SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Segurança

Governo da Bahia intensifica ações de segurança no Extremo Sul

Adolpho Loyola, secretário de Relações Institucionais, conduz reunião com produtores rurais para tratar de conflitos fundiários e reforço policial

Publicado

em

no Extremo Sul do estado. A comitiva contou com representantes das forças de segurança estaduais e federais, convocados para
Foto: Divulgação/Ascom Serin

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, coordenou, nesta segunda-feira (23), em Itamaraju, uma reunião com produtores rurais para tratar das demandas relacionadas aos conflitos por terras no Extremo Sul do estado. A comitiva contou com representantes das forças de segurança estaduais e federais, convocados para subsidiar a elaboração de medidas de proteção e estabilização da região.

Loyola ressaltou que o Governo da Bahia busca assegurar condições adequadas de segurança e restabelecer a normalidade local. Segundo o secretário, uma nova reunião será realizada com representantes das comunidades indígenas, de forma a garantir equilíbrio no diálogo e equidade na formulação das ações.

Durante o encontro, foram apresentadas solicitações de reforço policial e de ampliação da presença institucional. Loyola comprometeu-se a avaliar, em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública, o aumento do efetivo e a possível implantação de um posto da Polícia Militar em Cumuruxatiba ou Corumbau.

Participaram da reunião autoridades da SSP, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, além de comandantes regionais das corporações.

Se desejar, posso produzir uma versão ainda mais formal, mais técnica ou ajustada ao estilo de um veículo específico.

ANÚNCIO

Segurança

PMBA capacita novos condutores de cães para busca de pessoas desaparecidas e foragidos

Treinamento do Batalhão de Polícia de Choque reúne 35 policiais militares e utiliza cães da raça Bloodhound em técnicas de rastreamento por odor específico

Publicado

em

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar da Bahia (PMBA) participaram, nesta terça-feira (25),
Foto: Naiade Bianchi/GOVBA

Policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar da Bahia (PMBA) participaram, nesta terça-feira (25), de uma instrução prática voltada à formação de novos condutores de cães especializados na busca de pessoas por odor específico. A capacitação integra a Instrução de Atualização de Conhecimentos (IAC) da unidade e prepara os agentes para atuar na localização de pessoas desaparecidas, incluindo casos envolvendo pessoas com Alzheimer, além da busca por suspeitos foragidos. 

O treinamento foi conduzido pela Companhia de Operações com Cães do Batalhão de Polícia de Choque, vinculada ao Comando de Policiamento Especializado em Missões Especiais. A atividade tem como objetivo atualizar procedimentos, aperfeiçoar técnicas operacionais e ampliar o número de policiais habilitados para atuar com cães farejadores nas operações da corporação. 

Ao todo, 35 policiais militares participam da formação, que inclui atualização sobre manejo dos cães, orientações administrativas relacionadas ao uso de medicamentos veterinários e técnicas de rastreamento por odor específico, conhecidas como Mantrailing. Para a atividade, são utilizados cães da raça Bloodhound, reconhecida mundialmente pela capacidade de identificar e seguir o odor individual de uma pessoa. 

Teoria e prática em campo 

A etapa teórica abordou aspectos relacionados à dispersão do odor humano e às características que permitem aos cães distinguir o cheiro específico de cada indivíduo. Já na fase prática, os participantes acompanharam uma simulação de busca, observando a aplicação das técnicas empregadas pelas equipes especializadas. 

A atividade demonstrou como os cães conseguem rastrear uma pessoa a partir de uma peça de roupa, objeto pessoal ou de informações sobre o último local onde ela foi vista. Com base nesses elementos, os animais são orientados a identificar e seguir o rastro deixado pelo indivíduo. 

ANÚNCIO

Durante a simulação, um soldado atuou como figurante e permaneceu escondido em uma área de vegetação. Conduzida pelos policiais, a cadela Fiona identificou o rastro e localizou o militar, evidenciando a eficiência do trabalho integrado entre os cães e seus condutores. 

A capacitação reforça a preparação da PMBA para atuar em ocorrências de alta complexidade, ampliando a capacidade operacional da corporação em ações de busca, salvamento e localização de pessoas. 

Continue Lendo

Segurança

Mutirão fortalece rede de proteção e incentiva denúncias de violência contra a mulher em Salvador

Ação do Projeto Por Elas reuniu atendimento especializado, orientação jurídica e acesso a medidas protetivas durante programação do Agosto Lilás

Publicado

em

O Projeto Por Elas – Mutirão de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência reuniu, nesta segunda-feira (24), em Salvador,
Foto: Laís Machado/GOVBA

O Projeto Por Elas – Mutirão de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência reuniu, nesta segunda-feira (24), em Salvador, serviços de acolhimento, orientação e proteção. Realizada em frente à sede da Polícia Civil da Bahia, no bairro da Piedade, a ação integrou a programação do Agosto Lilás e incentivou a denúncia de casos de violência contra a mulher.

Promovido pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) da Polícia Civil da Bahia, com a participação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), o mutirão ofereceu registro de ocorrências, oitivas, solicitação de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) e encaminhamentos para a Rede de Proteção.

Além dos atendimentos especializados, quem passou pelo local recebeu materiais informativos sobre direitos das mulheres e canais oficiais de denúncia. A iniciativa concentrou diferentes serviços em um único espaço, ampliando o acesso à informação, ao acolhimento e aos mecanismos de proteção disponíveis.

A programação do Agosto Lilás continua nesta terça-feira (25) com a realização do seminário “Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, promovido pela Deam em parceria com o DPMCV. O evento será realizado a partir das 8h, no auditório da Casa da Mulher Brasileira, em Salvador, e integra as atividades comemorativas pelos 20 anos da Lei Maria da Penha.

Continue Lendo

Segurança

Operação policial em Camamu resulta na apreensão de fuzil e espingarda

Ação integrada das forças de segurança localizou armamento de grosso calibre e reforça combate ao crime organizado no Baixo Sul da Bahia

Publicado

em

Foto: Divulgação/ Ascom SSP

Uma ação conjunta entre os setores de inteligência e equipes ostensivas da Polícia Militar da Bahia resultou na apreensão de um fuzil calibre 5,56 e de uma espingarda calibre 12 durante uma operação realizada na quinta-feira (20), no município de Camamu, no Baixo Sul baiano. 

De acordo com a PM, equipes do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Cacaueira), do Grupamento Aéreo (GRAER) e da RONDESP Recôncavo atuavam em patrulhamento ostensivo quando foram atacadas por um grupo de suspeitos armados. 

Houve confronto e, durante a ação, um homem foi localizado portando as armas de fogo. Ele foi atingido, socorrido para o Hospital de Camamu, mas não resistiu aos ferimentos. 

Segundo o comandante do 31º BPM, tenente-coronel Marcos Davi, a operação tem como objetivo ampliar a segurança na região e enfrentar a atuação de organizações criminosas. 

“A operação visa coibir crimes violentos, tráfico de drogas e o avanço de grupos criminosos na região”, destacou o oficial. 

ANÚNCIO

Com a apreensão realizada em Camamu, chega a 55 o número de fuzis retirados de circulação pelas Forças de Segurança da Bahia em 2026, conforme balanço divulgado pelas autoridades. 

A ocorrência foi registrada na Delegacia Territorial de Valença, que ficará responsável pela investigação e pelos procedimentos legais relacionados ao caso. 

Continue Lendo

Mais Lidas