SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Educação

Bahia inicia matrícula online para novos estudantes da rede estadual

Processo segue até 20 de janeiro, com prioridade para Pessoas com Deficiência e oferta de 100 mil vagas na Educação Profissional

Publicado

em

A rede estadual de educação da Bahia inicia, nesta segunda-feira (12), a matrícula para novos estudantes. O processo começou com
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A rede estadual de educação da Bahia inicia, nesta segunda-feira (12), a matrícula para novos estudantes. O processo começou com prioridade para Pessoas com Deficiência (PcDs) e deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio da plataforma https://ba.gov.br. As matrículas seguem um cronograma escalonado até o dia 20 de janeiro. 

Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, cerca de 800 mil estudantes devem se matricular na rede estadual este ano, incluindo ensino regular, profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Nossa matrícula começou, na verdade, em novembro, quando a rede estadual fez a renovação dos estudantes veteranos. Agora, abrimos para quem não é da rede estadual e priorizamos Pessoas com Deficiência”, explicou. 

No cronograma, estudantes com matrícula ativa poderão solicitar transferência para outras unidades escolares a partir desta terça-feira (13). O escalonamento segue para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental entre os dias 14 e 16 de janeiro, com oferta destinada apenas a estudantes da rede pública municipal cujas escolas não tenham a série seguinte. 

As matrículas para novos alunos do Ensino Médio e da Educação Profissional serão nos dias 19 e 20 de janeiro.
“Todo mundo está vendo a revolução que estamos fazendo na educação pública. Agora temos educação integral, estruturas físicas incríveis, com conforto térmico, laboratórios, equipamentos esportivos para garantir a melhor educação integral, profissional e de jovens e adultos. Nossa rede está totalmente reestruturada”, acrescentou Rowenna. 

Este ano, serão ofertadas 100 mil novas vagas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM); para o Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Subsequente (PROSSUB); e para a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional (EjaEPTBahia). Ao todo, serão 91 cursos disponibilizados por 591 unidades escolares em todo o estado. 

ANÚNCIO
Passo a passo para matrícula 
  1. Acesse o site ou aplicativo https://ba.gov.br (Android e iOS). 
  2. Efetue login ou crie um cadastro. 
  3. Busque pelo serviço “Matrícula Escolar”. 
  4. Preencha os dados do estudante (nome completo, data de nascimento, CPF). 
  5. Selecione município e unidade escolar conforme disponibilidade de vagas. 
  6. Finalize a solicitação. 

Ao concluir, o sistema gera um protocolo que deve ser salvo ou impresso. O comprovante confirma a matrícula e poderá ser solicitado pela unidade escolar, que também informará sobre a entrega da documentação complementar. 

Canais de atendimento 

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 0800 071 5353 ou 4020-5353, disponíveis para orientar pais, responsáveis e estudantes durante o período de matrícula.

Ciência

Estudantes baianas criam piso sustentável com garrafas PET para melhorar calçadas no Brasil 

Projeto inovador desenvolvido em Vitória da Conquista busca reduzir poluição plástica e oferecer solução acessível para falta de calçamento adequado

Publicado

em

Esse problema chamou a atenção das estudantes Livia Neris e Tainá Ferraz, do Centro Territorial de Educação Profissional
Foto: Gabriel Pinheiro/Secti BA

A falta de calçadas adequadas é um problema em diversos estados. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Censo 2022, 16% das ruas do Brasil não possuem calçamento adequado. Esse problema chamou a atenção das estudantes Livia Neris e Tainá Ferraz, do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, que, orientadas pelo professor Briam Christian, desenvolveram um piso intertravado sustentável e de baixo custo que utiliza garrafas PET como matéria-prima. 

As jovens cientistas listam os principais diferenciais do PavSolo:

“Combatemos os problemas da poluição plástica e da extração de recursos naturais. No lugar da brita, que é um material muito usado na construção civil, utilizamos a garrafa PET. Quando tiramos esse resíduo da natureza, promovemos a sustentabilidade. Outro ponto do nosso bloco é que ele é acessível e tem um custo mais baixo, o que possibilita que as pessoas possam produzir até mesmo em suas casas”, afirmam Livia e Tainá. 

Para o professor Briam Christian, a educação científica e empreendedora permite que a juventude viva novas possibilidades:

“A escola tem um papel importante de fazer com que esses alunos se desenvolvam e percebam que conseguem ir muito além do local em que estão hoje. Eu também já fui um aluno incentivado por um professor, estudando aqui na mesma escola, e desenvolvi, corri atrás, realizei vários sonhos por conta desses incentivos”, lembra. 

ANÚNCIO

Destaque no Bahia Tech Experience (BTX), maior evento de inovação do estado, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Sebrae Bahia, o projeto é motivo de orgulho para a comunidade escolar. As estudantes e o professor planejam buscar, nas próximas etapas, formas de patentear a ideia e inserir o produto no mercado. 

Continue Lendo

Educação

Reitora da Uneb é reconduzida para segundo mandato

Adriana Marmori assume novo ciclo à frente da universidade com foco em inclusão, inovação e fortalecimento institucional

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta segunda-feira (5), o termo de posse da professora Adriana Marmori
O governador Jerônimo Rodrigues oficializou a recondução da reitora Adriana Marmori (E) e da vice-reitora Dayse Lago na Governadoria. Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta segunda-feira (5), o termo de posse da professora Adriana Marmori para o segundo mandato como reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), reeleita para o quadriênio 2026–2029. A cerimônia ocorreu na Governadoria, em Salvador, com a presença de secretários estaduais, reitores das universidades estaduais de Santa Cruz e do Sudoeste da Bahia, além de gestores, representantes da comunidade acadêmica e da primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso.

“Esse alinhamento entre as universidades estaduais é fundamental, pois reforça o debate e fortalece a Uneb e a educação superior na Bahia. Por isso, agradeço a Adriana e Dayse por essa entrega”, afirmou o governador.

A reitora Adriana Marmori e a vice-reitora Dayse Lago assumem oficialmente o novo ciclo no dia 13 de janeiro, permanecendo nas respectivas funções até 2029. A chapa foi reeleita com mais de 93% dos votos válidos, resultado aprovado por unanimidade nos colegiados da instituição, reforçando a legitimidade do processo junto a estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Para o novo mandato, a gestão prevê o fortalecimento das políticas estudantis, a valorização da formação de técnicos e docentes e a ampliação da presença institucional da Uneb nos cenários estadual, nacional e internacional. “Nosso objetivo é consolidar a universidade como um espaço reconhecido de produção de ciência, tecnologia e inovação”, destacou Adriana.

O trabalho da reitora tem sido reconhecido pela ampliação de projetos sociais, defesa da inclusão, valorização das mulheres e aproximação da universidade com as comunidades. Para o estudante indígena Diego Silva, do campus Salvador, a recondução representa continuidade e fortalecimento institucional. “Enquanto estudante, especialmente indígena, confio nas professoras Adriana e Dayse para conduzir a universidade de forma comprometida com a diversidade e a inclusão. O perfil da nossa instituição mudou e torcemos pelo sucesso da Uneb”, afirmou.

ANÚNCIO

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, ressaltou a importância do momento para a política educacional baiana: “É a recondução de um projeto de educação comprometido com a inclusão e com o cuidado na educação de jovens e adultos, indígenas, quilombolas e populações do campo. Trata-se de uma parceria estratégica para o fortalecimento da educação pública na Bahia”.

Continue Lendo

Educação

PMBA abre inscrições para Colégios da Polícia Militar e Creche em 2026

Processo seletivo oferece 2.845 vagas; sorteio eletrônico será realizado em 16 de janeiro, com acompanhamento de órgãos fiscalizadores 

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) iniciou nesta segunda-feira (5) as inscrições para o processo seletivo de admissão de alunos nas 16 unidades
Foto: 📸 Sgt RR/C Barros

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) iniciou nesta segunda-feira (5) as inscrições para o processo seletivo de admissão de alunos nas 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e na Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2026. As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.pm.ba.gov.br/cpm2026/ até sexta-feira (9). 

O edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quarta-feira (31), prevê 2.792 vagas para Ensino Fundamental e Médio nas unidades do CPM e 53 vagas para Educação Infantil na creche, totalizando 2.845 vagas. O ingresso será exclusivamente por sorteio, conforme detalhado no edital. 

Na capital, 70% das vagas são destinadas a filhos de militares estaduais, servidores civis da PM e Corpo de Bombeiros, professores da SEC e demais servidores públicos efetivos ligados às unidades, enquanto 30% são para o público externo. No interior, a divisão será de 50% para filhos de militares e servidores e 50% para o público externo. 

O sorteio eletrônico ocorrerá em 16 de janeiro, às 10h, no Salão Nobre do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), em Salvador, com acompanhamento de representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, imprensa e associações de classe, além de dois responsáveis por alunos inscritos. 

Atualmente, a PMBA mantém 16 unidades do CPM em todo o estado, atendendo cerca de 16 mil alunos. Na capital, os colégios estão localizados em Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras. No interior, as unidades funcionam em Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas