SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Hospital Materno-Infantil de Itaberaba terá investimento superior a R$ 46,6 milhões

Nova unidade vai ampliar a assistência à saúde materna e neonatal e fortalecer a rede regional de atendimento

Publicado

em

A implantação do Hospital Materno-Infantil de Itaberaba contará com investimento superior a R$ 46,6 milhões, fruto de uma parceria
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A implantação do Hospital Materno-Infantil de Itaberaba contará com investimento superior a R$ 46,6 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o município. A nova unidade vai fortalecer a assistência à saúde na região, com foco no cuidado de gestantes, mães e recém-nascidos.

Com 72 leitos, a estrutura inclui 10 leitos de UTI e cuidados neonatais, além de 41 leitos de internação destinados à emergência e ao parto. O hospital contará ainda com 11 leitos de emergência, cinco leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e cinco leitos no Centro de Recuperação Pós-Anestésica (CRPA). Estão previstas também três salas cirúrgicas, centro de imagem completo e auditório com capacidade para 50 pessoas.

“Cuidar das pessoas é a nossa prioridade, e a expectativa é de que, em menos de dois anos, esse hospital já esteja pronto. Quando investimos em saúde, garantimos atendimento mais rápido, mais eficiente e salvamos vidas”, destacou o governador.

A formalização do convênio será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27). Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o equipamento integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento da rede de atenção materno-infantil. “Esse projeto faz parte do nosso planejamento de expansão do programa Mãe Bahia, com foco no fortalecimento da assistência, especialmente no interior do estado, e na redução dos índices de mortalidade materna e infantil. Itaberaba e mais 14 municípios serão alcançados”, afirmou.

Para a servidora pública e mãe, Eliglecia Jesus da Silva, a chegada da unidade representa mais segurança para as mulheres. “Vamos nos sentir mais confiantes e acolhidas durante a gestação, sabendo que teremos um atendimento de qualidade. É algo muito importante para a cidade”, destacou.

ANÚNCIO

Além do anúncio do hospital, o governador entregou uma ambulância e diversos equipamentos hospitalares para reforçar a rede municipal de saúde. Foram contempladas a Policlínica Municipal, o Hospital Geral de Itaberaba e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), que passam a contar com melhores condições de atendimento à população.

Durante a agenda, também foi autorizada a construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo 2, na sede do município, no âmbito do novo PAC, além da celebração de convênio para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Parque das Águas.

A rede de frio para vacinas foi ampliada, com a entrega de kits de imunização, kit pediátrico e kit parto, fortalecendo desde a atenção básica até os atendimentos de maior complexidade. O governador também visitou o Vacimóvel, iniciativa que amplia o acesso à vacinação em diferentes pontos da cidade.

Saúde

Barreiras passa a contar com serviço de radioterapia e amplia atendimento oncológico no Oeste baiano 

Governo do Estado investe R$ 9,8 milhões na nova unidade e anuncia ampliação do Hospital do Oeste, com aporte de R$ 62 milhões 

Publicado

em

O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano nesta sexta-feira (26). Em Barreiras,
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O tratamento contra o câncer ganhou um importante reforço no Oeste baiano nesta sexta-feira (26). Em Barreiras, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o novo serviço de radioterapia do Hospital do Oeste, implantado com investimento de R$ 9,8 milhões. A unidade amplia a oferta de atendimento oncológico de alta complexidade e permitirá que pacientes da região realizem o tratamento mais perto de casa, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros centros. 

Durante a agenda, o governador também assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 62 milhões, autorizou a publicação do edital para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), entregou duas vans ao Consórcio da Policlínica Regional de Barreiras e participou da entrega de 15 veículos destinados a 12 municípios do Oeste baiano, por meio do Ministério da Saúde. 

“Estamos fortalecendo a regionalização da saúde e levando serviços cada vez mais especializados para o interior da Bahia. A radioterapia representa mais dignidade para quem enfrenta o tratamento contra o câncer, evitando longas viagens e permitindo que o paciente permaneça próximo da família durante esse processo”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. 

A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que o Hospital do Oeste completa 20 anos de funcionamento em constante processo de expansão e ressaltou que a nova entrega consolida a unidade como referência em alta complexidade. “Este é o quarto serviço de radioterapia implantado pelo Governo do Estado no interior da Bahia e o primeiro em toda a região Oeste, fortalecendo a descentralização do tratamento oncológico”, afirmou. 

A ampliação anunciada pelo Governo do Estado elevará a capacidade do Hospital do Oeste de 300 para 360 leitos. O projeto prevê a implantação de 20 novos leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, um centro cirúrgico com 11 salas, um Centro de Ensino e Pesquisa, serviço de ressonância magnética, novas áreas de emergência e a requalificação da estrutura da unidade. Atualmente, o hospital realiza mais de meio milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 14 mil internações por ano, atendendo pacientes de toda a região Oeste. 

ANÚNCIO

Entre pacientes e familiares, a entrega foi recebida com expectativa. A aposentada Maria José Santos, moradora de Barreiras, acredita que o novo serviço fará diferença para quem enfrenta a doença. “Conhecemos pessoas que precisavam viajar para fazer esse tratamento. Ter esse atendimento aqui traz mais conforto para as famílias e ajuda muito quem já passa por um momento tão difícil”, disse. 

Continue Lendo

Saúde

Governo da Bahia entrega 42 leitos requalificados e amplia serviços de saúde em Itabuna

Investimentos incluem melhorias na Santa Casa, novo ambulatório no Hospital de Base e requalificação do Núcleo Regional de Saúde Sul

Publicado

em

Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, unidade da Santa Casa de Itabuna,
Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Calixto Midlej Filho, unidade da Santa Casa de Itabuna, passam a contar, a partir desta quinta-feira (25), com 42 leitos requalificados no Pavilhão Francisco Ferreira. A entrega do espaço ocorreu com a participação da secretária da Saúde do Estado (Sesab), Roberta Santana. Ainda em Itabuna, foram inaugurados o novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e a requalificação do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul.

Com recursos de R$ 615 mil do Governo do Estado, todos os leitos foram equipados com centrais de ar-condicionado. A Santa Casa também investiu na substituição das redes elétrica e hidráulica dos leitos, do corredor e do posto de medicação do Pavilhão Francisco Ferreira. A unidade recebeu, ainda, novo piso em manta e teve o telhado substituído.

A secretária Roberta Santana destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a assistência à saúde. “Aqui, a população de 22 municípios da região encontra uma assistência de qualidade pelo SUS. A Secretaria da Saúde do Estado mantém um investimento de R$ 48 milhões para garantir o acesso dos moradores aos serviços das três unidades mantidas pela Santa Casa de Itabuna”, afirmou.

O provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, ressaltou a importância da obra. “É um ambiente pensado para proporcionar mais conforto aos pacientes e acompanhantes, além de assegurar condições dignas de trabalho para os profissionais. Essa obra é resultado da parceria entre a nossa instituição, o município de Itabuna e o Governo da Bahia. A requalificação e reabertura desses leitos representam uma conquista para a população da região”, disse.

Hospital de Base

Para o ambulatório do Hospital de Base, o Governo do Estado destinou R$ 281 mil em equipamentos e mobiliário. O espaço conta com dez consultórios voltados ao atendimento em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, angiologia e urologia. Trata-se de mais um investimento na unidade, que, em março de 2025, recebeu da Sesab mais de R$ 56,3 milhões para ampliação e aquisição de equipamentos. O hospital é referência macrorregional para 22 municípios.

ANÚNCIO

Ainda em Itabuna, Roberta Santana entregou as novas instalações da base do NRS Sul. Para a requalificação do espaço, foram investidos cerca de R$ 2,6 milhões na readequação da estrutura física, beneficiando tanto os profissionais que atuam na unidade quanto a população que busca serviços no local, como atendimento farmacêutico. A ação integra um plano da Sesab para requalificar as sedes dos nove Núcleos Regionais de Saúde, além das bases regionais.

Continue Lendo

Saúde

Bahia terá novo centro estadual para reabilitação de pessoas com deficiência

Unidade no bairro do Stiep receberá mais de R$ 136 milhões em investimentos e ampliará capacidade de atendimento em 40%

Publicado

em

A Bahia ganhará um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR)
Foto: Thuane Maria/GOVBA

A Bahia ganhará um novo Centro de Referência Estadual para o Cuidado Integral em Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CRECIR) Luíza Câmara. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues na manhã desta quarta-feira (17), marcando mais um passo na ampliação da rede estadual de atenção às pessoas com deficiência.

“Essa é uma pauta muito especial para nós. É preciso cuidar da população que necessita desse cuidado especial. O intuito é regionalizar esse tipo de atendimento e ampliá-lo por toda a Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Com investimento estimado em R$ 80 milhões para obras e equipamentos, além de R$ 56 milhões referentes ao terreno — totalizando mais de R$ 136 milhões —, a unidade será implantada no bairro do Stiep e terá capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos por mês.

O novo equipamento oferecerá serviços de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Também ampliará a oferta de atendimentos especializados, incluindo reabilitação visual, uso de equipamentos de alta tecnologia e uma oficina ortopédica para confecção e dispensação de órteses e próteses.

“É um centro de cuidado e acolhimento, não só para os pacientes, mas para toda a rede de apoio. Aqui, os quatro tipos de deficiência serão tratados, e vamos ampliar a capacidade de atendimento em 40%”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

ANÚNCIO

Ainda conforme a gestora, o CRECIR integra o plano estadual de expansão da rede de atenção à pessoa com deficiência, que reúne investimentos de R$ 387 milhões. A iniciativa prevê a ampliação da rede de reabilitação em todo o estado, com a implantação de novos centros e a requalificação de unidades já existentes.

Além dos atendimentos especializados, a unidade contará com estrutura moderna, recursos de alta tecnologia e espaços destinados a atividades que promovam o cuidado integral e humanizado dos usuários.

Mãe de Yan, de 16 anos, e de Théo, de 9, a dona de casa Daniela Oliveira Santos se emociona ao falar da trajetória do filho mais velho, acompanhado pelo CEPRED desde os dois anos de idade. Para ela, os resultados alcançados aumentam a expectativa em torno do novo centro.

“Eu ouvi muito que ele não ia falar, mas não desisti. Hoje, com a ajuda do CEPRED e da musicoterapia, consigo ouvir a voz do meu filho. Ver meu filho cantando é uma gratidão enorme”, relatou.

Novos centros no interior

Durante a agenda, o governador também autorizou a publicação do edital para a construção de quatro novos Centros Especializados de Reabilitação, que serão implantados nos municípios de Cruz das Almas, Bom Jesus da Lapa, Brumado e Seabra. Além disso, foi assinada a ordem de serviço para a construção de um novo Centro Especializado em Reabilitação em Camaçari.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas