Um dia após a virada e quase vitória de Jerônimo Rodrigues no primeiro turno das eleições para o governo da Bahia, fontes próximas ao candidato ACM Neto dão conta de que o núcleo de sua campanha vem tentando acalmar os prefeitos que apoiaram o ex-prefeito de Salvador na disputa pelo Palácio de Ondina.
A tensão central é que muitos desses prefeitos se sentiram traídos por aderirem à campanha de ACM acreditando nas pesquisas falsas que lhe foram apresentadas, dando vitória do carlista já no primeiro turno e viram que o resultado das urnas mostrou justamente o contrário, quando Jerônimo Rodrigues, o candidato de Lula e do PT, não liquidou a fatura neste domingo (2) por menos de um ponto percentual.
Segundo estas fontes, muitos prefeitos já estão conversando com lideranças ligadas a Jerônimo do PT para apoiá-lo neste segundo turno, principalmente os dos municípios em que Lula venceu, provocando uma debandada da base do ex-prefeito Neto. Dos 417 municípios baianos, o ex-presidente venceu em 415.
Também, muitos deputados eleitos, reeleitos e candidatos derrotados que estavam com ACM Neto até ontem, já nesta segunda (2) fizeram contato com o governador Rui Costa garantindo adesão à candidatura de Jerônimo.
Vale ressaltar que o candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), venceu em 351 dos 417 municípios baianos (84,17%) contra o concorrente ACM Neto (União Brasil), no primeiro turno das eleições 2022. Os dois disputam o segundo turno no dia 30 de outubro.
Jerônimo Rodrigues (PT) não venceu já no primeiro turno por pouquíssimos votos, contrariando mais uma vez as pesquisas divulgadas pelos meios de comunicação da família do candidato ACM Neto.