SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Bahia intensifica promoção internacional e capacita 1.250 agentes de viagens em roadshow pela América Latina 

Ação da Setur-BA passou por cinco cidades em quatro países, destacando conectividade aérea, infraestrutura turística e novas experiências nas 13 zonas turísticas do estado

Publicado

em

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) intensificou a promoção internacional do destino Bahia durante o roadshow
Foto: Divulgação SeturBA

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) intensificou a promoção internacional do destino Bahia durante o roadshow Meeting Brasil América Latina 2026. Ao longo de 11 dias, o evento itinerante percorreu Lima (Peru), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires e Córdoba (Argentina), alcançando 1.250 operadores e agentes de viagens. Os participantes ampliaram seus conhecimentos sobre a infraestrutura turística, a conectividade aérea e os novos produtos e experiências disponíveis nas 13 zonas turísticas baianas. Redes hoteleiras instaladas no estado também integraram as ações realizadas nos quatro países sul-americanos. 

“Esses mercados são prioritários para a Bahia e também para a marca Fasano. Participamos do Meeting Brasil focados em negócios, tendo acesso a operadoras e agências de viagens para ampliar nossa presença no mercado da América Latina”, afirmou Caíssa Moura, gerente de vendas do Hotel Fasano Salvador, conhecido por seu rooftop com vista para a Baía de Todos-os-Santos. 

“É a primeira vez que o Tivoli Ecoresort Praia do Forte participa desse evento itinerante, ampliando contatos para gerar vendas, tanto individuais quanto por meio das agências de turismo”, relatou Daniella Menezes, gerente de vendas do empreendimento localizado na Costa dos Coqueiros. 

“Foi uma grande oportunidade para apresentar Morro de São Paulo a profissionais desses importantes mercados emissores de turistas. Percebi uma excelente receptividade de quem já conhecia o destino e muito interesse de quem ainda não havia descoberto nosso paraíso”, completou Daniel Karrer, do Patachocas Eco Resort, no arquipélago de Tinharé, na Costa do Dendê. 

Durante os encontros, a Setur-BA destacou os voos diretos de Buenos Aires, Montevidéu e Santiago para Salvador, a rota que liga a capital argentina a Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, e as opções de conexão disponíveis para passageiros do Peru via Cidade do Panamá, de onde partem voos para a capital baiana. 

ANÚNCIO

Os argentinos lideram o ranking dos turistas estrangeiros que mais visitam a Bahia. Entre janeiro e junho deste ano, 51,6 mil visitantes do país desembarcaram no estado, representando 47% de todas as chegadas internacionais, segundo dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo. 

De acordo com Martin Franco, da 360 Tour Operator, Salvador é o destino mais vendido pela operadora. “Vendemos a capital baiana desde 2016 e estamos encantados em trabalhar com a cidade, que reúne belas praias, hospitalidade, a riqueza histórica do Pelourinho e muitos outros atrativos”, destacou. 

“A Bahia é um destino que comercializamos muito por conta da diversidade de seus atrativos. No roadshow, tivemos a oportunidade de conhecer as novidades do estado”, reforçou Julieta Moscoso, da agência de viagens Magstrip. 

Turismo

Festa da Boa Morte atrai turistas a Cachoeira e reforça valorização da cultura afro-baiana 

Com apoio do projeto Agô Bahia, celebração centenária movimenta o turismo no Recôncavo e destaca a força das tradições de matriz africana

Publicado

em

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, a tradicional Festa da Boa Morte, realizada em Cachoeira, na zona turística
Foto: Laís Rocha/Ascom SeturBA

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, a tradicional Festa da Boa Morte, realizada em Cachoeira, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, teve seu ponto alto no último sábado (15). O evento, que se encerra nesta segunda-feira (17), após cinco dias de celebrações, conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). A pasta levou para a programação o projeto Agô Bahia, voltado à valorização das religiões de matriz africana e ao fortalecimento do afroturismo. 

Organizada pela Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, a festa reúne manifestações do catolicismo e da religiosidade negra ancestral em mais de dois séculos de história. A programação inclui missas, procissões, culinária de terreiro e samba de roda. Além do aspecto cultural e religioso, o evento impulsiona a economia local, com a lotação de bares, restaurantes e meios de hospedagem, atraindo visitantes em busca de uma autêntica experiência afro-baiana. 

“Participo da festa pelo oitavo ano consecutivo. Quando se fala de emoção e espiritualidade, é muito difícil explicar, porque a gente sente, e a intensidade é indescritível. É mais um ano de fé, emoção e glória”, afirmou a paulista Marley Madalena. 

“Essa é a minha primeira experiência em Cachoeira. Vim com um grupo para fotografar a Boa Morte. Estamos encantados. A cidade é uma graça, e o evento é imperdível”, relatou a fotógrafa mineira Cristina Sakai. 

“Sou do Rio de Janeiro, mas moro em Salvador há sete anos. Mais uma vez, estou participando dessa festa linda, muito emocionada e feliz por compartilhar tamanha alegria e demonstração de fé”, completou a psicóloga Thaís Medeiros. 

ANÚNCIO
Casa de Oxumarê celebra 190 anos em Salvador 

No último sábado (15), a Setur-BA também levou o projeto Agô Bahia às comemorações pelos 190 anos da Casa de Oxumarê, no bairro da Federação, em Salvador. Reconhecido como patrimônio cultural brasileiro, o terreiro reuniu autoridades, lideranças religiosas, pesquisadores e artistas na celebração. 

Fundado em 1836, o templo tornou-se referência na preservação da ancestralidade africana e na transmissão de saberes entre gerações. Durante as festividades, a Casa de Oxumarê recebeu o título honorífico de “Promotora da Igualdade Racial”, concedido pelo governo federal. Na mesma ocasião, foi lançado um selo comemorativo dos Correios em homenagem ao aniversário da instituição. 

Continue Lendo

Turismo

Fórum Regional de Turismo debate tendências e fortalece integração da Costa do Cacau 

Evento reuniu 450 participantes de 17 municípios e destacou estratégias para diversificar a oferta turística e impulsionar novos negócios na região 

Publicado

em

As estratégias e tendências que impulsionam o desenvolvimento de destinos turísticos foram debatidas durante o Fórum Regional
Foto: Eduardo Bastos

As estratégias e tendências que impulsionam o desenvolvimento de destinos turísticos foram debatidas durante o Fórum Regional de Turismo da Costa do Cacau, realizado na última segunda-feira (10), no Centro de Convenções de Ilhéus. Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o encontro reuniu cerca de 450 participantes de 17 municípios da região, entre profissionais e empresários do setor, gestores públicos e estudantes. 

Segundo a gestora de Turismo do Sebrae, Evelin Gomes, o fórum teve como principal objetivo promover a integração entre os municípios da Costa do Cacau e regiões adjacentes. 

“O fórum teve o objetivo de promover a integração dos municípios da Costa do Cacau e adjacências, reunindo um público interessado no desenvolvimento dessa zona turística e com propostas para o setor”, explicou. 

Durante o evento, foram discutidos temas como marketing turístico nos mercados nacional e internacional, além do potencial da captação de eventos corporativos para fomentar negócios e movimentar a economia regional. 

A Setur-BA apresentou um panorama sobre a diversificação da oferta turística na Bahia, destacando a estruturação e promoção de novos produtos e experiências na região cacaueira. Entre os atrativos evidenciados estão a Estrada do Chocolate, vivências em comunidades quilombolas, a pesca esportiva e o turismo de observação de baleias. 

ANÚNCIO

Para a secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Arataca, Rariele Rodrigues, o encontro contribui para o fortalecimento do setor. 

“É um evento muito importante para nos conectar e trazer novas ferramentas para a exploração das potencialidades dos municípios, com o envolvimento de todo o trade turístico da região”, afirmou. 

Já Fernando Luiz Pozza, representante do projeto de turismo comunitário Mecenas da Vida, de Itacaré, ressaltou a importância da cooperação entre os destinos turísticos. 

“Participar deste fórum é uma grande oportunidade de intercâmbio, para que os destinos possam estar cada vez mais integrados, trabalhando dentro de um projeto de cooperação”, destacou. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Turismo

Bahia amplia liderança no turismo de negócios

Estado realizou 119 eventos em 18 meses e fortalece estratégia para reduzir os efeitos da sazonalidade

Publicado

em

O turismo de negócios, segmento estratégico para reduzir os impactos da sazonalidade no setor, segue em expansão na Bahia.
Foto: Laís Rocha/Ascom SeturBA

O turismo de negócios, segmento estratégico para reduzir os impactos da sazonalidade no setor, segue em expansão na Bahia. A captação de congressos, seminários e feiras promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) tem sido uma das principais ações para manter o fluxo de visitantes ao longo de todo o ano nas 13 zonas turísticas baianas. 

Entre janeiro de 2025 e julho de 2026, foram realizados 119 eventos regionais, nacionais e internacionais em diferentes áreas, tanto na capital quanto no interior do estado. O desempenho contribuiu para que a Bahia conquistasse, em 2025, em São Paulo, o Prêmio Live (Megafone de Ouro) na categoria Melhor Destino para Eventos do Brasil. 

Somente neste ano, Salvador sediou 51 encontros corporativos e de negócios, com outros 14 já confirmados até dezembro. 

“O fortalecimento do setor depende da atuação conjunta do poder público e da iniciativa privada. O crescente interesse de organizadores demonstra que essa estratégia tem dado resultados e reforça o posicionamento da Bahia como um dos principais destinos brasileiros para o turismo de negócios”, ressalta o diretor-geral do Centro de Convenções Salvador, Cláudio Najar. 

A presidente do Visit Salvador Destination, Soraya Torres, destaca os efeitos positivos da atividade para a economia. “Os benefícios são muitos em toda a cadeia produtiva, impulsionando a hotelaria, a gastronomia, o transporte, o comércio e os serviços especializados, com geração de emprego e renda”, afirma. 

ANÚNCIO

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Wilson Spagnol, o crescimento do segmento cria um ciclo positivo para o setor. “Vivemos um verdadeiro círculo virtuoso na capital, com grandes congressos que ocupam os leitos do entorno do Centro de Convenções. Isso gera uma demanda excedente que se espalha por toda a cidade, beneficiando hotéis de lazer e também aqueles que possuem salões próprios para conferências”, explica. 

Além da atração de eventos para amenizar os efeitos da sazonalidade, a Setur-BA atua em diversas frentes para ampliar a movimentação turística durante a baixa temporada. As ações incluem intervenções estruturantes, qualificação profissional, promoção dos destinos, captação de voos e parcerias com o trade turístico, fortalecendo a competitividade da Bahia e ampliando sua capacidade de receber visitantes ao longo de todo o ano. 

Continue Lendo

Mais Lidas