Agricultura
Governo da Bahia fortalece agricultura familiar em Riachão e Coité
Equipamentos e obras ampliam produção, garantem acesso à água e melhoram infraestrutura rural nos dois municípios
As comunidades rurais de Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité receberam, neste sábado (8), um importante reforço para o fortalecimento da agricultura familiar. Durante visita da comitiva do Governo da Bahia, foram entregues equipamentos e implementos agrícolas que vão impulsionar a produção, melhorar as condições de trabalho e promover mais dignidade para agricultores e agricultoras familiares.
A ação foi coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos provenientes de emendas parlamentares estaduais e federais. Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, os investimentos têm como objetivo fortalecer a produção rural e melhorar a qualidade de vida das famílias do campo.
Em Riachão do Jacuípe, os agricultores foram contemplados com quatro máquinas forrageiras, 375 caixas d’água de 5 mil litros, um tanque-pipa de 4 mil litros e 30 barracas padronizadas para feira livre. Também foi autorizada a construção de uma ponte na comunidade de Salgado e a implantação de barragens nos rios Sacraiú, Riacho do Boqueirão e Riacho do Morro.
Já em Conceição do Coité, no Território do Sisal, foram entregues dois tratores com implementos agrícolas, cinco máquinas forrageiras, quatro tanques-pipa, dois gradões, dois veículos utilitários e mil caixas d’água. Além disso, foi autorizada a limpeza da aguada coletiva na localidade de Bandiaçu, ampliando o acesso à água para a população rural.
Lideranças locais destacaram a importância das entregas para enfrentar períodos de seca e garantir a produção de alimentos como milho, feijão e mandioca. As ações reforçam a integração entre Governo Federal e Governo Estadual na execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do campo.
Agricultura
Governo da Bahia entrega equipamentos e lança projeto para ampliar acesso à água no Sudoeste
Investimento superior a R$ 3,5 milhões fortalece a agricultura familiar e impulsiona sistemas de abastecimento rural
O Governo do Estado realizou, nesta terça-feira (30), em Vitória da Conquista, uma agenda de entregas voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e à ampliação do acesso à água no meio rural. A iniciativa, coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), incluiu a distribuição de máquinas, implementos agrícolas, caixas-d’água e barracas de feira, com o objetivo de apoiar a produção, a comercialização e a convivência com o semiárido. A programação também marcou o lançamento do Projeto Centrais das Águas da Bahia, voltado à gestão e à expansão dos sistemas rurais de abastecimento.
Com investimento superior a R$ 3,5 milhões, as ações reforçam a agricultura familiar como eixo estratégico para o desenvolvimento econômico, a geração de renda e o fortalecimento do Território de Identidade Sudoeste Baiano.
O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou que os investimentos representam mais um avanço no compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento rural. “Realizamos em Vitória da Conquista um conjunto de entregas estruturantes com o objetivo de melhorar a vida de agricultores e agricultoras familiares e impulsionar ainda mais o desenvolvimento rural da Bahia, especialmente na região sudoeste. Esse resultado é fruto da parceria entre os governos estadual e federal, além do apoio de lideranças que acreditam na força da agricultura familiar”, afirmou.
Para Domingos dos Santos, presidente da Associação Quilombola de Tomé Nunes, no município de Malhada, a chegada do trator representa um avanço significativo para a produção. Segundo ele, o custo do aluguel do equipamento era um dos principais entraves enfrentados pelos agricultores. “A hora do trator é cara e muitos produtores não têm condições de pagar. Agora, com esse equipamento, a realidade vai mudar e facilitar bastante o trabalho de todos”, comemorou.
Representando a Associação do Vale do Jacaré, de Condeúba, Ângela Cruz ressaltou a importância das barracas de feira para fortalecer a comercialização da produção local. “A agricultura familiar é a base do nosso município. Temos acompanhado o apoio que o Governo do Estado tem dado ao setor. Essas barracas vão organizar nossas feiras, valorizar os produtos e proporcionar melhores condições para que homens e mulheres do campo comercializem sua produção com mais qualidade”, destacou.
Centrais das Águas da Bahia
Um dos principais destaques da agenda foi o lançamento do Projeto Centrais das Águas da Bahia, integrante do programa Bahia que Produz e Alimenta, no componente de abastecimento de água em comunidades rurais. A iniciativa é executada pela CAR/SDR em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Na região de Vitória da Conquista, a implantação da Central representa um marco na expansão da política estadual de saneamento rural. A previsão é incorporar cerca de 40 sistemas de abastecimento, entre estruturas novas e recuperadas, beneficiando aproximadamente 6 mil ligações domiciliares.
O modelo das Centrais das Águas busca assegurar a gestão profissionalizada dos sistemas, ampliar o acesso à água tratada, aumentar a vida útil das estruturas, reduzir doenças de veiculação hídrica e contribuir para a preservação dos mananciais. A proposta também fortalece as associações comunitárias, adota gestão participativa e prevê tarifas compatíveis com a realidade socioeconômica das famílias atendidas, garantindo maior proximidade entre usuários e serviços prestados.
Agricultura
Cadeia do leite impulsiona renda e organiza produção familiar em Correntina
Investimento do Governo da Bahia fortalece laticínio da CAAF e amplia mercado para agricultores
O fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Correntina, no Oeste da Bahia, tem transformado a realidade de dezenas de famílias agricultoras. O avanço resulta de investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que apoiou, há quase três anos, a implantação e a estruturação do laticínio da Central de Associações de Agricultores Familiares de Correntina (CAAF).
A iniciativa criou novas oportunidades para produtores que antes enfrentavam dificuldades para comercializar a produção e expandir os negócios. Com o beneficiamento do leite e a organização da cadeia produtiva, os agricultores familiares passaram a contar com um mercado mais seguro, agregando valor ao produto e ampliando a renda.
Segundo o diretor-presidente da CAAF, Cláudio Duarte, o laticínio representou um divisor de águas na região. “Antes da implantação da unidade, muitos produtores não tinham para onde destinar o leite produzido. Isso limitava o crescimento da atividade e desestimulava novos investimentos. Com o laticínio, eles passaram a ter segurança para produzir, comercializar e planejar o futuro da propriedade. Hoje, temos uma cadeia produtiva mais organizada e fortalecida”, afirma.
O crescimento da produção ao longo dos anos evidencia o impacto do empreendimento. De acordo com Cláudio, o laticínio iniciou as atividades recebendo cerca de 30 litros de leite por dia. Atualmente, mesmo nos períodos de estiagem, a unidade recebe entre 600 e 700 litros diariamente. Na época das chuvas, esse volume pode chegar a 3 mil litros por dia.
“Hoje processamos aproximadamente 150 mil litros de leite por mês. Esse crescimento reflete a confiança dos produtores, a ampliação da produção e a geração de renda proporcionada pelo empreendimento em toda a região”, destaca o dirigente.
Além de fortalecer a comercialização, o laticínio ampliou o acesso dos agricultores aos mercados institucionais e ao comércio local. A unidade fornece atualmente para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de abastecer cerca de 50 estabelecimentos comerciais.
A diversificação da produção também contribui para o avanço do empreendimento. Hoje, são produzidos iogurtes nos sabores morango, coco e ameixa, em diferentes embalagens. A unidade está em processo de certificação para lançar novos produtos, como iogurte de um litro e queijo muçarela, ampliando as possibilidades de mercado.
Mudança de vida no campo
Entre os beneficiados está o agricultor familiar Jesuano Santana, que viu sua realidade mudar após o início das atividades do laticínio. Ele relata que, antes da implantação da unidade, a comercialização era um dos principais desafios da propriedade.
“Eu produzia leite, fazia queijo e doce e vendia de porta em porta. Chegou um momento em que não tinha mais para quem vender e pensei em desistir da atividade. A inauguração do laticínio mudou completamente essa situação. Passei a ter um comprador garantido e uma renda mensal constante”, conta.
A estabilidade incentivou novos investimentos na propriedade. Jesuano ampliou o rebanho, investiu em melhoramento genético, adquiriu mais áreas de terra e aumentou a produção.
“Quando comecei, tinha apenas duas vacas e produzia cerca de 20 litros por dia. Hoje tenho seis animais em produção e já cheguei a entregar até 150 litros diários. Com a renda dos últimos anos, consegui comprar mais terra, investir em inseminação artificial e melhorar a estrutura da propriedade”, afirma.
O produtor destaca ainda que o acesso ao mercado trouxe uma nova perspectiva para a atividade leiteira. “O laticínio também nos incentivou a melhorar a qualidade da produção. Hoje investimos mais em genética, alimentação e sanidade do rebanho. Isso melhora o produto final e garante mais renda. O mais importante é saber que, todo mês, o pagamento chega, permitindo manter a propriedade, investir e sustentar a família”, ressalta.
Agricultura
Bahia amplia investimentos na agricultura familiar em Ponto Novo
Equipamentos, insumos e infraestrutura beneficiam 60 famílias da reforma agrária e fortalecem produção irrigada no município
O Governo da Bahia entregou, nesta quarta-feira (10), máquinas, equipamentos e insumos a 60 famílias assentadas da reforma agrária no Perímetro Irrigado de Ponto Novo. A ação foi executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e integra os investimentos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar irrigada no município.
Os novos aportes fazem parte da estratégia do Governo do Estado para impulsionar a produção agrícola na região. As intervenções já realizadas no Perímetro Irrigado de Ponto Novo somam mais de R$ 30 milhões, incluindo a implantação de 60 lotes com sistemas de irrigação por microaspersão, automação e caixas de barriletes. Também foram executadas obras de infraestrutura, como sistema viário, canais de drenagem, cercas, estação de pressurização, redes elétrica e hidráulica, pontes de travessia, adutoras e pavimentação de estradas vicinais.
As famílias beneficiadas, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), receberam dois microtratores com implementos, duas plantadeiras, duas batedeiras, dois subsoladores e uma roçadeira elétrica. O pacote inclui ainda 10 toneladas de milho não transgênico, 120 toneladas de calcário e 120 toneladas de pó de pedra.
O conjunto das ações tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar na região, ampliar a produção de alimentos saudáveis, promover a segurança alimentar e nutricional e gerar emprego e renda no campo. A expectativa é alcançar receita anual de R$ 1,5 milhão já no primeiro ano de produção e superar R$ 4,6 milhões a partir do terceiro ano, com a comercialização de culturas como acerola, limão, manga, goiaba, melancia, maracujá, milho, feijão e hortaliças.
“Os investimentos realizados em Ponto Novo criam as condições necessárias para ampliar a oferta de alimentos de qualidade, gerar renda e fortalecer a agricultura familiar. A ação já é um sucesso graças à união de esforços entre movimentos sociais e os governos municipal, estadual e federal, que também atuam com políticas públicas complementares, como o PAA e o PNAE. Esse conjunto articulado, somado às mãos que movem a agricultura familiar baiana, transforma a realidade no campo”, afirmou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
A coordenadora do MST no Assentamento Nelson Mandela, Agenir Rita, comemorou a chegada dos novos investimentos. “Esses equipamentos vão contribuir muito para o nosso trabalho. Só temos a agradecer e parabenizar todos pela luta e pela conquista”, disse.
Para o agricultor e coordenador da Acaterra, associação vinculada ao MPA, Valdinei Santos, a iniciativa representa um avanço importante para o projeto no perímetro irrigado. “Os equipamentos são fundamentais para fortalecer a produção de alimentos saudáveis junto às 60 famílias. Com mais estrutura, teremos melhores condições de trabalho, mais dignidade e a possibilidade de gerar emprego e renda para as famílias e para toda a região”, ressaltou.
-
Políticahá 3 diasGoverno da Bahia autoriza pavimentação de mais de 30 km de estradas em Santa Maria da Vitória
-
Cidadehá 1 diaVLT inicia operação assistida entre Calçada e Lobato, em Salvador
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (29)
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 392 vagas para a próxima segunda-feira (29)
