Bahia Pra Você

Voos de evacuação são retomados em Cabul

Menos de um dia depois que dois atentados suicidas fora do aeroporto de Cabul mataram 13 soldados americanos e dezenas de afegãos, uma multidão desesperada tentou mais uma vez partir na sexta-feira (27). Os voos também foram reiniciados e a Casa Branca disse que 12.500 pessoas foram evacuadas do Afeganistão nas 24 horas anteriores, apesar dos ataques.

As multidões chegaram às centenas, não aos milhares dos dias anteriores, com as vigilantes forças do Taleban mantendo-os longe dos portões de entrada do aeroporto. Estima-se que centenas de milhares continuam desesperados tentando embarcar em um dos voos para escapar do domínio do grupo extremista no Afeganistão.

As cenas terríveis na quinta-feira (26), quando crianças estavam entre os mortos na multidão, ilustraram o perigo intenso para aqueles que enfrentam uma jornada de alto risco até o aeroporto. Uma autoridade local disse que pelo menos 73 civis foram mortos nos ataques, além das tropas americanas, embora as estimativas do total de mortos e feridos variem conforme diferentes hospitais e autoridades divulgam suas contagens.

Com quatro dias restantes até o prazo final de 31 de agosto para a retirada dos Estados Unidos, uma data que o presidente Biden disse que pretende manter apesar da pressão doméstica e internacional para estender as operações de evacuação, os afegãos estão lutando para encontrar uma saída do país.

A tarefa está se tornando cada vez mais difícil.

ANÚNCIO
Anúncios

Biden jurou vingança contra o ISKP, afiliado afegão do Estado Islâmico, que assumiu a responsabilidade pelos ataques em nome de seus partidários no Afeganistão. Mas havia pouca informação sobre como os ataques afetaria as operações de resgate imediatos, que ganhou velocidade nos últimos dias, mas ainda estavam em ritmo muito aquém de fornecer uma saída para todos aqueles que desejam sair.

Sair da versão mobile