Educação
Brumado vive nova fase com escola sustentável e mais equipamentos de saúde
A população da zona rural também foi beneficiada com a entrega de 27 títulos de terra do Projeto Minha Terra Legal
Mais de 860 estudantes do município de Brumado, na região Sudoeste, vão poder desfrutar de um ambiente escolar completamente equipado. O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (12), a sede do Colégio de Tempo Integral de Brumado, consolidando-se como a 83ª entrega de uma nova escola realizada na Bahia, em pouco mais de dois anos. O governador Jerônimo Rodrigues celebrou o investimento total de R$ 81,5 milhões aplicados no município.
“Brumado acaba de completar 148 anos de emancipação política e estamos aqui hoje, comemorando a data com muitas entregas importantes para elevar a qualidade de vida da população. São mais ações em educação, saúde, infraestrutura, desenvolvimento rural e abastecimento de água, além do apoio aos festejos juninos”, destacou o governador.
Na nova escola foram aplicados R$ 31,7 milhões para a construção de 24 salas de aula, 31 banheiros, três laboratórios, três salas multifuncionais, biblioteca, teatro para 200 lugares, restaurante estudantil, campo de futebol society com pista de atletismo, piscina semiolímpica e reforma do ginásio coberto existente. Uma usina solar fotovoltaica também foi integrada à rede. A pavimentação no entorno foi realizada e um ônibus escolar novo disponibilizado para os estudantes da zona rural.
Impressionada, a estudante Anamel Silva, 17 anos, do 3º ano do ensino médio, acredita que o ensino aprendizagem será potencializado. “É realmente surpreendente, tanto pela quantidade de atividades que ela proporciona, mas também pelas salas muito bem estruturadas e ainda, com aproveitamento da luz do sol para evitar o gasto de energia. A partir disso, conseguimos observar a grandeza com que essa escola foi planejada”, afirmou.
Com foco na sustentabilidade e para celebrar o Mês do Meio Ambiente, os estudantes, ao lado do governador, conferiram de perto uma pequena horta no novo equipamento. Na ocasião, foi plantada uma árvore Ipê, que terá dois guardiões. A ideia é que durante todo o mês de junho, uma muda seja plantada em cada nova escola inaugurada.
Saúde e qualidade de vida
Durante extensa agenda no município, o governador entregou uma ambulância, equipamentos de saúde para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, um kit Unidade Básica de Saúde (UBS) e outro odontológico. Também foi autorizada a aquisição de um Hemóvel — ônibus adaptado para a Unidade Móvel de Coleta de Sangue —, com investimento estimado de R$ 2,5 milhões.
Ainda foi dado início ao processo licitatório para a reforma e ampliação da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hemoba. “Com isso, vamos ampliar em 66% a produção de hemocomponentes nessa região, passando a produzir entre 350 e 600 bolsas mensais, o que é importante para ampliarmos o processo de captação e para rede de urgência e emergência”, explicou a secretária da saúde, Roberta Santana.
Mais autorizações em saúde marcaram o momento, como a celebração de convênio para as reformas e ampliação do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e de 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao todo, são R$ 16 milhões investidos na saúde de Brumado.
Bahia em Movimento
Na infraestrutura, a pavimentação de 3,58 km da BA-148 – no trecho de acesso norte à Brumado- e os acessos e travessias urbanas dos bairros Dois de Julho e Cavalhadas, no âmbito do programa Bahia em Movimento, foram concluídos, com R$ 13,2 milhões investidos. Também foi autorizada a pavimentação asfáltica da entrada da cidade.
Agricultura familiar
A localidade de Campo Seco, distante 13 km da sede, ganhou uma unidade para processamento de doces, geleias, compotas e polpas de frutas, com capacidade diária de uma tonelada, beneficiando 27 famílias. “Visitamos a unidade de beneficiamento de frutas da região, as chamadas frutas temporãs, que amadurecem antes ou depois do tempo próprio e, para nós, é importantíssimo porque conseguimos agregar valor à atividade do grupo de mulheres e ver a felicidade delas, porque sabem que vão entregar as suas polpas para a agricultura familiar. Além disso, valoriza o entorno dessa base produtiva”, declarou o secretário de desenvolvimento rural, Osnir Cardoso.
A população da zona rural também foi beneficiada com a entrega de 27 títulos de terra do Projeto Minha Terra Legal, garantindo segurança jurídica para as famílias. O governador ainda autorizou, mediante convênio, a construção da 1ª etapa das obras do novo Mercado Municipal.
Educação
Governador inaugura colégio em tempo integral e anuncia investimentos em Barra
Pacote inclui obras em educação, saúde, abastecimento de água e apoio ao setor produtivo no município do Velho Chico
Em Barra, município do território de identidade Velho Chico, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta terça-feira (16), o novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Barra. Construído com investimento de R$ 32,2 milhões pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), a unidade amplia a oferta de ensino integral e oferece uma estrutura moderna para estudantes e profissionais da educação.
A nova unidade conta com salas de aula climatizadas, laboratórios, biblioteca, teatro, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta e outros espaços voltados à formação integral dos estudantes. Durante a celebração dos 153 anos de emancipação política do município, também foi entregue um ônibus escolar, além de uma série de anúncios e ações do Governo do Estado.
“Barra celebra essa data importante olhando para o futuro. Estamos entregando obras, ampliando serviços públicos e criando oportunidades para que a população tenha mais qualidade de vida. É um conjunto de ações que reafirma o compromisso do Governo do Estado com o povo do Velho Chico”, afirmou o governador.
Na área da saúde, Jerônimo Rodrigues autorizou a publicação do edital de licitação para a construção da Policlínica Regional de Saúde de Barra, com investimento estimado em R$ 25,7 milhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa visa fortalecer a regionalização da assistência em saúde. Também foi anunciado o aumento do teto financeiro da Média e Alta Complexidade (MAC), ampliando a capacidade de atendimento da rede pública local.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que a unidade terá capacidade para realizar cerca de 100 mil consultas e exames por ano. “Essa será a quarta policlínica da região Oeste, onde muitas pessoas percorrem mais de 210 km para ter acesso a uma ultrassonografia. Estamos transformando a realidade de Barra e ampliando o acesso da população a consultas especializadas, exames e procedimentos de média complexidade”, afirmou. Na ocasião, também foram entregues dois kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos hospitalares e uma ambulância.
Água e conectividade
As ações de infraestrutura hídrica também ganharam destaque com a inauguração de sistemas de abastecimento de água que beneficiarão moradores das localidades de Conceição, Curralinho, Lagoa do Canto, Mucambo do Vento, Geleia, Poço do Meio e Vereda de Eugênio. Os investimentos garantem mais segurança hídrica e melhores condições de vida para famílias da zona rural.
Pontos do programa Conecta Bahia foram entregues na Praça Barão de Cotegipe, na sede do município, e na comunidade quilombola de Curralinho, ampliando o acesso gratuito à internet e fortalecendo a inclusão digital em áreas urbanas e rurais.
Setor produtivo e infraestrutura
No setor produtivo, foi entregue a Unidade de Beneficiamento de Mel da comunidade de Baixão do Aleixo, que deve fortalecer a apicultura local ao agregar valor à produção e gerar renda para agricultores familiares. Também foram destinados quatro tratores com implementos agrícolas, dois caminhões-pipa e outros equipamentos para associações do setor. O Mercado Municipal da sede passará por reforma.
Durante a cerimônia, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), entregou 88 títulos de terra a agricultores familiares, por meio do projeto Minha Terra Legal: Acesso à Terra e Garantia de Direitos no Campo. A ação garante segurança jurídica aos produtores e contribui para o desenvolvimento sustentável no meio rural.
Na área de infraestrutura, foi autorizada a construção de uma ponte na BA-161, ligando o Riacho do Brejo à comunidade de Ibirubá, com investimento de R$ 4 milhões, além da pavimentação de ruas na sede municipal.
Educação
Governo da Bahia paga nova parcela do FUNDEF e abono a profissionais da Educação
Mais de 85 mil servidores são beneficiados com repasses que ultrapassam R$ 103 milhões
Os pagamentos da nova parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e do abono extraordinário destinado aos profissionais da Educação da rede estadual foram realizados nesta terça-feira (9). A medida reforça a política de valorização dos educadores e reconhece a contribuição de milhares de servidores para o fortalecimento da escola pública na Bahia.
Nesta etapa, o abono extraordinário soma mais de R$ 103,3 milhões. Os profissionais com carga horária de 20 horas recebem R$ 719,73, enquanto aqueles com jornada de 40 horas recebem R$ 1.439,47. O benefício contempla mais de 85 mil servidores ativos e aposentados vinculados ao quadro do magistério estadual.
Já o precatório do FUNDEF é destinado aos profissionais da Educação Básica que atuaram na rede estadual entre 1998 e 2006, totalizando cerca de 87 mil servidores. Os valores são calculados de forma proporcional ao período de exercício e à carga horária de cada beneficiário, seguindo os critérios definidos na legislação específica.
O pagamento integra o processo de complementação dos recursos do FUNDEF, fundo que antecedeu o atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). A iniciativa resulta de acordos e decisões judiciais que asseguraram o repasse de valores devidos ao Estado da Bahia.
“Os pagamentos reafirmam o compromisso com os educadores e o reconhecimento à dedicação de quem contribui para a aprendizagem em todo o território baiano”, destacou a secretária da Educação em exercício, Luciana Menezes.
Educação
Alba aprova gratificação para professores do sistema socioeducativo na Bahia
Medida amplia benefício da Geusp e reconhece atuação de docentes em unidades de internação de adolescentes
O Governo da Bahia avançou no fortalecimento da política socioeducativa e na valorização dos profissionais da educação que atuam em unidades de internação. A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o Projeto de Lei nº 26.292/2026, de autoria do Poder Executivo, que estende a Gratificação pelo Exercício em Unidade do Sistema Prisional (Geusp) aos professores vinculados às escolas do sistema socioeducativo.
A proposta altera a Lei nº 11.056, de 26 de junho de 2008, garantindo a inclusão dos docentes no recebimento da gratificação. A medida reconhece as especificidades do trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente, onde os profissionais atuam em um ambiente que exige preparo técnico, atenção a protocolos de segurança e compromisso permanente com a formação educacional dos adolescentes.
Na mensagem enviada ao Legislativo, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que os professores da socioeducação enfrentam desafios semelhantes aos que motivaram a criação da Geusp, reforçando a importância da valorização desses profissionais.
Para o vice-diretor do Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana – Anexo CASE Zilda Arns, Carlos Alberto Alves Lima, a ampliação da gratificação representa o reconhecimento do papel estratégico da educação no processo socioeducativo. Segundo ele, a escolarização nas unidades é um dos pilares da ressocialização, contribuindo para a construção de novos projetos de vida, o fortalecimento da cidadania e a formação humana dos adolescentes.
O educador ressaltou ainda que o trabalho nas unidades vai além do conteúdo curricular. Além da formação pedagógica, os profissionais atuam diretamente na reconstrução de trajetórias e no desenvolvimento de novas perspectivas para os jovens, preparando-os para o retorno ao convívio social com mais autonomia e oportunidades.
“A educação para a liberdade é um dos maiores desafios da escolarização dentro do socioeducativo”, afirmou Carlos Alberto Alves Lima, ao destacar que a valorização dos professores amplia também a responsabilidade dos profissionais que atuam diariamente nas unidades.
A extensão da Geusp integra uma estratégia mais ampla do Governo do Estado para o fortalecimento do sistema socioeducativo, alinhada ao programa Bahia Pela Paz. Entre as ações, estão obras de reforma e requalificação de unidades, incluindo a antiga Case CIA e a Case Feminina, melhorias nas unidades de semiliberdade, implantação de scanner corporal e ampliação de capacitações para equipes técnicas e socioeducativas.
Os avanços também têm refletido nos resultados educacionais dos adolescentes atendidos pela Fundação, com participação em olimpíadas do conhecimento, melhoria no desempenho escolar e expansão do acesso a atividades pedagógicas, culturais e profissionalizantes.
A iniciativa reafirma a educação como eixo central da socioeducação e fortalece as ações voltadas à garantia de direitos, responsabilização e construção de novas perspectivas para adolescentes e jovens atendidos pelo sistema socioeducativo baiano.
-
São João 2026há 3 diasPelourinho se transforma em grande arraiá e reafirma tradição junina em Salvador
-
São João 2026há 3 diasForró itinerante leva clima junino a pacientes e colaboradores de hospital
-
São João 2026há 3 diasCamaforró reúne mais de 200 mil pessoas e impulsiona turismo
-
Economiahá 2 diasBahia lidera geração de empregos por pequenos negócios no Nordeste em 2026




