos Caretas de Canarana e comemoração pelos 170 anos de Ipirá (Caminhos do Sertão).

Turismo

Salvador ganha voo direto para Santiago e primeira base de manutenção da LATAM no Nordeste

Nova rota internacional fortalece a conectividade da Bahia com a América do Sul e amplia investimentos da companhia aérea no Aeroporto de Salvador

Publicado

em

A Bahia passa a contar com uma nova conexão internacional na malha aérea entre Salvador e Santiago, no Chile. O novo voo da LATAM
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

A Bahia passa a contar com uma nova conexão internacional na malha aérea entre Salvador e Santiago, no Chile. O novo voo da LATAM Airlines foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (3), na capital baiana, em uma iniciativa articulada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). Durante o evento, também foi anunciada a implantação da primeira base da LATAM no Nordeste para manutenção de aeronaves, que funcionará no Aeroporto Internacional de Salvador. 

Inicialmente, a nova rota terá três voos semanais durante a temporada de verão. As partidas de Salvador ocorrerão às quartas-feiras, sextas-feiras e aos domingos, às 21h15, com chegada a Santiago às 3h do dia seguinte. No sentido inverso, os voos sairão da capital chilena às segundas-feiras, quintas-feiras e aos sábados, às 4h30, com chegada a Salvador às 10h. 

A operação será iniciada em 3 de janeiro de 2027. A partir de março, a rota passará a contar com uma frequência semanal. As passagens estarão disponíveis para compra a partir deste sábado (29), por meio do site da LATAM e dos demais canais oficiais de venda da companhia. 

Primeira base da LATAM no Nordeste 

A implantação da primeira base da LATAM no Nordeste para manutenção de aeronaves representa um marco para a aviação regional e reforça a posição estratégica de Salvador na operação da companhia aérea no Brasil. 

ANÚNCIO

A nova unidade será dedicada a atividades de manutenção aeronáutica e deverá contribuir para a geração de empregos especializados, além de ampliar a capacidade operacional da empresa na região. O investimento acompanha o crescimento da demanda por voos no Nordeste e fortalece a estrutura da LATAM no Aeroporto Internacional de Salvador, um dos principais hubs aéreos do país. 

A expectativa é que a combinação entre a nova rota internacional e a instalação da base de manutenção impulsione o turismo, os negócios e a conectividade entre a Bahia e outros mercados da América do Sul. 

Continue Lendo

Turismo

Agentes argentinos conhecem atrativos da Bahia em ação para impulsionar turismo internacional 

Famtour promovido pela Setur-BA apresenta destinos, experiências e infraestrutura turística a profissionais do setor, com foco na ampliação do fluxo de visitantes da Argentina para o estado

Publicado

em

Vinte agentes de viagens da Argentina participam de um famtour (viagem de familiarização) por Salvador e outros destinos turísticos
Foto: Setur-BA

Vinte agentes de viagens da Argentina participam de um famtour (viagem de familiarização) por Salvador e outros destinos turísticos baianos para conhecer atrativos, experiências e a infraestrutura oferecida aos visitantes. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com o Grupo GEA, rede que reúne mais de duas mil agências de viagens independentes em diversos países. 

A ação tem como objetivo fortalecer a presença da Bahia no mercado argentino, principal emissor de turistas internacionais para o estado. 

Segundo a executiva do Grupo GEA, Daiana Meneguzzi, participam da programação agentes de viagens das cidades de Buenos Aires, Mar del Plata, Santa Fé e La Plata. 

“Trouxemos agentes que já vendem o destino Bahia e estão vivenciando novas experiências para conhecer ainda mais as belezas naturais e a cultura do estado. Posteriormente, eles irão transformar o que vivenciaram em produtos para que seus clientes também tenham a oportunidade de desfrutar de tudo isso”, explicou. 

O roteiro teve início em Salvador, com city tour pelo Centro Histórico, incluindo visitas guiadas a igrejas, equipamentos culturais e casarões coloniais. O grupo também visitou Guarajuba, em Camaçari, e Praia do Forte, em Mata de São João, na Costa dos Coqueiros, onde conheceu praias, atrativos turísticos e a gastronomia baiana. 

ANÚNCIO

Os profissionais ainda realizaram a travessia da Baía de Todos-os-Santos até a Ilha de Itaparica e seguiram para o Arquipélago de Tinharé, em Cairu, na Costa do Dendê. Nos destinos visitados, os agentes avaliaram a rede hoteleira, os serviços turísticos e a oferta gastronômica. 

Para a agente de viagens Naiara Otegui, da Aralar Viajes, a diversidade de experiências é um dos diferenciais baianos. 

“A Bahia encanta pela diversidade de segmentos turísticos que oferece. As praias são belíssimas, o destino é muito acolhedor, seguro e ideal para viagens em família. Além disso, há uma rede hoteleira preparada para diferentes públicos e equipamentos bem estruturados”, destacou. 

Agustina Boga, da agência Via-Ja, ressaltou a importância da iniciativa para a qualificação dos profissionais do setor. 

“Fazer famtour contribui para a nossa capacitação sobre todas as possibilidades que o destino oferece e, com certeza, isso vai impactar na vinda de mais argentinos para a Bahia durante todo o ano”, afirmou. 

ANÚNCIO

A programação segue na Costa do Dendê com visitas técnicas a hotéis e restaurantes de Morro de São Paulo, passeio guiado por atrativos históricos da localidade e circuito marítimo pela Ilha de Boipeba. O grupo também visitará Barra Grande, em Maraú, antes do retorno à Argentina, previsto para domingo (6). 

Continue Lendo

Turismo

Bahia Expotour impulsiona destinos turísticos e movimenta negócios em Salvador

Feira promovida pela Setur-BA reuniu 10 municípios, atraiu milhares de visitantes e fortaleceu a comercialização de roteiros, produtos e experiências turísticas da Bahia

Publicado

em

A Bahia Expotour encerrou sua programação no último domingo (30), em Salvador, após quatro dias dedicados à promoção
Foto: Laís Rocha/Ascom SeturBA

A Bahia Expotour encerrou sua programação no último domingo (30), em Salvador, após quatro dias dedicados à promoção de destinos turísticos baianos. Realizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a feira reuniu representantes de 10 municípios e proporcionou ao público experiências ligadas à cultura, gastronomia, natureza e história de diferentes regiões do estado. 

Durante o evento, agências de viagens comercializaram pacotes e passeios para os destinos participantes, além de estabelecer contatos para futuras vendas. A programação também incluiu apresentações musicais, com destaque para o cantor e compositor Del Feliz, além de degustações de chocolates, cachaças, licores e doces produzidos na Bahia. 

Participaram da feira os municípios de Alagoinhas, Barra do Choça, Boa Nova, Cipó, Itaetê, Iguaí, Jandaíra, Maraú, Paulo Afonso e Rio de Contas, que apresentaram atrativos naturais, culturais, religiosos, gastronômicos e históricos. 

Para o secretário de Turismo de Iguaí, Neném de Marotinho, a iniciativa representou uma oportunidade importante para ampliar a visibilidade do destino. 

“Importante participar desse evento inédito, para projetar mais nosso município, conhecido como o Paraíso das Cachoeiras”, afirmou. 

ANÚNCIO

O secretário de Turismo de Rio de Contas, Rodolfo Abreu, destacou a relevância da ação para fortalecer a divulgação do município. 

“Mostramos novidades dentro da Chapada Diamantina, dando um grande passo na promoção da nossa cidade, que tem se qualificado para receber visitantes”, ressaltou. 

As agências de turismo também registraram resultados positivos. Segundo a CEO da Top Glamour Viagens, Michele Florêncio, cerca de 2 mil pessoas foram atendidas durante a feira. 

“Nos quatro dias do evento, atendemos cerca de 2 mil pessoas e vendemos pacotes para cinco destinos, além de muitos contatos com interesse em passeios futuros”, relatou. 

Já o CEO da Brisa Sol Turismo e presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, destacou o potencial de geração de novos negócios. 

ANÚNCIO

“Quem veio foi surpreendido pelos atrativos dos destinos. Contabilizamos 800 pessoas que serão distribuídas em grupos para roteiros turísticos diversos, o que é um resultado relevante”, afirmou. 

Continue Lendo

Mais Lidas