SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Economia

Bahia recebe maior evento de mineração da América Latina

Governador Jerônimo Rodrigues participou da abertura da Exposibram 2025, que enaltece a diversidade e potencial do estado no setor

Publicado

em

o centro das atenções do setor mineral com a abertura oficial da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2025, realizada no
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A capital baiana se tornou, nesta segunda-feira (27), o centro das atenções do setor mineral com a abertura oficial da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2025, realizada no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. O evento, considerado uma das maiores exposições de mineração da América Latina, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, além de outras autoridades do governo estadual, federal e do setor privado.

Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a Exposibram segue até a próxima quinta-feira (30) e reúne 400 stands das principais empresas de atuação global e os maiores fornecedores de produtos, serviços e tecnologia da indústria mineral. A edição, conta com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e da Bahiagás, reafirmando o compromisso do Estado em fortalecer o setor e atrair novos investimentos.

Durante a cerimônia de abertura, o governador Jerônimo Rodrigues, que considerou o momento histórico para a mineração ressaltou, “ter a Exposibram aqui na Bahia significa colocar nosso estado no mapa global da mineração. Nós queremos apresentar o que a Bahia tem, queremos dialogar o formato de exploração que seja responsável, sustentável, que possa envolver ações de ciência, tecnologia e inovação. O papel da CBPM o tempo inteiro foi montar uma estratégia para que o mundo e o Brasil pudessem ver o potencial mineral que a Bahia tem”, afirmou.

O diretor‐presidente do Ibram, Raul Jungmann, também enalteceu o protagonismo da Bahia no setor mineral. “O estado é o terceiro maior produtor de minerais do país e possui uma vasta diversidade de recursos a serem pesquisados e produzidos. uma felicidade ter escolhido a Bahia para sediar esse evento”, afirmou. O presidente da CBPM, Henrique Carballal, reforçou a satisfação da instituição em receber o evento e destacou a diversidade mineral da Bahia: “Devido às suas características geológicas, o estado baiano possui uma diversidade de minerais que nos posiciona estrategicamente no país. Receber um evento como este é, sem dúvida, motivo de satisfação.”

A Exposibram 2025 reúne as maiores mineradoras do mundo, além de grandes fornecedores de equipamentos, softwares e soluções tecnológicas. O público poderá conhecer as principais tendências em inovação, sustentabilidade e gestão da indústria mineral. Durante os quatro dias de evento, serão realizados painéis temáticos e sessões com especialistas do setor produtivo, representantes governamentais e do terceiro setor. O congresso técnico oferece um espaço de alto nível para debates sobre os cenários atuais e emergentes da mineração. O evento também será palco de um festival musical, que acontecerá durante três dias, com shows de artistas como Bell Marques, Luiz Caldas e a banda Timbalada.

ANÚNCIO

Para a coordenadora da Jacobina Minerações, Isadora Cerqueira, “um marco significativo para a mineração da Bahia. Nós somos a maior produtora de ouro do estado da Bahia, a Jacobina Mineração tem honra de estar aqui com o estande, de trazer nossos projetos sociais, para que as comunidades possam entender como a mineração da Bahia vem trabalhando”, disse.

Economia

DT-e passa a permitir comunicação contínua entre contribuintes e Sefaz-Ba

Atualização no sistema e-Fiscalização amplia a interação entre servidores fazendários e contribuintes, com troca sequencial de mensagens e novo layout de conversação

Publicado

em

A comunicação com os contribuintes por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) foi atualizada para permitir interações mais dinâmicas
Foto: Filipe Nobre/Ascom Sefaz-Ba

A comunicação com os contribuintes por meio do Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) foi atualizada para permitir interações mais dinâmicas com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba). O módulo e-Fiscalização, que anteriormente possibilitava apenas uma resposta por mensagem, agora permite que o servidor responsável pelo envio da comunicação interaja novamente após o retorno do contribuinte.

Com a mudança, o contribuinte também pode responder às novas manifestações da administração tributária, garantindo a continuidade do diálogo de forma sequencial e organizada.

Apesar da novidade, algumas regras permanecem inalteradas. As conversas continuam sendo iniciadas exclusivamente por servidores fazendários, e não é permitido o envio de duas ou mais mensagens consecutivas pela mesma parte. Dessa forma, cada participante deve aguardar a manifestação do outro antes de encaminhar uma nova mensagem.

A atualização também trouxe mudanças visuais à tela de mensagens. Os envios passaram a ser organizados em uma única conversa, em formato semelhante ao utilizado por sistemas de correio eletrônico. As mensagens ficam agrupadas e inicialmente minimizadas, podendo ser visualizadas ao serem selecionadas pelo usuário.

Disponibilizado desde 2020, o novo DT-e integra o sistema e-Fiscalização e tem como finalidade estabelecer um canal eletrônico de comunicação entre a Sefaz-Ba e os contribuintes. Por meio da ferramenta, é possível encaminhar avisos, comunicações, intimações, notificações e outros atos administrativos.

ANÚNCIO

O sistema também está integrado aos mecanismos de verificação de inconsistências fiscais. O acesso pode ser realizado por certificado digital ou mediante usuário e senha.

e-Fiscalização

Além do DT-e, o e-Fiscalização é composto pelos módulos Planejamento e Controle da Fiscalização (PCF) e Processo Administrativo Fiscal Eletrônico (PAF-e). A ferramenta foi desenvolvida para automatizar e coordenar os processos de negócio da área tributária, contribuindo para o aumento da eficiência e da produtividade do Fisco, além de aprimorar a interação com os contribuintes.

A gestão do sistema é realizada pela Diretoria de Produção de Informações (DPI) da Sefaz-Ba, por meio da Gerência de Sistemas e Modelagem das Regras de Negócio (Gesim).

Continue Lendo

Economia

Prazo para pagamento do IPVA com 8% de desconto para placas finais 0 termina nesta sexta (31) 

Proprietários também podem aderir ao parcelamento em cinco vezes; calendário completo está disponível no portal da Sefaz-BA

Publicado

em

Termina nesta sexta-feira (31) o prazo para os proprietários de veículos com placas de final 0 quitarem o Imposto sobre a Propriedade de
Foto: Antônio Queiroz/GOVBA

Termina nesta sexta-feira (31) o prazo para os proprietários de veículos com placas de final 0 quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em cota única com desconto de 8%. O calendário completo de vencimentos está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), na seção Inspetoria Eletrônica, no endereço www.sefaz.ba.gov.br. 

O pagamento do tributo pode ser realizado via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, o contribuinte deve acessar a plataforma com usuário e senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. O pagamento também pode ser efetuado pelos canais das instituições financeiras conveniadas à Sefaz-BA: Banco do Brasil, Bradesco e Banco Sicoob. 

Outra alternativa é o parcelamento do imposto em cinco vezes. Para aderir à modalidade, a primeira parcela deve ser paga na mesma data do vencimento da cota única com desconto, ou seja, 31 de julho para veículos com placas de final 0. Caso o contribuinte opte pelo pagamento em cota única sem desconto, o prazo para a placa final 0 se estende até 30 de novembro. 

Outros prazos 

Os proprietários de veículos com placas de finais 7 e 8 que optaram pelo parcelamento em cinco vezes devem quitar a segunda parcela até os dias 30 e 31 de julho, respectivamente. 

Nas mesmas datas, vencem também a terceira parcela para veículos com placas de finais 5 e 6, a quarta parcela para placas de finais 3 e 4 e a quinta e última parcela para placas de finais 1 e 2. 

ANÚNCIO

Para os proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2 que não aderiram ao parcelamento, os dias 30 e 31 de julho também representam o prazo final para o pagamento da cota única sem desconto. 

Atendimento ao contribuinte 

Para mais informações, os contribuintes podem utilizar o Balcão Virtual disponível no portal da Sefaz-BA (www.sefaz.ba.gov.br), enviar e-mail para faleconosco@sefaz.ba.gov.br ou entrar em contato pelos telefones 0800 071 0071, para ligações de telefone fixo, e (71) 3319-2500 ou 3319-2501, para ligações de celular ou telefone fixo. 

Regularização do veículo 

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o licenciamento do veículo não se limita ao pagamento do IPVA. Para que o automóvel esteja devidamente regularizado, é necessário quitar também eventuais débitos do licenciamento anual e multas de trânsito. 

O prazo para regularização da documentação acompanha o vencimento da quinta e última parcela do imposto. Por isso, os proprietários devem ficar atentos ao calendário para evitar pendências e restrições junto aos órgãos de trânsito. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Economia

Desemprego cai para 5,4% e atinge menor nível da série histórica do IBGE 

Taxa recuou na comparação trimestral e anual; país alcançou 103,1 milhões de pessoas ocupadas entre abril e junho 

Publicado

em

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,4% no segundo trimestre de 2026, o menor índice já registrado desde o início da série histórica
Foto: Joá Souza/GOVBA

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,4% no segundo trimestre de 2026, o menor índice já registrado desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012. 

O resultado representa queda em relação ao primeiro trimestre deste ano, quando a taxa era de 6,1%, e também na comparação com o mesmo período de 2025, quando alcançou 5,8%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Entre abril e junho, o país registrou 103,1 milhões de pessoas ocupadas, um aumento de aproximadamente 1,081 milhão de trabalhadores em relação ao trimestre anterior. 

Já o número de desocupados foi estimado em 5,9 milhões de pessoas, uma redução de 10%, o equivalente a 718 mil pessoas a menos na comparação com o primeiro trimestre. 

Os grupamentos de atividade que mais contribuíram para a geração de empregos no período foram: 

ANÚNCIO
  • Transporte, armazenagem e correio: crescimento de 3,9%, com acréscimo de 235 mil trabalhadores; 
  • Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais: alta de 2,6%, com aumento de 489 mil pessoas ocupadas. 

A Pnad Contínua também aponta que o Brasil encerrou o trimestre com 39,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada no setor privado e 13,6 milhões sem carteira. 

A taxa de informalidade, que mede a proporção de trabalhadores informais entre os ocupados, ficou em 37,4% no segundo trimestre. 

O rendimento médio real habitual dos trabalhadores foi de R$ 3.738, o maior valor já registrado para um segundo trimestre pela pesquisa. Ainda assim, o resultado ficou ligeiramente abaixo do observado no primeiro trimestre de 2026, quando o rendimento médio atingiu R$ 3.765. 

Entenda a pesquisa 

A Pnad Contínua acompanha o comportamento do mercado de trabalho entre pessoas com 14 anos ou mais, considerando todas as formas de ocupação, incluindo empregos com ou sem carteira assinada, trabalhos temporários e atividades por conta própria. 

Pela metodologia do IBGE, é considerada desocupada apenas a pessoa que procurou trabalho nos 30 dias anteriores à realização da pesquisa. O levantamento visita cerca de 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal. 

O instituto considera informais, entre outros grupos, os trabalhadores sem carteira assinada e os autônomos sem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Esses profissionais não têm acesso a direitos trabalhistas como seguro-desemprego, férias remuneradas e 13º salário. 

ANÚNCIO

O menor índice de desemprego registrado anteriormente pela Pnad foi de 5,1%, verificado no último trimestre de 2025. Já a maior taxa da série histórica foi de 14,9%, registrada nos trimestres móveis encerrados em setembro de 2020 e março de 2021, durante a pandemia de covid-19. 

Mercado formal 

Os dados da Pnad foram divulgados um dia após a publicação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), indicador elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que acompanha exclusivamente o mercado formal. 

Segundo o Caged, o Brasil registrou saldo positivo de quase 145,2 mil vagas com carteira assinada em junho. No acumulado de 2026, o país soma 921,7 mil novos postos formais de trabalho. 

Continue Lendo

Mais Lidas