SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Bahia Sem Fome

Bahia Sem Fome recebe mais de uma tonelada de alimentos

Alunos do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia realizaram a doação 

Publicado

em

tonelada de alimentos não perecíveis ao Programa Bahia Sem Fome (BSF). A ação coordenada pelos “Falcões contra a fome:
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Os alunos do curso de formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) entregaram, na manhã desta segunda-feira (14), mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis ao Programa Bahia Sem Fome (BSF). A ação coordenada pelos “Falcões contra a fome: campanha alimentos solidário”, criado desde 2022, aconteceu no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (Imesb) em Simões Filho, com a participação do coordenador do programa, Tiago Pereira. Na ocasião, o coordenador do BSF apresentou o funcionamento e resultados do programa na Bahia. 

“Esses alimentos irão compor as nossas cestas básicas que estamos entregando, em cada canto da Bahia, as famílias em situação de vulnerabilidade extrema. Quando começamos essa ação dos alimentos, a nossa meta era arrecadar 200 toneladas de alimentos. Até hoje, a gente já arrecadou 2.400 e já entregamos à população em situação de vulnerabilidade extrema”, pontuou Tiago Pereira. 

Os 48 alunos do segundo ano da turma do CFO e terceira turma em formação, que realizaram a iniciativa pela sexta vez, escolheram o Bahia Sem Fome pela seriedade do programa e compromisso com a sociedade. O aluno Tercio do Prado acrescentou, “a gente está desenvolvendo essa ação dentro de um cronograma de ações solidárias e estamos entregando esses donativos dentro de uma tentativa de fortalecer esse programa, que é um programa sério, que garante a segurança alimentar para várias pessoas e também fortalecendo o nosso compromisso com a sociedade no papel do Corpo de Bombeiros”. 

A campanha de arrecadação de donativos foi resultado de uma ação realizada dentro da corporação que contou com a ajuda de familiares e amigos dos alunos. O comandante-geral dos Bombeiros, Coronel Aloísio Fernandes, ressaltou a parceria da corporação com o programa desde o início da criação do Bahia Sem Fome. “É uma parceria da qual nós nos orgulhamos muito. E nesse aspecto específico aqui estamos cumprindo o nosso papel dentro dessa função social. Então, nós estamos nessa data muito felizes, o Corpo de Bombeiros como um todo, em poder colaborar, representar essa vocação que o Bombeiro tem de ajudar as pessoas”. 

Sobre o Bahia Sem Fome 

O Bahia Sem Fome de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, criado em 2023, que tem como principal meta assegurar para as pessoas em situação de vulnerabilidade social o acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias à garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, bem como promover a segurança alimentar e nutricional, reduzindo os índices de insegurança alimentar grave no estado da Bahia, com foco nas famílias extremamente pobres no campo e na cidade. 

ANÚNCIO
Anúncios

Bahia Sem Fome

Bahia Sem Fome apoia VIII Jornada de Agroecologia em Salvador

Edição propõe discussão entre o campo e a cidade

Publicado

em

e à Pobreza, a VIII Jornada de Agroecologia vai contar com o apoio do Governo da Bahia e do Programa Bahia Sem Fome. O
Foto: Thassio Ramos

Com o tema Aliança Campo e Cidade para o Combate à Fome e à Pobreza, a VIII Jornada de Agroecologia vai contar com o apoio do Governo da Bahia e do Programa Bahia Sem Fome. O evento, que acontecerá pela primeira vez em Salvador, no Parque de Exposições, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro, deve reunir mais de 10 mil participantes da Bahia e de outros estados, promovendo debates e atividades em torno da agroecologia e do fortalecimento das comunidades rurais. A Jornada é promovida pela Teia dos Povos, cujos representantes se reuniram com o coordenador-geral do Programa Bahia Sem Fome (BSF), Tiago Pereira, na manhã desta terça-feira (21), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Na ocasião, Mestre Joelson, da Teia dos Povos, ressaltou a relevância de aprofundar as discussões sobre agroecologia, propondo também a aproximação entre os movimentos sociais e os biomas do estado para pensar estratégias mais abrangentes: “Não estamos aqui para emparedar o governo, mas para propor alternativas para fortalecer o combate à fome e promover a agroecologia”.

Durante o encontro, Tiago Pereira, que é doutor em agroecologia e desenvolvimento territorial, destacou a importância da parceria entre o governo e a Teia dos Povos: “A aliança entre a Teia dos Povos e o Governo do Estado é urgente e necessária. Precisamos unir esforços para fortalecer as ações que visam combater a fome e promover a soberania alimentar no estado”. Além de colocar o programa à disposição da Jornada que será realizada em Salvador pela primeira vez, foi anunciada a doação de mais de 10 toneladas de alimentos e mais de mil litros de água para o evento, além da colaboração da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri).

A representante da Teia dos Povos, Solange Brito, avaliou o encontro com o BSF de forma positiva, destacando a convergência de valores entre a entidade e o governo: “Na minha avaliação, nós já temos algo em comum, que é essa questão da agroecologia, agroecologia popular, agroecologia dos povos. Esse momento agora pra gente está sendo muito produtivo no sentido de um fortalecer o outro. Esse espaço aqui do Bahia Sem Fome vai ser um espaço em que a gente pode dialogar, não só agora na jornada, mas pós-jornada também”.

A VIII Jornada de Agroecologia é uma oportunidade para fortalecer a integração entre os povos do campo e da cidade, provocando reflexões sobre sustentabilidade, justiça social e soberania alimentar. O apoio do Programa Bahia Sem Fome reforça o compromisso do Governo do Estado em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento das comunidades baianas e o combate à insegurança alimentar.

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas